quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Com oferta de 195 mil bolsas, inscrições serão abertas em 14 de janeiro


Estarão abertas em 14 de janeiro próximo as inscrições de candidatos a bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação. O período se estenderá até o dia 19 do mesmo mês. A oferta para o primeiro semestre de 2012 é de 195.030 bolsas — 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade.

Com a oferta do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC, de 108.552 vagas em instituições públicas, chega a 303.582 o número de oportunidades de ingresso no ensino superior para os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011.

No processo do ProUni haverá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. Ao inscrever-se, o candidato poderá escolher até duas opções de curso e de instituição. A portaria que regulamenta o processo será publicada nos próximos dias.

A primeira chamada será divulgada em 22 de janeiro. A partir do dia seguinte, até 1º de fevereiro, o candidato pré-selecionado terá prazo para comparecer à instituição de ensino para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 15.

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866, em janeiro) por pessoa. Além de ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

Espera — Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas.

O período para manifestação de interesse na lista irá de 22 a 24 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, em 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março.

Criado em 2004, o ProUni já concedeu 919 mil bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.


Confira a oferta de bolsas de estudos do ProUni por unidade da Federação


Fonte: Portal MEC

Último ditador argentino é condenado a 15 anos de prisão

Foto: AP Ampliar
Reynaldo Bignone durante julgamento em Buenos Aires (foto de arquivo)
 

O último ditador da Argentina, o ex-general Reynaldo Bignone (1982-1983), foi condenado nesta quinta-feira a 15 anos de prisão por crimes contra a humanidade cometidos na prisão clandestina de "El Chalet", localizada dentro de um hospital público durante o regime militar que governou o país entre 1976 e 1983.

A sentença ditada nesta quinta-feira pelo Tribunal Oral Federal Número 2 de Buenos Aires contra Bignone se soma as duas penas de prisão perpétua que o ex-general de 83 anos recebeu em julgamentos anteriores por crimes da ditadura.

O tribunal também condenou e ordenou a prisão imediata do ex-brigadeiro Hipólito Rafael Mariani a oito anos de prisão e o civil Luis Muiña a 13 anos de prisão pelos delitos de privação ilegal de liberdade e torturas impostas a pessoas que estiveram detidas ilegalmente no hospital estatal de Posadas, na periferia de Buenos Aires, durante a ditadura.

Segundo o jornal argentino Clarín, um quarto acusado, Argentino Ríos, não esteve presente em juízo por "razões de saúde", mas será julgado assim que se reestabelecer.

Bignone e os outros dois acusados se negaram nesta quinta-feira a se pronunciar antes da divulgação da sentença. O julgamento começou em outubro e constitui o quarto contra o último ditador argentino, em prisão domiciliar por causa de sua avançada idade.

Ele foi o responsável por negociar a transição para a democracia após assinar uma lei de anistia depois cancelada e ordenar a destruição de todos os documentos sobre detenções, torturas e assassinatos de desaparecidos. Ele responde também pelo roubo de bebês durante o regime militar.

A causa do hospital de Posadas é uma das que foi reaberta na Argentina após a derrogação parlamentar em 2003 das "leis do perdão", que livraram de responsabilidade mais de 1 mil pessoas vinculadas com violações aos direitos humanos durante a ditadura e cuja nulidade foi confirmada em 2005 pela Corte Suprema.



Fonte: IG

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Número de assaltos a agências dos Correios sobe 22% este ano na PB

As agências das Empresas Brasileiras de Correios e Telégrafos sofreram pelo menos 65 assaltos em 44 cidades na Paraíba este ano. O número é 22% maior em relação à quantidade de ações criminosas registradas no ano passado, um total de 53. Conforme levantamento baseado em notícias publicadas pelo G1, os alvos preferenciais foram estabelecimentos localizados na região Agreste. Segundo o gerente dos Correios em Campina Grande, José Leite, os pontos mais vulneráveis estão localizados em cidades de pequeno porte e que movimentam grandes quantias de dinheiro.

Apesar do número de assaltos deste ano ter superado a quantidade registrada em 2010, o diretor regional dos Correios na Paraíba, José Antônio Trajano, descartou o fechamento de unidades. Em vez de sucumbir à pressão dos criminosos, ele informou que a empresa vai fortalecer sua atuação no estado e já definiu os municípios que ganharão mais pontos de atendimento.

Em novembro, a empresa divulgou que fez um estudo sobre os pontos de maior risco entre as 236 agências em funcionamento no estado. A partir da análise, foi traçado um plano de segurança a ser colocado em ação a partir de janeiro de 2012, quando os Correios atuarão como correspondentes do Banco do Brasil.

Mapa demonstra cidades que tiveram agências dos Correios assaltadas na Paraíba (Foto: Fernanda Paiva/G1)(Ilustração: Fernanda Paiva/G1 PB)
 
Alegando questão de segurança, a assessoria de imprensa da instituição não divulgou o número oficial de agências atacadas nem o valor do investimento para a segurança, mas adiantou que as ações propostas incluem a contratação de vigilantes e a instalação de portas giratórias nas agências localizadas nos pontos mais 'vulneráveis'.

A modernização dos equipamentos de vigilância eletrônica é outra preocupação. Segundo Trajano, um novo sistema vai permitir que o setor de segurança dos Correios monitore ao vivo todas as agências do estado. "Nosso objetivo é facilitar o trabalho das polícias, porque o tempo de aviso das ocorrências irá diminuir em muito, facilitando a ação das autoridades de segurança”, explicou em entrevista à TV Paraíba.



Fonte: G1

PMJP confirma pagamento do Prêmio Escola Nota 10 para esta quarta‏

A Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura Municipal de João Pessoa anuncia para esta quarta-feira (28) o pagamento do 14º Salário aos professores da rede municipal de ensino, referente ao Prêmio Escola Nota 10. De acordo com a secretária de Administração, Laura Farias, os dados já foram processados e o salário será creditado na conta de todos os funcionários da rede municipal.

“Recebemos e processamos os dados da Secretaria de Educação e faremos o pagamento do prêmio de incentivo aos funcionários da educação da Capital de acordo com a relação enviada pela Sedec, nesta quarta-feira”, afirmou Laura Farias. O pagamento será feito através das agências do Banco do Brasil.

No último dia 16, os gestores da rede municipal de ensino participaram de uma solenidade no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), onde acompanharam os números da 3ª edição do Prêmio Escola Nota 10. Todas as 93 escolas da rede atingiram o Índice de Excelência em Educação, com percentuais entre 50% e 90%. Na ocasião, o prefeito Luciano Agra garantiu que o prêmio, correspondente a um 14º salário, seria pago ainda este ano.

“Estamos conseguindo resgatar a qualidade do ensino nas escolas públicas. E mais, o equilíbrio financeiro da Prefeitura nos permite que possamos pagar ainda este ano essa premiação”, declarou Luciano Agra durante a solenidade.

Apenas neste mês de dezembro, a Prefeitura realizou o pagamento da segunda metade do 13º salário a todos os servidores, no dia 20, incluindo pela primeira vez os prestadores de serviço; paga nesta terça-feira (27) o salário do mês de dezembro e nesta quarta-feira (28) faz o pagamento do Prêmio Nota 10.

Investimentos – Além de uma premiação pelo reconhecimento dos serviços prestados pelos profissionais na educação com as crianças e adolescentes de João Pessoa, o prefeito também já anunciou investimentos para o próximo ano, visando melhorar ainda mais a qualidade do ensino e das dependências das escolas, para propiciar uma melhor integração entre os alunos e a rede de ensino.

Entre os investimentos, Luciano Agra anunciou a reforma e ampliação de todas as unidades de ensino, o dobro do número de escolas tempo integral, a construção de um almoxarifado para a Secretaria de Educação e Cultura e a entrega da ampliação da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.
 
 

Fonte: SECOM/PMJP

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Pai suspeito de embriaguez bate em recém-nascido na Grande SP

Um pedreiro de 19 anos foi preso em flagrante, após agredir o filho de apenas um mês dentro da própria casa, no domingo (25) de Natal, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Segundo a Polícia Civil, o homem era suspeito de embriaguez.

Ainda de acordo com informações da polícia, a mãe, de 15 anos, disse ter deixado o bebê com o pai por alguns instantes, que não foram revelados. Quando retornou, ela teria percebido que a criança estava machucada e a levou para o Hospital da Criança, no centro da cidade.

O bebê tinha lesões na face, no braço e uma suspeita de traumatismo craniano, que por volta das 19h10 não havia sido confirmada pelo hospital.

Ainda na unidade hospitalar, o homem teria confessado as agressões à PM, segundo a Polícia Civil, que solicitou um exame de corpo de delito ao pedreiro. O caso foi registrado no 1º DP de Guarulhos.

Assista ao vídeo:





Fonte: R7

Prefeito assina convênio de obra que liga zona Sul à orla da Capital


Melhorar o tráfego de veículos e diminuir o tempo de trajeto entre a zona Sul com a orla da Capital. Esses são os principais objetivos do convênio assinado na manhã desta segunda-feira (26) pelo prefeito Luciano Agra e o governador Ricardo Coutinho, que vai permitir a ligação viária entre os bairros do Castelo Branco, Bancários e Altiplano. A solenidade foi realizada no Palácio da Redenção, na Capital.

