sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pesquisa realizada aponta 4 cidades do Sertão com maior número de usuários de crack


Uma pesquisa realizada no Brasil aponta que no Estado da Paraíba, a cidade de São Bento, possui proporcionalmente a maior presença de usuários de crack no Sertão do Estado, seguida respectivamente por Cajazeiras, Patos e Sousa.

O objetivo do estudo é apresentar um mapeamento nacional do consumo de drogas em todo o país, que será usado para planejar ações de combate e prevenção ao crack localizando áreas mais críticas. Segundo a polícia, São Bento é apontada como um dos pólos de distribuição das drogas que chegam principalmente de Pernambuco e Ceará.

De acordo com o gestor do Programa de Políticas sobre drogas do governo do Estado, João Pereira Gomes Filho, haverá operações policiais de fechamentos dos pontos de venda e desarticulação da cadeia de distribuição da droga.

"Os números finais só serão divulgados no mês de outubro, mas a secretaria de Segurança Pública já está com os dados em mãos para realizar as operações de repressão ao tráfico", disse o gestor

DADOS
O crack está avançando cada vez mais rápido em todo o Estado e os jovens são o alvo mais vulnerável da ação dos traficantes. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas (Cebrid).

Os dados mostram que a Paraíba possui, atualmente, 35 mil usuários de crack e 62% dos viciados identificados são crianças e adolescentes com idade entre 10 e 18 anos, ou seja 21,7 mil.

O que mais chama a atenção é a entrada cada vez mais precoce no mundo das drogas. Aproximadamente, 8,7 mil usuários têm idades entre 10 e 14 anos. Mas, a maior presença do crack está na adolescência, já que 37% dos usuários têm entre 14 e 18 anos, totalizando quase 13 mil viciados nesta faixa etária.

João Pessoa e Campina Grande, as duas maiores cidades do Estado, somam juntas mais de 60% do total de usuários da Paraíba, o que representa 21 mil.


Fonte: Diário do Sertão com Jornal da Paraíba

Após queimaduras, Anvisa pede inspeção imediata na fábrica do Toddynho

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou à Vigilância Sanitária de São Paulo uma inspeção imediata na fábrica do achocolatado da marca Toddynho, localizada em Guarulhos, na Grande São Paulo. O pedido da Agência foi feito nesta sexta-feira, 30, e é resultado da ocorrência de casos de queimaduras na boca de quatro crianças que ingeriram o achocolatado no Rio Grande do Sul.

De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul, que investiga os casos, os primeiros resultados de análise laboratorial apontam um pH de 13,3, considerado muito alcalino para alimentos. Os desvios de qualidade no composto alimentar sabor chocolate fortificado com vitaminas da marca Toddynho foram encontrados em dois lotes: L4 32 06:08 e L4 32 06:09, com data de validade até 19/02/2012. Como forma de prevenção, a vigilância sanitária gaúcha realizou a interdição cautelar de todos os lotes do alimento no Estado.

A empresa PepsiCO, responsável pela produção do Toddynho, informou que houve uma falha durante a fabricação. A empresa declarou que os lotes apontados foram distribuídos exclusivamente para o Rio Grande do Sul.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul emitiu um alerta epidemiológico para todas as Coordenadorias Regionais de Saúde. O Centro de Informações Toxicológicas do estado também foi notificado do caso. A recomendação para quem possuir em casa os lotes do produto considerados suspeitos é não consumir o alimento.


Fonte: O Estadão

Semana de ações comemora Dia Internacional da Doação de Leite Humano


O Dia Internacional da Doação de Leite Humano, neste sábado (1º), será comemorado na Paraíba com uma semana de ações educativas promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral. São atividades em João Pessoa e cidades do interior, como Santa Luzia, Guarabira, Cajazeiras e Bonito de Santa Fé, que terão como foco a sensibilização e homenagem às mães doadoras.

A programação começa na próxima segunda-feira (3), a partir das 9h, em praça pública no Centro de Guarabira, com as mães doadoras cadastradas no Banco de Leite Nerijane Claudino da Silva. Haverá entrega de brindes às mães e distribuição de materiais educativos

No mesmo dia, o posto de coleta da cidade de Bonito de Santa Fé, em parceria com o Banco de Leite Humano de Cajazeiras, começará uma série de ações diárias que se prolongarão até o dia 10. Entre as ações, destaca-se a Campanha de Arrecadação de Frascos e Vidros para estocagem do leito doado, em parceria com a Escola Monsenhor Morais, e distribuição de materiais educativos em escolas e bairros. Também está programada uma capacitação para profissionais da saúde.

O Instituto Cândida Vargas, em João Pessoa, preparou um “Dia de Beleza”, em parceria com as empresas Boticário e Embelleze, especialmente para as mães doadoras. Além de receberem brindes e tratamentos de beleza, elas participarão de um coffee break preparado pela instituição com o apoio de docerias da cidade.

O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho, também na Capital, realizará ações internas voltadas para as mães doadoras de leite durante os dias 3, 4 e 5 de outubro. Uma programação especial ainda acontecerá no Hospital Universitário Lauro Wanderley, no dia 6, com ações de conscientização e sensibilização das mulheres gestantes e parturientes.

No dia 10, em João Pessoa, o Banco de Leite Humano Anita Cabral receberá a visita dos alunos do Colégio GEO, que farão a doação de quatro mil vidros para estocagem das doações. O material foi coletado durante gincana escolar. Durante a visita, os alunos conhecerão as instalações e o processo de armazenamento e conservação do leite humano e  saberão como é utilizado para salvar a vida das crianças.
Durante a semana da criança, de 10 a 14 de outubro, o Hospital Sinhá Carneiro, em Santa Luzia, também fará ações educativas e de sensibilização com gestantes e mães doadoras.

Coletas na Paraíba – Em todo o Estado, são arrecadados, em média, 400 litros de leite por mês, com 300 mães doadoras. Contudo, por mês chegam a ser atendidas 400 crianças receptoras, que demandam aproximadamente 8 litros de leite por internação.

