quinta-feira, 26 de abril de 2012

PF indicia 43 médicos em quatro estados por venda ilegal de botox

Medicamentos apreendidos serão analisados. (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Medicamentos apreendidos na Operação Narke
(Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Cinquenta e cinco pessoas - entre elas 43 médicos - foram indiciadas em seis estados brasileiros pela Operação Narke, que apura denúncias de comercialização clandestina de toxina botulínica, o “botox”, usada para tratamentos estéticos e de saúde. A conclusão do inquérito foi apresentada nesta quinta-feira (26) pela Polícia Federal em Pernambuco. A operação foi feita em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em oito estados brasileiros.

Segundo a PF, foram indiciados quatro distribuidores, oito comerciantes e 43 médicos e/ou proprietários de clínicas. São 28 médicos e três outras pessoas em Pernambuco; na Paraíba, onze pessoas, sendo dez médicos; três médicos em Teresina, no Piauí, e um médico em Natal, no Rio Grande do Norte. Em São Paulo, seis pessoas, entre elas um médico. Em Minas Gerais, uma pessoa foi presa. Os nomes não foram divulgados pela polícia. Eles responderão à Justiça por crime contra a saúde pública, crime contra a ordem tributária e a maioria deles também por crime de contrabando, cujas penas podem variar de 10 a 15 anos.

O inquérito foi concluído na última sexta-feira (20), após 17 dias da deflagração da operação, que buscou reprimir a comercialização clandestina de toxina botulínica do tipo "A". Segundo a PF, o produto era contrabandeado para o Brasil, sem fiscalização ou autorização de uso pela Anvisa, o que acarretava sério risco à saúde da população.

A toxina botulínica do tipo A, além da aplicação estética, também é utilizada de forma terapêutica, inclusive para tratamento de disfunções neurológicas e motoras. A substância é classificada pela Anvisa como medicamento, sendo objeto de licitações para aplicação em estabelecimentos hospitalares da rede pública.

De acordo com a polícia, a Operação Narke desbaratou também a comercialização de outros produtos médicos, como metacrilato, cânulas e prótese de silicone, revendidos por estabelecimentos sem alvará sanitário.

Ao longo da investigação, a Polícia Federal apreendeu inúmeros produtos ilegais no cumprimento dos mandados de busca e apreensão judiciais e nas prisões em flagrantes. Os mandados judiciais foram contra distribuidores, profissionais de saúde e clínicas em João Pessoa (PB), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Caruaru (PE), Patos (PB), Natal (RN), Teresina (PI), Aracaju (SE) e Maceió (AL). Cerca de 80 pessoas foram ouvidas, entre médicos, pacientes e outras testemunhas.

Foram identificados e indiciados quatro empresários, estabelecidos em São Paulo, apontados como distribuidores contrabandistas, e oito comerciantes que atuavam no recebimento e venda da carga contrabandeada junto aos médicos, clínicas e consultórios. Além disso, a Polícia Federal solicitou à Justiça que informasse ao Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e ao Conselho Federal de Medicina para que os médicos sejam responsabilizados também na esfera administrativa e ética.

Ainda segundo a PF, esse número de profissionais de saúde envolvidos pode aumentar, pois outros médicos serão intimados para prestarem esclarecimentos à Justiça. É que a análise do material apreendido durante a Operação Narke na casa dos alvos da investigação revelou outros clientes da toxina clandestina ou do metacrilato ilegalmente comercializados.

Como eles agiam?
Toxinas ilegais foram apreendidas durante investigações (Foto: Divulgação / Polícia Federal)
Toxinas ilegais foram apreendidas durante
investigações (Foto: Divulgação / Polícia Federal)
 
As investigações apontaram que esses produtos eram adquiridos pelos médicos ou diretamente pelos pacientes por meio da indicação dos próprios médicos. A venda era feita em estabelecimentos desprovidos de licença dos órgãos de vigilância sanitária, sem condição de armazenamento e sem garantia da boa conservação, aquém das exigências da Anvisa em relação à rastreabilidade dos produtos médicos e biológicos.

Segundo a PF, a toxina clandestina entrava no Brasil de duas formas: por meio de empresários que praticavam o contrabando da toxina, comportamento conhecido como "mula" (viagens frequentes para o mesmo itinerário e por poucos dias) ou pela introdução da toxina contrabandeada misturada ou confundida com cargas de importação lícitas. A identificação da origem do medicamento contrabandeado para o país só poderá ser confirmada após o laudo conclusivo do Setor Técnico Científico (Setec) da Polícia Federal.

Alerta
A Polícia Federal orienta aos pacientes a, antes de qualquer procedimento médico ou estético com a toxina botulínica, questionarem os médicos sobre o produto que será aplicado, verificando sua embalagem (normalmente as toxinas clandestinas não possuem qualquer identificação) a fim de se assegurarem de que o produto possui a autorização da Anvisa.

Fonte: G1

quarta-feira, 25 de abril de 2012

PMJP discute ações para combater violência e tráfico de drogas nas escolas



A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizou na manhã desta quarta-feira (25) uma reunião com o tema “Tecendo Redes”, que tem por objetivo discutir ações preventivas no combate ao tráfico de drogas e à violência nas escolas. O evento ocorreu na sala de convenções da Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano e contou com a presença de representantes das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social (Sedes).

A atividade faz parte do ‘Projeto Elos’, que aborda as temáticas droga e violência, visando uma cultura de paz. Para a secretária de Educação, Ariane Sá, “a droga está na porta da gente e não podemos negar que ela está cada vez mais acessível. Precisamos alertar a comunidade sobre o caminho destruidor que a substância provoca na vida do usuário e de quem o rodeia”.

Já a coordenadora do projeto Elos, Fabiana Uchoa, ressalta que “o encontro foi feito por sentir a necessidade de reunir estes profissionais que lidam diretamente no cotidiano escolar e comunitário para compartilhar as ações preventivas que estão desenvolvidas e fortalecê-las juntamente com as demais secretarias”.

Participaram da reunião os especialistas da educação das 96 escolas, os apoiadores dos cinco distritos sanitários da Secretaria de Saúde, e os representes dos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos três Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A coordenadora de proteção social básica do Cras, Mércia de Lourdes, ressaltou a importância da integração das secretarias. “Realizamos um trabalho social junto às famílias e as experiências relatadas aqui vai fortalecer o nosso dia a dia”, disse Mércia.

A apoiadora matricial das Unidades de Saúde da Família, Alessandra Araújo, destacou que encontros como este devem ser constantes, devido à gravidade do problema que afeta a juventude.

“A droga gera tudo de ruim, inclusive e principalmente a violência na escola, em casa e em todos os ambientes que o usuário frequenta. Por isso a necessidade de se reunir e compartilhar esses momentos em que passamos”, concluiu a psicóloga.

Programação - Durante o encontro os participantes compartilharam as experiências desenvolvidas nas ações do cotidiano escolar no ano de 2011. Entre elas: ‘Educando sentimentos’ da Escola Municipal João Medeiros (Novais); ‘Protagonismo juvenil – Arena Jovem’ da Escola Municipal João Monteiro da Franca (Vieira Diniz) e ‘Resgatando valores para a vida’, da Escola Municipal Fenelon Câmara (Ernesto Geisel).