O prefeito Luciano Agra destacou a união entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Governo do Estado para a execução da obra, a melhoria no trânsito e os benefícios diretos para a população dos três bairros e das localidades no entorno. “Acabamos de construir essa parceria com o Governo do Estado, onde a PMJP não só fez o planejamento, como também está alocando recursos do Tesouro para somar com recursos próprios do Estado da Paraíba, e assim colocar em prática a mobilidade de João Pessoa. Estamos construindo em vários cenários as condições para que a mobilidade avance”, disse.


Trabalho intenso em 2012 - Luciano Agra ainda lembrou as demais obras viárias em execução na cidade. “O trabalho vai continuar intenso em 2012. Nós temos mais de 200 ruas em fase de execução ou para entrar em execução”, afirmou Agra, contando ainda que a PMJP está preparando o segundo pacote de recuperação de ruas.

O governador Ricardo Coutinho falou que o convênio entre o PMJP e o Governo do Estado busca criar alternativas de mobilidade urbana. “O aumento do número de veículos faz com que as nossas principais avenidas estejam completamente inviabilizadas em alguns locais.

A Beira Rio, dando acesso ao Altiplano, é um dos espaços com maior ocupação progressiva ao logo desses últimos tempos. Efetivamente precisamos ter uma alternativa à Beira Rio. Essa alternativa será as Vias do Atlântico. Vai se poder sair de toda a zona Sul da cidade, atingir o HU (Hospital Universitário) e de lá, em um curto espaço de um quilômetro chegar ao Altiplano”, disse Ricardo Coutinho, ressaltando que a preocupação não é apenas com a Beira Rio, mas com as vias dos Bancários, que também serão beneficiadas.

Vias do Atlântico – O projeto de ligação viária entre os bairros do Castelo Branco, Bancários e Altiplano, chamado de ‘Vias do Atlântico’, que integra o projeto ‘Caminho Livre, foi elaborado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria de Infraestrutra (Seinfra) e Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans). O orçamento foi feito – em torno de R$ 9,1 milhões – e repassado ao Governo da Paraíba. A responsabilidade das obras será do Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

Segundo o diretor de Planejamento do DER, Ademilson Montes Ferreira, a ligação entre os bairros do Castelo Branco, Altiplano e Bancários será feita por pistas duplas, terá canteiro central, ciclovia e calçadas laterais. “Quem sair do Altiplano vai chegar até a alça, em 15 minutos, mesmo caminhando, chega à Cidade Universitária. A mesma coisa serve para quem sair dos Bancários. Quem chegar à rua Luiz Gonzaga, pega a alça até a Cidade Universitária e em 15 minutos estará no Altiplano”, disse.


Acessos – A ligação entre os bairros do Castelo Branco, Altiplano e Bancários será feita no prolongamento da avenida Delmiro Diniz, chegando ao contorno da Cidade Universitário. Quase em frente ao Hospital Universitário Lauto Wanderley (HULW), será construído um giradouro. Desse giradouro saíra uma via em direção ao Altiplano, até chegar à rua Henrique Sales Monteiro, que se liga na primeira esquina com a rua Helena Freire, que por sua vez, paralelo ao mar, corta todo o Altiplano chegando até próximo à avenida Beira Rio.

A ligação com os Bancários também saíra do giradouro em frente ao HU e chegará até a rua bancária Eunice de Ramalho. Desse ponto ela segue até a rua Luiz Gonzaga de Andrade e desce até encontrar a bancários Waldemar Mesquita Accioly (três ruas), que tem ligação à direita e à esquerda com a Rosa Lima dos Santos, que poderá descer até encontrar a rua João Rodrigues Alves. Outra opção é seguir à esquerda por outra rua até chegar à avenida Hilton Souto Maior.



Fonte: ASCOM/PMJP

Governo divulga datas de feriados nacionais de 2012

O governo federal divulgou nesta segunda-feira os dias de feriados nacionais e de pontos facultativos do ano de 2012 para cumprimento pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo. O primeiro feriado nacional é dia 1º de janeiro. Já os dias 20 e 21 de fevereiro (segunda e terça-feira de carnaval) é considerado ponto facultativo, assim como a quarta-feira de Cinzas (22 de fevereiro) até às 14h. 

Dia 6 de abril, sexta-feira em que celebra-se a Paixão de Cristo, também será ponto facultativo. O dia 21 de abril (sábado), é feriado nacional, dia de Tiradentes, e o dia 1º de maio (terça-feira), Dia Mundial do Trabalho. 

O dia 7 de junho (quinta-feira), dia de Corpus Christi, é considerado também ponto facultativo. Os outros feriados são o dia 7 de setembro (sexta-feira), dia da Independência do Brasil; 12 de outubro (sexta-feira), dia de Nossa Senhora Aparecida; 28 de outubro (domingo), dia do Servidor Público (feriado da categoria); 2 de novembro (sexta-feira), Finados; 15 de novembro (quinta-feira), Proclamação da República; 25 de dezembro (terça-feira), Natal. Os dias 24 de dezembro e 31 de dezembro (segundas-feiras) são ainda considerados ponto facultativo. 

As datas dos feriados foram publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira, em portaria do ministério do Planejamento.


Fonte: IG

Capes aprova novos cursos de pós-graduação da UFPB

Capes aprova novos cursos de pós-graduação da UFPB

Para a aprovação de mais 7 cursos da UFPB, foram consideradas a qualificação e experiência do corpo docente, a infraestrutura física e os compromissos da Universidade quanto ao apoio prioritário ao curso. Atualmente encontram-se em funcionamento na Universidade 49 cursos de mestrado, 26 de doutorado, totalizando 75.  Física é o mais bem conceituado da instituição.

Quatro novos cursos de mestrado e mais três de doutorado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.

Foram aprovados os doutorados de Administração, Modelos de Decisão e Saúde, com nota 4. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, no Campus de João Pessoa - obteve nota 5, nos níveis de Mestrado e Doutorado. Também foram aprovados os mestrados em Ciência Animal (Campus de Areia), Ciências Agrárias - Agroecologia - no Campus de Bananeiras; e os de Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas, e Psicologia, no Campus I - aprovados com notas 3 e 4, respectivamente.

As propostas dos cursos de Psicologia Social e Ciência Animal foram aprovadas durante a 131ª Reunião do Conselho Técnico Científico (CTC) da Capes, ocorrida no período de 12 a 16 deste mês, em Brasília. Ao todo, foram aprovadas sete propostas da UFPB.

Os cursos aprovados da UFPB foram avaliados por cerca de 700 consultores de 45 áreas do conhecimento. Eles verificaram se as propostas enviadas pelas instituições de ensino, por meio do Aplicativo para Propostas de Cursos Novos, atendiam ao padrão de qualidade.

Para a aprovação dos 7 cursos da UFPB, foram consideradas a qualificação  e experiência do corpo docente, a infraestrutura física e os compromissos da Universidade quanto ao apoio prioritário ao curso.

Segundo Newton Costa, Coordenador Geral da Pós-Graduação, a UFPB dispõe de cursos de pós-graduação em João Pessoa, Areia, Bananeiras e no Campus do Litoral Norte, que compreende os municípios de Mamanguape e Rio Tinto, com os mestrados em Ecologia e Antropologia que foram criados recentemente.

“Atualmente encontram-se em funcionamento na UFPB 49 cursos de mestrado, 26 de doutorado - totalizando 75.  O Programa de  Pós-graduação em Física é o mais bem conceituado,  tem conceito 6 pela Capes”, relatou o Coordenador da Pós-Graduação, Newton Costa.

Informações e esclarecimentos a respeito da aprovação desses 7 cursos pela Capes no endereço eletrônico http://www.prpg.ufpb.br/portal/ ou no telefone (83) 3216-7217.


Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo

domingo, 25 de dezembro de 2011

2012 terá ao menos 10 novas leis que mexem com seu bolso; saiba quais

Pelo menos 10 novas regras que interessam à população entram em vigor a partir do início de 2012. São leis, resoluções ou decretos aprovados, em sua maioria, durante o ano de 2011 com início de vigência para o começo de 2012. Confira abaixo algumas das principais mudanças que podem mexer com seu bolso.
 
