quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Veja ranking dos melhores PSF´s da Paraíba

O Conselho Regional de Medicina na Paraíba fez uma avaliação nas principais Unidades Básicas de Saúde da Família em funcionamento no Estado e elencou as 10 melhores estruturadas.
 
 
O resultado está publicado na mais recente edição do Jornal CRM Paraíba, que aponta, ainda, as Unidades que estão interditadas, as quase interditadas e os 28 principais problemas de destaque nos PSFs da Paraíba.
 
 
De acordo com o levantamento do órgão, O PSF de Alagoa Nova é o segundo melhor do Estado, perdendo, apenas, para a UBSF Sobrado Rural. O levantamento foi feito a partir de relatórios do Departamento de Fiscalização do CRM-PB, realizados nos últimos meses.
 
 
Eis o ranking:
1 – UBSF Sobrado Rural
2 – UBSF Cidade IV –Alagoa Nova
3 – UBSF II – Santa Terezinha
4 – UBSF Mabel Dantas – Ouro Velho
5 – UBSF Valiomar Rolim – Cajazeiras
6 – UBSF I – Serra Grande
7 – UBSF I Adelino Elias Queiroga – São Domingos
8 – UBSF I Anildo Souto Rocha – Capim
9 – UBSF I Adília Alves de Moura – Poço José de Moura
10 – UBSF Duas Estradas
 
 
De acordo com o jornal do CRM-PB, “as Unidades Básicas de Saúde da Família são de extrema importância para a prevenção de doenças e atendimento primário da população de uma comunidade”. A publicação destaca a importância das unidades, afirmando que a ineficiência das UBSFs é considerada uma das causas da superlotação nos hospitais.


Fonte: Portal Correio

'Foi humilhação', diz aluna que afirma ter recebido ameaça de voz de prisão

Cinco dias depois de ter discutido com um professor, a estudante de direito que se identificou apenas como Tatiana, de 31 anos, disse ainda não estar preparada emocionalmente para encarar o mestre. Tatiana afirma ter recebido ameaça de voz de prisão por parte dele. Ela estuda no quinto semestre da Universidade Presbiteriana Mackenzie, uma das mais tradicionais de São Paulo, e falou ao G1 na noite desta terça-feira (30). Após uma discussão nos corredores da instituição de ensino, Tatiana e o Centro Acadêmico de direito (C.A.) alegam que o professor, um procurador de Justiça, ameaçou dar voz de prisão quando a moça questionou o método de ensino dele.
 
 
A reportagem não conseguiu localizar o docente para que ele comentasse o episódio. A assessoria da universidade também foi procurada e disse que se pronunciaria nesta quarta (31). Nesta terça, a assessoria do Mackenzie confirmou apenas que houve apenas um bate-boca entre os dois. “Estou emocionalmente despreparada para encarar o professor depois da humilhação que sofri”, contou Tatiana.
 
 
Ela tem 100% de bolsa no Mackenzie, está na metade do curso, e ingressou na universidade por meio do Prouni, programa do Governo Federal destinado a estudantes com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos. Eles também são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
 
 
O caso
A discussão ocorreu por volta de 21h30 de sexta-feira (26), no intervalo, minutos antes de Tatiana ter a aula de Direito Penal III com o professor. Segundo a aluna, ele dá essa cadeira às segundas e sextas para a classe dela. A estudante relatou que a briga começou quando ela o abordou para questionar a metodologia, alegando que tinha muitas dúvidas. “Se passaram quatro aulas e eu senti dificuldade. Faltava conversa, um pouco de contexto. Era superficial. Pedi para ele aprofundar alguns conceitos”, afirmou Tatiana sobre as aulas.
 
 
De acordo com ela, o professor não gostou da observação dizendo que ela não tinha capacidade para avaliar a aula. A aluna se defende. “Sou bolsista. Jamais faltaria com o respeito a um professor. Tenho medo de perder a bolsa. Tenho origem humilde e educação. Chamei o professor em particular.”
 
 
Versão do professor
O Centro Acadêmico se manifestou em duas notas. Na primeira, repudiou a atitude do professor, pedindo que ele se desculpasse formalmente pelo “constrangimento” pelo qual passou a aluna. No segundo comunicado, o C.A. divulgou a versão que disse ser do docente.
 
 
“Segundo o professor, a aluna o abordou com argumentos ofensivos à sua metodologia utilizada e persistindo mesmo diante de avisos dados. Diante de uma grosseria maior e sem fim, se viu obrigado a utilizar de outros meios, pois nem mesmo os seguranças conseguiram resolver. Foi nessa hora que a aluna foi advertida que naquele momento que o professor estava na posição de procurador de Justiça para tentar dar fim ao tumulto que se generalizou”, diz um trecho da nota.
 
 
Na frente de todos
Tatiana disse que o mestre pediu “respeito”, afirmando ser procurador de Justiça e professor há 20 anos. A conversa não parou no corredor e continuou até a sala de aula, onde estavam os colegas de turma. “Fiquei em choque. Já estava nervosa, totalmente abalada. Estava todo mundo olhando. Ele disse que eu não ia assistir à aula e saiu gritando que ia chamar os seguranças.”
 
 
Quando a bolsista contou que ia procurar a coordenação do curso, disse que o professor a ameaçou. “Ele falou: ‘nesse momento, eu não me dirijo mais como professor, mas como procurador de Justiça. Não me dirija mais a palavra senão eu te dou voz de prisão’”, informou Tatiana, reproduzindo, segundo a versão dela, as palavras proferidas pelo mestre.
 
 
A estudante contou que pretende ser funcionária pública e não cometer “abuso de autoridade”. Atribuiu o episódio a “uma questão de ego”. “O professor achou que eu estava afrontando ele”, disse a bolsista, que disse estar “tranquila” por ter tido o apoio do Mackenzie.


Fonte: G1 

Menino de 11 anos é condenado por roubar cesto de lixo durante distúrbios em Londres


Um adolescente de 11 anos foi condenado nesta quarta-feira (31) a 18 meses de reabilitação em um centro para menores por roubar um cesto de lixo durante os recentes distúrbios em Londres, tornando-se o mais jovem dos processados por estes incidentes.


