quinta-feira, 29 de março de 2012

NOTA PÚBLICA sobre decisão do STJ que inocentou acusado de estupro de vulneráveis

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Secretaria de Direitos Humanos
 
NOTA PÚBLICA

Sobre a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que inocentou um homem da acusação de ter estuprado três meninas de 12 anos de idade, sob a alegação de que a presunção de violência no crime de estupro pode ser afastada diante de algumas circunstâncias, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) informa que encaminhará solicitação ao procurador Geral da República, Roberto Gurgel, e ao Advogado-Geral da União, Luiz Inácio Adams, para que analisem medidas judiciais cabíveis para reversão desta decisão.

Entendemos que os Direitos Humanos de crianças e adolescentes jamais podem ser relativizados. Com essa sentença, um homem foi inocentado da acusação de estupro de três vulneráveis, o que na prática significa impunidade para um dos crimes mais graves cometidos na sociedade brasileira. Esta decisão abre um precedente que fragiliza pais, mães e todos aqueles que lutam para cuidar de nossas crianças e adolescentes.

Sobre o acórdão do TJ de São Paulo, que manteve a absolvição do acusado, com a justificativa de que as vítimas, à época dos fatos, “já estavam longe de serem inocentes, ingênuas, inconscientes e desinformadas a respeito do sexo”, consideramos inaceitável que as próprias vítimas sejam responsabilizadas pela situação de vulnerabilidade que se encontram. Confiamos que o Poder Judiciário brasileiro fará uma reflexão sobre os impactos dessa decisão e terá condições de revertê-la, garantindo os Direitos Humanos de crianças e adolescentes.
 

Maria do Rosário Nunes
Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
 

Fonte: SDH com Portal Pró-Menino

Previdência Social admite que governo segura nomeações

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, admitiu nesta quinta-feira (29) que o governo está segurando nomeações de servidores federais que já passaram em concursos públicos em razão da entrada em vigor do novo regime de previdência aprovado na última quarta-feira (28) pelo Senado.

Com a Funpresp (Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais), os futuros servidores federais terão garantida pela União uma aposentadoria igual a que é paga aos trabalhadores regidos pelo Regime Geral da Previdência.

Segundo Garibaldi, esta é uma atitude tomada em consenso com os ministérios do Planejamento e da Fazenda.

- Há sempre uma discussão muito exaustiva sobre o tema. Essa nova realidade criada pode ser absorvida rapidamente.

Garibaldi não soube informar o volume de pessoas que esperam ser nomeadas. Ele disse ainda que as contratações de novos servidores agora ocorrerão só sob o novo regime.

- Se não, seria uma contradição 'exemplar'.

O ministro disse ainda que quem for nomeado a partir de agora não deve temer.
 
 
Fonte: R7

quarta-feira, 28 de março de 2012

Crianças e adolescentes estão lendo menos, indica pesquisa

Crianças e adolescentes estão lendo menos livros, segundo pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que a Fundação Pró-Livro vai publicar na tarde desta quarta-feira (28), elaborada em parceria com o Ibope Inteligência. De acordo com dados antecipados com exclusividade para o G1, o estudo do mercado dedicado a conhecer o perfil do leitor brasileiro apontou queda no índice de leitura em todas as faixas etárias de crianças e adolescentes.

VALE ESTE Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro (Foto: Editoria de Arte/G1)

Na primeira faixa etária, a das crianças (de 5 aos 10 anos), a média registrada foi de 5,4 livros por criança. Em 2007, porém, a mesma marca era de 6,9 livros por leitores desta faixa etária. Entre os pré-adolescentes (11 a 13 anos), o índice caiu de 8,5 livros em 2007 para 6,9 livros em 2011. Entre os adolescentes (14 a 17 anos), a média também caiu de 6,6 livros para 5,9 livros na pesquisa divulgada nesta quarta-feira (veja gráfico ao lado). “Esperamos que os cenários apresentados possam contribuir para a avaliação e a implementação de políticas públicas que melhorem os índices de leitura no Brasil”, destacou a presidente do Instituto Pró-Livro, Karine Pansa.

Entre as crianças, os livros infantis predominam no gênero preferido com 66%, seguido pelos livros didáticos (47%) e as histórias em quadrinhos (36%). Na faixa dos 11 aos 13 anos, os livros didáticos repetem a marca de 47%, seguidos pelos infantis (34%), quadrinhos (33%) e contos (30%). Na faixa etária de 14 a 17 anos, cresce a influência dos livros didáticos (55%), e aparecem os romances com 41%, contos (30%), livros de poesia (28%) e livros juvenis (26%).

A obrigação de ler o livro por exigência da escola é a maior motivação de crianças e jovens para a leitura, de acordo com a pesquisa. O índice neste item começa em 79% para crianças de 5 a 10 anos, e cai um pouco para 72% na faixa dos 11 a 13 anos, e para 70% dos 14 aos 17 anos.

O índice de leitura por prazer, gosto ou necessidade espontânea vai de 40% a 47% entre as crianças e jovens ouvidos na pesquisa.

A pesquisa mostra ainda que a Bíblia é um gênero muito presente na leitura de crianças e jovens, com média de 24% nas faixas etárias dos mais novos e na dos mais velhos.

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro (Foto: Editoria de Arte/G1)
 Fonte: G1

terça-feira, 27 de março de 2012

PMJP promove seminário ‘Gênero e Educação: boas práticas nas escolas’

Gestores e especialistas das escolas municipais de João Pessoa participam na manhã desta quarta-feira (28), do seminário “Gênero e Educação: boas práticas nas escolas”. A atividade acontece das 08h30 às 12 horas, no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), localizado na avenida Beira Rio – Expedicionários. O seminário faz parte da programação do Mês da Cidadania Ativa para as Mulheres, e está sendo coordenado pelas Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres e Educação.

Segundo a Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nézia Gomes a atividade tem o objetivo de incentivar os professores e gestores das escolas, a inserir este debate dentro da sala de aula. “A proposta é que este debate chegue até o ambiente escolar e faça refletir junto ao alunado questões sobre discriminação de gênero e outras vertentes”, comentou.

O evento terá a participação da professora Glória Rabay, do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre a Mulher e Relações de Sexo e Gênero (NIPAM), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Telma Virgínia Custódio, que é ex-professora do Projovem Urbano e Lígia Luis de Freitas que é doutoranda em Educação pela UFPB.

Durante o seminário também acontecerá os lançamentos do Concurso de Redação sobre as mulheres no poder, com premiação programada para junho deste ano, e o prêmio Boas Práticas em Gênero e Diversidade na Escola.

“A proposta é premiar as melhores práticas (Escolas e Centros de Referências de Educação Infantil/Creis) desenvolvidas no âmbito escolar com foco na diminuição da discriminação contra as mulheres”, disse a Secretária Nézia Gomes.

As inscrições para participar do Seminário podem ser feitas no dia e no local do evento. Maiores informações através do telefone 3221-4501 (Secretaria das Mulheres).


Fonte: ASCOM/PMJP

segunda-feira, 26 de março de 2012

Unipê realiza Ciclo de Debates Jurídicos; tráfico de pessoas é tema de palestra na noite desta segunda


 
Começou na manhã desta segunda-feira (26) e prossegue até a próxima quinta-feira (29), o Ciclo de Palestras e Debates Jurídicos – Direito e Desenvolvimento 2012.1, no Auditório do Espaço Cultural do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). O evento será realizado pela manhã e à noite, nos dias 26, 27 e 29 deste mês.

O tráfico de pessoas será o tema da palestra na noite desta segunda (26), a partir das 20h30, no Auditório do Espaço Cultural do Unipê. O Professor Felipe Augusto Forte de Negreiros Deodato falará sobre este crime.

Durante o Ciclo de Debates, também serão abordados os temas “As Travessias da Filosofia”, “Direito Tributário na OAB”, a “Efetividade dos Direitos Fundamentais” e, ainda, a “Prisão e a Liberdade Provisória”.

O coordenador do curso, professor Oswaldo Trigueiro do Valle, lembrou que os alunos participantes receberão certificado com 20 horas, de acordo com a portaria do MEC (Nº 1886/94).