CONFIRA NOVAS REGRAS QUE ENTRAM EM VIGOR NO COMEÇO DE 2012
Dinheiro (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Salário mínimo
A presidente Dilma Rousseff assinou antes do Natal decreto que aumenta o salário mínimo de R$ 545 para R$ 622. O aumento de R$ 77 começa a começa a valer a partir de 1º de janeiro, para pagamento a partir de fevereiro.
Microempresário (Foto: jornal da Globo)
Micro e pequenas empresas
Empresas com faturamento anual acima de R$120 mil vão ter seus impostos reduzidos entre 12% e 26% em relação ao que pagavam anteriormente. Outra novidade é que o pequeno empreendedor poderá constituir empresa sem necessidade de sócio.
Carteira de Trabalho (Foto: CACB)
Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas
É um documento que comprovará inexistência de débitos junto a Justiça do trabalho, permitindo, assim, acesso por parte de empresas a empréstimos, programas de incentivo fiscais e participação em licitação pública.
Ministro da Saúde visita sala renovada do Incor (Foto: Letícia Macedo/ G1)
Planos de saúde
Os planos deverão cumprir 69 novos procedimentos, como exames, cirurgias e consultas a partir de 1º de janeiro. Além disso, a ANS decidiu manter por um período a cobertura a demitidos e aposentados a partir de feveriro. Os planos alertam que as mudanças pode levar a reajustes.
Lei antifumo (Foto: Vanessa Bahé/G1)
Cigarros
O imposto do cigarro terá aumento gradativo nos próximos quatro anos. O preço mínimo do maço em 2012 será de R$ 3 e, em 2015, R$4,50.
Placas (Foto: Reprodução / TV Globo)
Placas refletivas
Todos os veículos emplacados a partir deste ano deverão colocar placas refletivas, que tem um custo maior. Além disso, motos possuirão placas maiores.
Mala que é mochila. Ou o contrário. (Foto: Divulgação)
Compras no exterior
Turistas internacionais que retornarem ao Brasil não precisarão entregar declaração de bagagem, caso as compras não ultrapassem a cota de US$ 500 para a chegada ao país por avião ou mar e de US$ 300 por via terrestre.
Caminhão da Hyundai prioriza a versatilidade (Foto: Reprodução/AutoEsporte TV)
Poluentes
Todos os caminhões e ônibus fabricados a partir de 2012 deverão utilizar um agente redutor de enxofre, formado na combustão. Há receito de alta nos preços por conta das mudanças.



Fonte: G1

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

PMJP convoca 273 classificados em concurso do Magistério

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, assinou, no final da manhã desta quinta-feira (22), a nomeação e convocação de 273 pessoas classificadas no concurso do Magistério, realizado no ano de 2007. O edital de número 14/2011 é o último referente a este concurso, que convocou 1.200 pessoas para preenchimento de cargos na educação, 209 a mais do que o número de vagas disponibilizadas no edital de convocação, que foi de 991.

“Com esta convocação, a Prefeitura de João Pessoa dá continuidade à sua política de administração pública. Mais que garantir o ingresso de novos profissionais, temos a certeza que a iniciativa irá contribuir para a qualidade da nossa rede de ensino, com reflexos inclusive no sistema previdenciário municipal, porque amplia a base de arrecadação, garantindo pensão e aposentadoria para todos”, afirmou o prefeito.

Na relação de convocados, constam os nomes de aprovados para ocupar vagas em nove cargos do magistério. Segundo o edital, assinado pela secretária de Administração, Laura Farias, foram chamadas quatro pessoas para preencher as vagas restantes de Assistente Social Escolar; seis psicólogos; 48 professores de Artes Cênicas; 19 de Artes Visuais; dois de Ciências; 50 de Educação Física; seis de Geografia; 11 de Música, todos da Educação Básica II, além de 127 professores da Educação Básica I.

De acordo com Laura Farias, com este edital, o Governo Municipal finalizou o processo de convocação de aprovados no Concurso do Magistério, chamando mais pessoas do que a quantidade de vagas oferecidas. “Convocamos mais pessoas do que o número de vagas que foram informadas no edital de abertura do concurso porque ao longo deste período encontramos a necessidade de suprir algumas carências da educação municipal. Assim, demos chances a mais pessoas que não seriam convocadas, embora tenham sido aprovadas, mas que não estavam dentro do número de vagas”, declarou.

Entre os cargos nos quais foram convocadas mais pessoas, Laura destacou a disciplina de Português, que segundo o edital de abertura do concurso disponibilizava 34 vagas, mas foram convocadas, ao todo, 70 pessoas. Em Matemática, foram disponibilizadas 19 vagas e convocados 57 aprovados. A secretária deixa claro, no entanto, que dos 927 convocados nos editais anteriores, 148 não tomaram posse e, por isso, foram convocadas mais pessoas agora pra preencher todas as vagas do edital.

Apresentação – Para a posse, os convocados devem, em até 30 dias a partir da data de publicação do edital no Semanário, levar os resultados de exames clínicos, que podem ser realizados nos serviços públicos ou particulares da Capital, à Junta Médica Municipal, situada na Rua Francisca Moura, 395, Centro, das 8h às 12h, para o exame médico pré-admissional. A lista de exames está disponível no edital de convocação.

De posse do documento do exame médico pré-admissional concedido pela Junta Médica, o profissional deverá se apresentar na Divisão de Posse (Dipoc), da Secretaria de Administração (Sead), localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

No ato da posse, os convocados devem apresentar os seguintes documentos (original e cópia): Registro de Identidade (RG); Cadastro de Pessoa Física (CPF); Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição; documento militar para o sexo masculino; carteira do PIS ou Pasep (se já teve emprego anterior); Carteira de Trabalho (CTPS); comprovante de residência; diploma; Certificado de Especialização Médica; registro no Conselho; Certidão de Casamento; registro de nascimento de filhos menor de 14 anos e/ou portador de deficiência; duas fotos 3X4 recentes e conta bancária no Banco do Brasil.


Clique no link para lista completa dos convocados



Fonte: ASCOM/PMJP

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

PMJP inicia entrega de fardamento escolar no dia 16 de janeiro



O fardamento dos alunos da rede municipal de ensino começa a ser entregue no dia 16 de janeiro e as escolas iniciam o ano letivo 2012 em 6 de fevereiro. Já os Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), terão apenas um recesso de fim de ano e retornam às aulas no dia 4 de janeiro. As unidades educacionais de João Pessoa encerram as atividades deste ano nesta quinta-feira (22).

A coordenadora de Educação Infantil, Kátia Cilene, explicou que os Creis vão iniciar as atividades antes a pedido dos pais. “Pela primeira vez os Creis irão funcionar durante o mês de férias. Foi uma forma de atender a necessidade dos pais que trabalham fora e não tinham onde deixar os filhos nesse período”.

De acordo com a secretária de Educação, Ariane Sá, os alunos dos Centros de Referência serão agraciados com novidades em janeiro. “A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) continua investindo na educação infantil e comprou brinquedos e parques internos para inovar o ambiente”, contou.

A renovação das matrículas dos antigos alunos da rede municipal de João Pessoa já foi feita automaticamente. Os estudantes novatos que queiram ingressar no Ensino Fundamental I e II para o ano de 2012 vão ter que esperar até o dia 3 de janeiro, quando começa o período de matrículas, que se estende até o dia 31.

Documentação – Para os novatos, no ato da matrícula será exigido histórico escolar, xerox da certidão de nascimento, duas fotos 3×4 e o cartão de vacinação para os alunos do Creis. O aluno que não tiver em mãos alguns desses documentos pode fazer a matrícula, mas terá um prazo de 45 dias para apresentar a documentação exigida.

Inclusão social – Os alunos com necessidades podem procurar a escola mais próxima de sua residência, acompanhado do pai ou responsável, e solicitar a vaga. No caso das crianças com deficiência auditiva, a Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Educação está montando uma turma de alfabetização para alunos surdos com idade entre seis e sete anos. Os interessados devem entrar em contato através do telefone 3218.9285.

Fardamento – O fardamento escolar, composto por camisa, bermuda, meia, tênis e mochila, começa a ser entregue para os antigos alunos a partir do dia 16 de janeiro. Já para os novatos, a distribuição será feita ainda no mês de fevereiro.


Fonte: ASCOM/PMJP

Paraíba tem 131 mil habitantes morando em 90 favelas, diz IBGE

A Paraíba tem 130.927 pessoas, 3,5% da população, morando em 90 favelas distribuídas pelo estado. A publicação dos aglomerados subnormais foram divulgados nesta quarta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e faz parte do Censo Demográfico 2010.

Segundo o instituto, um aglomerado subnormal é um conjunto de no mínimo 51 unidades habitacionais, que podem ser barracos, casas ou outras moradias consideradas carentes. Esses conjuntos são fruto de ocupação ilegal de terra. Podem ser favelas, invasões, grotas, baixadas, comunidades ou vilas. Ela faz parte do Censo Demográfico 2010.

Em 2010, 6% da população do Brasil, mais de 11 milhões de pessoas, morava em aglomerados subnormais, distribuída em mais de 3 milhões de domicílios particulares, o que corresponde a 5,6% do Brasil. Na Paraíba, o Censo identificou 36.380 domicílios particulares localizados em aglomerados subnormais.

No Nordeste, dos 70 municípios com aglomerados subnormais, 52 deles (2,9%) se localizavam nas regiões metropolitanas. A região metropolitana de João Pessoa é composta por 1.193.892 habitantes, sendo que 8,5% mora em favelas, 101.888. Na capital são 91.351 pessoas morando em favelas. Em Campina Grande são 29.039. Em Bayeux, 7.835 habitantes. Já em Cabedelo são 2. 090 e em Santa Rita são 612 pessoas.