A criança, que não pôde ser identificada por razões legais, roubou, em 8 de agosto, um cesto de lixo avaliado em 56 euros (R$ 128) de uma loja de departamento localizada em Romford, ao norte de Londres. Durante o incidente, um grupo de homens quebrou as vitrines da loja e um policial viu nesse momento o menino aproveitar a ocasião para furtar o cesto.

O juiz, ao ler a sentença, assegurou nesta quarta-feira que se tratava de um incidente muito grave e que se o condenado fosse um adulto teria sido preso. O adolescente estava sob supervisão dos serviços sociais por ter retirado com uma faca, cinco dias antes, a espuma dos assentos de um ônibus e em seguida ateado fogo.

Após o resultado da condenação, uma organização de proteção à infância criticou as penas dos tribunais aos menores por "pequenos delitos", classificando-os como "imprudentes", segundo Anne Marie Carrie, responsável pela ONG.

- A experiência demonstra que após um ano, a metade dos meninos e meninas desta idade que são condenados por um tribunal volta a cometer delitos e, além disso, sua experiência com o sistema judiciário aumenta as probabilidades de que voltem a delinquir.

Cerca de 1.500 pessoas, das quais 22% são menores de 18 anos, foram processadas pela participação na onda de violência que assolou várias cidades inglesas entre os dias 6 e 9 de agosto.


Fonte: R7

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Central de Atendimento à Mulher registra mais de 4 mil atendimentos na PB


A Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), contabiliza 4.026 atendimentos na Paraíba, desde sua criação, em abril de 2006, até junho deste ano. Em todo o país, foram quase dois milhões de atendimentos no período. A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, avaliou que o aumento das denúncias está diretamente relacionado ao amparo da Lei Maria da Penha e aos avanços que a implementação da Lei trouxe.

“Um número bastante expressivo que nos aponta que as mulheres estão querendo se informar de seus direitos e ainda, nos casos de violência, que elas estão cada vez mais denunciando as agressões sofridas. Com a implementação da Lei Maria da Penha conseguimos dar uma maior visibilidade da violência doméstica, pois as mulheres tiveram mais credibilidade para sair do ciclo da violência.

Elas passaram a ter mais confiança em denunciar e assim os números de atendimentos nas delegacias, nos Centros de Referência e na Central de Atendimentos aumentaram bastante. Tudo reflexo da Lei que, além de amparar as mulheres nos casos de violência, encorajou as denúncias de violência contra a mulher”, comentou Iraê Lucena.

Segundo ela, “a criação da Central de Atendimento atende a uma antiga demanda dos movimentos feministas e de mulheres e funciona com atendentes capacitadas em questões de gênero, nas políticas do Governo Federal para as mulheres, nas orientações sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e, principalmente, na forma de receber a denúncia e acolher as mulheres”.

A SPM enfatiza que a procura pelo Ligue 180 é espontânea e o volume de ligações não se relaciona diretamente com a incidência de crimes ou violência. Fatores como melhorias tecnológicas, o maior acesso da população aos meios de comunicação, capacitação de atendentes, campanhas de divulgação e o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher são apontados como decisivos para o aumento considerável no número de atendimentos.

Além de encaminhar os casos para os serviços especializados, a Central de Atendimento à Mulher fornece orientações e alternativas para que a mulher se proteja do agressor; informa sobre os direitos legais; os tipos de estabelecimentos que a mulher pode procurar (conforme o caso), dentre eles as Delegacias de Atendimento Especializado à Mulher, Defensorias Públicas, Postos de Saúde, Instituto Médico Legal para casos de estupro, Centros de Referência, Casas-Abrigo e outros mecanismos de promoção de defesa de direitos da mulher. E, ainda, com a Central todas as mulheres podem receber atenção adequada, sem nenhuma exposição, pois o sigilo é absoluto e a identificação é opcional.

Ranking nacional – Desde a criação, a Central realizou em todo o país 1.952,001 atendimentos. Desses, 434.734 registros se referem a informações sobre a Lei Maria da Penha (11.340/06), o que corresponde a 22,3% do total das ligações. Em números absolutos, São Paulo lidera o ranking com 44.499 atendimentos, seguido pela Bahia com 32.044. Em terceiro lugar aparece Minas Gerais com 23.430 dos registros.

Tipos de violência – Durante esse período houve 237.271 relatos de violência. Desse total, 141.838 correspondem à violência física; 62.326, à violência psicológica; 23.456 à violência moral; 3.780, à violência patrimonial; 4.686, à violência sexual; 1021, ao cárcere privado; e 164, ao tráfico de mulheres. Um dado relevante é que foram registradas 4.060 ligações relatando ameaças e 18.320 casos de lesão corporal leve.

Balanço semestral de 2011 – De janeiro a junho, a Central de Atendimento à Mulher contabilizou 293.708 atendimentos. No período foram registrados 30.702 relatos de violência. Desse total, 18.906 foram de violência física; 7.205, de violência psicológica; 3.310, de violência moral; 513, de violência patrimonial; 589, de violência sexual; 153, de cárcere privado; e 26, de tráfico de mulheres.

Perfil – A maior parte das mulheres que entrou em contato com o Ligue 180 se declarou parda (46%), tem entre 20 e 40 anos (64%), cursou parte ou todo o ensino fundamental (46%), convive com o agressor há mais de dez anos (40%) e 87% das denúncias são feitas pela própria vítima. O percentual de mulheres que declaram não depender financeiramente do agressor é de 59% e, em 72% das situações, os agressores são os cônjuges das vítimas. Os números mostram que 65% dos filhos presenciam a violência e 20% sofrem violência junto com a mãe.