Ainda durante o encontro, as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Especializado de Assistência Social (Creas) apresentaram as ações desenvolvidas, o campo de atuação e de que forma está sendo feita a articulação em rede.

Todos os profissionais participaram de oficinas para articular e fortalecer as ações educativas e preventivas, resgatando valores de cidadania e defesa pela vida, que envolve a comunidade escolar.

Projeto Elos – A iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) tem como objetivo fortalecer e valorizar as práticas e princípios nos valores éticos que resgatam a integração do ser e suas relações interpessoais e sociais. Este trabalho aborda as temáticas droga e violência, visando uma cultura de paz, numa perspectiva da educação inclusiva e a política de redução de danos.


Fonte: ASCOM/PMJP

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Projetos “Prioridade Absoluta”, “Nome Legal” e “Conselhos Municipais dos idosos" são apresentados


Fazer o diagnóstico da situação da criança e do adolescente em 12 municípios da Paraíba, atingir 960 reconhecimentos de paternidade, implantar 40 conselhos municipais dos idosos. Estas são as metas para 2012 dos projetos “Prioridade Absoluta”, “Nome Legal” e “Assegurar a criação, implantação e funcionamento dos conselhos municipais de idosos” que fazem parte do planejamento estratégico do Ministério Público da Paraíba e foram apresentados no Encontro Regional dos Promotores, em João Pessoa.


A promotora Soraya Escorel, gestora do projeto “Prioridade Absoluta”, explicou que serão realizadas fiscalizações nos Conselhos Tutelares, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e programas de acolhimento para ser feito um diagnóstico da situação das criança e do adolescente e, a partir daí, propor medidas para a solução dos problemas encontrados.

A gestora do projeto “Nome Legal”, promotora Renata Carvalho, ressaltou que o objetivo do projeto é atender ao direito à paternidade responsável. Para tanto são realizados mutirões nas escolas com mães de alunos que não possuem o nome do pai no registro de nascimento. Não havendo o reconhecimento voluntário, pode-se fazer um exame de DNA. Através de uma parceria com o Hemocentro são disponibilizados 10 exames gratuitos por semana ao projeto. A promotora também apresentou um vídeo com os resultados do projeto.

Já o promotor Valberto Lira, gestor do projeto sobre conselhos dos idosos, informou que já estão programadas capacitações de conselheiros. Ele disse ainda que o projeto foi contemplado no programa “Talentos da Maturidade” do Santander que disponibilizou recursos na ordem de R$ 70 mil para as capacitações e confecções de cartilhas.
 


Fonte: Portal MPPB 

Bebê internado com suspeita de maus tratos morre em hospital na PB

O bebê com menos de um mês de vida que foi internado no Hospital de Trauma de Campina Grande com suspeitas de maus tratos morreu na tarde do domingo (22), oito dias depois de ter dado entrada. De acordo com a assessoria de imprensa da unidade, a morte foi registrada às 16h05 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Infantil. Devido ao ferimento interno encontrado na região abdominal do recém-nascido, o corpo será encaminhado à Unidade de Medicina Legal nesta segunda-feira (23) para exames.

Na época da internação, a direção do hospital convocou o Conselho Tutelar de Monteiro e o caso também foi comunicado ao Ministério Público. A delegacia de Monteiro abriu um inquérito para investigar as circunstâncias e as responsabilidades do suposto acidente.

A criança nasceu no município de Monteiro, no Cariri paraibano, e foi socorrida para Campina Grande depois de supostamente sofrer uma queda da cama. De acordo com o direção do hospital, a mãe chegou a comentar que o bebê teria sido jogado no chão por uma irmã, de 4 anos de idade, que não estaria sabendo lidar com o nascimento.

"O que a gente pode avaliar do ponto de vista médico é que é uma criança mal cuidada. Ela está desnutrida, anêmica e com hematomas que indicam ou espancamento ou queda por mal cuidado, porque uma criança com menos de um mês não anda, não se locomove. Ela depende totalmente de terceiros", explicou Flawber Cruz, diretor técnico do hospital.


Fonte: G1

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Aluno é flagrado com arma dentro de escola pública em João Pessoa

Aluno entra com arma em escola de João Pessoa  (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Com medo, pais dos alunos foram buscar os filhos
e aulas foram suspensas (Foto: Walter Paparazzo/G1)
 
Um adolescente de 14 anos foi flagrado com uma arma dentro da escola municipal Chico Xavier no bairro do Bessa em João Pessoa, na manhã desta quarta-feira (18). De acordo com a diretora Ivânia Narçal, o aluno do 6º ano contou que levou a arma para se defender de um vizinho da escola que o ameaçou de morte.

Nesta quarta-feira, a diretora disse que iria até a delegacia para prestar queixa sobre a suposta ameaça ao aluno, mas acabou impedida por conta dos acontecimentos. As aulas foram suspensas porque vários pais com medo foram até a escola buscar seus filhos.

Arma é apreendida com aluno dentro de escola de João Pessoa, Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Arma foi apreendida com aluno dentro de escola
de João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
 
O major Sena, da 3ª Companhia da Polícia Militar em Cabedelo, disse que a arma foi apreendida e o garoto encaminhado para Delegacia da Infância e Juventude. Os pais dele já foram informados sobre a situação e também devem ir à delegacia.

A diretora Ivânia Narçal comentou que, segundo o relato dos alunos, na terça-feira (17) um morador de um prédio localizado ao lado da instituição de ensino ameaçou os alunos com uma arma. “Ele disse que os estudantes tinham jogado pedra no carro dele”, explicou a diretora. Nesta quarta-feira o estudante do 6º ano resolveu levar uma arma para de se defender.

Ivânia Narçal, diretora da escola municipal Chico Xavier em João Pessoa, Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Ivânia Narçal, diretora da escola municipal
Chico Xavier (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Segundo a polícia, a direção da escola foi informada que um dos alunos estaria no banheiro masculino mostrando um revólver calibre 22 para os colegas. A direção orientou um dos colegas do adolescente a pegar a arma e colocar dentro de uma outra bolsa. O aluno colocou a arma na bolsa e entregou à direção.

Detectores de metaisNo dia 13 de abril o Ministério Público da Paraíba recomendou ao secretário de Educação e Cultura da Paraíba a instalação de detectores de metais e de sistema de monitoramento por câmeras no interior de uma escola estadual de João Pessoa. Foi delimitado um prazo de 30 dias para o cumprimento da recomendação.

A medida foi feita após uma solicitação feita pela direção do colégio, que recorreu à Promotoria de Justiça de Defesa da Educação para que os problemas de violência no ambiente escolar fossem solucionados. A recomendação do MPPB abrangerá outras três escolas públicas, sendo uma municipal e duas estaduais, todas da capital.