A rede conta com seis bancos de leite – dois em João Pessoa e um em Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras – e 17 postos de coleta em João Pessoa (9), Campina Grande (3), Sousa, Bonito de Santa Fé, Solânea, Itabaiana e Santa Luzia. Os quatro últimos foram inaugurados no mês de agosto, durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

“É bom lembrar que, ao contrário do que se pensa, a doação estimula a produção de mais leite para o bebê. Além disso, a doação muitas vezes é um alívio para as mães que produzem mais leite do que seu filho pode beber, livrando incômodos como dores e inchaços”, argumentou Thaíse Ribeiro.

A coleta já está aumentando gradativamente, com a abertura dos novos postos de coleta, ampliação do matriciamento, palestras de divulgação e ampliação dos serviços. “Nossa preocupação no momento é aumentar a quantidade de vidros para estocar o leite que está sendo coletado”, observou a diretora do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro.

Doações – Podem doar leite as mães que estiverem amamentando e forem sadias. As mães interessadas em doar parte de seu leite podem entrar em contato com o Banco de Leite Anita Cabral pelo telefone 3215-6047, informando o endereço, para receberem a visita de uma equipe multidisciplinar com médico pediatra, ginecologista e um psicólogo.



Fonte: http://www.paraiba.pb.gov.br/

Inspetor de escola é suspeito de violentar aluna de 13 anos na Paraíba



Um inspetor de uma escola pública em Bayeux, cidade da Grande João Pessoa, é suspeito de violentar uma aluna de 13 anos e ainda filmar o fato. Um outro adolescente, de 15 anos, também seria cúmplice do crime.

Segundo informações da delegada Lídia Veloso, da Delegacia da Mulher de Bayeux, o caso aconteceu na manhã do último dia 20 de setembro, quando o rapaz de 15 chamou a adolescente para a casa dele. Em seguida, o inspetor chegou no local e os dois trancaram a casa.

A menina informou à polícia que os dois a forçaram a tomar comprimidos e a levaram para o banheiro da casa. Ela explicou que não lembrava de nada que aconteceu depois que foi drogada.

O ato teria sido filmado pelo adolescente. O caso veio à tona depois que uma amiga da menina contou à família que o vídeo estaria circulando entre pessoas da escola. Depois que teve acesso às filmagens, o pai da vítima prestou queixa na Delegacia da Mulher, nesta quinta-feira (29). O vídeo será periciado.

A vítima vai fazer exame de conjunção carnal para detectar se houve desvirginamento. O inspetor está foragido e o adolescente foi ouvido pela polícia, mas já foi liberado. Dois inquéritos vão ser abertos, um para cada suspeito.



Outro caso
Uma estudante universitária foi abordada por um desconhecido na manhã desta sexta-feira (30) nas proximidades da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no bairro dos Bancários, na Zona Sul de João Pessoa. Segundo a delegada Renata de Almeida, da Delegacia da Mulher, a violência foi realizada na mata em frente ao Centro de Tecnologia da UFPB.

A vítima explicou à polícia que ele aparentava estar armado e achou que a abordagem se tratava de um assalto. Além da violência sexual, o criminoso levou o celular da jovem.

Ela não soube informar quanto tempo passou na mata e só apareceu, ao lado da Escola Polivalente dos Bancários, por volta das 12h30. A polícia está fazendo rondas para localizar o suspeito e um retrato falado deverá ser divulgado.

Fonte: G1PB

Violência, uma ameaça a vida

Na manhã de hoje (30), foi realizado na Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos-SEDEC/JP, mais uma etapa do Projeto: “Violência, uma ameaça à vida” na qual visou premiar os estudantes que se destacaram por não praticar a violência bullying na escola a partir do valor humano respeito, trabalhado neste mês em todas as turmas do 1º ao 5º anos, sob a coordenação da Assistente Social: Aldilene Campos Brasileiro e, em seguida, pelos professores em sala de aula. Este projeto, vem dando continuidade ao combate à violência já trabalhado na escola desde 2009, através do projeto "Direitos Violados".
A apresentação inicial, se deu com a música: “A Paz” de Nando Cordel, seguido da apresentação de alguns talentos dos estudantes como: danças, banda “direitos violados”, flauta, teatro, exposição de painéis, entre outras, contando com  o apoio de todos os professores do 1º ao 5º anos, técnicas e gestão.

A Conselheira Tutelar - Região de Mangabeira- Laudicéa Cavalcante, prestigiou o evento e parabenizou a escola por mais uma iniciativa.


Agradecemos o apoio de  todos os envolvidos!
































Fonte: Blog Direitos Violados

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PMJP realiza drenagem e pavimentação em 78 ruas e investe R$ 17,5 milhões


Bessa, Jardim Oceania, Aeroclube, Brisamar, João Agripino, Cristo, Cruz das Armas, Ernesto Geisel, Funcionários, Jaguaribe, João Paulo II, José Américo, Oitizeiro e Varjão. Esses são os 14 bairros de João Pessoa que irão ganhar novas ruas calçadas nos próximos meses. O anúncio foi feito pelo prefeito Luciano Agra nesta quinta-feira (29), durante a assinatura das ordens de serviço para pavimentação e drenagem de 78 ruas da cidade. Para as obras, que começam já na próxima semana, a Prefeitura Municipal de João Pessoa investe cerca de R$ 17,5 milhões.

“Estamos trabalhando para realmente encontrar soluções para os problemas de nossa cidade. Melhorar as condições de nossas ruas e avenidas, e nos diversos bairros da Capital, tem sido uma meta de governo desde o início da gestão. Hoje fortalecemos essa proposta com a assinatura da ordem de serviço desta primeira etapa de um projeto que inclui a pavimentação de um total de 200 ruas até o final do próximo ano”, reforçou Luciano Agra.


Durante o evento, o prefeito falou de outros projetos que objetivam a melhoria da mobilidade urbana da Capital, a exemplo da ampliação de corredores e a criação de novas ruas e de vias de ligações entre os bairros, como a que ligará o Valentina e Colinas do Sul, e a do Loteamento Nova Mangabeira, que interligará o Valentina, Mussumago, até a PB 008.

Essas intervenções, explicou Luciano Agra, estão inseridas no projeto maior de melhoria dos serviços de transporte coletivo para a cidade. “Pretendemos trabalhar intensivamente até 2012 para beneficiar o maior número de bairros de João Pessoa. Tudo isso faz parte de uma estratégia maior, para que tenhamos condições de ter também um sistema de transportes e trânsito que funcione bem mais ágil, e que atenda às demandas da cidade para os próximos 20 anos”, disse ele.