Fonte: G1

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Laudo não esclarece morte de irmãs e Polícia pede exumação dos corpos

Mais de 45 dias depois da morte das irmãs Kauêne Geovania da Silva, de 2 anos e 6 meses e Suzane Ferreira Vieira da Silva, de 1 ano e 3 meses, a causa da morte continua um mistério. O laudo final do Gemol divulgado hoje pela delegada Joana D’arc, que investiga o caso, não esclareceu a causa da morte e a Polícia vai pedir a exumação dos corpos para tentar esclarecer o que de fato aconteceu.

O caso ganhou grande repercussão em todo estado, depois que o pai das meninas, Kaio Felipe, 22 anos, foi acusado das mortes e de abusar sexualmente das crianças. As irmãs foram sepultadas no dia 12 de novembro, no cemitério do bairro do Cristo Redentor.

Kauêne faleceu no hospital de Emergência e Trauma, enquanto que Suzane morreu na manhã de sexta-feira, 11, no hospital infantil Amip, ambos em João Pessoa, ambas vitimas de hemorragia. Após descartada a hipótese de estupro, a Polícia começou a trabalhar com a possibilidade de envenenamento.

Porém, após a falta de conclusão do laudo do Gemol, somente após a exumação dos corpos, é que uma nova linha de investigação deve ser traçada.


Fonte: WSCOM

Prefeito inaugura dez novos leitos para usuários do Caps no Rangel



“Esse serviço mudou a minha vida. Antes eu vivia 24 horas no álcool e não tinha pretensão a nada. Hoje quem mudou tudo ao meu redor completamente foi o Caps”, esse foi o depoimento de Aluísio Barbosa, um dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas David Capistrano (CAPS AD III) durante a inauguração de dez novos leitos para usuários que estão em período de desintoxicação e abstinência, segunda-feira (19) , no bairro do Rangel, na rua José Soares, S/N.

Na oportunidade o prefeito Luciano Agra ressaltou a importância de um serviço que forneça assistência ao usuário e, ao mesmo tempo, uma maior tranquilidade à família. “Um serviço que dará uma maior assistência às pessoas em condições de fragilidade gerada pelo consumo de álcool e outras drogas e melhorará a qualidade de vida das famílias, pois elas podem ter a esperança de mudança nas pessoas afligidas pelo vício”, enfatizou Luciano Agra.

Cristina Barbosa, esposa de Aluísio, confirma o benefício. “Ele era uma pessoa completamente diferente e não tinha nenhum horizonte e nem mesmo tomava banho. Hoje em dia ele pode viver e até mesmo planejar um futuro com a família”, afirmou Cristina Barbosa.


O funcionamento 24h dos leitos do Caps é primeiro na rede municipal, no qual os usuários em abstinência podem passar um período de 7 a 15 dias nos leitos para acompanhamento da equipe interdisciplinar formada por médicos clínicos, psiquiatra, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.

“A equipe oferece a possibilidade do atendimento do usuário de álcool e drogas em serviços da comunidade, diminuindo assim os internamentos em hospitais psiquiátricos, mostrando outras atividades de cuidado”, salienta a diretora do Centro, Ana Karina de Almeida Soares.

Serviço – O trabalho oferecido pelo Caps beneficia, atualmente, 480 usuários de substâncias psicoativas com idade a partir de 18 anos, fornecendo um serviço que atende a pessoas com transtornos relacionados a uso e abuso de álcool e drogas.

Dentre as oficinas realizadas no Caps, os usuários têm acesso à educação em saúde, oficina de redução de danos, grupo de prevenção em recaída, orientação sobre os problemas do alcoolismo, grupos de arte terapia, oficina de música, combate ao tabagismo e oficina de relaxamento.

Segundo dados oferecidos pela direção do serviço, dos 480 usuários do Caps, 65% procuram o serviço com problemas de álcool e apenas 35 dos 480 são usuários de crack. “Cerca de 90% dos usuários são de homens e a droga de maior demanda é o álcool, em torno 65%. O problema do crack é grande, mas o álcool afeta a todos os usuários que nos procuram”, argumentou Karina.



Fonte: ASCOM/PMJP

Juiz decreta internação de menores suspeitos de matar professor na PB

Professor Valderi Carneiro foi assassinado no dia 9 de julho em Campina Grande (PB) (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Valderi Carneiro foi assassinado em 9 de julho em
Campina Grande (Foto: Reprodução/TV Paraíba)

O juiz da Vara da infância e Juventude da comarca de Campina Grande, Gutemberg Cardoso Pereira, determinou nesta terça-feira (20) as internações de dois adolescentes apontados como responsáveis pela morte de um professor no dia 9 de julho deste ano. Os rapazes de 15 e 16 anos de idade poderão passar até três anos cumprindo medida socioeducativa em um abrigo da cidade e também poderão ser reavaliados a cada seis meses depois deste período.

De acordo com o advogado Gilberto Aureliano, que representa todos os adolescentes citados na denúncia, outros dois menores de idade receberam advertências do juiz. Eles são suspeitos de facilitar a fuga dos rapazes que teriam matado o professor. Um maior de idade também investigado é considerado foragido.

Conforme o inquérito entregue pela Polícia Civil à Promotoria da Infância e Juventude, o professor de Português Valderi Carneiro dos Santos, de 44 anos, foi assassinado dentro do quarto de uma pousada no Centro da cidade. Os dois adolescentes teriam sufocado e provocado lesões no corpo da vítima com pedaços de latas de cerveja.

Para a delegada Cassandra Duarte, que conduziu as investigações, houve indícios de homofobia no crime. Segundo ela, o desentendimento aconteceu porque os adolescentes teriam recusado pedidos do professor durante um programa sexual.

Os adolescentes estão detidos no abrigo provisório de Campina Grande desde 21 de agosto. Desde então, o pedido de internação feito pelo Ministério Público Estadual havia sido renovado. O advogado chegou a entrar com um pedido de habeas corpus para que os suspeitos respondessem em liberdade, o que foi negado.



Fonte: G1

'Vamos recorrer', diz governador da PB sobre suspensão da 'bitributação'

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, anunciou nesta terça-feira (20) que vai recorrer da decisão do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a lei estadual de dupla cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em compras feitas pela internet. A lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador na segunda-feira (12) foi questionada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A declaração de Coutinho foi dada em entrevista coletiva durante visita a Campina Grande. Segundo ele, a decisão da Justiça deve ser cumprida, porém o Estado tem o direito de recorrer. Ele defendeu sua postura como correta e descartou o uso do termo 'bitributação'.

"O que existe é uma disputa de preços, onde um é menor em determinado local porque se baseia na diminuição do imposto. É uma pauta nacional que eu não só concordo como defendo. Com isso, não quero aumentar preço de nada. Só quero que a concorrência seja sadia e proteger o nosso comércio e a indústria. É um dever meu enquanto governador", explicou.

Conforme a lei, a cobrança dupla isenta compras pela internet que tenham valor inferior a R$ 500. Nas demais compras, o consumidor terá que pagar 17% de ICMS, valor cobrado na Paraíba, mesmo que a taxa determinada pelo estado que vendeu o produto seja menor. Caso a pessoa opte por adquirir um produto que tenha 7% de ICMS, ele terá que complementar com os outros 10%. O produto ficará nos Correios e o comprador deverá retirá-lo na agência, que se responsabilizará em recolher o imposto complementar.

No despacho da liminar concedida pelo ministro Joaquim Barbosa na segunda-feira (19), consta que a suspensão da dupla cobrança terá que ser comunicada imediatamente ao governo da Paraíba e à Assembleia Legislativa. O ministro já tinha concedido uma liminar semelhante no caso do Piauí.

A proposição da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a vigência da lei foi solicitada pela OAB da Paraíba, após análise da Comissão de Estudos Tributários da entidade. A ação foi assinada pelo presidente da OAB nacional, Ophir Cavalcanti.



Fonte: G1

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Atuação da polícia atinge mais pequenos traficantes, diz estudo

Uma pesquisa do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que os pequenos traficantes ou os usuários de drogas são mais reprimidos pela polícia do que os grandes traficantes. O levantamento, feito no Estado de São Paulo a partir da análise de 667 autos de flagrante de tráfico de drogas, constatou que a média das apreensões ficou em 66,5g de drogas.

Em apenas 7% das 2.239 apreensões observadas os acusados portavam mais de 100 gramas de maconha, e em apenas 6,5% estavam com a mesma quantidade ou mais de cocaína. A pesquisa ouviu 71 profissionais do sistema de Justiça Criminal (promotores, delegados, juízes, e defensores públicos) das cidades de São Paulo, Santos e Campinas.


“Muitos dos nossos entrevistados disseram ter a sensação de enxugar gelo. Ou seja, de fato, essa política repressiva aos pequenos traficantes ou usuários não tem resultado no combate efetivo ao tráfico de drogas. Se esse é o objetivo, esse objetivo não está sendo alcançado”, diz a coordenadora da pesquisa, Maria Gorete Marques de Jesus.