Escola Estadual Enéas Carvalho em Santa Rita Paraíba (Foto: Inaê Teles/G1)
Escola Estadual Enéas Carvalho em Santa Rita foi
cenário de um atentado (Foto: Inaê Teles/G1)
 
Tiroteio em escola
No dia 11 de abril dois alunos da escola estadual Enéas Carvalho no Centro de Santa Rita, na Grande João Pessoa, entraram fardados e um deles disparou seis tiros dentro da escola. Três  estudantes ficaram feridos e foram socorridos.

Dois dias depois, os adolescentes de 16 e 13 anos suspeitos do atentado foram detidos em Santa Rita. A arma utilizada no crime não foi encontrada pela polícia.

De acordo com a polícia, o alvo dos criminosos era um adolescente de 15 anos e um colega dele. O adolescente e mais duas alunas ficaram feridos. A vítima dos disparos disse à Polícia Civil que se desentendeu com um dos suspeitos dias antes do atentado.


Fonte: G1

terça-feira, 17 de abril de 2012

SaferNet Brasil realiza oficinas em 12 cidades sobre uso responsável da Internet

Com o tema “Promovendo a proteção aos direitos das crianças e adolescentes no Ciberespaço”, a SaferNet Brasil realiza, nos meses de abril e maio, Oficinas de formação de multiplicadores para atuação na prevenção de crimes na Internet. O objetivo é fortalecer o entendimento dos atores sociais acerca do uso seguro, ético e cidadão da Internet.
       
Podem participar conselheiros de Direitos e Tutelares, educadores e demais agentes do sistema de garantias de direitos de crianças e adolescentes das cidades atendidas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link (www.safernet.org.br/participe). Os participantes receberão certificado e kits pedagógicos produzidos pela SaferNet Brasil para replicar as dicas.

A iniciativa é uma ação fruto da cooperação da SaferNet Brasil com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. As oficinas serão realizadas em Salvador-BA (17/04), Curitiba- PR (a confirmar), Porto Alegre-RS (19/04), Recife-PE (25/04), João Pessoa-PB (26/04), Campinas-SP (02/05), Osasco-SP (03/05), Natal-RN (09/05), Manaus-AM (23/05), Belém-PA (24/05), Fortaleza-CE (30/05), Brasília-DF (31/05).

Contatos:
Assessoria de Comunicação da SaferNet Brasil:
Donminique Azevedo: (71) 3235­5910 / (71) 9136­1618
donminiqueazevedo@safernet.org.br


PROGRAMAÇÃO

8h30 – Abertura

9h – Palestra: Novas tecnologias, nova infância? Oportunidades e riscos na Internet Brasileira    
Tópicos:
- Potenciais da Internet no Brasil e no mundo
- Dimensão pública da Internet e ciber­cidadania
- Invasão de privacidade, roubo de dados, Ciber­Bullying, Sexting, dependência em jogos e violência
- Dicas para se manter seguro

12h – Intervalo para Almoço

13h30 – Formação de multiplicadores: as tecnologias a favor da educação em Direitos Humanos também na Internet
Fluxos e mecanismos de denúncia;
Conhecendo o Kit Pedagógico da SaferNet Brasil
Divulgação dos vídeos das campanhas de prevenção (on e off-line);

15h – Discussão 

15h30 - Intervalo

15h50 – Continuação: Formação de multiplicadores: as tecnologias a favor da educação em Direitos Humanos também na Internet
Distribuição dos Materiais pedagógicos;  
Como multiplicar as dicas e campanhas?
Integração na Rede Social Nética ;

17h – Discussão e Avaliação da atividade 

18h- Encerramento
 
 
Fonte: Portal SaferNetBrasil

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Recém-nascida é internada em UTI por suspeita de agressões na Paraíba

 
Uma recém-nascida foi internada no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande no sábado (14), apresentando sinais de agressões pelo corpo. De acordo com a assessoria de imprensa da unidade, a principal suspeita é de que a bebê, de cerca de 15 dias de vida, tenha sofrido algum tipo de espancamento em casa.  A família mora na zona rural do município de Monteiro, a 319 km de João Pesoa.

O Serviço Social do hospital acionou o Conselho Tutelar de Monteiro, que viaja a Campina Grande nesta segunda-feira (16) para apurar o caso e as responsabilidades. A bebê apresenta um ferimento no estômago e está na Unidade de Terapia Intensiva recebendo acompanhamento médico de uma equipe de pediatria. Seu estado de saúde é considerado regular.

Ainda conforme a assessoria de imprensa do hospital, durante os primeiros atendimentos médicos a mãe informou que ela teria sofrido uma queda da cama. Depois, mudou a versão dizendo que outra filha, de 4 anos de idade, teria jogado a bebê no chão por ciúmes. "Segundo a mãe, a criança não estava sabendo lidar com a chegada da irmã", comentou o assessor Dagberto Júnior.



Fonte: G1

PMJP abre inscrições para fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência

 
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), abre nesta segunda-feira (16) o processo de inscrição do III Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de João Pessoa/PB, que irá se realizar nos dias 3 e 4 de maio, na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). Os interessados devem procurar o Setor de Divisão da Política de Atenção à Pessoa com Deficiência (Dipaped), no prédio da Secretaria localizado na Rua Santos Dumont, 80, no horário de 8 às 18 horas. As inscrição vão até a quinta (19).
 
O III Fórum tem como slogan: “Um Olhar Através da Convenção Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: Novas Perspectivas e Desafios”, tomando como base o  Decreto Legislativo nº 186/2008, com o foco em quatro eixos temáticos: 1- Educação, Esporte, Trabalho e Reabilitação Profissional; 2 – Acessibilidade, Comunicação, Transporte e Moradia; 3 – Saúde, Prevenção, Reabilitação, Órtose e Prótese e 4 – Segurança, Acesso à Justiça, Padrão de Vida e Proteção Adequados.

O evento tem como finalidade a análise dos obstáculos e avanços da Política Municipal para a Integração da Pessoa com Deficiência, segundo a Convenção que é um Tratado Direito Internacional, que surgiu para promover, defender e garantir condições de vida com dignidade e a emancipação dos cidadãos e cidadãs do mundo que apresentam alguma deficiência.

No âmbito municipal, objetiva possibilitar o amplo debate sobre as questões significativas para a inclusão ativa da pessoa portadora de deficiência no processo de desenvolvimento do país, balizando a atuação das diferentes políticas públicas e os avanços necessários para suas adequações. O evento irá gerar um documento para ser levado ao Fórum Regional de João Pessoa, cuja realização será no dia 25 de maio, na Funad.

Sensibilidade –  O III Fórum deverá reunir 150 participantes, entre sociedade civil, governos e trabalhadores, segundo a diretora da Dipaped,  Rosângela Costa Assunção, que é membro da Comissão Organizadora do evento. Durante os dois dias, os participantes debaterão temas específicos, de forma a sensibilizar  os governos municipal, estadual e federal, para as questões referentes à pessoa com deficiência, no tocante à sua inclusão qualificada no processo de desenvolvimento do país.