Reivindicações - Luciano Agra também destacou que as novas ruas a serem pavimentadas estão na lista das reivindicações feitas pelas próprias comunidades a partir do Orçamento Democrático. “Todas as ruas destes 14 bairros emanam da vontade popular. Isso tudo faz parte da construção de um diálogo feito através do Orçamento Democrático”, completou.


O secretário de Infraestrutura do Município, Marcelo Cavalcanti, explica que os projetos da PMJP no plano de melhorias de ruas deverão continuar com outras etapas nos próximos meses. “No início da gestão, tínhamos 2.700 ruas sem pavimentação em toda a cidade. Hoje já temos 705 contempladas. Estamos reduzindo esse déficit utilizando recursos próprios do Município e com a determinação de que todos os novos loteamentos criados em João Pessoa devam ser contemplados com a infraestrutura básica necessária”, ressaltou.


O evento contou com as presenças de diversos secretários municipais, representantes dos bairros beneficiados e os empresários da construção civil que serão responsáveis pelas obras, das empresas Soterra Construções, JGA Engenharia, Construtora Azarias, Quartier Construção e Compecc Engenharia.




Coronel Mário Sérgio deixa o comando da PM


O Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Mário Sérgio Duarte, foi exonerado do cargo, segundo nota divulgada pela Secretaria de Estado e Segurança na noite desta quarta-feira (28). A saída, solicitada pelo próprio coronel, foi aceita pelo secretário de segurança pública José Mariano Beltrame.

O secretário lamentou a saída de Duarte do posto, mas julgou procedente o pedido feito pelo coronel, que reconheceu o desgaste causado pela suspeita de envolvimento de um oficial da corporação no caso da morte da juíza Patrícia Acioli e pediu para sair voluntariamente. O tenente-coronel Cláudio Oliveira foi preso na última terça-feira (27), apontado por um dos suspeitos de assassinar a magistrada como mentor do crime.

Atualmente, Duarte encontrava-se de licença médica. Na última segunda-feira, ele passou por uma cirurgia para a retirada de um nódulo na próstata, no Hospital da Polícia Militar, na zona norte da capital fluminense, e ficaria afastado por pelo menos 30 dias.

O comunicado afirma ainda que o nome do novo comandante geral da Polícia Militar do Rio será divulgado o mais breve possível.

Veja a íntegra do comunicado divulgado pela Secretaria de Estado e Segurança na noite desta quarta-feira.

A Secretaria de Estado de Segurança vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1) O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, aceitou hoje o pedido de exoneração do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Mário Sérgio Duarte;

2) O secretário lamentou a saída e esclareceu que tem por política conceder autonomia às chefias das polícias para que em nome da eficiência, possam buscar as melhores medidas administrativas e
técnicas para ajudar na implementação da política de segurança, que nos últimos anos vem ajudando a reduzir os índices de violência no Estado do Rio;

3) O ex-comandante Mário Sérgio, que se encontra em licença médica, reconheceu o equívoco e ciente do desgaste institucional decorrente de sua escolha,  pediu, voluntariamente e em caráter irrevogável, para deixar o comando da PM;

4) O nome do novo comandante geral da PM será divulgado o mais breve possível.



Fonte: R7

Promotoria constata irregularidades em 159 escolas no Sertão da Paraíba

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) divulgou na quarta-feira (28) que todos os 159 estabelecimentos de ensino público de Sousa e municípios vizinhos, no Sertão paraibano, apresentam irregularidades que precisam ser corrigidas. Conforme o balanço da ação 'MP pela Educação', os problemas vão desde a falta de acessibilidade para os portadores de necessidades especiais até a falta de salas de aulas, carteiras e merenda.

O Ministério está fazendo um diagnóstico da situação das escolas públicas da Paraíba. Depois de uma inspeção em Sousa, a promotora Ana Carolina Coutinho constatou que todas as escolas públicas situadas na comarca apresentam algum tipo de irregularidade. A região abrange os municípios Aparecida, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Santa Cruz, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Sousa e Vieirópolis.

Segundo a promotora, as informações sobre a situação das escolas foram colhidas por meio de um formulário-padrão, preenchido com a ajuda dos conselheiros tutelares. Com base no levantamento, ela está visitando os casos mais graves.

Ana Carolina Coutinho pretende acionar as secretarias estadual e municipais de Educação e propor a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). “Estamos entrando em contato com os responsáveis. Não se admite que ainda hoje possamos testemunhar estudantes assistindo aula nos corredores e professores dando aula para estudantes com faixas etárias múltiplas”, disse.

A diretoria da 10ª Regional de Educação de Sousa, Maria do Socorro Antunes, disse que desde o início do ano está adotando medidas para melhorar as escolas estaduais. Problemas com merenda e infraestrutura, por exemplo, já teriam sido sanados. Segundo ela, foram instaladas 33 centrais de água para beber, 113 ventiladores e mais de duas mil carteiras.



Fonte: G1PB

terça-feira, 27 de setembro de 2011

I Encontro Internacional sobre Perdão, Direitos Humanos e Paz















A REMAR participará da mesa redonda Educação para o Perdão, Direitos Humanos e Paz no I Encontro Internacional sobre Perdão, Direitos Humanos e Paz.

Lorenzo Delaini vai falar sobre o tema "Tecendo a cidadania e construindo a cultura de paz: experiência de educação no protagonismo infanto-juvenil", no dia 06 de outubro.

O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Sócio-Moral (NPDSM/UFPB) e acontecerá no período de 05 a 07 de outubro de 2011, no Auditório do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da UFPB, campus de João Pessoa.
Fonte: REMAR

Prefeitura de Aguiar, PB, abre prazo de inscrições para 70 vagas

A Prefeitura de Aguiar, situada no Sertão paraibano, a 420km de distância de João Pessoa, abriu nesta segunda-feira (26) as inscrições do seu concurso público para 70 vagas no quadro efetivo de pessoal em cargos de níveis médio, técnico e superior.
 