PROGRAMAÇÃO

CICLO DE PALESTRAS E DEBATES JURÍDICOS –
DIREITO E DESENVOLVIMENTO 2012.1

LOCAL: AUDITÓRIO DO ESPAÇO CULTURAL DO UNIPÊ
 
DIA 26 DE MARÇO DE 2012.1 – (SEGUNDA-FEIRA)
NOITE: 20h30
TEMA: O CRIME DE TRÁFICO DE PESSOAS
PALESTRANTE: Professor FELIPE AUGUSTO FORTE DE NEGREIROS DEODATO
LOCAL: AUDITÓRIO DO ESPAÇO CULTURAL DO UNIPÊ

DIA 27 DE MARÇO DE 2012.1 – (TERÇA-FEIRA)
MANHÃ: 09h30
TEMA: AS TRAVESSIAS DA FILOSOFIA
PALESTRANTE: Professor FLAMARION TAVARES LEITE
LOCAL: AUDITÓRIO DO ESPAÇO CULTURAL DO UNIPÊ
NOITE: 19h30
TEMA: DIREITO TRIBUTÁRIO NA OAB
PALESTRANTE: Professor MANUEL CARLOS DE JESUS MARIA
LOCAL: AUDITÓRIO DO ESPAÇO CULTURAL DO UNIPÊ

DIA 29 DE MARÇO DE 2012.1 – (QUINTA-FEIRA)
MANHÃ: 09h30
TEMA: A EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS
PALESTRANTE: Professor ROGÉRIO MAGNUS VARELA GONÇALVES
LOCAL: AUDITÓRIO DO ESPAÇO CULTURAL DO UNIPÊ
NOITE: 19h30
TEMA: PRISÃO E LIBERDADE PROVISÓRIA
PALESTRANTE: Professor FRANCISCO ANTONIO DE SARMENTO VIEIRA
LOCAL: AUDITÓRIO DO ESPAÇO CULTURAL DO UNIPÊ


Fonte: Portal UNIPÊ

Sedh forma 400 técnicos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) realiza, nestas terça e quarta-feira (27 e 28), uma formação para 400 trabalhadores do Serviço Único da Assistência Social (Suas) que atuam no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O evento vai acontecer a partir das 8h, no Espaço Cultural, com o tema “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos”.

No primeiro dia, pela manhã, está programada a palestra “Gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no Sistema Único da Assistência Social”, proferida pela coordenadora geral de Medidas Socioeducativas do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Nívia Maria Polezer. Na parte da tarde, a palestra será “Orientações técnicas sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, com a diretora de Proteção Social  Básica do MDS, Ediane Pereira Dias.

Na quarta-feira, os participantes serão divididos em grupos. Na parte da tarde, será apresentado o Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil pela presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedca) e promotora do Ministério Público do Trabalho, Sônia Carvalho, e pela professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Senharinha Ramalho.

Trabalho infantil na Paraíba – O Peti existe em 210 municípios paraibanos, contribuindo para o enfrentamento e a erradicação de todas as formas de trabalho infantil. Dados da Sedh revelam que, em todo o Estado, são atendidos pelo programa cerca de 60 mil crianças e adolescentes.



Fonte: ASCOM/GOVPB

Escritora ministra palestra sobre artes para professores municipais

A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) promove na manhã desta terça-feira (27) uma palestra para os professores de artes da rede municipal de ensino com a professora Rosa Iavelberg, autora do livro ‘Arte – Guia e Recursos Didáticos’ destinado a alunos do Ensino Fundamental I. O encontro acontece das 8h as 12h, no Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), na Avenida Beira Rio. Na ocasião, a escritora vai passar subsídios aos professores de como utilizar melhor a obra em sala de aula.
 
A professora de Artes Consolação Policarpo esclarece que de forma pioneira, neste ano letivo 2012, todos os alunos do 1º ao 5º ano das escolas municipais estão recebendo da Prefeitura de João Pessoa o livro de artes, de acordo com o seu ano de estudo, que certamente irá propiciar uma melhor compreensão acerca da arte, na área visual, teatral e musical.

“O alunado sempre teve aula de artes, mas a partir de agora, a aula passou a ser mais dinâmica, rica, porque o aluno vai ter acesso à imagem e a conteúdos diversificados, uniformizando o ensino da arte”, destacou Consolação.

Escritora – Rosa Iavelberg é uma das autoras dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), na área de Artes, e diretora do Centro Universitário Mariantônia, da Universidade de São Paulo (USP) onde, desde 2003, é coordenadora do setor educativo, tendo realizado diversos projetos voltados à formação de professores da rede municipal e ao contato de alunos dessas escolas com arte contemporânea, como Lá Vai Maria, Artes e Temas Transversais e o mais recente Arte Passageira, entre outros. É também a coordenadora do Curso de Especialização em Linguagens das Artes, na mesma instituição.



Fonte: ASCOM/PMJP

Internet grátis em toda a João Pessoa funcionará em outubro, diz prefeitura



Após reportagem do Fantástico, que constatou falha no projeto que deveria oferecer internet gratuita e sem fio a João Pessoa, a prefeitura enviou nota nesta segunda-feira (26) negando as falhas no projeto Jampa Digital.

A administração municipal disse que houve um corte de R$ 22,3 milhões em recursos por parte do Governo Federal, o que teria provocado mudanças no projeto e o atraso na instalação do programa em sua totalidade.

Durante 30 dias, a reportagem do Fantástico tentou várias vezes conexões em diversos pontos da cidade e não obteve sucesso.

A prefeitura rebateu a informação e disse que existem problemas de conectividade apenas no trecho entre a de Tambaú e a Estação Cabo Branco, devido a falhas em um dos equipamentos, que, segundo a prefeitura, foi encaminhado ao fabricante, pois ainda está na garantia. Em outros quatro locais, a administração municipal disse que o sistema funciona normalmente e tem uma média diária de 300 acessos.

A administração admite que a conexão não está funcionando em alguns pontos da cidade e diz que o prazo para a conclusão do Jampa Digital é o dia 1º de outubro deste ano, segundo convênio firmado com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Segundo a administração, o Jampa Digital foi orçado em R$ 27 milhões, quando foi concebido em 2010, mas a prfeitura alega que o Governo Federal contingenciou os recursos e repassou apenas R$ 4,7 milhões e que ela investe R$ 1,5 milhão.

Governo federal
Confome informações do Portal da Transparência, o Ministério da Ciência e Tecnologia repassou R$ 4,756 milhões para  Prefeitura de João Pessoa em outubro de 2009. Procurado pelo G1, o ministério informou que a prefeitura tem até outubro para finalizar as atividades referentes ao convênio.

O ministério afirma que o projeto prevê a instalação de 20 torres de retransmissão,20 pontos de internet pública, 133 pontos de internet em equipamentos da área de educação, 65 da área de saúde, 33 de desenvolvimento social, 8 de Ciência de Tecnologia, 23 em unidades administrativas e 36 câmeras de monitoramento.

Uma prestação de contas parcial, feita em agosto de 2011, mostra que dos 20 pontos de internet pública, 11 foram instalados, conforme o Ministério da Ciência e Tecnologia. A pasta diz ainda que fez uma vistoria em João Pessoa nos dias 7 e 10 de fevereiro últimos e que o laudo da inspeção está em fase de elaboração.

Projeto prejudicado
Ainda de acordo com a prefeitura, em função da redução do valor do projeto, o processo de implantação ficou prejudicado e por isso se encontra em andamento, mesmo dois anos depois do projeto lançado.

"Após iniciada a instalação dos equipamentos foi necessário fazer um novo estudo de viabilidade, tanto por conta do corte do orçamento, como também pela impossibilidade de cumprimento das premissas originais”, disse Adrivagner Dantas, que é coordenador da Unidade Municipal de Tecnologia da Informação.

Adrivagner disse que após as mudanças no projeto foi preciso fazer um novo plano de trabalho do convênio firmado com o ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que ainda está em plena fase de instalação.

A reportagem do "Fantástico" apontou ainda indícios de que equipamentos foram comprados por preços acima do usual no mercado. A empresa Ideia Digital Sistemas, Consultoria e Comércio Ltda, foi a responsável pela implantação do projeto. Também ficou responsável pela instalação e manutenção. A prefeitura também negou esse fato, alegando que houve uma licitação, cujo edital e termo de referência foram acatados pelo Tribunal de Contas do Estado.