Rosângela destacou que o Fórum é um espaço amplo de debate democrático, que proporcionará aos órgãos governamentais e a sociedade uma avaliação da Política Pública da Pessoa com Deficiência no município de João Pessoa. “Vamos gerar um documento que irá refletir a realidade das políticas públicas e avançar nos debates deste segmento. Venha e participe, a pessoa com deficiência que não se expõe, não impõe”, concluiu.

A comissão Organizadora é formada pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Associação de Cegos da Paraíba (Apace); Assessoria e Consultoria para o Social (ACSocial) e  Associação Atlética dos Portadores de Deficiência da Paraíba (AAPPB).

Confira abaixo a programação do Fórum.

Dia 03/05/2012
8h – Credenciamento
9h – Abertura Oficial
9h10 – Apresentação Artística – Beto Melo;
9h30 – Leitura e Apresentação do Regimento Interno
10h15 – Painel 1: Tema do Fórum – Palestrante – Hellosmam Oliveira
12h  – Intervalo para o almoço
13h30 – Apresentação Artística “ Somos Iguais” – APAE/JP
14h – Trabalho em grupo: discussão Sobre os Eixos Temáticos:
Grupo 1 – Educação, Esporte, Trabalho e Reabilitação Profissional;
Grupo 2 – Acessibilidade, comunicação, Transporte e Moradia;
Grupo 3  – Saúde, Prevenção, Reabilitação, Ótese e Prótese;
Grupo 4 – Segurança, acesso à Justiça, Padrão de Vida e Proteção Social  Adequados

Dia 04/05/2012
9h – Aprtesentação Artística
9h30 – Apresentação e votação das propostas dos trabalhos em grupos sobre os eixos temáticos;
11h30 – Votação das Moções
12h30 – Intervalo para o almoço
13h45 – Apresentação Artística
14h30 – Eleição para escolha dos 16 delegados ( 08 governamentais e 08 não governamentais) para o Fórum Regional de João Pessoa, que será realizado no dia 25/05/2012 das 8h às 17h30, na Funad.
16h – Encerramento com apresentação artística



Fonte: ASCOM/PMJP

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Premiação alusiva ao Ano Cultural Políbio Alves - SEDEC/JP

Na manhã de hoje (12), os estudantes e professores da Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, vivenciaram um momento de alegria e reconhecimento por parte da SEDEC-JP, pela participação efetiva da escola no decorrer do projeto: "Ano Cultural Políbio Alves", ano letivo 2011.

Os estudantes foram premiados com um Notebook HP e os professores orientadores com um Celular Nokia C3.

Agradecemos o empenho e dedicação dos estudantes, professores, gestão, equipe técnica (em especial, a supervisora: Francisca Gadelha) por todo o incentivo e companheirismo para a realização do projeto.

Francisca Gadelha e Maurícia

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria".
                                                                                        Paulo Freire

Categoria - Poesia:

Fundamental I:
Aluna: Luanna Santos
Profª. Orientadora: Mauricia B. Sousa

Fundamental II:
Aluno: Danilo
Prof. Orientador: Neilson Medeiros

EJA:
Aluna: Graça
Profª. Orientadora: Socorro Jeane













“LEMBRANÇAS”

O QUE SÃO LEMBRANÇAS?
REVIVER, RECORDAR, SONHAR, SENTIR...
ALGUMAS ATÉ FICAM ESQUECIDAS, COMO
SE ESTIVESSEM SIDO LEVADAS PELA
CORRENTEZA DE UM RIO,EM ESPECIAL O
 SANHAUÁ.
SÓ A SABEDORIA DO POETA PARA PODER
COLOCAR ENTRE UMA LINHA E OUTRA A
HISTÓRIA QUE TAMBÉM É SUA.
SÓ A SABEDORIA DO POETA
PARA FAZER-NOS VIAJAR EM ÉPOCAS E LUGARES
SENTINDO, ASSIM, CADA MOMENTO COMO SE
TAMBÉM ESTIVÉSSIMOS LÁ.
POIS É, O POLÍBIO E O VARADOURO SÃO ASSIM,
MOSTRAM-NOS DE UMA FORMA SINGULAR
A IMENSIDÃO DE UM LUGAR
QUE SE CHAMA ALMA: ALMA DA CIDADE,
ALMA DO POVO, ALMA DA POESIA. POESIA QUE EXPRESSA A PAIXÃO DO ARTISTA
PELA SUA HISTÓRIA RETRATANDO A SUA VIDA
COM ENCANTOS E DESENCANTOS, UNINDO PASSADO
E PRESENTE COM A FAÇANHA QUE SÓ O POLÍBIO É
CAPAZ DE NOS MOSTRAR.
PARABÉNS, NOSSO POETA!

Aluna: Luanna- Poesia: Lembranças




Luanna e o poeta: Políbio Alves




Homenagem do aluno Danilo a Políbio Alves





Fonte: Blog Direitos Violados

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Unipê abre inscrições para 3,2 mil bolsas de estudo e divulga critérios de seleção


 
O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) divulga os critérios para o Processo de Seleção de Bolsas de Estudo para o Semestre 2012.2, cujas inscrições serão realizadas no período de 2 a 30 de maio para os alunos veteranos e já matriculados. Os critérios de seleção para concorrer a 3,2 mil bolsas de estudo foram divulgados no último dia 23 de março, durante o 1º Seminário de Integração Institucional, no campus do Unipê. Para os aprovados no Vestibular 2012, para o semestre 2012.2, o período de inscrição para pleitear as bolsas será de 25 a 29 de junho.

Os candidatos às bolsas devem se inscrever exclusivamente no Portal. O resultado final de todos os classificados nesse processo está previsto para ser divulgado no dia 31 de julho deste ano, no Portal da instituição. A divulgação dos pré-selecionados será em 6 de julho.


Como proceder

Após a inscrição pela Internet, o candidato deve apresentar os documentos exigidos, no período de 3 a 31 de maio, das 08h às 17h, na Capela do Unipê, localizada no Espaço Cultural da instituição (próximo à Reitoria). Com a inscrição concluída no dia do agendamento selecionado, o candidato deve comparecer à Capela do Unipê para apresentação dos documentos. Depois de inscrito, o candidato deve acompanhar a relação dos pré-classificados, que será divulgada no dia 6 de julho, no Portal Unipê.

Confira a relação de documentos exigidos.

Para que o estudante esteja apto a continuar no processo de seleção, ele precisa cumprir as seguintes exigências: atender os critérios da condição socioeconômica (Lei da Filantropia – Resolução Nº 02/2011, 09 de agosto de 2011, regulamentada a Resolução Nº 1, de 22 de junho de 2011); estar com as mensalidades de janeiro a abril quitadas até o dia 31 de maio; estar regularmente matriculado no semestre 2012.2, até o dia 20 de julho e para quem está pleiteando renovação de bolsa, não ter reprovação no semestre anterior.


Para os aprovados no Vestibular 2012.2

Para os aprovados no Vestibular, para o semestre 2012.2, o período de inscrição para pleitear as bolsas é de 25 a 29 de junho e a apresentação dos documentos deve ser feita entre 26 e 29 de junho. A divulgação dos pré-selecionados será em 6 de julho. O resultado final também acontecerá em 31 de julho de 2012.