 
O cadastramento é feito exclusivamente de forma presencial na Secretaria Municipal de Administração até o dia 7 de outubro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, em dias úteis.
 
 
As taxas de participação custam R$ 35 para as funções que exigem níveis médio e técnico e R$ 45 para as de nível superior. Os salários relativos aos cargos não foram divulgados. O edital está disponível no site da empresa organizadora, a Fundação Allyrio Meira Wanderley.
 
 
Há vagas para assistente social, enfermeiro, médico, odontólogo, psicólogo, técnico em Enfermagem, professor da educação fundamental, supervisor escolar e orientador pedagógico.
 
 
O maior número de oportunidades é para a função de professor da educação fundamental, direcionado às séries iniciais.


Fonte: G1PB

Corpo de Padre desaparecido é encontrado na zona rural de Santa Luzia



A Paróquia de Santa Luzia, Sertão da Paraíba, confirmou no final da tarde de hoje (27), que o corpo de padre Jerônimo Leopoldino de Medeiros Neto, 33 anos, foi encontrado com sinais de enforcamento.

De acordo com informações da secretaria paroquial, o corpo que já apresenta sinais de decomposição foi localizado por populares, em uma árvore, no sítio da região de Santa Luzia.

Segundo padre Alexandre Soares, da paróquia de Santo Antônio, em Patos, o pároco não estava se sentido bem nos últimos dias e demonstrava sinais de depressão. "Ainda não sabemos o que está acontecendo. Ele estava doente e até já fazia tratamento", disse o padre Alexandre.

Padre Jerônimo atuava na Paróquia de Santo Antônio, em Patos. Na última terça-feira, ele tinha ido à Santa Luzia visitar a família, com quem almoçou. Segundo a prima dele, Maria Aparecida, no dia do desaparecimento, ele estava muito perturbado e preocupado com a vida.
Padre Gerônimo
Em contato com a redação, Padre Rogério, um dos membros da comissão formada para procurar padre Jerônimo, surgiu como fonte oficial e confirmou que o corpo é mesmo dele.


O radialista Nerinho de Souza adiantou que o corpo do Padre estava pendurado em um pé de Jurema e ao que tudo indica, o suposto suicídio ocorreu no mesmo dia do desaparecimento do religioso.


"Como o corpo já estava em alto estado de decomposição, acredita-se que ele já estava lá há algum tempo, mais provavelmente no mesmo dia em que deram conta do seu desaparecimento", relatou Merinho.

O corpo já foi removido do local, e a Paróquia já toma as providências para a realização do velório.

 

Fonte: Patosonline.com / com informações de sidneylocutor.com.br/

Prefeitura inicia ‘Semana do Idoso’ com prestação de serviços e lazer



A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), iniciou nesta segunda-feira (26) as comemorações da Semana do Idoso. O evento aconteceu no Ponto de Cem Réis, com várias apresentações culturais e oferta de serviços de saúde. A semana do idoso será encerrada no próximo sábado (1°) com a realização da ‘VII Caminhada Vida Ativa’.


O principal objetivo do evento é estimular a participação dos idosos nas políticas de atenção que são desenvolvidas pelo governo municipal. Entre estas ações, está o Centro da Pessoa Idosa, no bairro do Altiplano, que realiza ações e atividades sociais educativas, culturais e de lazer para esse grupo de pessoas.


“O Centro da Pessoa Idosa desenvolve atividades que estimulam essas pessoas a viverem com mais alegria essa fase da vida. É importante que o poder público ajude os idosos, oferecendo melhores condições de vida, políticas públicas específicas e melhoria da acessibilidade”, afirmou Antônio Jácome, secretário adjunto da Sedes.

Apresentações – No palco instalado no Ponto de Cem Réis, se apresentaram grupos culturais formados pelos próprios idosos, entre eles: o Grupo de Artes Fênix do Altiplano; Grupo Dinâmico Cultural do Casarão 34; Grupo de Danças Arco-íris de Mangabeira e o Coral do Grupo Arco-íris, também de Mangabeira.


“A Prefeitura desenvolve um trabalho voltado para o resgate da cidadania e do bem estar dessas pessoas, desde 2005. Esta semana tem o intuito de discutir as políticas públicas oferecidas aos idosos da cidade e o tratamento adequado que deve ser dado a eles”, destacou Nilsontene Gonçalves, coordenadora do Programa de Atenção à Pessoa Idosa da Sedes.


Entre as idosas beneficiadas pelas atividades oferecidas pela Prefeitura está à aposentada Joana Vanderlei de Lima, de 69 anos. “É uma maravilha, eu me sinto com 15 anos. No grupo, a gente se torna uma jovem, tem força e coragem para tudo, nem se lembra da idade, só lembramos de dançar e brincar”, afirmou.


Maria da Luz Ferreira, de 67 anos, participa do grupo Arco-Íris há seis anos e afirma que se sente muito mais feliz. “Moro sozinha e me sentia muito solitária. Com o grupo sempre viajo e me sinto feliz em ficar perto das pessoas”, comentou.


Além das apresentações culturais, foram oferecidos também serviços de saúde. “A semana é muito boa porque nos ajuda e incentiva a cuidar da saúde”, comentou Josefa Trajano de Sousa, de 72 anos, que verificou a pressão arterial.


Dados - É considerado idoso no Brasil toda pessoa a partir de 60 anos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 74 mil idosos moram em João Pessoa. Na Paraíba, esse numero é aproximadamente 451 mil.


Confira a programação da Semana do Idoso:
Terça-feira (27):
Atividade: Fórum de Debates: Prevenção de quedas, políticas públicas para o idoso, direitos da pessoa idosa e Conselho Municipal do idoso.
Local: auditório do prédio da Federação do Comércio de Bens e Serviços da Paraíba (Fecomércio – PB).

Quarta-feira (28):
Atividade: Abertura da Semana de Saúde do idoso
Horário: 14h
Local: Centro de Atenção a Saúde Integrada do Idoso (CAISI), na Avenida Júlia Freire, bairro da Torre.

Quinta-feira (29):
Atividade: Oficinas diversas voltadas para os idosos
Horário: manhã e tarde
Local: Centro de Atenção a Saúde Integrada do Idoso (CAISI), na Avenida Júlia Freire, bairro da Torre.