Foto: AE
USP revela que pequenos usuários são os mais atingidos.
Na foto, região da Cracolândia em SP (22/07)


Quanto ao registro de antecedentes criminais dos detidos por tráfico, a pesquisa mostrou que 57% dos acusados não apresentavam antecedente e que 43% apresentaram algum registro, dos quais 17% haviam sido processados por crime de tráfico. O estudo verificou ainda que 84% das pessoas apreendidas não contaram com a assistência de advogado no momento da prisão.

Como não há defensores públicos nos distritos policiais, somente acusados que puderam contratar um advogado particular foram defendidos judicialmente no momento seguinte à prisão. Entre o que foram assistidos pela Defensoria Pública (61% dos casos), o contato com os defensores públicos demorou, em média, entre três e cinco meses para ocorrer.

“Mesmo que o detido seja apenas um usuário, ele só vai ter, meses depois, possibilidade de defesa, para poder dizer para o juiz que ele, na verdade, estava com a droga para consumi-la e não para traficar”, ressalta a coordenadora.


Fonte: IG

Planos de saúde terão prazo para agendar consultas

As operadoras de planos de saúde deverão garantir aos consumidores a marcação de consultas, exames e cirurgias nos prazos máximos definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). No caso de consultas básicas - pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia - o prazo máximo será de sete dias úteis. A regra começa a valer a partir da segunda-feira de 19 de dezembro.

Leia também:
Além de estabelecer um prazo máximo para o atendimento, que vai de três a 21 dias, a norma também determina que cada operadora de plano de saúde deverá oferecer pelo menos um serviço ou profissional em cada área contratada.

"A ANS não pode interferir na capacidade de atendimento dos prestadores e sim regular para que haja no mínimo uma alternativa disponível, ou seja, a operadora deverá garantir o atendimento no tempo previsto, mas não exatamente com o profissional de escolha do beneficiário", afirmou, em comunicado, a diretora adjunta de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Carla Soares. 

De acordo com a ANS, as empresas de planos de saúde que não obedecerem aos prazos definidos sofrerão penalidades e, em casos de descumprimentos constantes, poderão passar por medidas administrativas. 

Entre os demais prazos, as consultas em outras especialidades médicas terão um prazo máximo de 14 dias úteis. Já o prazo para marcar consultas com fonoaudiólogo, nutricionistas, psicólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapia será de dez dias. Já os serviços de diagnóstico o prazo máximo será de três dias. Os casos de urgência e emergência o atendimento deverá ser imediato.


Fonte: IG

Ataque cardíaco mata líder norte-coreano Kim Jong-il aos 69 anos


Um ataque cardíaco é a provável causa da morte do líder norte-coreano Kim Jong-il, revelada nesta segunda-feira (19) pela TV estatal KCTV. O recluso e enigmático ditador tinha 69 anos e morreu no sábado (17), mas a notícia só foi divulgada dois dias depois, para tristeza do povo da Coreia do Norte, que o tinha como o “Querido Líder”, e para surpresa das potencias ocidentais.

Kim Jong-il morreu às 8h30 do último sábado (horário local, 21h30 de sexta-feira em Brasília), em razão de provável infarto, causado pela “fadiga física” durante uma viagem de trem, durante a qual faria “inspeções de campo”, segundo informações da rede norte-coreana publicadas pela agência sul-coreana Yonhap.

Kim Jong-il tinha sofrido uma apoplexia (doença cerebral que afeta os sentidos e os movimentos) em agosto de 2008 e desde então havia numerosos rumores sobre seu estado de saúde, com indicações de que ele sofreria de doenças do coração e diabetes. Ainda assim, o líder norte-coreano carregou até o fim da vida o gosto por cigarros, conhaque e cozinha gourmet. Recentemente, havia feito viagens à China e Rússia, nas quais fazia questão de desmentir as suspeitas sobre a fragilidade de sua saúde.

A morte do líder norte-coreano fez com que o presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, colocasse as Forças Armadas do país em “alerta máximo”, além de convocar uma reunião de emergência em Seul, capital do país.

O funeral do líder norte-coreano está marcado para o próximo dia 28 de dezembro (horário de Pyongyang). O país comunista permanecerá de luto até o dia seguinte, segundo a agência estatal KCNA. O corpo de Kim Jong-il ficará no Palácio Memorial de Kumsusan, que abriga o corpo embalsamado do “grande líder” Kim Il-sung, e é um dos principais pontos de visita da fechada Coreia do Norte.

O que o futuro reserva para o país ainda é um mistério. Em setembro de 2010, Kim Jong-il indicou o seu terceiro filho, Kim Jong-un, como provável sucessor. Ele irá presidir o funeral do pai, de acordo com a agência.

Perfil polêmico e passado místico marcaram vida de Kim Jong-il

As aparições sempre foram raras, o que tornaram Kim Jong-il uma figura pouco conhecida para o grande público, sobretudo ocidental. Era um dos líderes mais misteriosos do mundo, vindo de um país do qual também pouco se sabe, a não ser a respeito do polêmico programa nuclear, da extrema pobreza de sua população e dos conflitos políticos e até militares com a Coreia do Sul.

Filho do fundador da Coreia do Norte, Kim Il-Sung, Kim Jong-il assumiu o país em 1994, após um ataque cardíaco matar o então líder norte-coreano desde o armistício da Guerra da Coreia, em 1953, depois de três anos de conflitos.

Kim Jong-il foi preparad por 20 anos para assumir o cargo de chefe máximo da Coreia do Norte. Contudo, poucos detalhes se sabem a respeito. Não há sequer uma informação 100% apurada sobre o seu local e data de nascimento. Enquanto diplomatas e historiadores acreditam que o ditador nasceu em 1941, na Sibéria, onde seu pai estava exilado na União Soviética, as autoridades norte-coreanas asseguram que Kim nasceu em 1942, em um acampamento no monte Paektu, considerado uma terra sagrada na mitologia coreana.

É popular em Pyongyang a crença de que o nascimento foi acompanhado pelo aparecimento de uma estrela brilhante no céu e um arco-íris duplo, que tocou a terra.

Pouco se sabe sobre sua formação, a não ser que Kim Jong-il se formou na Universidade Kim Il-sung, uma das muitas instituições concebidas em homenagem ao seu pai. Eram tempos da Guerra Fria, e a Coreia do Norte esteve envolta em diversas crises durante o período, como a captura de um navio norte-americano em 1968. Há relatos que viveu como um playboy durante a juventude, o que explicaria o seu fascínio pela cultura ocidental.

Com a morte de Kim Il-Sung, Kim Jong-il assumiu o comando do país e sempre foi adorado pelo povo norte-coreano. Não há uma casa ou edificação no país que não tenha uma imagem dele e de seu pai, “líderes incomparáveis” para a população. O estilo do líder sempre chamou a atenção e até gerou comentários irônicos diante da baixa estatura, dos inseparáveis óculos escuros, e o corte de cabelo singular. Se tornou o estereótipo do ditador dos tempos pós-Guerra Fria.

No Ocidente, o então presidente americano George W. Bush incluiu a Coreia do Norte de Kim Jong-il como parte do “eixo do mal”, ao lado de Irã e Iraque. Livros escolares sul-coreanos não são muito elogiosos ao líder norte-coreano, retratando-o como um “verdadeiro diabo”.

Os poucos que o conheceram o descrevem como alguém “sincero”, “flexível” e “esperto”. Foi assim que sempre negociou com as potencias ocidentais, utilizando o seu programa nuclear para barganhar acordos e doações para um país falido e com alto índice de pobreza (cerca de 2 milhões de pessoas – 10% da população – morreu nos anos 90 em decorrência da fome e dos desastres naturais negligenciados pelo governo).

Durante os seus 17 anos no poder, Kim Jong-il viveu um grande isolamento, tendo na China e Rússia os seus principais parceiros comerciais e políticos. Também manteve relações com outras nações ditatoriais, como a Síria, a qual inclusive teria ajudado em seu programa nuclear. Com poucos apoios, travou muito da sua política externa na base das ameaças, diversas delas endereçadas aos sul-coreanos, mas algumas mais assustadoras para outras nações. Como os testes com mísseis no mar do Japão, que causaram pânico entre os japoneses.

Filho mais novo é favorito a assumir o poder

Kim Jong-il deixa três filhos e, a princípio, todos são candidatos a sucedê-lo. O mais velho, Kim Jong-nam, seria a escolha natural, mas desde 2008 o líder norte-coreano pareceu preferir o terceiro da linhagem, Kim Jong-un.

Kim Jong-un, que se acredita que tenha nascido por volta de 1983 da terceira mulher de Kim Jong-il, consolidou sua posição como futuro líder da Coreia do Norte desde que em setembro de 2010 foi nomeado general de quatro estrelas e membro da direção do Partido dos Trabalhadores. Segundo o Ministério de Unificação sul-coreano, Kim Jong-un está envolvido em decisões econômicas e assuntos intercoreanos, ao mesmo tempo em que colocou pessoas de sua confiança dentro da estrutura de poder do regime, como o Exército e os organismos de segurança.