Ministro das cidades
O Jampa Digital foi lançado em 2010 pelo ministro das das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, à época secretário de Ciência e Tecnologia de João Pessoa. No vídeo exibido pelo Fantástico da festa de apresentação do projeto, Aguinaldo Ribeiro é apresentado por um dos presentes como "a pessoa responsável pela implantação desse projeto transformador".

O ministro não quis falar e a assessoria dele divulgou 2 ofícios endereçados ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas da Paraíba. Nos ofícios, Aguinaldo Ribeiro diz que, quando assumiu a secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, a licitação e a contratação do Jampa Digital já tinham sido concluídas e que nunca liberou recursos para o projeto. Ele afirma ainda que há mais de 20 anos exerce atividade empresarial e que sua movimentação financeira é compatível com o patrimônio declarado à Receita.

O G1 voltou a procurar o ministro na manhã desta segunda-feira (26) e, segundo sua assessoria, ele está em Brasília e deve falar sobre o caso no final da manhã.

Aguinaldo Ribeiro se elegeu duas vezes deputado estadual pelo Partido Progressista. De agosto de 2008 a fevereiro de 2009, foi secretário de Ciência e Tecnologia do estado da Paraíba. Reportagens de jornais da região publicadas na época mostravam que ele já falava em distribuir internet para a população.

Em dezembro de 2009, Ribeiro assumiu a secretaria municipal de Ciência e Tecnologia de João Pessoa. No dia da posse, o então prefeito, Ricardo Coutinho, afirmou: "Há algum tempo, Aguinaldo Ribeiro acompanha o processo de implantação do Jampa Digital". Três meses depois, Ribeiro inaugurou o projeto.

Dez dias depois da inauguração, lembra o Fantástico, ele deixou a secretaria, para entrar na campanha que o elegeria deputado federal.

Um relatório de inteligência financeira - feito a partir de informações repassadas pelos bancos - aponta movimentações classificadas como atípicas em contas bancárias de Ribeiro. De acordo com o documento, essas transações aconteceram em agosto de 2006, setembro de 2007, agosto de 2008 e entre janeiro e outubro de 2009. O Fantástico observou, contudo, que movimentação atípica não significa ilegal. Para verificar se houve ou não crime, o relatório foi entregue a procuradores e à Polícia Federal. Os órgãos públicos, porém, não se manifestam sobre apurações desse tipo que estão em andamento.



Fonte: G1

sábado, 24 de março de 2012

Velório de Chico Anysio é aberto ao público, no Rio



O bordão mais famoso do Professor Raimundo era repetido por Chico Anysio no fim do programa: 'e o salário, ó' (Foto: CGCom/TV Globo) 
O personagem mais famoso de Anysio foi o 
Professor Raimundo (Foto: CGCom/TV Globo)

Theatro Municipal (Foto: José Raphael Bêrredo/jG1) 
Theatro Municipal, no Centro do Rio
(Foto: José Raphael Bêrredo/jG1)

Fãs do humorista Chico Anysio, que morreu na sexta-feira (23), no Rio de Janeiro, aos 80 anos, chegaram cedo para acompanhar o velório do humorista, neste sábado (24), no Theatro Municipal, no Centro do Rio. A concentração aumentou a partir das 12h, horário inicialmente divulgado para a abertura dos portões, e centenas de pessoas se acumularam na calçada, em meio a fotógrafos e jornalistas. Às13h30, o público finalmente pôde entrar.

A empresária Malga Di Paula, mulher de Chico, permanece ao lado do caixão. O humorista faleceu no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul, onde estava internado havia três meses. Ele teve uma parada cardiorrespiratória, causada por falência múltipla dos órgãos, decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar.

Durante a manhã, enquanto alguns se espremiam atrás dos famosos que foram prestar solidariedade a Chico, e das câmeras de televisão, outros se posicionavam na entrada principal, para guardar lugar entre os primeiros da fila.





A aposentada baiana Willene Silva Ramos chegou às 10h30 para garantir a despedida. “É minha última homenagem ao grande humorista do Brasil. Ele era completo, criava os próprios personagens. Adoro o Professor Raimundo”, disse. “É uma tristeza pela perda, mas em se tratando da despedida de Chico Anysio, tem que ter alegria”, explicou.

A espera de mais de três horas de Willene foi para apenas 20 segundos dentro do teatro. Assim como os demais, entrou por uma porta, viu Chico dentro do caixão aberto e saiu pela porta ao lado, sem poder fotografar. "Queria cumprimentar os familiares, mas não deu. O Chico está com uma cara bem serena, bem tranquila", contou.

Anets dela, o pedreiro Vilson de Souza foi o primeiro fã a entrar. Na fila desde 9h, ele foi aplaudido pelo público na fila, assim como os sósias de Tiririca e Roberto Carlos.

Morador do Rio há 20 anos, o cearense Francisco Juciano Galdino, de 39 anos, esteve no Centro para ver Chico Anysio. Com o filho Gabriel de 2 anos no colo e a esposa Lindalva Araújo, ele falou que o humorista vai fazer falta. "Chico deixou as sementes no humor. Hoje você vê ótimos humoristas e ele foi o que começou tudo isso. Vim aqui com a minha família para ter essa última recordação", disse vestido com a camisa do Vasco para homenagear o artista.

Durante o velório, o irmão mais velho de Chico, Helano Di Paula, leu um texto escrito por ele há 10 anos e que, a pedido de Chico, deveria ser citado em seu velório. O trecho final do texto diz o seguinte: "Que Deus nos permita o direito de tê-lo guardado para sempre em memória dos que aqui estão ou que estarão por vir, ou, se não for possível, não deixemos que seu corpo leva com ele aquilo que há de ser preservado porque pertence à posterioridade: o talento". 

Familiares e amigos
Pela manhã, os atores Bruno Mazzeo e Nizo Neto, filhos do humorista, foram os primeiros a chegar ao local. Também prestaram as últimas homenagens o irmão do humorista, o diretor Zelito Viana; os sobrinhos, o ator Marcos Palmeira e a diretora Cininha de Paula, sua filha, a atriz Maria Maya; as atrizes Marília Pêra, Glória Pires, Natália Thimberg, Arlete Salles, Ana Furtado e Juliana Didone; os atores Emilio Orciollo Neto, Tim Resvala, Marcos Veras, Marcius Melhem, Leandro Hassum, Marcelo Madureira, Hélio de La Peña, Tom Cavalcanti, o cantor Elymar Santos e os diretores Daniel Filho e Boninho, e o governador Sérgio Cabral, entre outros.


"


Ele (Chico Anysio) e Paulo Autran foram dois gênios da arte de interpretar, que se foram. Achava impressionante a capacidade dele de fazer tudo. Tinha uma linda voz e escrevia, atuava, dirigia, pintava e compunha. Ele foi um gênio realmente, ele foi um Chaplin. Agora, com a morte dele, que vamos ter a real dimensão do que é Chico Anysio. Ele era extremamente generoso, um homem escondido atrás de um mau humor, que na verdade era uma casca para se defender de algumas pessoas que não tinham noção da delicadeza dele", disse a atriz Marília Pêra.

A ex-ministra Zélia Cardoso de Mello e os dois filhos que teve com Chico Anysio chegaram por volta das 12h20 ao Theatro Municipal. A família, que mora em Nova York, desembarcou no Rio na manhã deste sábado e seguiu direto para o velório. Os três entraram pela entrada principal e não quiseram falar com a imprensa.

Alcione Mazzeo e Sílvia Bandeira (Foto: José Raphael Bêrredo e Janaína Carvalho/G1) 
Muito emocionada, a ex-mulher de Chico, Alcione
Mazzeo, diz que ele lutou muito pela vida
(Foto: José Raphael Bêrredo e Janaína Carvalho/G1)

Também ex-mulher de Chico, Alcione Mazzeo, chegou bastante emocionada ao velório. "O país fica mais pobre, o humor e a gente. A lembrança que ele deixa é ter lutado pela vida e ter dado alegria a todo mundo. Ele foi um dos melhores atores do país e o maior humorista do mundo. Não tem uma pessoa que tenha feito tantos personagens como ele", disse a ex-mulher enfatizando o quanto ele lutou pela vida.