EstadosPosição por
Valor Absoluto
Número de LigaçõesEstadosPosição por
Valor Absoluto
Número de Ligações
SP144.499SE154.571
BA232.044AL164.527
MG323.430PB174.027
RJ420.292RN183.946
PA516.143SC193.064
PR611.638MS202.455
PE710.752MT212.016
MA810.227TO221.688
RS98.745AM231.383
GO107.220RO241.148
CE116.280AP25640
PI126.271AC26573
DF135.625RR27315
ES145.018



Fonte: http://www.paraiba.pb.gov.br/

Polícia prende quatro suspeitos do estupro de criança em Cajazeiras


A Polícia prendeu no fim da tarde de ontem (29) quatro pessoas suspeitas de terem estuprado uma criança de quatro anos no município de Cajazeiras, no Sertão do Estado. A criança foi encontrada no último domingo em um matagal e exames confirmaram que ela havia sido estuprada.

 
A Polícia chegou aos quatro suspeitos após receber uma carta anônima. Os suspeitos são conhecidos como Cabeção, Zé Filho e as mulheres Gô e Paulinha.
 
 
Há informações investigadas pela Polícia de que a mãe da criança, Josineide Mendonça, de 20 anos, teria vendido a menina para os suspeitos.
 
 
O delegado que investiga o caso, Gilson Teles, disse ao Portal CZN que todas as denúncias sobre o caso estão sendo apuradas.
 
 
A mãe da criança foi encaminhada à Delegacia e responde por abandono de incapaz. Ela taria dito à Polícia que a criança havia desaparecido na madrugada de domingo (28) e que ela sá teria percebido o desaparecimento durante a manhã.


Fonte: Portal Correio

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Suspeito de homicídios na Oscar Freire assume um dos assassinatos


O jovem Lucas Rosseti, suspeito de ter cometido o duplo homicídio em um apartamento da Rua Oscar Freire, em São Paulo, assumiu ter matado uma das vítimas. “Eu matei o Eugênio, o outro não”, afirmou o suspeito de 21 anos, preso na manhã desta segunda-feira (29), na casa de uma amiga no bairro Vila Aurea Gimenes, em Sertãozinho.

Segundo a Polícia Civil, Rosseti não respondeu a nenhuma pergunta oficialmente. Em companhia de seu advogado, o suspeito disse que só falará em juízo. A amiga que o escondeu Rita de Cássia de Salles responderá pelo crime de favorecimento pessoal.
 
 
Rosseti passou por exames de corpo delito no Instituto Médico Legal (IML) de Ribeirão Preto e voltou para a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sertãozinho, onde aguardará uma decisão da Justiça para ser transferido para São Paulo, onde responderá pelo crime de latrocínio – roubo seguido de morte.
 
 
Carro
O Honda Civic prata de Eugênio Bozola, morto a facadas no último dia 23, foi encontrado na madrugada de domingo (28), na Vila Aurea Gimenes, em Sertãozinho.
 
 
Latrocínio
De acordo com a polícia, as investigações mostram que Rosseti era hóspede no apartamento onde morava o analista de sistema Eugênio Bozola, de 52 anos, e o modelo Murilo Rezende, de 21 anos, ambos mortos a facadas.
 
 
No inquérito, imagens de uma câmera de segurança registraram os três em uma pizzaria, momentos antes do crime. A polícia também rastreou mensagens postadas pelo suspeito há um mês em uma rede de relacionamento, onde várias mensagens violentas e homofóbicas foram postadas.




Grupo agride 2 na Av. Paulista; motivo seria homofobia


Dois arquitetos foram alvo de ataques a golpes com luminária de ferro na madrugada de sábado na esquina da avenida Paulista com a rua Augusta, região central de São Paulo. A polícia vai investigar se o crime teve motivação preconceituosa e se tem ligação com casos similares de violência na área nos últimos meses praticado por grupos homofóbicos. 
 
As agressões ocorreram pouco antes das 5h, quando os arquitetos Bruno Chiarioni Thomé, 33 anos, e Rafael Ramos, 30 anos, caminhavam pela rua Augusta em direção à Paulista após deixar uma casa noturna. "A primeira coisa que senti foi uma pedrada, ou uma garrafada. Vimos um grupo de seis pessoas do outro lado da rua e fomos perguntar o que estava acontecendo.

Aí eles já começaram a nos bater", diz Thomé, com sete pontos na cabeça e um dedo da mão quebrado. Com uma luminária de ferro, os agressores deram início à agressão que, segundo Thomé, teria sido provocada por homofobia. "Certamente eles acharam que eu e meu amigo éramos um casal, porque quando chegamos já falavam 'sai daqui, seu veadinho' e outras coisas desse tipo. Não somos gays e não tenho nada contra homossexuais, pelo contrário. Isso tudo está se tornando um absurdo."


Fonte: jornal O Estado de S. Paulo.

Prêmio Educação Exemplar abre inscrição na próxima quinta-feira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), vai abrir, esta semana, inscrições para o Prêmio Educação Exemplar. O edital foi publicado no Diário Oficial de sábado (27), nos termos da Medida Provisória nº 181 de 22 de agosto/2011, e versa sobre a fomentação, seleção, valorização e premiação das melhores práticas pedagógicas, com ações integradas e métodos docentes, planejados e executados por profissionais de educação, em exercício, nas escolas públicas estaduais de educação básica. Esta ação faz parte do Plano de Gestão “Paraíba Faz Educação”, lançada no último dia 22 pelo governador Ricardo Coutinho.

As inscrições poderão ser feitas nas escolas estaduais no período de 1º a 16 de setembro para a primeira etapa e de 19 de setembro a 14 de outubro para a segunda etapa. O prêmio é destinado a escolas públicas estaduais que se destaquem pela competência, assim como para profissionais atuantes nessas escolas. A inscrição se dará em duas etapas: a primeira por meio de preenchimento do formulário de inscrição que estará disponível no site da SEE, (www.paraiba.pb.gov.br/educacao) e a segunda com o envio do relato das experiências e cópias de documentos comprobatórios especificados no edital, de acordo com a categoria a que concorre.

O Prêmio Educação Exemplar destacará experiências pedagógicas e administrativas do cotidiano curricular que contemplem as temáticas: Educação e Cultura, Educação e Cidade, Educação e Campo, Educação e Trabalho, Educação e Comunicação, Educação e Tecnologia, e Educação e Cidadania, eixos norteadores das ações da Secretaria de Estado da Educação.