Fonte: R7

Defesa Social entrega certificados a 160 crianças e jovens do bairro Mandacaru

A Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds) entregou certificados a 160 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 e que assistiram a aulas do Projeto Criança Cidadã, uma ação que integra o programa Paraíba Unida pela Paz. A solenidade ocorreu na manhã do sábado (17), no pátio da Academia de Ensino da Polícia (AEP), bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

Os certificados foram entregues a são alunos da Escola Municipal Violeta Formiga, localizada no bairro de Mandacaru. As 160 crianças e jovens tiveram aulas de ética, convivência democrática, direitos humanos, inclusão social e educação física, totalizando 360 horas/aula.

De acordo com o secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, o projeto Criança Cidadã visa reduzir os índices de criminalidade e violência nas comunidades por meio de atividades esportivo-sociais e por meio da prevenção ao uso de drogas entre crianças e jovens carentes em estado de vulnerabilidade social.

As atividades do projeto ocorreram em horário integral aos sábados, com direito às três refeições para os participantes. A aluna Gisnayle Cibelle de Lima Belo recebeu do secretário Cláudio Lima a muda de uma planta simbolizando a semente do projeto Criança Cidadã.

O secretário Cláudio Lima revelou que o Projeto Criança vem sendo realizado desde o início do ano e tem um grande alcance social. São crianças carentes que até já estão perguntando se continuarão no projeto. O secretário planeja articular com outras secretarias para ampliar o Criança Cidadã.

A diretora pedagógica da Academia de Ensino de Polícia, Anne Caroline Carneiro Maciel, destaca que o programa tem apoio do Ministério da Justiça e as crianças foram escolhidas por estarem em situação de vulnerabilidade no bairro de Mandacaru. Elas tiveram aulas objetivando o desenvolvimento da cultura de paz com a prática da não violência.



Fonte: ASCOM/GOVPB

PMJP paga 13º nesta terça e anuncia salário de dezembro para dia 27

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) paga nesta terça-feira (20) a segunda metade do 13º salário e anuncia o pagamento do salário de dezembro para o dia 27 para todos os servidores da ativa e inativa. A PMJP tem duas folhas de pagamento este mês, mas o controle das contas públicas na atual gestão do prefeito Luciano Agra permitiu até mesmo que o benefício do 13º salário seja pago, pela primeira vez, para os prestadores de serviço.
 
A secretária de Administração (Sead), Laura Farias, afirmou que este foi um ano de muitas ações voltadas para a política de valorização dos servidores e garantir os pagamentos em tempo hábil, principalmente no final do ano, é mais uma forma de demonstrar o reconhecimento com os servidores que fazem parte da gestão municipal.

“Pela primeira vez a PMJP está pagando o 13º salário aos prestadores de serviço. Os efetivos e cargos comissionados já tinham este direito adquirido por lei, mas Luciano Agra resolveu estendê-lo aos prestadores de serviço, garantindo a todos o mesmo benefício. A política de valorização do servidor implementada pelo prefeito está buscando trazer benefícios e direitos a todos os que compõem os quadros da PMJP”, explicou a secretária.

A primeira parcela do 13º salário foi paga no dia 21 de junho e todos os servidores receberam no mesmo dia. Com esta segunda parcela não será diferente. Nesta terça-feira, a segunda metade será creditada na conta de todos os servidores, inclusive aposentados e os pensionistas do Instituto de Previdência do Município (IPM).

Salário de dezembro – Já o pagamento do mês de dezembro ocorrerá no dia 27 (terça-feira) e também em um único dia para todos os servidores da PMJP. Desde o ano de 2005, a prefeitura vem realizando o pagamento dos salários dentro do mês trabalhado, antes do previsto por lei, beneficiando a todos.

“A prefeitura tem feito um esforço para pagar os salários dos servidores sempre dentro do mês trabalhado e neste mês de dezembro buscamos honrar com o propósito de valorizar nossos profissionais igualitariamente, como ocorre em todos os setores da PMJP, pagando as duas folhas. Isso só é possível porque o prefeito Luciano Agra tem todas as contas da prefeitura sob controle”, disse a secretária.

Os pagamentos são feitos através das agências do Banco do Brasil (BB).



Fonte:SECOM/PMJP

domingo, 18 de dezembro de 2011

INSS, Caixa e 12 órgãos abrem prazo para 20 mil vagas na segunda-feira

Pelo menos 14 órgãos públicos abrem inscrições na segunda-feira (19) para 19.975 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 9.070,93 no Instituto Nacional do Seguro Social.

Só a Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, oferece 14.987 vagas. Já a Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu 1.992 vagas. No caso do INSS são 1.875 vagas.

Os órgãos que abrem as inscrições na segunda-feira são os seguintes: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Caixa Econômica Federal, Conselho Federal de Educação Física, Hospital Universitário Lauro Wanderley, na Paraíba, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Militar de São Paulo, Prefeitura de Amparo (SP), Prefeitura de Conceição da Feira (BA), Prefeitura de Guarujá (SP), Prefeitura de Parnamirim (RN), Prefeitura de Pirapemas (MA), Prefeitura e a Câmara Municipal de Santa Rita do Trivelato (MT), Prefeitura de São Vicente Ferrer (PE) e Prefeitura de Sebastião Leal (PI).

INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou abertura de concurso para 1.875 vagas. Ao todo, são 375 vagas para o cargo de perito médico previdenciário e 1,5 mil para técnico do seguro social. As vagas são distribuídas nas Agências da Previdência Social nos 26 estados e Distrito Federal. No caso dos médicos, o salário chega a R$ 9.070,93. Para os técnicos, a remuneração alcança R$ 4.496,89 com gratificações e auxílio alimentação (veja aqui o edital).

O concurso era um dos mais esperados do ano devido ao grande número de vagas de nível médio. O concurso realizado em 2008 para 1,4 mil vagas de técnico do seguro social e 600 para analista do seguro social, de nível superior, teve cerca de 600 mil inscritos. Cerca de 508 mil candidatos fizeram as provas.

O edital foi publicado no "Diário Oficial da União" entre as páginas 220 e 236 da Seção 3.

Para o cargo de técnico será exigido certificado de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau) ou curso técnico equivalente. Para perito é exigido diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em medicina e registro regular no Conselho Regional de Medicina.

O candidato poderá concorrer aos dois cargos, mas deverá optar pela mesma Gerência Executiva (cidade de realização das provas).

As inscrições serão pelo site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br) a partir das 10h da próxima segunda-feira (19) até 14h de 11 de janeiro de 2012. As inscrições vão custar R$ 61,70 e R$ 51,70, respectivamente para médicos e técnicos. Os candidatos também podem se inscrever em postos listados no anexo III do edital.

Para o cargo de perito médico previdenciário a seleção será realizada por meio de provas objetivas e de títulos; para o cargo de técnico do seguro social a seleção será realizada por meio de provas objetivas.

Para técnico serão aplicadas provas de conhecimentos gerais nas disciplinas de ética no serviço público, regime jurídico único, noções de direito constitucional, língua portuguesa, raciocínio lógico e noções de informática, além de prova de conhecimentos específicos, relacionados à legislação previdenciária.

Para perito as provas de conhecimentos gerais terão língua portuguesa, ética no serviço público, noções de direito constitucional e noções de direito administrativo. haverá ainda prova de conhecimentos específicos.

Para ambos os cargos, as provas objetivas terão caráter eliminatório e classificatório, sendo considerados eliminados os candidatos que não obtiverem, no mínimo, cumulativamente, 30% de acertos na prova de conhecimentos gerais; 30% de acertos na prova de conhecimentos específicos; 40% de acertos no total de ambas as provas.

A aplicação das provas objetivas para o cargo de perito médico previdenciário está prevista para o dia 12 de fevereiro de 2012, no período da manhã, e para o cargo técnico do seguro social, no período da tarde.

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal abriu concurso público para formação de cadastro de reserva para o cargo de médico do trabalho. O salário é de R$ 5.801,00. O candidato deve ter diploma de conclusão de curso de graduação em medicina e certificado de conclusão de curso de especialização em medicina do trabalho (veja aqui o edital).

O concurso abrange o Distrito Federal, Pará, Paraná, Goiás, Pernambuco e Rio de Janeiro.

A inscrição deverá ser efetuada somente via Internet, de 19 de dezembro a 8 de janeiro, pelo site www.cesgranrio.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 70,00.

O concurso público consistirá de três etapas: provas objetivas, avaliação de títulos e exames médicos admissionais.

Os candidatos aprovados na avaliação de conhecimentos serão convocados para a realização da avaliação de títulos. Após a realização avaliação de títulos, os candidatos classificados serão convocados para a realização dos exames médicos admissionais, observada a necessidade de provimento e a ordem de classificação.

As provas serão aplicadas, simultaneamente, nas cidades de Belém/PA, Brasília/DF, Curitiba/PR, Goiânia/GO, Recife/PE e Rio de Janeiro/RJ.

O Conselho Federal de Educação Física (Confef) abriu concurso público para 2 vagas em cargos de nível fundamental e médio. Os candidatos vão trabalhar na cidade do Rio de Janeiro.