"Até o final ele lutava, quando já ia de cadeira de rodas gravar, mas ele ia cheio de projetos".

Já a atriz Glória Pires disse que não há palavras para expressar a perda. "O trabalho do próprio Chico fala por si só. A obra dela diz mais do que qualquer outra coisa. Vamos usar o Youtube para vê-lo e matar a saudade", comentou a atriz, filha do humorista Antônio Carlos, que durante muitos anos trabalhou com Chico.

"Ele e um gênio que vai ficar para sempre. Os personagens e a história dele vão ficar para sempre. Tenho milhões de lembranças dele. Na minha infância gostava do Azambuja. Ele se transformava de cara limpa", comentou o diretor Boninho, que chegou acompanhado da mulher, a atriz e apresentadora Ana Furtado.

Para o ator Paulo Silvino, Chico vai fazer falta. "O que ele fez ninguém fará. Deixa saudade muito grande".

O ator Carlos Machado, que interpretou o Ferdinand na novela "Fina Estampa", contou qe Chico Anysio foi o primeiro a lhe dar uma oportunidade na televisão. "É um gênio, um mestre, me ensinou a me dedicar. Quando pensei em mudar o meu nome, ele disse que Carlos Machado era um nome forte e que eu não deveria mudar", disse ele.

O governador Sérgio Cabral chegou por volta das 13h ao Theatro Municipal. Na saída, ele falou com a imprensa. "Ele foi um gênio do humor, um dos grandes humoristas do Brasil e do planeta", citando entre seus persongens preferidos Alberto Roberto e Professor Raimundo. "Ele misturava os novos e velhos artistas de uma forma muito generosa. Queria agradecer Carla Camuratti por ter aberto o Theatro Municipal antes da temporada. Foi um esforço muito grande, mas justificado", ressaltou o governador.

Cremação
Segundo advogado Paulo César Pimpa, o corpo de Chico Anysio será cremado às 13h no domingo (25), no Cemitério do Caju, na Zona Portuária do Rio. Chico deixou um testamento e pediu que metade de suas cinzas fossem levadas para Maranguape, a cidade onde nasceu no Ceará, e outra metade para o Projac.

Pimpa trabalhava para Chico há 15 anos. Ele comentou as últimas internações do ator. “Foi muito triste. É uma angústia. O Chico é um guerreiro”, falou.


Ao longo de seus 65 anos de carreira, o cearense Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro.

Além de se dedicar ao humor, Chico também foi artista plástico. Apaixonado pela pintura, retratou paisagens ao redor do mundo a partir de fotografias que tirava dos países que visitava. Realizou exposições de seus quadros em diversas galerias do Brasil e chegou a afirmar que gostaria de ter dedicado mais tempo à atividade. Ele deixa oito filhos e completaria 81 anos no dia 12 de abril.

Twitter
Poucos minutos após a divulgação da morte de Chico Anysio, o nome do humorista ficou em primeiro lugar no Trending Topics mundial - assuntos mais comentados -  do Twitter. Muitos famosos lamentaram a morte do comediante na rede social.


Fonte: G1

quinta-feira, 22 de março de 2012

Emlur conscientiza população para cuidados com a preservação da água

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta quinta-feira (22), a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) participou de uma ação realizada no Ponto de Cem Reis, Centro, parceria da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) com o Governo do Estado. O trabalho realizado no evento pela equipe da Emlur foi com o objetivo de conscientizar a população sobre a maneira correta de descartar os resíduos sólidos e impedir a poluição de rios e lençóis freáticos.

As equipes de Educação Ambiental e do Departamento de Valorização de Resíduos Sólidos (Devar) apresentaram, através de maquetes, os riscos à própria população causados pelo lixo jogado nas encostas de rios e também no mar. “É preciso conscientizar a população para a responsabilidade de todos no cuidado com a água. Somos responsáveis pela manutenção dos rios e devemos evitar jogar sacos plásticos, garrafas pet, latas de refrigerante e outros objetos que poluem”, afirmou Carol Estrela, coordenadora de Educação Ambiental.

Além do prejuízo à população, a Emlur ainda conscientizou para os riscos aos animais da fauna marinha, como os peixes e tartarugas, que ingerem o lixo por confundi-los com alimentos e morrem.

Maquetes - O artista plástico da Emlur, Roberto Carvalho, responsável pelas maquetes apresentadas na ação, explicou o objetivo do trabalho. “As maquetes representam a ação do homem, para mostrar o que está acontecendo com nossos rios, com tudo que é jogado nas águas. Os peixes e tartarugas acabam ingerindo plástico, papel e outros materiais jogados de forma irresponsável pelo homem e isso gera um impacto muito negativo para estas espécies” disse.

Projeto - Uma maquete também mostrou um projeto desenvolvido pela servidora da Emlur, Débora Rachel, chamado de ‘Fossa Séptica Biodigestora’, que tem o objetivo de recuperar a água utilizada em vasos sanitários nas residências, transformando-a em adubo orgânico. Segundo explicou, o sistema consiste de três caixas de tratamento, que podem ser implantadas em casas de até cinco pessoas, na qual a água passa por três estágios de tratamento.

“Em algumas comunidades onde não há saneamento básico, as pessoas podem utilizar a fossa séptica e evitar a contaminação do lençol freático, os solos e rios. Após o processo, a água sai limpa para servir como adubo orgânico para plantas. Porém, o líquido tratado não pode ser usado em hortas”, explicou Débora.

 
 
Fonte: ASCOM/PMJP

Mulher é presa sob suspeita de estupro de adolescente na Paraíba

Uma jovem de 22 anos foi autuada em flagrante por estupro de vulnerável na manhã desta quinta-feira (22). A família da vítima entrou em contato com a polícia quando soube que a garota de 13 anos estava dormindo na casa da suspeita, que era amiga da família. A polícia efetuou a prisão no conjunto Colinas do Sul, no bairro do Valentina Figueiredo, em João Pessoa.

A delegada de Crimes contra a Infância e a Juventude, Joana D'arc, afirmou que a situação vinha ocorrendo nos últimos 15 dias, mas ontem, quando a vítima não dormiu em casa e não avisou onde estaria, a família procurou informações e soube que ela estava dormindo na casa da suspeita e então fez a denúncia. “A mulher já havia aliciado a irmã da vítima, quando ela tinha 13”.

De acordo com depoimentos colhidos na delegacia, não houve violência, mas como a vítima tem apenas 13 anos, o caso é tratado como estupro de vulnerável. A suspeita disse que apenas beijos e carícias aconteceram entre as duas.

A acusada está presa na Delegacia de Crimes contra a Infância, onde prestou depoimento. Ela será transferida para o Presídio Feminino Júlia Maranhão, enquanto espera julgamento. O crime a que responde pode ter pena de 8 anos e 15 anos de prisão.


Fonte: G1

quarta-feira, 21 de março de 2012

Hoje é o “Dia Internacional da Síndrome de Down”


O dia 21 de março é uma data importante: é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Será que você tem algum amigo com Síndrome de Down? Já parou para pensar no que é isso?

A Síndrome de Down é um acontecimento genético natural e universal. Isso quer dizer que a síndrome não é resultado da ação ou do descuido de mães ou pais, como muitos pensam. E nem é uma doença. Ela é causada por um erro na divisão das células durante a formação do bebê (ainda feto). Só para você ter uma idéia, de cada 700 bebês que nascem, UM tem Síndrome de Down. Por isso, qualquer mulher, independente da raça ou classe social pode ter um bebê Down. Até hoje, a ciência ainda não descobriu os motivos que provocam essa alteração genética, portanto não há como evitar.

Genética 
Você já deve ter ouvido falar que todas as características de uma pessoa - a cor da pele, dos olhos, o tipo e cor dos cabelos, a altura e tudo mais – são herdados (transmitidas) dos pais, certo? Como? Por meio dos genes. São os genes, presentes nos cromossomos, que carregam tudo o que somos. Cromossomos são pedacinhos do núcleo das células que contém as características que cada um de nós herda do pai e da mãe.