Sexta-feira (30):
Atividade: Oficinas diversas voltadas para os idosos
Horário: manhã e tarde
Local: Centro de Atenção a Saúde Integrada do Idoso (CAISI), na Avenida Júlia Freire, bairro da Torre.

Sábado dia (1°) de outubro:
Atividade: VII Caminhada Vida Ativa
Horário: a partir das 6h da manhã.
Local: Busto de Tamandaré




Polícia divulga nomes de presos envolvidos com pistolagem no Sertão da Paraíba


A polícia divulgou os nomes das pessoas presas por determinação judicial envolvidas com pistolagem no Sertão paraibano. Foram presos: Raimunda Cleide de Mesquita (Cleide), localizada em João Pessoa; Jarbas Jácone de Oliveira (Jarbas), Raimunda Cleonice de Mesquita Sousa (Raimunda), Vinícius de Mesquita Sousa (filho de Raimunda), João Lustosa de Sousa (esposo de Raimunda), Jocicleide de Mesquita Sousa (irmã de Vinícius), Joadilly Kledson Figueiredo Serafim da Silva, o “Jade”, dentre outras pessoas detidas para averiguação.


Estão foragidos, Raimunda Ednalva de Mesquita (Nalva), Marcelo Batista Vieira (Marcelo Oliveira) e o pistoleiro Edmilson Nascimento da Silva(Careca ou Biu). A polícia solicita ajuda da população para localizá-los e qualquer informação telefonar 190 (Disque Denúncia da Polícia Militar) que o nome será preservado.


A operação “Laços de Sangue” foi deflagrada na madrugada desta terça-feira, 27, na região do alto Sertão paraibano e também em cidades do Rio Grande do Norte e teve como objetivo a repressão de três organizações criminosas voltadas à execução de pessoas, composta por integrantes das famílias Oliveira, Suassuna e Veras que vinham praticando o terror na região, onde foram constatados, inicialmente, 64 assassinatos, a maioria por pistolagem.


O desencadeamento da operação policial, teve que ser antecipado, tendo em vista, três execuções programadas, que aconteceriam no município de Catolé do Rocha, à mando do clã Oliveira.


Uma minuciosa investigação foi realizada pelos Serviços de Inteligência das polícias Civil e Militar da Paraíba, inclusive com a participação da Gerência de Inteligência da Secretaria da Segurança Social, sendo descoberta que três organizações criminosas, integrantes pelas famílias Oliveira,Veras e Suassuna. Essas organizações vêm se confrontando e promovendo execuções. De acordo com as investigaçõesjá foram contabilizados 64 homicídios.


Uma característica marcante dos três grupos é o planejamento de suas execuções, todos os crimes são previamente planejados, com tarefas bem definidas dentro da organização: pessoas que planejam, financiam, recrutam mercenários, levantam os alvos, executam.


Os integrantes dos clãs residem em diversos municípios e estados da Federação: Catolé do Rocha, Patos, João Pessoa, RN, CE e até em Saulo Paulo onde são conhecidos como “os Paraíba” (no singular). Ao praticarem as execuções geralmente se escondiam em locais de difícil acesso para a polícia, principalmente em locais altos, onde eles tinham visualização das operações policiais.


Para o coronel José de Almeida Rosas, um dos comandantes da Operação “Laços de Sangue” o sigilo das investigações foi primordial para o êxito com a identificação e prisão dos envolvidos como as ações criminosas.


Execuções
Somente esse ano em Catolé do Rocha e outros municípios, foram registrados pelo menos quatro, que somando com os crimes acontecidos em Patos, já apontam para o número assustador de sete execuções, perfazendo um total de 64 homicídios, decorrentes da guerra dos clãs OliveiraVeras e Suassuna, que teve origem no município de Catolé do Rocha.


Somente em 2011, no município de Patos foram executadas as seguintes pessoas: no dia 23 de maio, José Antônio de Araújo (Juninho de São Bento); no dia seguinte, foi assassinado Ramises da Rocha (Ramises); no dia 25 de junho, 25, Aldo Suassuna de Sousa , o “Mimi”, irmão de Sílvio Suassuna de Sousa, mais conhecido por “Moça Branca”, assassinado no dia 14 de março. Todos esses crimes são atribuídos a família Oliveira.


Na operação foram apreendidos na cidade de Brejo dos Santos vários coletes balísticos, rádios de comunicação, lunetas de fuzil, espingardas, rifles e pistolas. Em Caraúba-RN, revólveres, espingardas, balacravas (capuz que protege o rosto) e várias munições. Na cidade de Antônio Dias, também no Rio Grande do Norte, foram cinco revólveres, três pistolas, várias munições e quatro pessoas foram detidas.


A operação foi realizada pela Polícia Militar (3º e 12º Batalhões da Polícia Militar, respectivamente sediados em Patos e Catolé do Rocha; Polícia Civil, Ministério Público, através do Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado( GAECO) e o Poder Judiciário, das Comarcas de Patos e Catolé do Rocha, sendo utilizados cerca de 130 policiais. Pelo lado da Polícia Civil comandaram os delegados André Rabelo, Cristiano Jacques, Simone Quirino e Glauber Silva. Os mandados de Prisão Temporária e busca e apreensão, foram expedidos pelas Comarcas de Catolé do Rocha e Patos.




Fonte: WSCOM

Cientista brasileiro desenvolve droga que controla o autismo


O controle do autismo, problema que se caracteriza pela disfunção no desenvolvimento psiconeurológico, social e lingüístico, pode estar próximo. Cientistas estão testando uma droga capaz de "consertar" a síndrome que atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas. A previsão é do biólogo brasileiro e professor da faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia Alysson Muotri.

Uma das principais autoridades no estudo do autismo no mundo, Muotri publicou em novembro do ano passado um artigo na revista científica "Cell", em que demonstra como ele e sua equipe conseguiram consertar neurônios afetados pela Síndrome de Rett, uma das formas graves de autismo e que provoca várias complicações neurológicas.

A solução para o Rett veio por meio de uma droga que amplia a presença de insulina nas células doentes. O trabalho de Muotri repercutiu no mundo acadêmico e lançou esperanças de que seria possível, com o mesmo fármaco, tratar outras formas de autismo. O cientista fez palestra ontem em São Paulo, promovida pela ONG Autismo e Realidade, para estudantes, médicos e pais de autistas, e disse que é exatamente nisso que a sua equipe está trabalhando agora.