Quem tem direito às bolsas

O perfil de socioeconômico será aplicável exclusivamente para concessão de bolsas de Filantropia. Já nos casos de bolsas de incentivo, aplicam-se, além dos critérios gerais já referidos, outras regras e critérios específicos de cada curso, bem como a normatização da Instituição para aplicação dos descontos. É importante lembrar que os cursos de Odontologia, Redes de Computadores e Engenharia Civil não possuem o direito de participar do processo seletivo de bolsas e incentivos.

Têm direito às bolsas de estudo os alunos que atendem aos critérios da condição socioeconômica e aqueles que participam de projetos de monitoria, pesquisa e extensão, como os alunos do curso de Direito que atuam como voluntários no Escritório de Prática Jurídica do Unipê, projeto que dá orientação e assistência jurídica gratuita à comunidade paraibana, em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba. E, ainda, estudantes voluntários do projeto Administração para Todos, que oferece cursos profissionalizantes gratuitos à população, além de inúmeros outros projetos da instituição.

Os interessados em saber que projetos de monitoria, pesquisa e extensão são oferecidos pelo seu curso devem procurar a Coordenação para adquirir todas as informações.


Bolsas de Estudo
PROCESSO DE SELEÇÃO
Confira o passo-a-passo para requerer a bolsa de estudo para o semestre 2012.2:


1 – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Inscreva-se através do link (http://terminal.unipe.br/), no período de 2 a 30 de maio. Após a conclusão da inscrição, imprima o protocolo para apresentar no dia do agendamento.

IMPORTANTE!
As inscrições para bolsas serão feitas SOMENTE pela Internet. TODOS, incluindo os alunos que concorrerão ao processo de seleção para Incentivo Estudantil, devem realizar inscrição on-line.


2 – APRESENTE SEUS DOCUMENTOS

Dirija-se à Capela Unipê de 3 a 31 de maio, das 08h às 17h, para apresentação da documentação comprobatória no dia escolhido no agendamento no ato da inscrição.

3 – CONFIRA A RELAÇÃO DOS PRÉ-CLASSIFICADOS

A relação estará disponível no portal Unipê, no dia 6 de julho.
Atenção! Para que você esteja apto a continuar no processo de seleção, precisa cumprir as seguintes exigências:

- Estar com as mensalidades de janeiro a abril, quitadas até o dia 31 de maio;
- Estar regularmente matriculado no semestre 2012.2, até o dia 20 de julho;
- Conforme Normativa, os alunos que receberam qualquer benefício da Instituição no semestre anterior e tiveram reprovação em qualquer disciplina, não podem pleitear nenhum tipo de desconto, seja bolsa de Filantropia e/ou Incentivo de Atividade Estudantil.
- Atender os critérios da condição socioeconômica (Lei da Filantropia)
- Não ter ingressado como graduado.


4 – FIQUE ATENTO AO RESULTADO FINAL NO PORTAL

A relação final dos CLASSIFICADOS no processo de seleção das bolsas de estudo será divulgada, no portal, em 31 de julho de 2012.


Mais informações
Procure o Setor de Bolsas, Incentivos e Crédito Estudantil
(83) 2106-9288 | (83) 32313431
bolsas@unipe.br


Fonte: Portal UNIPÊ

Professores municipais participam de encontro sobre educação especial

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), promove nesta quinta (12) e sexta-feira (13) o III Encontro do Observatório Nacional da Educação Especial (ONEESP). O evento acontece no auditório da reitoria da UFPB e tem como público alvo os professores da rede municipal que trabalham em sala de aula com recursos multifuncionais. O tema do encontro será ‘Práticas pedagógicas no atendimento educacional especializado’.

“Nós queremos preparar os professores a identificar estudantes com necessidades especiais na escola, além de ajudá-los a avaliar as necessidades educativas individuais no contexto da sala de aula regular”, afirmou a coordenadora da Educação Especial da Secretaria de Educação e Cultura da capital, Sandra Ramalho.

Palestras - As palestras do encontro acontecem das 7h30 às 11h30 e das 13h30h às 17h30, durante os dois dias de evento. Uma das palestras tem como tema a ‘Política pública de educação especial na perspectiva da inclusão: o Atendimento Educacional Especializado (AEE)’.

Os participantes irão participar também de uma roda de orientações e dicas com a professora da UFPB, Windyz Ferreira, que é fundadora da organização não-governamental Educação para Todos, e com Alessandra Mendes, supervisora da rede municipal de educação.

Dados - A rede municipal de ensino de João Pessoa, que é formada por 95 escolas, atende, em média, 747 alunos com alguma deficiência no aprendizado.


Fonte: ASCOM/PMJP

Aniversariantes mês de abril - EMORC



Clóvis 01. 04

Manoel dos Santos 08.04

Maria José Ventura 11.04

Edneide 25.04

Leonardo 25.04



Fonte: Blog Direitos Violados

terça-feira, 10 de abril de 2012

Brasil não possui novas vagas para internação de jovens infratores

Com uma taxa de ocupação de 102%, segundo dados divulgados nesta terça-feira (10) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil não possui, na totalidade dos estabelecimentos do país, novas vagas para a internação de adolescentes infratores. A informação faz parte do estudo “Panorama Nacional, a Execução das Medidas Socioeducativas de Internação”, realizado pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF) e pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ).

Ainda de acordo com o levantamento, os estados com maior sobrecarga estão na Região Nordeste. O Ceará tem uma taxa de ocupação de 221%, seguido por Pernambuco (178%) e Bahia (160%). Ainda no Nordeste os estados de Sergipe (108%), Paraíba (104%) e Alagoas (103%) apresentam superlotação em suas unidades. No Centro-Oeste, merece destaque a sobrecarga no Distrito Federal (129%) e em Mato Grosso do Sul (103%). No Sudeste, Minas Gerais possui 101% de ocupação. Na Região Sul, Paraná (111%) e Rio Grande do Sul (108%) também apresentam ocupação superior à sua capacidade.

O Brasil possuía, entre julho de 2010 e outubro de 2011, segundo o relatório do CNJ, 17.502 internos, distribuídos pelos 320 estabelecimentos de execução de medida socioeducativa. São Paulo era o estado com o maior número de estabelecimentos para internação de adolescentes, com 112 unidades. A maior média de internos por estabelecimento, no entanto, foi registrada no Distrito Federal (163), seguido pela Bahia (126) e pelo Rio de Janeiro (125).


Mapa menores CNJ VALE ESSE (Foto: Arte/G1)



Além de sobrecarregadas, as unidades não possuem, em geral, ainda de acordo com o relatório, boas condições para o atendimento à saúde dos internos. Os psicólogos e os assistentes sociais são os profissionais mais comumente disponíveis nas unidades de internação em todas as regiões, estando presentes em 92% e 90% dos estabelecimentos, respectivamente. Por outro lado, advogados e médicos estão presentes em apenas 32% e 34% das unidades.