Mas mesmo sabendo que existem semelhanças entre as pessoas com Down, não há exames que determinem, no nascimento, como a pessoa (criança, depois adolescente e adulto) vai evoluir durante a sua vida.  Mas hoje, com as descobertas da medicina, sabe-se que para a criança down desenvolver todo seu potencial é importante que, desde cedo, seja amada e estimulada pelos pais, irmãos e profissionais habilitados.

A alteração genética das crianças com Down faz com que todas elas sejam muito parecidas e tenham as seguintes características:

1 – hipotonia (flacidez muscular, o bebê é mais molinho);
2 – comprometimento intelectual (a pessoa aprende mais devagar);
3 – aparência física (uma das características físicas são os olhinhos puxados).

Aceitar as diferenças
Atualmente, a Síndrome de Down é mais conhecida, o que permite mais qualidade de vida, melhores chances e desenvolvimento para os portadores. Mas, infelizmente, esse avanço ainda não foi suficiente para acabar com um dos principais obstáculos que as pessoas com Down enfrentam: o preconceito.

A data
O dia 21 de março foi escolhido pela associação “Down Syndrome International” para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down em referência ao erro genético que a provoca. Todo mundo tem 23 pares de cromossomos. Quem tem Down tem três cromossomos no par de número 21 (daí a data 21/03).



Fonte: Instituto Meta Social com SC5

CPI do Tráfico de Pessoas investiga mais de 700 sites de aliciamento de adolescentes

Em apenas um ano, a Safernet, entidade especializada no enfrentamento aos crimes e violações aos direitos humanos na internet, registrou 707 sites de aliciamento e tráfico de pessoas, por meio de denúncias. O relatório (realizado de abril de 2010 a maio 2011) foi encaminhado para a CPI do Tráfico de Pessoas. “A internet é uma grande vitrine para o recrutamento de meninos para a exploração sexual, uma ferramenta para escolher potenciais vítimas”, afirma Thiago Tavares Nunes, diretor presidente da Safernet. “Um dos maiores desafios é conseguir indicadores sobre o tráfico de pessoas gerado pela internet, que parece invisível, porque quase não há documentação sobre o número de rotas e o modo de operar das quadrilhas”.

O especialista cita o caso do aliciamento de meninos que são levados do Nordeste para serem comercializados em São Paulo e em outros países. Para adolescentes vindos de cidades pequenas onde os meninos homossexuais são espancados e excluídos, muitas vezes fazer parte de uma rede de exploração sexual parece um sinal de libertação. “Muitas vezes, entram sem saber que servirão a uma rede criminosa, porque as propostas não são explícitas, pensam apenas que poderão exercer livremente sua sexualidade e acabam entrando num mercado de comércio sexual”, diz o psicólogo Rodrigo Nejm, coordenador da Safernet. “Não é culpa da internet o que está acontecendo, mas da forma como a estrutura criminosa a está utilizando como facilitadora para aliciamentos”, frisa.

Ele cita que, as estratégias para conseguir vítimas são as mais variadas. Recentemente, uma rede especializada em pornografia infantil, com site, se passou por agência de modelos gospel, enviando pessoas que se diziam agentes sociais da Igreja para conseguir aprovação das famílias. Há até casos, investigados em segredo de justiça, de meninos e meninas que acabam entrando em um sistema de escravidão sexual, tornando-se refém com o passaporte confiscado.

Muitas agências de fachada estão no Orkut e outras redes sociais para recrutar adolescentes com promessas de desfiles e campanhas de modelos. Há casos de meninas de classe média, que começam induzidas por amigas que já fizeram programa para comprar uma calça de marca, um perfume mais caro, que não conseguem com a mesada do pai.

Além das promessas de carreira internacional, os adolescentes, principalmente de mais baixa renda, recebem também falsas propostas de casamento. Há também o recrutamento para trabalhar em cruzeiros na Europa com a promessa de ganhar quantias bem acima do mercado.

Segundo diretor da Safernet, Thiago Tavares, não é tão simples tirar uma página de pornografia infantil do ar, especialmente quando o provedor é internacional, porque há necessidade de cooperação de outro país, onde muitas vezes há conflito de leis. “A gente luta contra a falta de estrutura, a repressão a este tipo de crime vem ganhando corpo, mas está longe do ideal”, diz Thiago. “O número de policiais exclusivos para o tráfico de pessoas é muito pequeno e existe uma demanda por melhor estrutura”.


Fonte: Childhood Brasil com Portal Pró-Menino

MP vai firmar parceria com OAB para fomentar criação de conselhos antidrogas nos municípios


Promotora se reuniu com presidente da comissão


O Ministério Público da Paraíba, através do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Criança e do Adolescente, vai firmar um termo de cooperação com a Comissão de Política, Segurança e Droga da OAB/PB, com o objetivo de fomentar a criação dos Conselhos antidrogas nos municípios paraibanos. A Coordenadora do Caop da Criança e do Adolescente, promotora Soraya Escorel, se reuniu com o presidente da Comissão, Deusimar Wanderley Guedes, com o intuito de discutir termo de cooperação. O Caop tem um planejamento de atividades para os diversos municípios do nosso Estado.


De acordo com a promotora, na Paraíba, menos de 5% dos municípios já tem criado estes Conselhos. “A princípio foi destacado pelo presidente, Deusimar Guedes, os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo e Cajazeiras. No entanto foram apenas criados os Conselhos e não instalados, o que reforça o interesse do Ministério Público através do Caop da Criança e do Adolescente de firmar a parceria e a Cooperação com a OAB, pois até que se crie e se instale efetivamente tais Conselhos, vidas de crianças e adolescentes são destruídas pela falta de políticas de enfrentamento formuladas”, informou Soraya Escorel.

O presidente da Comissão, Deusimar Guedes, declarou que a iniciativa do MP é louvável para que haja sensibilidade dos gestores em criar e instalar os respectivos Conselhos Municipais. Ele disse ainda que, com o MP envolvido nessa luta não apenas estimula, mas cobra ações concretas desses gestores, concluindo que os Conselhos devem ser formados com a participação da sociedade civil no sentido de mobilizar e conscientizar as pessoas e a sociedade à responsabilidade de efetivar as políticas públicas de enfrentamento as drogas.

Deusimar Guedes vai levar a proposta para apresentação ao presidente da OAB para planejamento e execução dos trabalhos.

A Coordenadora do Caop da Criança e do Adolescente, Soraya Escorel, destacou que essa parceria é uma experiência inovadora para o Ministério Público Brasileiro na área da criança e do adolescente, pois as drogas, inclusive o álcool, é tema de grande preocupação no Brasil e no mundo, merecendo ser enfrentado com o apoio da SENAD.

“O exemplo para concretização desse trabalho de enfrentamento às drogas é o início de tudo. E a criação, assim como o funcionamento dos conselhos municipais, é fundamental para a eficácia dese trabalho”, alertou a promotora de Justiça, com o compromisso de fomentar essa criação em todo Estado da Paraíba, para que todo cidadão, seja ele criança ou adolescente, tenha o direito de receber tratamento específico ao dependente químico.



Fonte: Portal MPPB

Governo elabora programação para lembrar o Dia Mundial da Água


O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), elaborou uma programação especial alusiva ao Dia Mundial da Água, que será lembrado nesta quinta-feira (22). De acordo com Maria Hylda Batista, chefe do Núcleo de Fatores Não Biológicos da SES, a programação será aberta às 8h30, no Ponto de Cém Réis, no Centro de João Pessoa, pelo secretário de Estado da Saúde, Waldson Souza.

Logo em seguida, haverá apresentação de vídeos sobre a importância da água, exposição do laboratório de entomologia, distribuição de material educativo, verificação da pressão arterial e exposição de banners. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) também vai participar das atividades, com a demonstração de coleta e análise de água e distribuição de material educativo entre a população.

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) vai exibir vídeos educativos, slides do projeto de revitalização dos açudes paraibanos e divulgação da balneabilidade das praias e outros mananciais.  Já a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) vai realizar a exposição de uma sonda, de um pluviômetro, de um medidor de vazão e distribuição de folders.

Ainda durante a programação, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai expor uma maquete de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), com torneirinha mágica e banners. As secretarias de Saúde e Educação de João Pessoa também participam da programação, com a distribuição de material educativo e com visitas das escolas municipais e estaduais.