O prêmio é composto por duas categorias. O “Gesto Exemplar” é aberto exclusivamente às escolas da rede pública estadual, urbana, do campo ou indígena de Ensino Fundamental e de Ensino Médio. A outra categoria é o “Professor Exemplar”, para profissionais de educação, em efetivo exercício de suas funções em escolas da rede pública estadual, urbana, do campo e indígena, de Ensino Fundamental e Médio.

Todos os profissionais de educação das 100 escolas selecionadas na categoria “Gesto Exemplar” receberão como prêmio o valor correspondente a uma remuneração mensal da qual percebe, conforme legislação que institui o respectivo prêmio. A premiação vale também para os 1.000 profissionais selecionados na categoria “Professor Exemplar”. Os melhores trabalhos serão publicados em livro elaborado pela SEE. A premiação acontecerá em evento organizado pela Secretaria da Educação, em João Pessoa, com data e local a serem divulgados.


Clique aqui e confira o edital:





Coral prepara apresentação especial para homenagem a Jackson do Pandeiro


O Coral Vozes da Infância se apresenta próxima quarta-feira (31), às 20h, no Teatro Santa Roza, em comemoração ao aniversário de Jackson do Pandeiro. O conserto, que é uma parceria da Escola Municipal das Artes – Casa das Artes, Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Fundação Espaço Cultural (Funesc), será gratuito.

A apresentação do Coral Vozes da Infância começará com as músicas ‘Alleluia’, de Henry Purcell, ‘Sete Cantigas para Ninar’, de Vital Farias, e ‘Ave Maria’, de Vicente Paiva e Jaime Redondo, acompanhadas por Baixinho do Pandeiro e pelo maestro assistente Hélio Medeiros, ao piano.
“O espetáculo todo tem uma pequena dramaturgia. Eles vão cantar ‘Alleluia’, ‘Sete Cantigas para Ninar’ e ‘Ave Maria’ dentro de uma pequena história. Em seguida fazem um pequeno rap, de Lenine, ensaiado como um coro coletivo e ai engajam 12 músicas de Jackson do Padeiro”, detalhou o coordenador da Casa das Artes, Luiz Carlos Vasconcelos.
 
Na programação do conserto estão canções como ‘Cabeça Feita’, ‘Chiclete com Banana’, ‘O Canto da Ema’, ‘Sebastiana’, ‘Casa Amarela’ e ‘Na Base da Chinela’, entre outras. Durante as músicas de Jackson do Pandeiro, o Coral será acompanhado pelo grupo Oitavas no Choro, sob a regência do maestro assistente Hélio Medeiros. Nas músicas ‘Na Base de Chinela’, Forró em Campina’ e ‘Sebastiana’ os coralistas terão a participação de Baixinho do Pandeiro.
Concentrado nos ensaios para a apresentação, o coralista Mateus Vasconcelos, 14 anos, disse estar ansioso e gratificado por participar da homenagem. “É muito gratificante, pois ele é um grande compositor, conhecido por toda a Paraíba e Brasil”, afirmou.

Programação – A programação em comemoração ao aniversário de Jackson do Pandeiro, começa às 18h, com a exposição fotográfica ‘Jackson, Uma Identidade Nacional’, do acervo de Fernando Moura. Às 19h será exibido o documentário ‘Jackson do Pandeiro – Uma Identidade Nacional’; às 19h, será a apresentação do Coral Vozes da Infância e, às 21h, Forró Pé-de-Serra, no Bar dos Artistas.

Projeto - O Coral Vozes da Infância é um projeto desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação (Sedec) e da Funjope. Atualmente ele reúne cerca de 60 crianças e adolescentes, entre sete e 14 anos de idade, pertecentes ou não a Rede Municipal de Ensino. A orientação técnica é do maestro Elias Moreira.

Informações sobre o Coral Vozes da Infância podem ser obtidas na Casa das Artes/Escola Municipal de Artes, no Paço Municipal, Praça Pedro Américo, 70 / 2º andar, Centro, João Pessoa. O telefone para contato é (83) 8820-3624 ou através do email casadoensinodasartes@hotmail.com


Dia nacional de combate ao fumo

O “Dia nacional de combate ao fumo” foi instituído pela Lei nº. 7488/86, a ser celebrado em 29 de agosto, com o objetivo de conscientizar a população sobre o assunto e diminuir os riscos de doenças causadas pelo tabagismo, como a bronquite crônica, o enfisema pulmonar e o câncer de pulmão, entre outras.

A instituição desta data foi de suma importância, pois o uso excessivo de tabaco é um problema que deve ser levado muito a sério pelas autoridades civis e pela população em geral. Por isso a legislação é indispensável para a criação de políticas públicas para o fortalecimento de estratégias de desenvolvimento e de contribuição para uma sociedade sem a influência do tabaco.

Essa iniciativa também é praticada no mundo inteiro no dia 31 de maio, conhecido como o “dia mundial sem tabaco”, que movimenta todos os países na luta contra o vício.

A aplicação de medidas educativas e informativas para conscientização da população, de uma legislação bem definidas sobre o assunto, de programas de entidades públicas ou privadas, aliadas a um conjunto de estratégias econômicas, podem reduzir influência da indústria do tabaco.

Em 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente proibiu a venda de produtos que podem causar dependência a menores de 18 anos.

A lei nº. 9294/96 regulamentou a publicidade, inserindo mensagens rotativas, proibindo o consumo de cigarros em locais fechados e transportes coletivos, definindo as áreas exclusivas para fumantes.

O Decreto nº. 3136/99, criou a Comissão Nacional para a preparação da posição do Brasil nas negociações para a Convenção de Controle do Tabaco, estabelecendo um prazo para apresentação de contribuições relativas à proposta desta convenção, por meio da Consulta Pública do Ministério da Saúde nº. 01, em 2000.

A Lei nº. 10167/00 alterou os dispositivos da Lei nº. 9294/96, proibindo a publicidade de cigarros e de outros produtos fumígenos em revistas, jornais, televisão, rádio e outdoors.