Ainda do total de unidades para internação de adolescentes, 32% não possuem enfermaria e 57% não dispõem de gabinete odontológico. Outro dado destacado pelo estudo: 22% dos estabelecimentos não possuem refeitório, ou seja, os alimentos são consumidos em outros espaços sem adequação específica. No que diz respeito ao acesso à educação, de acordo com o relatório, 49% das unidades não possuem biblioteca, 69% não dispõem de sala com recursos audiovisuais e 42% não possuem sala de informática.

Casos de violência
Entre as 320 unidades pesquisadas, foram registrados casos de abuso sexual sofrido pelos internos, num período de 12 meses, em 34 estabelecimentos. Em 19 houve registros de mortes por homicídio; em sete, houve casos de mortes por doenças pré-existentes; e em 2 ocorreram mortes por suicídio.

Já quando questionados sobre ocorrência de agressão física, 28% dos entrevistados relataram ter sofrido agressão física por parte de funcionários; 10%, por parte da Polícia Militar dentro da unidade de internação; e 19% afirmaram ter sofrido castigo físico.


Fonte: G1

MP vai fiscalizar o repasse de recursos federais para o combate ao crack e outras drogas

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) está preparando um mapeamento de todas as prefeituras que mantêm políticas públicas de combate e tratamento às drogas e que aderiram ao Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas e vai iniciar uma fiscalização dos recursos repassados pelo governo federal a esses municípios.

Um levantamento preliminar já foi feito pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias (Caop) da Saúde identificando atividades dos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) e dos Consultórios de Rua e a existência de leitos psiquiátricos, em hospitais gerais e em urgências e emergências.

Na tarde desta terça-feira (10), uma primeira reunião foi realizada no MPPB com as presenças do procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, da promotora coordenadora do Caop da Saúde, Adriana Amorim, da secretária estadual do Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, e da secretária executiva estadual da Saúde, Cláudia Veras.

“O objetivo dessa reunião é a discussão com setores do governo do Estado que lidam diretamente com as políticas já implementadas no enfrentamento ao crack”, ressalta a promotora Adriana Amorim, destacando que a maioria das políticas são municipalizadas, com o encaminhamento de recursos federais. “Por isso vamos monitorar e fiscalizar esses recursos”.

“Temos que saber quais os municípios estão recebendo esses recursos. Precisamos ter um diagnóstico, um estudo técnico, inclusive das causas do crack. Nosso papel será o de fiscalizar, mas participaremos desse diagnóstico junto às outras entidades da sociedade”, adianta o procurador-geral Oswaldo Trigueiro.

A partir de agora, o MPPB irá compor essa rede de entidades da sociedade civil e do poder público, integrando um grupo interdisciplinar para o combate às drogas e o tratamento aos usuários, principalmente do crack. “Vamos fazer parte desse grupo. O trabalho tem que ser em conjunto”, completa a promotora Adriana Amorim.


Fonte: Portal MPPB

Prefeitura começa a definir metas do programa Escola Nota 10 para este ano

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec) deu início nesta segunda-feira (9) às reuniões sobre metas do programa Escola Nota 10 com os gestores e educadores das escolas da rede municipal de ensino. A primeira reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira (9) no ginásio da Escola Municipal João XXIII, localizada no bairro Alto do Mateus, com as escolas do Pólo III.

“Nós queremos deixar da forma mais clara possível qual o nosso objetivo e objetivo dos educadores para este ano que é atingir 100% das metas. Queremos garantir que a supervisão comece de imediato”, disse a secretária Ariane Sá.

Durante o pronunciamento Ariane Sá explicou ainda como vai funcionar as cinco metas estabelecidas que são: gestão escolar; atividades interdisciplinares do Projeto Político-Pedagógico (PPP); alimentação escolar; frequência na formação continuada e avaliação de aprendizagem dos alunos.

Tirando as dúvidas – A secretária Ariane Sá também aproveitou o evento para esclarecer algumas dúvidas dos gestores e educadores da rede municipal. “Essa é a hora deles questionarem, perguntarem, para que no final do ano todos possam ser contemplados com o 14º salário”, disse.

“É de uma importância enorme esses esclarecimentos porque ajuda a todos nós a entender a importância na melhoria da qualidade do ensino das nossas escolas, da participação do profissional na formação continuada. O 14º salário é uma conseqüência”, falou a diretora do João XXIII, Elizabete Judite.

Prêmio – Para ser contemplado com o ‘Escola Nota 10’, gestores e educadores da rede municipal devem se empenhar para que sua escola atinja o Índice de Excelência em Educação, com percentuais entre 50% e 100% nas metas estabelecidas. Assim, toda equipe da escola vencedora recebe o 14º salário, como reconhecimento do seu esforço e sua dedicação.

Confira abaixo a relação das próximas reuniões:

Dia 10
9h – Escola José Américo (Polo IV) –conjunto José Américo
15h – Escola Francisco Pereira (PoloII) – Cristo Redentor

Dia 11
9h – Escola Leonel Brizola (Pólo V) – Miramar
15h – Escola Anayde Beiriz (Pólo VII) – Bairro das Indústrias

Dia 12
9h – Escola Seráfico da Nóbrega (Pólo VI) – Tambaú
15h – Escola Raimundo Nonato (Pólo VIII) – Gervásio Maia

Dia 13
9h – Escola Oscar de Castro (Pólo IX) – Cruz das Armas

Dia 16
15h – Escola Luiz Vaz de Camões(Polo I) – Mangabeira IV


Fonte: ASCOM/PMJP

sábado, 7 de abril de 2012

OMS alerta sobre desafio de um mundo com mais idosos que crianças

O Dia Mundial da Saúde é comemorado neste sábado (7) e a OMS (Organização Mundial da Saúde) faz um alerta preocupante.  Em 2050 haverá cerca de 400 milhões de idosos com mais de 80 anos, frente aos 14 milhões que havia em meados do século 20.

O envelhecimento da população está acontecendo em todos os países, embora cada um esteja em uma fase diferente desta transição, e o resultado é que "em questão de anos" haverá mais idosos de 60 anos que crianças com menos de cinco, segundo um relatório da OMS divulgado na última terça-feira (3).

Com estes dados, a OMS adverte para o desafio de um fenômeno ao qual é dedicada neste ano a comemoração do Dia Mundial da Saúde, com o lema "Uma boa saúde acrescenta vida aos anos".

O desafio é uma consequência do fato de países pobres e em desenvolvimento terem se juntado no envelhecimento populacional a Europa, Japão e América do Norte, onde este fenômeno acontece há vários anos.

Os países com menor receita são "os que estão experimentando a grande mudança", segundo o relatório da OMS, que prevê que em 2050 80% dos idosos viverão nessas economias. Além disso, Chile, China e Irã terão uma maior proporção de idosos que os Estados Unidos, ainda de acordo com o estudo.

O novo fator para a OMS é que uma transição que em países como a França e Suécia se prolongou durante décadas "está ocorrendo de maneira muito rápida" nos países pobres e emergentes.