- Saímos do Rett e estamos lidando com o autismo de origem desconhecida, em que a gente não tem noção do que está acontecendo geneticamente. Tudo que conseguimos fazer com o Rett, até agora, reproduzimos com o autismo - comentou.

Segundo o pesquisador, há muita semelhança entre os neurônios afetados pela Síndrome de Rett e pelo autismo clássico. As células, em ambos os casos, têm morfologias semelhantes.

- São células menores, com arborizações e número de sinapses (conexões) reduzidas - explicou.

O medicamento desenvolvido para controlar Rett já vem sendo testado por outras equipes de pesquisadores em pacientes comprometidos pelo autismo nos Estados Unidos e na Itália.

- Ela ainda causa muitos efeitos colaterais mas, no equilíbrio de prós e contras, decidiu-se usá-la. Agora a evolução desses pacientes está sendo acompanhada - comentou o cientista.

De acordo com Muotri, o medicamento se mostrou eficaz em laboratório, mas ninguém pode garantir agora que vai recuperar o cérebro de pessoas afetadas pelo autismo, e afirmou que o fármaco precisa ser aprimorado. Ainda são necessários testes de validações e ensaios de toxicidade. Isso pode levar dez anos, diz o pesquisador.

- Encontramos uma combinação capaz de reverter e consertar a célula em nível sináptico, fazendo com que o neurônio autista se comportasse normalmente. Sou um cético, nem eu acreditaria no começo da pesquisa, mas meus dogmas vêm sendo colocados à prova porque temos um modelo em laboratório que funciona - acrescentou.



Fonte: O Globo

Ouvir rock durante cirurgia ajuda médicos

 

Você deixaria seu médico ouvir um álbum do Black Sabbath na mesa de operação? Se sua resposta foi não, pense de novo. Em um estudo da Universidade Estadual de Nova York em Buffalo, cirurgiões que ouviam música escolhida por eles próprios (no caso, rock) conseguiram raciocionar mais rápido do que aqueles que ouviam clássicos do compositor alemão Johann Pachelbel, informou o jornal britânico The Guardian.

Mas vale dizer: mesmo os que foram de clássicos encontraram benefícios. Segundo os pesquisadores, é melhor para os cirurgiões ouvir alguma música na hora da operação do que não ouvir nada. Eles ficam menos estressados e o trabalho melhora.
 
 
E o que os médicos curtem? Uma pesquisa do Reino Unido aponta que 90% deles colocam alguma música para tocar no centro cirúrgico. Quase metade escolhe rocks agitados, enquanto 17% preferem pop e apenas 11% ficam com música clássica.
 
 
O urologista londrino Ben Challacombe, de 38 anos, disse ao Guardian: “Gostamos de algo mais contemporâneo e agitado. Killers, Kings Of Leon e Coldplay, talvez.”


Fonte: O Estadão

Congresso prepara mudanças no Código Penal para corrigir distorções

O Senado Federal e a Câmara dos Deputados estão prestes a revisar o Código Penal brasileiro. Duas subcomissões foram instaladas para apurar as desproporcionalidades nas penas e as distorções que foram surgindo ao longo dos anos. Revisto pela última vez em 1940, o conjunto de leis penais do país acabou sofrendo mudanças pontuais e isoladas, além de estar desatualizado, por não prever situações que nem sequer existiam há 70 anos, como as relacionadas à internet.

Como resultado, há crimes brandos punidos com rigidez e crimes graves com penas brandas. “A situação é de impotência do Judiciário, dos ministérios públicos e da polícia”, resume o procurador federal do Ministério Público da Bahia Vladimir Aras.

Em algumas situações, a pena prevista é tão discrepante que os juízes tentam enquadrar as penalidades em outras normas para dar punições “justas”. É o caso da lei que trata de falsificação de medicamentos, cuja pena varia de 10 a 15 anos de detenção e é mais rigorosa que a legislação para o tráfico de drogas — cinco a 15 anos. A revisão da lei que trata da falsificação de remédios ocorreu em 1998, após pílulas anticoncepcionais feitas de farinha serem vendidas por uma empresa farmacêutica. “Foi uma dessas reformas feitas pelo Congresso ao sabor dos acontecimentos”, explica Vladimir Aras. “Tudo bem ter penas razoáveis para falsificação de anticoncepcionais. Mas foi incluída nessa lei a falsificação de cosméticos”, acrescenta.

Quem falsificar um creme para rugas, por exemplo, fica sujeito à mesma pena, que vai de 10 a 15 anos de prisão. “Em alguns casos, quando é possível, os juízes tentam enquadrar o crime na lei de narcotráfico, que tem pena mínima de cinco anos, metade da outra”,detalha.

No outro extremo, estão os crimes negligenciados, tratados como de menor importância. Pela lei, o prazo para a prescrição corresponde à metade da pena máxima e, nos casos de ilícitos com penas curtas, isso pode gerar impunidade. Nesse rol estão os crimes ambientais, cujas penas são de seis meses a um ano de prisão. “Essa legislação foi substancialmente modificada em 1998, quando já existiam as críticas de que as punições para crimes ambientais eram muito severas. Muitas dessas penas, que de fato deveriam ser graves, agora não são mais”, aponta Vladimir.

Discussões
Das duas subcomissões criadas no Congresso, a da Câmara está com os trabalhos mais adiantados. Foram convidadas entidades da sociedade civil que lidam com o Código Penal, como a Ordem dos Advogados do Brasil e o Ministério da Justiça, para avaliar as penas e chegar a um critério que dê proporcionalidade a todas. Os integrantes já foram divididos por temas.

No Senado, a subcomissão contará com 15 juristas, mas eles ainda serão indicados pelas lideranças partidárias. Ainda não foi acertado como será a cooperação entre as duas subcomissões. “Mas com certeza, chegaremos a uma proposta única do Congresso”, diz o relator da subcomissão da Câmara, deputado Alessandro Molon (PT-RJ).