Em 2001, duas resoluções da Anvisa foram propostas: uma tornou obrigatória a exibição de imagens de alerta sobre os males causados pelo fumo, além de frases de advertência nas embalagens de produtos derivados do tabaco; a outra estabeleceu os teores máximos permitidos de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono nos cigarros comercializados no Brasil.

O ato de fumar foi tido, durante muitos anos, como elegante, charmoso e símbolo de status. Sem que seus males fossem explicitados, a indústria de cigarros imprimiu uma maciça publicidade, associando o cigarro ao poder e à fama.

O consumo de cigarros é a mais devastadora causa evitável de doenças e mortes prematuras da história da humanidade.

Ainda que fumar não torne a pessoa mais agressiva ou eufórica, o seu padrão de consumo é típico de uma droga que produz dependência.

Portanto, seja inteligente: a melhor época para parar de fumar é agora, enquanto você ainda está saudável.
 
 
 

Psicólogo responsável por acidente que vitimou Fátima Lopes é investigado por mais um crime de trânsito


O psicólogo Eduardo Henriques Paredes do Amaral, 32, acusado de provocar acidente de trânsito que resultou na morte da defensora pública Fátima Lopes, pode ser responsável por mais um acidente com morte em João Pessoa.

Eduardo Paredes
Eduardo Paredes


Ele está sendo investigado pelo delegado Nélio Carneiro dos Santos, titular da 9ª Delegacia Distrital, designado em caráter especial pela Delegacia Geral de Polícia Civil para ouvir o psicólogo.

De acordo com denúncias, Parentes pode estar envolvido em um atropelamento ocorrido na madrugada do dia 21 de junho do ano passado, na Avenida Hilton Souto Maior, no bairro de Mangabeira, que resultou na morte de Maria José dos Santos, de 50 anos, e ferimentos em seu namorado Aluísio Marcos da Silva, de 49 anos, policial militar reformado.

Caso Fatima Lopes

Segundo informou o delegado Nélio, o psicólogo está sendo investigado como possível condutor do veiculo atropelador, um Citroen C4 Palace, placas MOA 3793-PB.

“Estamos investigando para descobrir se de fato o Eduardo dirigia o veículo que atropelou o casal, já que ele alegou que o carro tinha sido roubado pouco tempo antes, no bairro dos Bancários, após ter sofrido um problema mecânico”, explicou a autoridade policial, ressaltando que o inquérito estava na Justiça que decidiu reabrir o caso.

Eduardo Paredes será ouvido na Central de Polícia de João Pessoa, na manhã desta terça-feira (30).


Caso Fátima Lopes

Fátima Lopes da Def. Pública

O psicólogo Eduardo Henriques Paredes do Amaral é acusado de provocar o acidente automobilístico ocorrido na manhã do dia 24 de janeiro de 2010, na Avenida Epitácio Pessoa, que resultou na morte da defensora pública Fátima Lopes e ferimentos em seu esposo engenheiro Carlos Martinho Vasconcelos.

Fátima Lopes




 
 
 
 
 



Fonte: Portal Correio
Adriana Bezerra

Projeto: Folclore na escola


O folclore faz parte da cultura do povo brasileiro. É fato que o Brasil possui um dos folclores mais ricos do mundo. São danças, festas, comidas, obras de arte, superstições, comemorações, representações e lendas, que pelos quatro cantos do país, exaltam a nossa cultura.




Com esse intuito, os educadores de Ed. Física: Maria José de Souza e Francisco de Assis M. dos Santos, da escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, realizam desde 2009, um trabalho com os estudantes do 1º ao 5º, educadores e técnicos, durante o mês de agosto, resgatando os valores culturais que fazem parte da nossa vida, através de lendas, danças, brincadeiras populares e ilustrações.

Segundo os idealizadores do projeto, "é com esse objetivo que iremos realizar a culminância dos trabalhos realizados na escola, onde vamos conhecer as mais diversas manifestações do Folclore e sua relação com a cultura".





 Fonte: Blog Direitos Violados

Ficha Limpa pode deixar de valer nas próximas eleições


A Lei da Ficha Limpa corre o risco de não valer na eleição municipal de 2012 nem nas que vierem depois. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão pessimistas e preveem que a Corte poderá declarar a regra inconstitucional ao julgar três ações que tramitam há meses no tribunal e que tratam da lei que nasceu de uma iniciativa popular a favor da moralização dos costumes políticos no país.

Em março, o STF decidiu por 6 votos a 5 que a norma não teria validade para a eleição de 2010 porque foi aprovada com menos de um ano de antecedência ao processo eleitoral.

Há uma regra na Constituição Federal segundo a qual modificações desse tipo têm de ser feitas pelo menos um ano antes. Na ocasião os ministros somente analisaram esse aspecto temporal da lei.

Nos futuros julgamentos, eles deverão debater se a regra está ou não de acordo com a Constituição Federal ao, por exemplo, estabelecer uma punição (inelegibilidade do político) antes de uma condenação definitiva da Justiça.

Os contrários a esse tipo de punição afirmam que ela desrespeita o princípio constitucional da presunção da inocência, ou seja, que ninguém será considerado culpado até uma decisão judicial definitiva e sem chances de recursos.

O entendimento do Supremo será fixado durante o julgamento conjunto de três processos: duas ações declaratórias de constitucionalidade (ADCs) e uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI).

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nacional e o PPS pedem que o tribunal chancele a constitucionalidade da lei. Já a Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) quer que a Corte declare inconstitucional um dispositivo da norma segundo o qual são inelegíveis as pessoas excluídas do exercício de profissão em razão de infração ético-profissional.


Fonte: AE

Pena de morte abolida



O Benim decidiu abolir a pena de morte, tornando-se o 17.º país africano a tomar esta decisão, numa altura em que faltam três meses para o Papa Bento XVI visitar o país.

A medida foi aprovada no Parlamento, com 54 votos a favor, cinco contra e seis abstenções. O presidente do Parlamento, Mathurin Coffi Nago, explica que o país quer «promover a dignidade humana e o desenvolvimento progressivo dos direitos humanos».

Para esta mudança é considerada decisiva a acção da Comunidade de Santo Egídio que, nos últimos anos, lançou uma campanha de sensibilização e recolha de assinaturas contra a pena de morte.