O cargo de nível médio é para auxiliar do departamento de controle de desempenho e finanças e o posto de nível fundamental é para faxineiro. Os salários são de R$ 850 a R$ 1.236,65, respectivamente.

Salários chegam a R$ 9.070,93 no Instituto Nacional do Seguro Social.www.cetroconcursos.org.br. A taxa é de R$ 42 para o cargo de faxineiro e R$ 57 para auxiliar do departamento de controle de desempenho e finanças.
A prova objetiva para o posto de faxineiro terá 40 questões sobre língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico e conhecimentos específicos. O exame para auxiliar também terá 40 questões sobre língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico, legislação específica do Confef/Crefs, conhecimento específico e elaboração de texto relacionado aos conhecimentos específicos.

A prova será realizada no dia 12 de fevereiro, no período da manhã, na cidade do Rio de Janeiro.


Hospital Universitário Lauro Wanderley

O Hospital Universitário Lauro Wanderley, que é ligado à Universidade Federal da Paraíba e fica em João Pessoa, lançou um edital de concurso público com 67 vagas para médicos, enfermeiros e técnicos, nos níveis intermediário e superior. O salário varia de R$ 1.821,94 de nível intermediário a R$ 2.989,33 de nível superior.

As inscrições deveram ser feitas apenas através da internet, no período de 19 de dezembro a 5 de janeiro de 2012, no endereço eletrônico www.ufpb.br/concursos. Após a conclusão do processo, os candidatos deverão imprimir a ficha de inscrição e o boleto bancário para efetuar o pagamento da taxa. A inscrição custará R$ 100 para a função de nível superior e de R$ 60 para os cargos de nível médio.

Para cargos de nível superior estão previstas vagas de: enfermeiro (5), farmacêutico bioquímico (1); médicos nas áreas de anestesia (1), cardiologia (3), cirurgia cardíaca (1), cirurgia geral (1), clínica médica (4), dermatologia (1), endoscopia digestiva (1), ginecologia geral (2), hematologia (1), infectologia (2), medicina intensiva geral adulto (11), medicina intensiva neonatal (2), medicina intensiva pediátrica (1), neonatologia (2), neurologia (1), obstetrícia (4), oftalmologia (1), pediatria (2), radiologia (2) e reumatologia (1). Já para os de nível intermediário são oferecidas vagas para as categorias de técnico de enfermagem (16) e técnico em radiologia (1).

O concurso será composto de duas fases. A primeira é uma prova escrita objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, que será aplicada em 5 de fevereiro de 2012. E a segunda é uma prova teórico-prática também eliminatória e classificatória que acontecerá no período entre 12 a 16 de março.

O processo seletivo será válido por dois anos, a partir da publicação do Edital de Homologação do resultado final no Diário Oficial da União, e poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da UFPB.


Polícia Militar do Estado de São Paulo

A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu concurso para 1.992 vagas para o serviço auxiliar voluntário, os chamados policiais temporários. O cargo é de nível fundamental. Os policiais irão prestar serviço pelo prazo de um ano, podendo ser prorrogado por, no máximo, igual período. Os postos são na cidade de São Paulo, região metropolitana e interior do estado (a lista completa está no anexo E do edital). A remuneração é de dois salários mínimos, o que equivale a R$ 1.090 (veja aqui o edital).

Entre os requisitos para posse estão ter entre 18 e 23 anos, ter concluído o ensino fundamental ou equivalente, ter aptidão física comprovada por testes físicos realizados na Polícia Militar, estar em situação de desemprego, não registrar antecedentes criminais, não ser beneficiário de qualquer outro programa assistencial e não haver outro beneficiário do Serviço Auxiliar Voluntário na família.

As inscrições devem ser feitas de 19 de dezembro de 2011 a 30 de janeiro de 2012 no site www.vunesp.com.br. A taxa de inscrição será de R$ 20,00.

O processo seletivo será composto de prova escrita, prova de condicionamento físico, investigação social e análise de documentos.

A prova escrita será aplicada dia 11 de março de 2012, às 14h, nas cidades de Araçatuba; Araraquara; Bauru; Campinas; Ourinhos; Osasco; Piracicaba; Presidente Prudente; Registro; Ribeirão Preto; Santo André; Santos; São José do Rio Preto; São José dos Campos; São Paulo e Sorocaba. O candidato deverá, no ato da inscrição, optar por um dos municípios para realização da prova.

A prova terá três horas de duração e será composta de questões de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais.


Polícia Militar de Santa Catarina

A Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) abriu concurso público para 12 vagas temporárias de professor e formação de cadastro de reserva. A seleção é para o ano letivo de 2012.

Os candidatos vão atuar na área de docência de língua espanhola e português instrumental para o curso de Formação de Soldados 2011 – turmas 3 e 4 e curso de Formação de Oficiais do Centro de Ensino da Polícia Militar.

Os salários variam de acordo com a formação acadêmica do candidato. Quem possui o título de graduação recebe R$ 17,41 hora/aula, para especialização o valor é de R$ 22,85 hora/aula, a remuneração de mestrado é de R$ 27,20 hora/aula e doutorado R$ 38,08 hora/aula. A carga horária é de 30 horas/aula

Os candidatos devem ter concluído o ensino superior e ter disponibilidade para trabalhar das 8h às 12h e das 14h ás 18h em uma das Organizações Policiais Militares (OPMs) de Florianópolis, Lages, Balneário Camboriú, Chapecó, Joinville, Criciúma, Blumenau, Itajaí e Jaraguá do Sul e ainda, no CEPM de Florianópolis.

Para se candidatar, os interessados devem acessar o site www.sef.sc.gov.br, clicar em DARE ON LINE e preencher o DARE. No campo “receita” é preciso preencher “TAXAS”, em “tipo de receita” inserir “Tipo de Receita: 3123 - TAXA POR ATO DA POLÍCIA MILITAR” e em “classe de serviço” colocar “6 - INSCRIÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO DA POLÍCIA MILITAR”. Também é necessário inserir CPF, nome completo, telefone e valor da taxa, que é de R$ 20. Em seguida, o documento DARE deve ser impresso e pago em uma agência bancária.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 19 e 22 de dezembro, das 13h30 às 17h30 nas sedes dos quartéis da PM: CEPM – Florianópolis (Rua Madre Benvenuta, 265), 2ª RPM – Lages (Rua Mato Grosso, 297), 3ª RPM - Baln. Camboriú (Rua México, 1191), 4ª RPM – Chapecó, (Avenida Getúlio Vargas, 1965N), 5ª RPM – Joinville (Rua Aquidaban, 75), 6ª RPM – Criciúma (Rua Vereador Matias Ricardo Paz, s/n°), 7ª RPM – Blumenau (Rua Almirante Tamandaré, 1501), 1º BPM – Itajaí (Rua Felipe Schmidt, 257) e 14º BPM - Jaraguá do Sul (Rua Gustavo Hagedorn, 880).

É preciso levar RG, diploma do curso de graduação e comprovante de pagamento da taxa de R$ 20 no ato da inscrição.

A prova será realizada entre os dias 7 e 11 de janeiro.


Prefeitura de Amparo (SP)

A Prefeitura de Amparo (SP) abriu processo seletivo para 20 vagas e cadastro de reserva. A seleção é para contratação temporária de professores para o ano letivo de 2012. Os salários vão de R$ 723,25 a R$ 1.591,14.

As vagas são para professor de educação básica, professor de telessalas em atividades específicas de 5ª a 8ª série e ensino médio e professor de educação física.

Para participar do concurso, os candidatos devem ter licenciatura plena na área.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 19 de dezembro e 3 de janeiro de 2012 pelo site www.amparo.sp.gov.br.

A prova está prevista para o dia 15 de janeiro de 2012. O processo seletivo tem validade de 1 ano.


Prefeitura de Conceição da Feira (BA)

A Prefeitura de Conceição da Feira (BA) abriu concurso público para 92 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 545 a R$ 1.455,76.

Os postos de nível superior são para advogado, assistente social, bibliotecário, enfermeiro, engenheiro, farmacêutico bioquímico, médico, nutricionista, odontólogo, pedagogo, professor de séries iniciais e professor de matemática, geografia, história, inglês, ciências, educação física e educação artística.

Os cargos de nível médio são para almoxarife, fiscal de transportes, auxiliar de secretaria, agente administrativo, técnico em enfermagem, técnico em laboratório, técnico em vigilância sanitária e técnico em vigilância epidemiológica.

As vagas de nível fundamental são para auxiliar de serviços gerais, agente de portaria, merendeira, motorista, operador de máquinas pesadas, operador de motoniveladora e auxiliar de desenvolvimento infantil.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.consultorialideranca.com.br entre os dias 19 de dezembro e 6 de janeiro de 2012. A taxa é de R$ 40 para nível fundamental, R$ 50 para nível médio e R$ 80 para nível superior.

Os candidatos também podem se inscrever presencialmente na Escola Vivaldo Bittencourt Mascarenhas, localizada na Rua Cinco Portas, s/nº (Centro), das 9h às 12h e das 14h às 18h.