Apesar das discussões estarem apenas no início, a subcomissão na Câmara já chegou a um consenso: “Um dos critérios para definir as penas deve ser o uso ou não da violência”, afirma o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira. Na opinião do especialista, um dos motivos para as penas serem tão desproporcionais são as modificações feitas quando algum acontecimento gera clamor público. “Agradar a opinião pública pode gerar distorções”, afirma.

Crimes cibernéticos
Uma das preocupações atuais é modificar a legislação para compreender os crimes cibernéticos. “Não podemos esperar que uma legislação de 1940 sirva para isso. A internet começou a ser popularizada a partir da década de 1990”, diz Vladimir Aras, que cuidará do tema na subcomissão da Câmara.

O procurador explica que existem dois tipos de crimes relacionados à rede virtual. Os primeiros são os comuns, infrações previstas em outras legislações, mas que usam computadores para serem executados. É o caso da clonagem de cartões. O segundo tipo é próprio da internet.“São aqueles crimes que atingem os bens jurídicos da sociedade da informação. Atacam a disponibilidade, a confiabilidade e a autenticidade da informação.” Mas esses ataques, como os vírus, por exemplo, hoje não são punidos.

Fonte: O Norte Online com Correio Web

Ex-comandante suspeito de morte de juíza é exonerado e está preso, diz PM




O tenente-coronel Claudio Luiz Oliveira, suspeito de ser o mandante da morte da juíza Patrícia Acioli, com 21 tiros no dia 11 de agosto, em Niterói, foi exonerado do comando do 22º BPM (Maré) e está preso na carceragem do Batalhão de Choque, no Estácio, na Zona Norte do Rio, desde a madrugada desta terça-feira (27). Antes de ficar à frente do batalhão da Maré, ele comandou o 7º BPM (São Gonçalo). As informações são da assessoria da Polícia Militar.

Em depoimento ao juiz da 3ª Vara Criminal de Niterói, um dos cabos presos por envolvimento na morte da juíza acusa o ex-comandante do 7º BPM (São Gonçalo) de ser o mandante do crime.
Além do tenente-coronel, mais cinco policiais militares também tiveram a prisão decretada no fim da noite de segunda-feira (26). Os cinco PMs faziam parte do Grupo de Ações Táticas do Batalhão de São Gonçalo e são suspeitos de forjar um auto de resistência, morte em confronto, para esconder o assassinato de Diego Bellini de 18 anos, durante uma operação policial.
 
Três policiais militares suspeitos de matar a juíza Patrícia Acioli estão presos e foram transferidos da Unidade Prisional da PM em Benfica, na Zona Norte, para unidades diferentes, a pedido do Ministério Público, no dia 19 de setembro. A transferência é para evitar que eles combinem, antes dos depoimentos, a mesma versão sobre o caso.

UPA da Maré
Na segunda-feira (26), a Secretaria estadual de Saúde informou que a UPA da Maré foi fechada a pedido do "comando da Polícia Militar do Rio de Janeiro, por conta das operações realizadas no complexo nas últimas semanas". Segundo a PM, as operações para combater traficantes armados nas imediações eram diárias desde que o tenente-coronel Cláudio Oliveira tinha assumido o comando do 22º BPM (Maré).



Fonte: G1

Prefeitura e Corpo de Bombeiros criam projeto ‘Bombeiro Mirim’


A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Comando Geral do Corpo de Bombeiros, criou o Projeto Bombeiro Mirim, que irá capacitar crianças na faixa etária entre 9 e 11 anos de idade, matriculadas nas escolas do Município, com orientações de prevenção à violência e às drogas e estimulo ao exercício da cidadania, nas comunidades de baixa renda. A previsão é que as primeiras turmas sejam formadas no mês de outubro.

Inicialmente, serão envolvidas 200 crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), referenciadas pelos Centros de Referência da Cidadania (Cras) de Mandacaru e Ilha do Bispo, além da garotada acolhida pelas instituições de acolhimento da Prefeitura Municipal. No ato da inscrição, os pais ou responsáveis pela criança deverão apresentar o Registro de Nascimento e assinar o Termo de Responsabilidade.

Ser um Bombeiro Mirim, segundo a definição do coordenador do projeto, Major Donelson de Souza Lira, será uma conquista da própria criança, com o seu desempenho ao longo das aulas preparatórias. O curso será ministrado nas terças e quintas-feiras, das 8h às 11 h, para os alunos que estudam à tarde, e das 14h às 17h para os alunos da manhã, totalizando uma carga horária de 21 horas/aulas.

As crianças receberão orientações sobre primeiros socorros, combate a incêndios, prevenção às drogas, acidentes domésticos, cidadania, atividades culturais (visitas a pontos turísticos da cidade) e atividades práticas no Quartel do Corpo de Bombeiros. No início das aulas, será distribuído o Manual do Projeto com o conteúdo do que será ministrado e o fardamento característico. Ao final, haverá avaliação e entrega dos certificados de conclusão, designando o título de “Bombeiro Mirim” às crianças aprovadas.

Metodologia – O Corpo de Bombeiros pegará as crianças na comunidade onde moram e as levará para o Quartel do Comando Geral, onde serão ministradas as aulas teóricas e práticas. Será servido um lanche no intervalo de cada aula. Ao final, as crianças serão levadas de volta para casa, sendo entregues no local estabelecido pela própria comunidade.

Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones 3218.9253 e 3214.3140.




segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Paraíba realiza programação alusiva ao Dia Nacional do Surdo


O Governo do Estado, por meio da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) reúne, nas manhãs destas segunda e terça-feira (26 e 27) pessoas com deficiência auditiva para discutir os desafios e as conquistas do segmento nos últimos anos. A atividade faz parte da programação alusiva ao Dia Nacional do Surdo, que transcorre nesta segunda-feira.


O encontro acontece no auditório Jimmy Queiroga, das 8 às 12h, com palestras ministradas por instrutores da Coordenadoria de Atendimento às Pessoas com Deficiência da Funad (Codapa) e do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).

De acordo com a coordenadora da Codapa, Lenice Carneiro, na oportunidade serão abordados temas como “Funad: 20 anos em Prol à Pessoa Surda”, “A Luta e o Crescimento do Surdo na Educação e no Mercado de Trabalho”, “A Criança Surda e Língua de Sinais Brasileira” e “A História do Hino Nacional em Libras”.