A visita do Papa ao Benim vai decorrer de 18 a 20 de Novembro para assinalar os 150 anos da evangelização daquele país, ocasião que Bento XVI aproveitará para entregar a exortação apostólica do sínodo africano de 2009.

 
 

Polícia prende dezenas de pessoas em festa com álcool e drogas na BA

Festa Senhor do Bonfim (Foto: Reprodução TV Bahia)
Festa foi anunciada em um site de relacionamento
(Foto: Reprodução TV Bahia)
 
 
Oitenta pessoas foram presas no domingo (28) em uma casa na cidade de Senhor do Bonfim, a 380 km de Salvador, no norte da Bahia, onde era realizada uma festa.
 
 
De acordo com a polícia, a festa estava regada a drogas, bebidas e sexo, com a presença de adultos e adolescentes. Oitenta pessoas foram presas. Do total, 17 ficaram detidas até esta segunda-feira (29).
 
 
A polícia relata que dois homens foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, crime inafiançável, e vão permanecer detidos na unidade policial à disposição da Justiça. As outras 15 pessoas estão pagando fiança e sendo liberadas, informou a polícia.
 
 
A festa, segundo a polícia, foi anunciada em um site de relacionamento. As mulheres, muitas delas adolescentes, não pagavam nada para participar, mas tinham que usar biquíni. Os homens pagavam R$ 15. Na casa, foram encontrados cocaína, estimulantes sexuais e adolescentes consumindo bebidas alcóolicas, distribuídos de graça.


Fonte: Do G1 BA, com informações da TV São Francisco

Chega a 29 o número de mortos após a passagem do furacão Irene pelos EUA

                                                                                               Foto: AP
A passagem do furacão Irene por nove Estados do leste dos Estados Unidos deixou 29 mortos, informaram nesta segunda-feira (29) fontes dos serviços de emergência e a imprensa locais.

 
Os mortos foram seis em Nova York, Carolina do Norte e Pensilvânia; quatro na Virgínia; dois em Connecticut e dois na Flórida; um em Maryland, em Nova Jersey e em Vermont, de acordo com uma contagem da agência de notícias France Presse. A maioria das mortes ocorreu por quedas de árvores, acidentes de trânsito e inundações.

O balanço anterior informou que Irene, que agora se transformou em uma tempestade na chegada ao Canadá, deixou 18 mortos.

O prejuízo total pela passagem do furacão nos EUA, incluindo perdas não cobertas por seguros, alcançaria entre R$ 8 bilhões e R$ 11 bilhões (US$ 5 bilhões e R$ 7 bilhões), afirmou Jose Miranda, diretor da Eqecat (uma empresa de avaliação de catástrofes com sede na Califórnia). Em comparação, a passagem do furacão Katrina por Nova Orleans em 2005 provocou prejuízos superiores a R$ 112 bilhões (US$ 70 bilhões).

Irene perde sua força
Relegada ao status de ciclone extratropical, Irene reduziu ainda mais sua intensidade nesta madrugada. Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC), os ventos sopravam a 85 km/h. O NHC, contudo, alertou no domingo à noite para a ocorrência de "graves inundações em algumas áreas do nordeste". O presidente Barack Obama advertiu que serão necessárias "semanas para as áreas atingidas se reerguerem".

- O impacto desta tempestade será sentido durante certo tempo. Essas regiões poderão ficar sem eletricidade durante dias. Irene também causou a morte cinco pessoas antes de chegar aos EUA, no Caribe. A tempestade está agora na região atlântica do Canadá e o sudeste do Quebec, onde deixou 20 mil casas sem luz elétrica.

Na cidade de Nova York, onde 370 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. A cidade foi uma das que sofreu mais estragos.


Fonte: R7

sábado, 27 de agosto de 2011

RJ: ciclista atropelado por subsecretário tem morte cerebral

Alexandre perdeu o controle de sua picape Pajero e atropelou o ciclista Hermínio Cosme Pereira, além de uma mãe com duas crianças e um jovem de 19 .... Foto: O Dia
Alexandre perdeu o controle de sua picape Pajero e atropelou o ciclista Hermínio Cosme Pereira, além de uma mãe com duas crianças e um jovem de 19 anos
Foto: O Dia

Morreu neste sábado Hermínio Cosme Pereira, 59 anos, atropelado na noite de quinta-feira pelo subsecretário estadual da Região Metropolitana, Alexandre Felipe Vieira Mendes. Conforme a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, ele estava internado no Hospital Estadual Azevedo e teve morte cerebral após sofrer traumatismo crânio-encefálico e cervical. Por volta de 12h deste sábado, parentes e amigos das vítimas do atropelamento vão fazer uma manifestação na praça do Engenho do Mato, em Niterói, onde o acidente aconteceu.
 
 
O delegado da 81ª DP (Itaipu), Carlos Alexandre Leite Justiniano, afirmou na tarde de sexta-feira que o subsecretário deve ser indiciado por homicídio culposo. Ele é acusado de atropelar cinco pessoas no fim da noite de quinta. "Achei importante fazer o exame para verificar se existe a questão da embriaguez. Se pudesse ser feito imediatamente seria melhor, mas ele não estava no local e não foi possível", disse o delegado.
 
 
Ex-coordenador da Operação Lei Seca, Alexandre Felipe Vieira Mendes, 44 anos, confessou que bebeu antes de dirigir. O acidente aconteceu após reunião com o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio, Marco Botelho. Alexandre perdeu o controle de sua picape Pajero e atropelou o ciclista Hermínio Cosme Pereira. Depois, ele atingiu uma mãe com duas crianças, um jovem de 19 anos e só parou 300 m adiante, ao colidir com um poste.
 
 
"Meus filhos choraram muito e estão muito assustados. Foi um trauma muito grande", afirmou Silvana Braga de Souza, 30 anos, que se feriu no rosto, braço e perna. Gabriel, 2 anos, sofreu corte na boca e Felipe, 5 anos, machucou o pé. O subsecretário não prestou socorro e fugiu. "Ele não estava sóbrio. Ficava olhando para o céu e falava coisas sem nexo. Só dizia que estava errado", disse um jovem que quase foi atropelado.
 