Na França, passaram-se mais de 100 anos para que a porcentagem de idosos de 65 anos aumentasse de 7% para 14%, enquanto em sociedades como as de Brasil, China e Tailândia esse mesmo caminho demográfico foi percorrido em apenas 20 anos.

Apesar do envelhecimento da população poder ser interpretado como uma consequência direta do desenvolvimento socioeconômico, a OMS alerta sobre os problemas de adaptação dos sistemas sociais e de saúde para este "envelhecimento expresso".

A OMS aposta neste contexto em se concentrar nas estratégias de redução das doenças não transmissíveis (cardíacas, câncer, diabetes e pulmonares crônicas). Ou seja, o risco de problemas crônicos de saúde nos idosos será reduzido drasticamente se desde a infância for imposta uma fórmula do exercícios físico, dieta saudável e a limitação do consumo de álcool e tabaco.

A organização também identificou uma série de "intervenções baratas" para combater as doenças não transmissíveis, medidas que apontou como especialmente convenientes para as economias com menos recursos.

Trata-se de "estratégias preventivas" como o aumento da carga tributária do tabaco e do álcool, a proibição de fumar em espaços públicos, a redução do consumo de sal e uma maior conscientização sobre os exercícios físicos e as dietas saudáveis.

Segundo a diretora geral da OMS, Margaret Chan, "as pessoas com idade avançada dos países de baixas e médias economias têm hoje um risco quatro vezes maior de morte e incapacidade por doenças não transmissíveis do que as populações dos países ricos".

A leitura potencialmente positiva, acrescentou Margaret, é que a maioria destas doenças pode ser prevenida em grande medida ou não se tornar cara demais no tratamento.

Por exemplo, explica a OMS, a detecção e a prevenção da hipertensão, fator de risco chave para a descoberta de problemas cardíacos, pode ser abordada de uma forma barata e eficaz, mas atualmente menos de 15% das pessoas de idade avançada nos países pobres e em desenvolvimento se submetem a um acompanhamento médico.

O objetivo da OMS com esta campanha é também "reinventar o envelhecimento", mudar as atitudes e percepções sociais para que a sociedade respeite melhor os idosos. Segundo esta organização vinculada à ONU, a saúde precária não é a única preocupação das pessoas à medida em que envelhecem - há ainda os estereótipos em razão da idade, o que evita uma plena participação social. Margaret exemplifica:

- Quando um homem de 100 anos termina uma maratona, como ocorreu no ano passado, temos que reconsiderar as definições convencionais de que significa ser velho. Já não se sustentam os estereótipos de séculos passados.

Fonte: R7

Governador da PB anuncia nomes de novos secretários e auxiliares

Tatiana Domiciano, ex-superintendente da Sudema, é a nova secretária de Comunicação (Foto: Divulgação/Secom-PB)
Tatiana Domiciano, ex-superintendente da Sudema,
é a nova secretária de Comunicação
(Foto: Divulgação/Secom-PB)

Por meio de nota oficial, o governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) anunciou neste sábado (7) os novos secretários e auxiliares que vão tomar posse em cerimônia no domingo (8) no Palácio da Redenção. Na ocasião o comando do governo vai ser transmitido interinamente para o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos. O motivo é a viagem oficial de Coutinho para os Estados Unidos e de Rômulo Gouveia a Brasília.

A mini-reforma atinge três escalões do governo, desde secretarias até órgãos executivos e suas diretorias, e funcionou como uma dança de cadeiras. Com a saída de Nonato Bandeira, para se lançar pré-candidato a prefeito de João Pessoa, quem fica no comando da Secretaria de Comunicação Institucional (Secom) é Tatiana Domiciano, ex-diretora superintendente da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

A nova secretária explicou que “o caráter de reforma do governo foi eminentemente técnico, por causa da saída de alguns auxiliares para as eleições”, afirmou Tatiana Domiciano. Ela disse ainda que “o remanejamento é uma constante no governo e que todas as pessoas já são do quadro desde o início da gestão”, ao todo são 25 mudanças.

Harrison Targino saiu da pasta da Administração Penitenciária e será empossado na Educação (Foto: Divulgação/Secom-PB)
Harrison Targino saiu da pasta da Administração
Penitenciária e será empossado na Educação
(Foto: Divulgação/Secom-PB)

Um exemplo dessa situação é a migração de Harrison Targino, que anunciou a saída da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), e agora vai assumir a Secretaria de Educação no lugar de Afonso Scocuglia, que também entregou o cargo. Essa é a terceira mudança na pasta em pouco mais de um ano, já que ela também teve o professor Fernando Abath como titular. Na Seap, será empossado o coronel Washington França.

A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer será comandada por José Marco Nóbrega Ferreira, que já era o executivo da pasta. O ex-titular dos esportes, Fábio Maia, vai para a Interiorização, que tem sede em Campina Grande, seu nicho político mais forte. Débora Maria Andrade Maciel será secretária-executiva ao lado de Fábio.

Segundo a secretária de Comunicação, o governador Ricardo Coutinho só deve repassar as primeiras orientações para os novos auxiliares na próxima quinta-feira (12) quando volta da viagem oficial aos Estados Unidos. “Mas desde já a ideia é seguir o ritmo e dar continuidade ao trabalho que tem sido feito”, completou.

Em relação a pasta que assumiu, Tatiana explicou que a orientação é “dar maior visibilidade as ações do governo e trabalhar para que essa divulgação aconteça de maneira mais fluente”.

A secretária tentou amenizar o tom da reforma e disse que “é um ajuste normal. Alguns cargos em nível de diretorias estavam vagos e agora estão sendo preenchidos, o que já era previsível”. Confira outras mudanças no segundo escalão do governo Ricardo Coutinho:

Ramalho Leite - diretor-presidente da FAC
Josefa Vanóbia Nóbrega – diretora-executiva da FAC
Fernando Moura - superintendente de A UNIÃO
Orlando Soares de Oliveira Filho - diretor-presidente da AESA
Ana Maria de Araújo Torres - superintendente da SUDEMA
Ricardo Barbosa - diretor-superintendente da Suplan (acumulando o cargo de secretário-executivo do PAC)
Waldir Porfírio da Silva - chefe de gabinete do governador
Célio Alves - diretor de jornalismo da Secretaria da Comunicação
Simone Cristina Coelho Guimarães - diretora técnica da Suplan
Alexandre Magno Cândido da Cruz - diretor de planejamento da FAC
Maria Alice Pereira de Lima - vice-presidente da FUNDAC
José Sidney de Oliveira Filho - diretor administrativo da FUNDAC
Flora Elvira Rodrigues de Amorim - diretora do Departamento de Assistência e Previdência do IASS
Felipe Ferreira Adelino de Lima - diretor de operações da EMPASA
Fábio Veriato da Câmara - diretor administrativo do INTERPA
Francisco Elias Ramos - diretor técnico do INTERPA
Francisco Fábio Gomes de Oliveira - gerente-executivo técnico do COOPERAR
Cláudio Batista dos Santos - diretor técnico da CEHAP
Francisco Jean Q. da Costa - diretor administrativo-financeiro da CEHAP


Fonte: G1

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Defeito permanente da visão atinge 822 mil na PB

Quem teve a sorte de nascer com a visão perfeita, deve estar consciente que, em alguma fase da vida, vai apresentar dificuldades de visão que, se não forem tratadas, podem até mesmo evoluir para a cegueira. A Organização Mundial de Saúde calcula que 500 mil crianças ficam cegas, no mundo, todos os anos, e 30% da população entre 0 e 15 anos  apresentam algum problema oftalmológico. Os riscos de se adquirir uma doença ocular, vai aumentando conforme a idade. Os especialistas são taxativos: depois dos 40 anos de idade, não há mais quem enxergue 100%. Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 822.813 paraibanos têm alguma deficiência visual permanente, ou seja, sem cura.