“Convidamos os profissionais que atuam no atendimento às pessoas surdas, assim como representantes de entidades que prestam assistência às pessoas com deficiência e a sociedade em geral a participarem deste importante momento de discussão”, disse Lenice Carneiro.


DIA NACIONAL DO SURDO

Dia: 26/09

Hora: 8 às 12h
Local: Auditório Jimmy – Funad

8h30 – Hino Nacional em Libras
Maurício Marques (Instrutor Surdo)
Hino da Funad em Libras
Aleandra Martins (Intérprete de Libras)

8h40 – Abertura
Drª Simone Jordão Almeida (Presidente da Funad)

9h- Homenagem aos Instrutores Surdos e Profissionais da Área da Surdez- Lenice Carneiro (Coordenadora da Codapa)

9h – Fala do Coordenador do CAS
Filippe Paulino Soares (Coordenador do CAS)

9h15 – Apresentação Musical
Samara Spinelli (Instrutora Surda)
Lindomar Ferreira (Intérprete de Libras)

9h30 – Funad: 20 anos em Prol à Pessoa Surda
Millena Seventh (Instrutora Surda)

10h10 – A Criança Surda e Língua de Sinais Brasileira
Ênio Affonso(Instrutor Surdo)

11h15 – A História do Hino Nacional em Libras
Mauricio Marques (Instrutor Surdo)

Dia: 27/09

Horário: 8 às 12h
Local: Auditório Jimmy – Funad

8h30 – Hino Nacional em Libras
Maurício Marques (Instrutor Surdo)
Hino da Funad em Libras
Aleandra Martins (Intérprete de Libras)

8h45 – Apresentação Artística
Samara Spinelli (Instrutora Surda)
Lindomar Ferreira (Intérprete de Libras)

9h00 – A Cultura Surda
Samara Spinelli (Instrutora Surda)

9h40 – ASJP, CBDS e LINEDS: Construindo a Comunidade Surda.
Francisco Radger Ramalho(Instrutor Surdo)

10h20 – Oralismo, Comunicação Total e Pedagogia Surda
Ms. Luiz Cláudio Nóbrega(Instrutor Surdo)

11h15 – A Luta e o Crescimento do Surdo na Educação e no Mercado de Trabalho.
Gerson Ramalho Júnior (Instrutor Surdo)


Polícia divulga retrato falado de suposta aliciadora de presídio do PA

A Polícia Civil divulgou no sábado (24) o retrato falado da suspeita de aliciar mulheres para presos da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, na zona rural do município de Santa Izabel do Pará (a 50 km de Belém). Identificada como “Ane”, ela teria levado uma adolescente de 14 anos ao local, que diz ter sido estuprada por quatro dias pelos detentos até conseguir fugir.
Mulher identificada como Ane teria levado adolescente de 14 anos para presídio no Pará (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Mulher identificada como Ane teria levado adolescente de
14 anos para presídio no Pará (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
 
 
Segundo a polícia, a suposta aliciadora teve a imagem do rosto elaborada a partir do depoimento prestado por uma adolescente à Divisão de Atendimento ao Adolescente, onde o caso é apurado. Trata-se de uma pessoa de cor parda, cabelos alisados e escuros com mechas vermelhas, cerca de 1,6 metro de altura e com idade aproximada a 25 anos, informou. A mulher tem ainda uma tatuagem no lado interno do antebraço esquerdo com a palavra "Tiago". A polícia pede que, quem souber do paradeiro da mulher, deve ligar para o Disque-Denúncia. A ligação é gratuita e anônima.





O caso
No dia 17 de setembro, quando o caso foi divulgado, 20 funcionários da unidade prisional, além do diretor da Colônia, foram exonerados. A Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) do Pará anunciou que começou a revisar o cadastro de todos os visitantes das unidades prisionais do estado com o objetivo de descobrir irregularidades ou visitas ilegais que estejam ocorrendo. Além disso, novas inscrições de visitantes terão maiores exigências e serão conferidas por servidores treinados.
 
 
Na terça-feira (20), o major Francisco Mota Bernardes também foi exonerado do cargo de superintendente da Susipe. O novo chefe dos presídios do Pará, o também major da PM Mauro Barbas, determinou que agentes da Susipe, com apoio da Polícia Militar, realizem revistas em todas as casas penais para verificar irregularidades. Nas revistas foram encontradas armas brancas, drogas, e celulares. Agentes que faziam parte de esquema de repasse de celulares a detentos foram presos.
 
 
Após fugir da colônia penal em Santa Izabel do Pará, a garota prestou depoimento à Polícia Civil e afirmou que, além dela, outras duas menores também estariam dentro da unidade tendo relações com os presos, diz o delegado responsável pelo caso, Fabiano Amazonas, da Divisão de Atendimento ao Adolescente. A colônia agrícola abriga 350 presos. A Susipe fez uma busca na colônia penal, mas as garotas não foram encontradas. A Polícia Civil também trabalha para identificar os presos que participaram dos estupros. Segundo a Susipe, os investigadores ainda não solicitaram o depoimento de detentos sobre o caso.



O conselheiro Benilson Silva, responsável pelo caso da garota, afirmou ter recebido ameaças de morte pelo telefone por ter denunciado o fato à imprensa e às autoridades.
 
 
“Recebi já três telefonemas de ameaças, falando que iam me matar. Ligaram direto para o meu celular de um número restrito. Eu sou o alvo porque fui o primeiro a fazer as denúncias sobre o caso”, disse Benilson ao G1.


Segurança
Relatórios endereçados à Susipe enviados pela direção da colônia penal antes dos presídios mostram históricos de fugas, a entrada de mulheres nos alojamentos e suspeitas de tráfico de drogas e de armas.
 
 
No inicio do mês, a direção da unidade informou em um memorando que adolescentes frequentavam a colônia e que não iria permitir que a unidade se tornasse uma “casa de prostituição”. O documento também alerta sobre a existência de armas de fogo nos alojamentos e diz que os agentes prisionais estavam sendo ameaçados por detentos. No domingo (18), após uma revista, um dos agentes prisionais anotou no livro de ocorrências a presença de seis mulheres no alojamento.


Fonte: G1SP