A programação alusiva ao Dia Mundial da Água será encerrada às 16h, com apresentação do Grupo Batecum Lata. “Temos que conscientizar a população sobre a importância da preservação da água, pois o lançamento de esgotos domésticos, efluentes industriais, lixo e entulho diretamente nos corpos d’água consomem o oxigênio da água e provocam a morte da fauna, da flora e da própria água. Além disso, a aplicação indiscriminada de agrotóxicos na agricultura causa a contaminação das águas”, alertou Maria Hylda.

Hipoclorito de sódio – Este ano, a SES já distribuiu, entre a população paraibana, cerca de dez mil caixas contendo 50 frascos com 50 ml de hipoclorito de sódio, cada (o hipoclorito é usado para o tratamento da água para consumo humano). Além dessa ação, também tem realizado o monitoramento da qualidade da água nos municípios.

Segundo Maria Hylda, os municípios coletam amostras de água e as encaminham para os laboratórios de referência no Estado, para serem analisadas (análises físico-químicas e microbiológicas). “Quando a água é imprópria para o consumo humano, orientamos que sejam realizadas as correções e o uso do hipoclorito de sódio, para evitar doenças como hepatite A, cólera, diarreias, febre tifoide e outras, que são provocadas por microorganismos”, ressaltou.

Os laboratórios de referência estão localizados em João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Piancó e Souza.


Fonte: ASCOM/GOVPB

Operação Hidra prende 23 suspeitos de tráfico em presídio na Paraíba

Policiais fizeram buscas em cidades do Sertão da Paraíba (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Policiais fizeram buscas em cidades do Sertão da
Paraíba (Foto: Reprodução/TV Paraíba)

As Secretarias de Segurança Pública e Administração Penitenciária da Paraíba anunciaram durante uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (21) que foram cumpridos os 23 mandados de prisão expedidos pela Justiça para a Operação Hidra. O objetivo da ação é combater o esquema de tráfico de drogas em municípios da região que seria comandando dentro celas do Presídio Regional Romero Nóbrega, em Patos. Entre os presos estão o atual diretor, o ex-gestor da unidade e cinco agentes penitenciários.

De acordo com o secretário estadual de Administração Penitenciária, Harrison Targino, o diretor da penitenciária foi preso em João Pessoa e já foi exonerado da função. Além dele, os demais servidores suspeitos de envolvimento deverão responder a um inquérito administrativo, em paralelo às investigações que já foram instauradas pela Polícia Civil em parceria com o Ministério Público da Paraíba.

Os presidiários que comandariam o tráfico de drogas de dentro das celas, o ex e o atual diretor e os cinco agentes penitenciários suspeitos foram transferidos para o presídio de segurança máxima PB1, na capital. Os demais suspeitos foram levados à delegacia de Patos para prestar depoimento.

A operação foi realizada com a participação de cerca de 250 policiais civis e militares, que fizeram buscas nas cidades de Patos, São Bento, São José de Piranhas e Teixeira, na Paraíba, além de São José do Egito, em Pernambuco.

Como funcionava
Conforme a polícia, a organização criminosa atuava distribuindo drogas originárias da Bolívia e do Paraguai para cidades da Paraíba e de Pernambuco. De acordo com o delegado do Grupo de Operações Especiais, Rodolfo Santa Cruz, o esquema seria comandado por dois irmãos presidiários de Patos, com a conivência e facilitação do ex-diretor e da atual direção do Presídio Regional Romero Nóbrega, além da participação de cinco agentes penitenciários.

A polícia e o Ministério Público também apuram o uso de carros oficiais da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária na escolta de presos do regime fechado, que teriam sido levados por funcionários de presídios para administrar o tráfico junto a grupos criminosos em bairros. Ainda é investigada a participação de pessoas em São Paulo, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Envolvidos sofriam atentados, diz polícia
De acordo com as Polícias Civil e Militar, o grupo também atuaria nas execuções de pessoas que tentavam denunciar o esquema. Uma das vítimas seria um detento preso na Operação Laços de Sangue. Ele foi detido no Rio Grande do Norte e supostamente integrava grupos de pistoleiros comandandos por famílias do Sertão paraibano.

O presidiário morreu no dia 7 de outubro de 2011, durante um incêndio na enfermaria do Presídio Regional de Patos. A Secretaria de Segurança e Defesa Pública da Paraíba determinou a abertura de uma sindicância para apurar se o incêndio foi criminoso ou acidental, porém o resultado não foi divulgado.

No mesmo mês, o então diretor do mesmo presídio onde aconteceu o incêndio sofreu um atentado e teve o carro atingido por mais de dez tiros. Na época, a Polícia Civil afirmou que a tentativa de homicídio tinha relação com a Operação Laços de Sangue, porém a Segurança Pública apura o envolvimento do ex-diretor no esquema de facilitação de tráfico de drogas.


Fonte: G1

terça-feira, 20 de março de 2012

Operação da PF combate pornografia infantil via internet na Paraíba

Polícia Federal realiza operação em Santa Rita, Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1) 
 (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Equipes da Polícia Federal na Paraíba realizaram, na manhã desta terça-feira (20), uma operação de combate à pornografia infantil via internet. O foco da ação foi o município de Santa Rita, na Grande João Pessoa.

A assessoria de imprensa da PF informou que a Operação Hera teve início por volta das 6h e tem como objetivo cumprir três mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal de João Pessoa.

Durante uma entrevista coletiva a delegada Carolina Thais Patriota informou que as investigações da Polícia Federal tiveram o auxílio do FBI. Os detalhes sobre a participação do FBI não foram repassados pela delegada. De acordo com a PF, foram apreendidos computadores e tablets que seriam utilizados por pessoas que assistiam ao material pornográfico.

O material apreendido será analisado pela Polícia Federal na tentativa de identificar as pessoas que assistiam ao material pornográfico. No total, 18 policiais estão participando da ação que já cumpriu, até as 12h, dois mandados de busca e apreensão em Santa Rita.


Fonte: G1

segunda-feira, 19 de março de 2012

MEC vai lançar programa de alfabetização nacional para crianças de até oito anos


O ministro Aloizio Mercadante lançou, nesta segunda-feira (19), o programa Olimpíada de Língua Portuguesa, voltada a alunos de escolas públicas

Até o final de 2012, o MEC (Ministério da Educação), deve lançar um programa de alfabetização nacional para educar crianças até os oito anos de idade.

De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o principal objetivo é evitar aumento nos índices de analfabetismo do país, que hoje atingem cerca de 35% das crianças em Estados como Alagoas e Maranhão, de acordo com o MEC.

O anúncio do projeto Alfabetizar na Idade Certa foi feito nesta segunda-feira (19), durante o lançamento das Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

O programa de alfabetização não tem data definida, mas deve sair no segundo semestre e já está em discussão na Secretaria de Educação Básica do MEC.

Segundo Mercadante, na próxima semana, o secretário de educação básica, César Callegari, deve se reunir com secretários de educação de Estados e municípios para definir as bases do programa.

- Para saber qual o problema da alfabetização, o programa vai fazer primeiro uma avaliação nacional com crianças de sete e oito anos para saber o nível de aprendizagem. Em seguida, cerca de 244 mil professores devem receber formação para que os alunos se mantenham no nível adequado.

O objetivo, segundo o MEC, é melhorar as notas do País nas avaliações internacionais como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos).

Na última edição do exame, realizado em 2009, o Brasil ficou na 53º posição entre 65 países, computando uma nota de 412 em língua portuguesa.

Olimpíadas e formação de professores
As Olimpíadas de Língua Portuguesa de 2012 têm inscrições abertas entre esta segunda-feira e o dia 25 de maio. A premiação é voltada para alunos das séries finais do ensino fundamental e também estudantes do ensino médio das escolas públicas, que devem produzir seus próprios textos.

Segundo Ana Helena Altenfelder, diretora do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), empresa responsável pela elaboração do material didático das olimpíadas, além de premiar dos alunos com tablets e notebooks, o programa também visa à formação de professores utilizando material específico para cada série.

A participação no evento é gratuita e, para se inscrever e ter acesos ao material didático, é preciso acessar o site do evento.