 
Alexandre Felipe só fez o exame toxicológico 16 horas após o acidente, e o o teste deu negativo para ingestão de álcool. Ele alega que bebeu só meia taça de vinho. "Meia taça de vinho está dentro do limite, que é 0,6 miligramas. Isso não foi a causa do acidente. Estava dirigindo em uma estrada esburacada e escura, e de repente fui surpreendido pela bicicleta. Perdi o controle do veículo e bati no poste. Entrei em pânico", argumentou o subsecretário.


Fonte: Portal Terra

População de Nova York se prepara para passagem de furacão


O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, fez um apelo para que moradores deixem “imediatamente” as áreas de risco da cidade por causa do furacão Irene, que chegou neste sábado à Carolina do Norte, também na costa leste dos Estados Unidos. O furacão deve chegar à Nova York no domingo.
 
 
“Não temos como ir de porta em porta e tirar as pessoas de suas casas”, afirmou Bloomberg, em coletiva de imprensa na manhã deste sábado. “Ninguém vai ser multado ou ir para a prisão (por não cumprir a ordem de evacuação). Mas se não fizerem isso, podem morrer.”

Foto: Reuters
Mulher corre no centro de Manhattan, em Nova York, antes da chegada do furacão Irene (27/08)
Durante a madrugada, o Irene perdeu força e foi reduzido para a categoria 1 na escala de intensidade Saffir-Simpson, que vai até cinco. Mas especialistas alertam que o furacão ainda representa uma ameaça para os EUA. "O perigo é o mesmo", afirmou Mike Brenna, funcionário do NHG. "A questão-chave nesta tempestade é seu tamanho e duração, não necessariamente a força do vento."
 
 
Cerca de 1,6 milhão de pessoas vivem em Manhattan, a principal região de Nova York, e 6,8 milhões nas outras quatro áreas da cidade (Queens, Bronx, Brooklyn e Staten Island).
 
 
Na sexta-feira, autoridades da cidade ordenaram a retirada de 370 mil moradores, principalmente os que vivem em áreas baixas. O governo afirma que cem abrigos terão capacidade para receber 71 mil pessoas, e disse esperar que a maior parte dos afetados passe o fim de semana com amigos e familiares.
 
 
Ao meio dia deste sábado (13h no horário de Brasília), todo o sistema de transporte público da cidade – metrô, ônibus e trens que atendem cerca de cinco milhões de pessoas em um dia útil - será fechado.
 
 
A medida nunca tinha sido tomada por causa de questões climáticas, apenas durante uma greve de funcionários em 2005 e após os ataques do 11 de Setembro de 2001.
 
 
Além disso, pousos domésticos e internacionais estão proibidos em todos os cinco aeroportos da região de Nova York. Três deles – John F. Kennedy, La Guardian e Newark – estão entre os mais movimentados dos EUA. No Brasil, a TAM anunciou o cancelamento de oito voos entre São Paulo e NY.
 
 
De acordo com meteorologistas, a passagem do furacão por Nova York pode causar danos a prédios, derrubar árvores e causar enchentes em ruas da área sul da cidade.
 
 
Vários pontos turísticos da cidade estão localizados nas áreas para as quais ordens de evacuação estão em vigor. É o caso da região de Battery Park City, em Manhattan, onde centenas de turistas pegam barcos que os levam para a Estátua da Liberdade.
 
 
Na região do Marco Zero, onde ficavam as torres do World Trade Center, trabalhadores protegeram os equipamentos que estão sendo usados nas obras de reconstrução. Bloomberg garantiu que o furacão não impedirá que um memorial em homenagem às vítimas dos ataques do 11 de Setembro seja inaugurado no próximo mês, quando os ataques completarem dez anos.
 
 
O prefeito de Nova York foi duramente criticado no final do ano passado quando uma forte nevasca atingiu a cidade e pareceu pegar as autoridades de surpresa. Trens, ônibus e ambulâncias ficaram presos na neve e as ruas fechadas por dias. Na época, o próprio Bloomberg disse que a resposta à crise foi “inadequada e inaceitável”.
 
 
Chegada à Carolina do Norte
O furacão Irene, que deixou pelo menos seis mortos durante sua passagem pelo Caribe, tocou a terra da Carolina do Norte com ventos de 140 km/h. O centro do furacão foi registrado na região de Cap Lookout, no sul da ilha de Outer Banks.


Fonte: IG

2º Festival lnternacional de Capoeira neste fim de semana em JP


A cidade de João Pessoa está sediando a última etapa do 2º Festival Internacional de Capoeira. São mais de dois mil capoeiristas de 26 países e diversos estados brasileiros. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e faz parte do calendário de ações em comemoração ao aniversário de 426 anos da capital paraibana.

As atrações do festival iniciaram na última sexta-feira (26), com uma roda de capoeira aberta ao público, às 19h30, na Feirinha de Tambaú. A programação segue durante o sábado (27), na praça de eventos do Espaço Cultural, no bairro de Tambauzinho. No local, haverá um aulão sobre a dança, a partir das 14h. As atividades do evento se encerram no domingo (28) com uma apresentação do grupo Axé Capoeira, do Canadá. Em seguida haverá apresentação de Aurinha do Coco.

A etapa de João Pessoa encerra o 2º Festival Internacional de Capoeira, que durante o mês de agosto passou por cidades como São Paulo (entre os dias 12 e 14 de agosto) e Recife (entre os dias 19 e 21 de agosto).

Axé Capoeira – O grupo, que organiza o evento, existe desde 1982 e nasceu em Recife (PE), mas atualmente é radicado no Canadá, onde se preocupa com a difusão da copeira em todo mundo.



Recém-nascido é encontrado vivo dentro de fossa no sudoeste baiano

Do G1 BA, com informações da TV Sudoeste


Uma mulher é suspeita de ter jogado um bebê dentro de uma fossa no povoado de Vereda Nova Dois, no sudoeste baiano, logo após o parto. A mãe da criança, que tem 24 anos e escondia a gravidez da família, deu à luz uma menina às 5h - sexta-feira (26) e realizou o parto sozinha.
 