A prova objetiva será aplicada no dia 12 de fevereiro de 2012.

Prefeitura de Guarujá (SP)

A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, abriu concurso público e processo seletivo para 14.987 vagas em todos os níveis de escolaridade na área de educação. Do total, 737 são vagas imediatas e 14.250 são para formação de cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 638,12 a R$ 1.635,93.

No concurso público são 4.756 vagas, sendo 406 imediatas e 4.350 para formação de cadastro para diversos níveis de escolaridade. As vagas de nível superior são para professor de educação básica I, professor de educação básica III em língua portuguesa, professor de educação básica II em história, professor de educação básica III em geografia, professor de educação básica III em matemática, professor de educação básica III em ciências, professor de educação básica III em língua inglesa, professor em educação básica III em educação artística, professor de educação básica II em educação física, professor de educação especial em deficiência intelectual, professor de educação especial em deficiência auditiva, professor de educação profissional em mecânica, professor de educação profissional em química, professor de educação profissional em contabilidade e psicopedagogo.

Os cargos de nível médio são para auxiliar de desenvolvimento infantil, secretário escolar e instrutor de libras. Os candidatos que possuem nível fundamental podem se inscrever para os postos de auxiliar administrativo, cozinheiro e motorista.

No processo seletivo são 10.231 vagas, sendo 331 imediatas e 9.900 para formação de cadastro. As vagas de nível superior são para professor de educação básica I substituto, professor de educação básica II em língua inglesa, língua portuguesa, história, geografia, matemática, ciências, educação artística e educação física, professor de educação especial em deficiência intelectual, auditiva e visual, e professor de educação profissional em mecânica, química e contabilidade.

O processo seletivo terá validade de 1 ano e pode ser prorrogado por igual período.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 19 de dezembro e 4 de janeiro de 2012 pelo site www.guaruja.sp.gov.br. A taxa varia de R$ 20 a R$ 50.

As provas serão realizadas no dia 29 de janeiro de 2012. A prova prática para o cargo de motorista acontece no dia 26 de fevereiro de 2012.


Prefeitura de Parnamirim (RN)

 
Os cargos de nível superior são para anestesiologista, assistente social, biólogo, bioquímico, cardiologista, cirurgião pediátrico, clínico geral, educador físico, enfermeiro, estatístico, farmacêutico, fiscal de vigilância (biólogo, bioquímica, odontólogo, enfermeiro, farmacêutico, farmacêutico industrial, nutricionista, veterinário, engenheiro sanitarista e sanitarista), fisioterapeuta, fonoaudiólogo, geneticista, ginecologista, neonatologista, neuropediatra, nutricionista, obstetra, odontólogo, pedagogo, pediatra, psicólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, veterinário e fiscal de tributos.

As vagas de nível médio são para agente em controle de zoonoses, auxiliar de nutrição, técnico em enfermagem, técnico em laboratório de análise clínica, técnico em nutrição e dietética, técnico em radiologia e agente de trânsito.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.funcern.br a partir de 19 de dezembro até 5 de janeiro de 2012. A taxa é de R$ 60 para nível médio e R$ 80 para nível superior.

Os candidatos também podem se inscrever presencialmente no campus Parnamirim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), localizado na Avenida Piloto Pereira Tim, BR-101, s/nº, loteamento Taborda, das 8h às 16h.

As provas serão aplicadas no dia 5 de fevereiro de 2012. Os locais e horários serão confirmados no cartão de inscrição.


Prefeitura de Pirapemas (MA)


Os cargos de nível superior são para professor do ensino fundamental, do 6º ao 9º, de matemática e língua portuguesa e professor de educação infantil e ensino fundamental do 1º ao 5º ano.

As inscrições podem ser feitas a partir das 10h do dia 19 de dezembro até 2 de janeiro de 2012 no site www.fsadu.org.br. A taxa é de R$ 60 para todos os cargos.

A prova de conhecimentos será realizada nos dias 21 e 22 janeiro de 2012. Os locais e o horário ainda serão divulgados.


Prefeitura de Santa Rita de Trivelato (MT)


Na prefeitura, os postos de nível superior são para assistente social, contador, enfermeiro, fisioterapeuta, médico clínico geral, nutricionista, odontólogo, professor educação infantil, professor ensino fundamental do 1º ao 5º ano, professor, psicólogo e treinador de esportes.

Os cargos de nível médio são para agente administrativo, agente de saúde ambiental, agente sanitário, almoxarife, assistente odontológico, auxiliar de biblioteca, auxiliar de saneamento, fiscal tributário, instrutor de informática, monitor de creche, recepcionista, secretária escolar e técnico em enfermagem.
As vagas de nível fundamental são para auxiliar administrativo, auxiliar de manutenção, auxiliar de serviços gerais, merendeira, motorista categoria C, motorista categoria D, operador de escavadeira hidráulica, operador de máquinas pesadas, zelador de limpeza e zelador de patrimônio.

Na Câmara, os cargos de nível superior são para contador e controlador legislativo, de nível médio para auxiliar administrativo I e de nível fundamental para recepcionista e serviços gerais de limpeza.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.grupoatame.com.br entre os dias 19 de dezembro e 5 de janeiro de 2012. A taxa é de R$ 30 para nível fundamental, R$ 50 para nível médio e R$ 70 para nível superior.

Os candidatos ainda podem se inscrever na agência dos Correios, localizada na Rua Marechal Rondon, 2.259 (Centro), e no Departamento de Água e Esgoto (DAE), localizado na Avenida São Luiz, 2.210 (Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h.

A prova objetiva será realizada no dia 29 de janeiro de 2012 e a prova prática em 12 de fevereiro para os cargos de motorista categoria C, motorista categoria D, operador de escavadeira hidráulica e operador de máquinas pesadas.


Prefeitura de São Vicente Ferrer (PE)

A Prefeitura de São Vicente Ferrer (PE) abriu concurso público para 422 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 545 a R$ 5.500 (veja aqui o edital).

Os cargos de nível superior são para assistente social, bioquímico, cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico plantonista, nutricionista, psicólogo, psicólogo educacional e professor (português, matemática, biologia, história, geografia e educação física).

Os postos de nível médio são para agente administrativo, auxiliar de biblioteca, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de contabilidade, auxiliar de enfermagem, auxiliar de secretaria, digitador, fiscal de obras, fiscal de rendas, professor do 1º ao 5º ano, professor de educação infantil, recepcionista, recepcionista hospitalar, técnico em controle interno, técnico em edificações, técnico em enfermagem e técnico em radiologia.

As vagas de nível fundamental são para agente comunitário de saúde, bombeiro hidráulico, carpinteiro, eletricista predial, mecânico de auto, operador de máquinas pesadas, pedreiro, pintor predial, coveiro, gari, lavadeira hospitalar, merendeira, servente de pedreiro e guarda patrimonial.

As inscrições podem ser feita pelo site www.idhtec.org.br entre os dias 19 de dezembro e 19 de janeiro de 2012. A taxa é de R$ 50 para nível fundamental, R$ 60 para nível médio e R$ 70 para nível superior.

Os candidatos também podem se inscrever no posto de inscrição localizado na PE 89, 24 (Centro), em frente a prefeitura, das 8h ás 12h e das 13h às 17h.

A prova será no dia 4 de março de 2012. Os locais e horários ainda serão confirmados.


Prefeitura de Sebastião Leal (PI)


Os cargos de nível superior são para médico PSF, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, procurador municipal, analista do tesouro municipal, supervisor pedagógico, professor classe A 20h - ensino infantil - 1ª a 4ª série, professor classe B nas disciplinas de português, inglês, matemática, ensino religioso, geografia e educação física.

As vagas de nível médio são para auxiliar de procuradoria, controlador municipal, auxiliar de controladoria, técnico em enfermagem, técnico em higiene dental e auxiliar administrativo.

Os candidatos que possuem nível fundamental podem se inscrever para os postos de motorista categoria B e auxiliar de serviços gerais.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 19 e 30 de dezembro na prefeitura, localizada na Avenida Ulisses Guimarães, s/nº (Centro), das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A taxa é de R$ 40 para nível fundamental, R$ 50 para nível médio, R$ 80 para o cargo de professor e R$ 100 para nível superior.

A prova objetiva acontece no dia 5 de fevereiro de 2012, às 8h.

A Prefeitura de Sebastião Leal (PI) abriu concurso público para 68 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 545 a R$ 5.000 (veja aqui o edital).A Prefeitura e a Câmara Municipal de Santa Rita do Trivelato (MT) abriu concurso para 62 vagas em todos os níveis de escolaridade e cadastro de reserva. Os salários vão de R$ 658,14 a R$ 8.549,94 (veja aqui o edital).A Prefeitura de Pirapemas (MA) abriu concurso para 99 vagas para professores de ensino infantil e fundamental. O salário é R$ 1.150 para 40 horas semanais (veja aqui o edital).A Prefeitura de Parnamirim (RN) abriu concurso para 277 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 545 a R$ 2.464,96 (veja aqui o edital).


Fonte: G1