Também para melhorar a formação dos docentes, o MEC pretende organizar o programa Escola sem Fronteiras, que deve viabilizar bolsas de estudos para que os professores tenham experiências pedagógicas nas melhores escolas do Brasil e de outros países. Segundo o ministro, isso deve ajudar os docentes a conhecer programas de excelência para aplicar em suas escolas.

- Será como o programa Ciência sem Fronteiras, que tem oferecido bolsas de estudos aos estudantes de graduação e pós-graduação, e agora também deve beneficiar os professores.


Fonte: R7

sábado, 17 de março de 2012

Abertas as inscrições para concursos culturais sobre prevenção ao uso de drogas

Estudantes, fotógrafos e músicos de todo o Brasil podem enviar seus trabalhos para os concursos promovidos pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, com o tema “Prevenção ao uso de drogas. Compromisso de todos”.

Os concursos são oferecidos em cinco áreas: cartazes, fotografia, jingle, vídeos e monografia e recebe trabalhos até o dia 27 de abril. Os participantes vão concorrer a prêmios de até R$ 6 mil.

A finalidade dos concursos, realizados anualmente, é incentivar a reflexão e a discussão sobre a questão das drogas nos ambientes escolar e universitário, e no dia-a-dia do cidadão brasileiro. Os regulamentos estão disponíveis nos sites www.senad.gov.br e www.obid.senad.gov.br.

Cartazes: podem participar estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas ou privadas de todo o país, que serão divididos em quatro categorias. Serão premiados três cartazes por região (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste) em cada categoria. Para acessar o edital clique aqui:

Fotografia: aberto a profissionais e amadores, que disputam um único prêmio por região.  Para acessar o edital clique aqui:

Jingle: voltado a músicos profissionais ou amadores e premiará o melhor trabalho de cada região.Para acessar o edital clique aqui:
 

Vídeo: alunos do 6° ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas ou privadas de todo o país. O concurso premiará um vídeo de cada região, por categoria. Para acessar o edital clique aqui:

Monografia: podem participar estudantes universitários devidamente matriculados em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação. Serão premiados os três melhores trabalhos em nível nacional.
Para acessar o edital clique aqui:



Fonte: Portal SENAD

sexta-feira, 16 de março de 2012

Família não deve divulgar sequestro pela web, recomenda delegado da PB

Estudante é recebido pela família na volta para casa (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Estudante é recebido pela família na volta para casa
(Foto: Reprodução/TV Paraíba)

O delegado regional de Campina Grande, André Rabelo, concedeu uma entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (16) para explicar a ação da Polícia Civil durante as negociações da libertação de um adolescente de 15 anos sequestrado na quarta-feira (14) à noite na cidade.

Conforme o delegado, enquanto uma equipe dava apoio à família, agentes do serviço de inteligência analisavam pistas deixadas pela quadrilha. Depois que a região onde o rapaz era mantido refém foi descoberto, agentes disfarçados cercaram o setor e montaram campana para agir no resgate.

Segundo André Rabelo, a própria família pediu que o cativeiro não fosse invadido pelos policiais civis, para evitar que a vítima corresse risco de morte. Apesar do cerco ter sido feito, o adolescente foi deixado em uma rodovia e os suspeitos de envolvimento no crime conseguiram fugir. Conforme o delegado, todos os esforços foram feitos no sentido de evitar que a família precisasse pagar o valor exigido para o resgate.

Sobre toda a mobilização feita por parentes do estudante em redes sociais após o sequestro, André Rabelo disse que não recomenda a divulgação de casos de sequestro na internet. Segundo ele, as famílias de reféns devem se resguardar para evitar que muita gente se mobilize com o intuito de arrecadar dinheiro e pagar o resgate exigido. Para o delegado, a discrição é essencial nas negociações.

Com base nas investigações, a Polícia Civil acredita seja o mesmo envolvido no sequestro de um homem no município de Lagoa Seca, vizinho a Campina Grande, em dezembro do ao passado. Além dos três homens que foram vistos abordando o estudante e fugindo com ele dentro de um carro, a Central de Polícia apura a suspeita de participação de uma quarta pessoa no crime. Seria o proprietário da casa onde o garoto foi mantido refém. O local do cativeiro não foi revelado.


Fonte: G1

Justiça da PB aceita denúncia contra promotor acusado de abuso sexual

O Tribunal de Justiça da Paraíba recebeu durante sessão do Pleno, na quarta-feira (14), denúncia contra o promotor de justiça Carlos Guilherme Santos Machado, pela suposta prática de abuso sexual. De acordo com a denúncia, o crime ocorreu na cidade de Cajazeiras, Sertão da Paraíba, em abril de 2009. A proposição foi feita pelo Ministério Público, por meio do procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro. A relatoria foi do desembargador Arnóbio Alves Teodósio e a denúncia foi aceita por maioria.

De acordo com o voto do relator, no processo existem elementos suficientes que apontam para fortes indícios da materialidade do crime, sendo necessário, portanto, o aprofundamento das investigações. “Só se rejeita a denúncia por falta de justa causa quando a inicial não for embasada em prova da materialidade ou indício de autoria”, explicou o desembargador Arnóbio Alves. O entendimento do relator do processo prevaleceu na Corte.

Segundo informações do MP, o promotor está afastado do cargo desde a época da denúncia. Ele atuava na cidade de Cajazeiras, onde crime teria ocorrido. O G1 tentou falar com Carlos Guilherme, mas as ligações não foram atendidas.


Fonte: G1

quarta-feira, 14 de março de 2012

PMJP lança projetos Ano Cultural Herbert Vianna e ‘Memória e Identidade’

O prefeito Luciano Agra participa nesta quinta-feira (15), com a secretária de Educação e Cultura, Ariane Sá, do lançamento dos projetos Ano Cultural Herbert Vianna e Memória e Identidade. A cerimônia está marcada para as 16h, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes, com apresentação musical do Coral Vozes da Infância e a exibição do vídeoclip da música Mormaço, do Paralamas do Sucesso.


O Ano Cultural 2012, que homenageia o cantor e compositor paraibano, será a referência para inspirar a produção textual, musical e de dança nas escolas municipais.

“Com o interesse demonstrado pelas escolas e Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), podemos afirmar que o Ano Cultural Herbert Vianna apresentará resultados bastante positivos ao investimento da Prefeitura de João Pessoa na formação cultural dos estudantes e educadores da rede municipal. O projeto será trabalhado com todos os segmentos da educação, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos; premiando estudantes e professores Destaque, pela produção de poesias”, afirmou a secretária Ariane Sá.

Na oportunidade, também será lançado o projeto “Memória e Identidade – Produção da Bandeira e do Hino da Escola e do Crei, Letra e Canção”, destinado aos estudantes que receberão o desafio de resgatar a história das escolas e dos Creis, além de criarem a bandeira e o hino da unidade escolar.

Memória e Identidade – O projeto é um trabalho de pesquisa que deve ser monitorado na escola por professores de Português, História, Geografia e Música. Os estudantes terão dois meses para finalizar a produção, que resulta na confecção de um livro com todos os hinos e bandeiras das escolas e Creis da rede.

O coordenador de Educação Musical Infantil da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Rômulo Albuquerque, relatou que as unidades de ensino que não tiverem hino estão recebendo o desafio de compor letra e música e também de definir o símbolo que estará representado na bandeira. Para as instituições que já possuem ambos, a sugestão é que seja feito um refrão cuja referência esteja relacionada à força que une a todos que amam o espaço escolar onde estão inseridos.

Ano Cultural – Essa é sexta edição do projeto, que teve início no ano de 2007 homenageando personalidades paraibanas que se destacam no cenário cultural brasileiro. O primeiro instituído foi o Ano Cultural Ariano Suassuna; em 2008, o Ano Cultural José Lins do Rego; em 2009, o Ano Cultural Sérgio de Castro Pinto; em 2010 o Ano Cultural Zé Ramalho; e em 2011, o Ano Políbio Alves.

“As propostas foram abraçadas pelas escolas da rede municipal de ensino, das quais foram geradas ações interdisciplinares focadas na vida e obra desses artistas, resultando em uma significativa construção de conhecimento, através da leitura, produção textual e artística”, esclareceu a coordenadora do projeto, Giselma Franco.