 
De acordo com informações de familiares, o recém-nascido foi jogado dentro de uma fossa, um buraco que tem mais de quatro metros de profundidade.
 
 
O bebê foi levado para o Hospital Municipal de Planalto, onde recebeu os primeiros socorros. "A criança estava com bastante dificuldade para respirar, com as vias aéreas obstruídas por fezes. Agora os sinais vitais estão recuperados, ela está bem", conta Ana Lima, enfermeira do hospital
 
 
A mãe da criança passou a tarde (26), sendo atendida por uma psicóloga. A Polícia Civil aguarda o laudo médico para tomar as medidas necessárias.


Fonte: G1

Pai é suspeito de abusar das duas filhas no Litoral Norte da Paraíba


Um homem de 42 anos foi preso na tarde desta sexta-feira (26) suspeito de abusar sexualmente das duas filhas adolescentes, uma de 13 e outra de 15 anos. O crime ocorreu na cidade de Itapororoca, Litoral Norte do estado da Paraíba, há 69 km de distância de João Pessoa.

Segundo as informações da delegacia de Itapororoca, os policiais chegaram ao suspeito por meio de denúncia, feita pela própria mãe das adolescentes. De acordo com a polícia, as garotas estariam sofrendo abuso há cerca de quatro meses. Elas não denunciaram o pai antes por medo.

Após a denúncia, a polícia realizou rondas na cidade e encontraram o homem na Zona Rural do município. A polícia afirmou que o homem era mototaxista na cidade e por conta disso foi fácil reconhecê-lo.

O suspeito está sendo ouvido pela polícia neste momento e após depoimento deverá ser encaminhado ao presídio da cidade de Mamanguape, que fica a 50km da capital paraibana


Fonte: G1PB

PRF da Paraíba resgata trabalhadores em situação degradante na Bahia


Operação PRF na Bahia
Operação na Bahia (foto PRF)

Numa operação conjunta denominada de “Operação Libambo”, envolvendo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e Ministério Público do Trabalho no combate ao trabalho escravo, culminou no resgate de 22 trabalhadores que foram encontrados em situação degradante em fazendas na Região de Bom Jesus da Lapa, Oeste da Bahia.

A ação da equipe do Núcleo de Operações Especiais da PRF na Paraíba foi na última quarta-feira (24), quando libertaram os trabalhadores que eram obrigados a prestar serviço no campo sem remuneração, alojados em tendas improvisadas e sobrevivendo praticamente da caça de pequenos animais da Região.






Operação  PRF na Bahia
Operação na Bahia (foto PRF)
No local ainda foram apreendidos cinco espingardas com munições de diversos calibres, e quatro motoserras.

A Operação que começou no dia 17 deste mês de agosto, se estenderá até o próximo domingo (28).
 



Fonte: Portal Correio

Guerra entre traficantes deixa mortos e doentes, diz morador da Vila Kennedy

Uanderson Fernandes / Ag. O Dia
Patrulha kennedy
Policiais do 14º BPM fazem patrulhamento na Vila Kennedy

Há quatro meses a Vila Kennedy, comunidade da zona oeste do Rio de Janeiro, vive sob o terror causado pelo confronto entre traficantes rivais que brigam pelo controle do tráfico de drogas na região. Segundo a associação de moradores, a comunidade tem cerca de 120 mil habitantes, que vivem constantemente no fogo cruzado e são as principais vítimas da falta de segurança no bairro. Além de já ter feito diversas vítimas de balas perdidas, a disputa entre os traficantes provoca nos moradores o surgimento de doenças como depressão e síndrome do pânico. Só na última quarta-feira (24), quatro corpos foram encontrados na comunidade.


Segundo Jorge Melo, articulador da campanha Kennedy Quer Paz, a população não pode viver apavorada, com medo de andar nas ruas, de sair de casa ou frequentar as escolas. Somente entre os dias 2 de maio e 24 de agosto, ao menos 30 pessoas perderam suas vidas na Vila Kennedy, como disse o tenente-coronel Djalma Beltrami, comandante do Batalhão de Bangu (14º BPM). Com o objetivo de promover a paz na região, Melo criou o movimento depois que o menino Marlison, de 12 anos, morreu no dia 5 de maio deste ano, vítima de bala perdida. Ele foi atingido na cabeça, dentro de casa e estava sentado no sofá da sala.


Ainda segundo Melo, além dos feridos a tiros, é alarmante o número de moradores que desenvolveram doenças psicológicas por conta da violência na região. - Tem muita gente com síndrome do pânico, outras com depressão e gente que está se mudando de casa. Soube que um senhor enfartou e está internado na UPA [Unidade de Pronto Atendimento] depois que criminosos invadiram a casa dele em busca de abrigo.


O medo atinge, inclusive, crianças que aos poucos estão abandonando as escolas da comunidade. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, na última segunda-feira (22) uma escola precisou ser fechada por conta de um tiroteio nas proximidades do colégio. Ainda de acordo a secretaria, as demais unidades da região, entre elas uma creche, registraram baixa frequência durante a semana.


Para a o comandante do Batalhão de Bangu, a violência no local teve início após a divisão de uma facção criminosa, que controlava o tráfico de drogas na comunidade. Parte do grupo foi buscar apoio em outras comunidades e desde então, os grupos entram em conflito quase que diariamente, para dominar o território.


- Os moradores estão assustados, contudo, a polícia está no local para proteger as pessoas de bem. Eles levam uma vida normal, mas correm o risco de viver em uma comunidade que ainda não foi pacificada.


Segundo o secretário de Segurança José Mariano Beltrame, a solução definitiva para a Vila Kennedy é a pacificação, que já está planejada.


- Nós não podemos fazer uma UPP nesse lugar ou em outro lugar sem termos a logística, sem trabalharmos para obtermos toda a situação que possa oferecer o programa de UPP a essa comunidade, como vai ser oferecido. Enquanto isso não ocorre, a polícia atua de uma maneira pontual.


Fonte: R7