Programação Ano Cultural – Durante o ano letivo, os alunos irão concorrer ao prêmio “Estudante Destaque”, produzindo poemas. Participarão ainda da Mostra de Música, inspirada na obra de Herbert Vianna, proporcionando aos estudantes e professores o conhecimento das canções de um paraibano que se destaca mundialmente. Também vivenciarão projetos interdisciplinares de poesia, música e dança no cotidiano escolar.

Hebert Vianna – O artista nasceu em João Pessoa (PB), mas devido à vida militar de seu pai, o brigadeiro Hermano Viana, mudou-se ainda criança para Brasília, onde conheceu grande parte de seus amigos, inclusive Bi Ribeiro, Dinho Ouro Preto, Digão, Dado Villa-Lobos e Renato Russo.

Ao se mudar para o Rio de Janeiro, fundou os Paralamas. Depois de 10 anos de sucesso da banda, Herbert gravou o disco-solo Ê Batumarê (1992). Mais dois seriam gravados, Santorini Blues (1997) e O Som do Sim (2000).

O artista casou com a inglesa Lucy Needham, com quem teve os filhos Luca, Hope Izabel e Phoebe Rita. Desde cedo, Herbert gostou de pilotar helicópteros e ultraleves. Em 2001, passou pelo momento mais crítico de sua vida. No dia 4 de fevereiro, sofreu um acidente aéreo em Mangaratiba, Rio de Janeiro, quando o ultraleve que pilotava caiu no mar. No acidente, Lucy morreu e Herbert ficou internado durante 44 dias, parte deles em estado de coma.

O músico ficou paraplégico e perdeu parte da memória depois do acidente, porém, em um processo de recuperação gradual, retomou sua carreira, voltando aos palcos, e já tendo gravado quatro álbuns após o acidente: Longo Caminho (2002), Uns Dias ao Vivo (2004, ao vivo), Hoje (2005) e Brasil Afora (2009).


Fonte: ASCOM/PMJP

Paralisação de professores na PB deixa 450 mil alunos sem aula


Os professores de instituições de ensino estaduais, municipais e federais na Paraíba iniciaram nesta quarta-feira (14) um movimento de paralisação que vai até a próxima sexta-feira (16). Só na rede estadual mais de 400 mil alunos ficarão sem aulas. O movimento é de âmbito nacional e tem o objetivo de exigir que a Lei do Piso do Magistério seja cumprida na íntegra por estados e municípios. A organização da paralisação é da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Em fevereiro, o Ministério da Educação definiu o piso nacional no valor de R$ 1.451. Contudo, de acordo com CNTE, 17 estados incluindo a Paraíba ainda não estão cumprindo a lei. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba (Sintep) informa que cerca de 450 mil alunos ficarão sem aulas durante os três dias de paralisação.

No estado, o movimento pode evoluir para uma greve, caso uma assembleia geral marcada para a próxima sexta-feira em João Pessoa decida por isso. O Sintep diz que a Secretaria de Educação estadual não estaria cumprindo a Lei do Piso. Segundo o órgão, os professores recebem atualmente R$ 1.038.

A secretaria estadual da Educação diz que não há motivo para os professores paralisarem suas atividades, já que o valor do novo piso nacional da categoria já vem sendo respeitado. Isso porque, segundo o órgão, o governo concedeu aumento salarial em janeiro de 2012, o que elevou o valor para 20% superior ao estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), que é R$ 1.451.

Na capital, os professores da rede municipal deixam cerca de 60 mil alunos de 103 escolas sem aulas até sexta-feira. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de João Pessoa, Daniel Assis, a categoria adere em forma diferente da conjuntura nacional, pois os professores já recebem o piso, mas decidiu parar em solidariedade aos profissionais do estado e dos demais municípios que ainda não o recebem.
Professores da UEPB descartaram greve, mas paralisaram aulas temporariamente (Foto: Divulgação/Aduepb)
Professores da UEPB descartaram greve, mas param
aulas temporariamente (Foto: Divulgação/Aduepb)

Em Campina Grande, o Sindicato dos Trabalhadores do Agreste da Borborema (Sintab) estima que cerca de 40 mil alunos fiquem sem aula. Segundo o presidente da entidade, Napoleão Maracajá, a adesão acontece em solidariedade à luta nacional da categoria pelo pagamento do novo piso, apesar da questão já ter sido resolvida em âmbito local. A assessoria de imprensa da Educação de Campina informou que as aulas perdidas no período de paralisação serão repostas para que os alunos não sejam prejudicados e que alguns estão confundindo a paralisação nacional com uma ação de interesse local.

UFCG e UEPB também param
Na Paraíba, os professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB ) também decidiram aderir à paralisação nacional de três dias que teve início nesta quarta-feira.

Na UFCG a decisão foi tomada em assembleia na semana passada. Quatro campi da instituição, Campina Grande, Sumé, Cuité e Sousa, ficam sem aula a partir de hoje. Em Campina, a partir das 7h30, os professores fazem panfletagem na entrada central da universidade. Às 9h30, participam de debate no Centro de Extensão José Farias.

Já na UEPB, em assembleia realizada na terça-feira (13), os professores decidiram não entrar em greve, mas resolveram participar da paralisação nacional. De acordo com a assessoria da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (Aduepb), a princípio, as aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (19).


Fonte: G1

terça-feira, 13 de março de 2012

Juiz decreta prisão de universitário suspeito de agressão dentro da UFPB

O juiz Edaiton Medeiros da Silva, da comarca de Areia, no Brejo paraibano, decretou a prisão temporária do estudante universitário de 23 anos suspeito de lesionar gravemente um outro jovem de 19 anos na saída de uma calourada no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Segundo a Polícia Civil, a confusão aconteceu na madrugada da sexta-feira (9), quando alunos veternaos do Centro de Ciências Agrárias recepcionavam os novatos. Alguns teriam praticado um 'trote' utilizando uma vara de bambu para bater nos novos aprovados.

O pedido de prisão foi feito pela delegada da Polícia Civil Maria do Socorro Fausto, que investiga o caso em Areia. O jovem agredido está internado na emergência do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, apresentando estado de saúde regular. De acordo com Gisélia Vitral, tia do rapaz agredido, ele saía da festa em uma motocicleta quando foi chamado por alguém e sofreu o golpe nas costas.

Para a delegada, com base em todos os depoimentos e conversas informais com envolvidos no caso, o suspeito pode ser indiciado por tentativa de homicídio. "Quando ele golpeou pela primeira vez, a vítima estava de costas e não teve condições de se defender. Mesmo depois do rapaz ficar inconsciente e caído no chão, ele ainda continuou chutando e tentou um segundo golpe na cabeça. Os exames demonstram que a vítima sofreu traumatismo craniano", explicou Maria do Socorro Fausto.

Segundo Maria do Socorro, o caso é investigado desde sexta-feira. Na segunda-feira (12), o supeito procurou a delegacia se apresentando como vítima. Ele disse ter sido agredido e ameaçado de morte, o que o teria motivado a se defender do ataque do jovem de 19 anos. “Ele disse que usou o bambu para se defender de um grupo que tentou atacá-lo e tentou se refugiar em um dormitório na residência universitárial”, completou a delegada.

Apesar da versão relatada pelo universitário, uma perícia feita pela Polícia Federal no alojamento não encontrou vestígios de invasão, arrombamento ou vandalismo. "Conversamos com um policial militar que conteve o agressor e socorreu a vítima e com um vigilante que presenciou toda a ação. A informação de que ele reagiu a uma primeira investida do jovem que está internado não procede", explica a delegada.

A Polícia Civil fez buscas pelo universitário no alojamento no campus da UFPB em Areia, na residência da família dele no município de Cruz do Espírito Santo e em Campina Grande, mas não conseguiu localizá-lo. O jovem agora é considerado foragido. Quando o mandado de prisão temporária for cumprido, o suspeito poderá ficar detido por cinco dias. Conforme a investigadora, a prisão poderá ser convertida em preventiva, caso seja necessário.


Fonte: G1

segunda-feira, 12 de março de 2012

Aniversariantes do mês de março - EMORC

Cortar o tempo

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.

Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente



Aldilene Campos  10.03






Janaina Lima  12.03


Roselei de Alencar 22.03




Fonte: Blog Direitos Violados