O vice-presidente regional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Osvaldo Travassos de Medeiros, frisou que a maioria das doenças oculares é tratável e ressaltou a importância de exames oftalmológicos regulares como a melhor forma de prevenção. Ele ainda destacou que o cuidado com os olhos começa antes mesmo do nascimento e a primeira consulta deve ser feita ainda na maternidade, tendo acompanhamento a partir dos 2 anos de idade.  
    
 Teste do olhinho    
O oftalmologista Osvaldo Travassos de Medeiros alerta que os cuidados com a visão começam desde a gestação. Nos três primeiros meses, a mãe que contrair rubéola, por exemplo, pode afetar a visão do bebê, desenvolvendo patologias congênitas como catarata e glaucoma. Por tanto, ele destaca a importância de se fazer o teste do olhinho ainda na maternidade ou poucos dias depois do nascimento. O exame é indolor e é feito com um equipamento chamado oftalmoscópio, que emite uma luz e o especialista observa o reflexo nas pupilas.

 “A partir do teste, podemos observar de imediato se a criança nasceu com a pupila de cor diferente da vermelha. No caso da pupila branca, chamada leucocoria, a patologia pode ser uma catarata, um glaucoma ou outras formações que mostram alterações no olho do bebê”, explanou.

A oftalmologista Denise Freire Medeiros explicou que, por meio deste exame, podem-se detectar patologias como retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira. “Quanto mais cedo for detectada qualquer alteração e mais cedo for feito o tratamento, melhor será a recuperação e irá evitar que a criança cresça com baixas visuais e sejam prejudicadas no futuro”, ressaltou. 

O secretário de Estado da Saúde (SES), Waldson Souza, assinou, no ano passado, uma resolução aprovando os projetos de implantação dos Testes da Orelhinha e Olhinho na Paraíba, entrando em vigor na data de sua publicação, em 5 de julho. A resolução destaca a importância do Teste do Olhinho para detectar, precocemente, doenças oftalmológicas possibilitando tratamento rápido e evitando a cegueira infantil.  

Em João Pessoa, a maternidade Cândida Vargas realiza o teste, principalmente em prematuros, para diagnosticar qualquer patologia congênita. A oftalmologista Silvana Trigueiro, que faz o teste na unidade, explicou que é comum os bebês prematuros apresentarem a retinopatia da prematuridade, pois eles ainda não tiveram o tempo necessário para formar completamente o olho. “A retinopatia da prematuridade é causada pela falta de oxigenação no olho porque não nasceu totalmente desenvolvido, faltando a vascularização no local”, explanou.

O procedimento no caso da retinopatia é acompanhar o desenvolvimento da doença. Silvana explicou que em 90% dos casos, a retinopatia regride espontaneamente, entretanto Silvana ressalta que é importante ter o acompanhamento de um oftalmologista, pois a doença, se não tratada, pode levar à cegueira. Apenas em estágios mais avançados que é necessária a intervenção de laser. Já em casos de catarata e glaucoma congênitos, o procedimento deve ser intervenção cirúrgica imediatamente.  

O teste do olhinho também é importante para detectar infecções de toxoplasmose, sífilis, herpes, entre outros, assim como má formações congênitas. “É importante para começar o tratamento adequado, mas nem toda infecção pode ser recuperada, como em alguns casos de herpes. A lesão que tinha na retina antes não regride, mas o tratamento evita que aumente e, as inflamações não tratadas, podem causar atrofia ocular”, expôs. 

Em uma série de exames, na semana passada, Silvana diagnosticou dois novos casos de bebês com retinopatia da prematuridade. Outro prematuro apresentou cegueira decorrente de infecção do herpes contraída pela mãe durante a gestação. “Neste caso, não tem mais o que fazer. Ele ainda tem a visão periférica, mas a visão frontal não. Assim, ele irá ver apenas vultos”, disse.

A partir do teste, os pais já ficarão sabendo se a criança tem algum problema de visão. Assim, eles poderão começar a estimulação visual, que é uma espécie de fisioterapia ocular, para que a criança aprenda a enxergar. “Eu indico aos pais mostrarem objetos coloridos, como brinquedos e figuras. Também indico incentivar a criança a ficar desenhando, pintando, mesmo se ela não conseguir ver muito bem”, afirmou.

Para Silvana, o mais importante do teste é detectar doenças congênitas e infecções e tratar precocemente aquelas que são tratáveis, e deixar os pais conscientes das necessidades do seu filho, se ele precisará de escolas especiais e um cuidado especial. Se a criança não apresentar nenhum problema no teste, Silvana adverte aos pais a levarem seus filhos, a partir dos dois anos de idade, para consultas regulares com oftalmologista, mesmo sem haver queixas da criança, para acompanhar o desenvolvimento visual e, no caso de defeitos óticos, indicar tratamento adequado. 
      
Dificuldade de enxergar prejudica crianças na escola   
Aos 7 anos de idade, o olho já é clinicamente considerado adulto e, aos 40 anos, é idoso. A idade do olho adulto é a idade que as crianças começam a vida acadêmica e algumas não reconhecem que têm problemas na visão, dificultando o seu aprendizado. O oftalmologista Osvaldo Travassos de Medeiros alerta aos pais ficarem atentos às crianças em fase pré-escolar, agendando exames periódicos num oftalmologista.

No ano passado, Osvaldo propôs, em congresso da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SOB), a ideia de uma lei federal determinando que, todas as crianças para se matricularem pela primeira vez, no ensino fundamental e médio, devem levar um atestado de visão à escola. “Desta maneira, já vai ser selecionado a criança que precisa de um tratamento precoce e que o defeito ótico não venha a ser detectado tardiamente, quando já não há muito que fazer pelo olho da criança”, contou.

Ele explicou que, na fase pré-escolar, a criança pode ter defeitos óticos e, por isso, não enxergar bem. Ele citou a miopia, hipermetropia, astigmatismo e estrabismo, que é um pequeno desvio dos olhos, como exemplos de defeitos óticos. Os exames são importantes para tratar rápida e adequadamente o problema, evitando complicações no futuro. “O oftalmologista tem a chance de tratar uma criança com óculos e oferecer um tratamento adequado Tudo é tratado, da catarata ao glaucoma”, afirmou.

Osvaldo ainda disse que o exame pode detectar a ambliopia, conhecida por olho preguiçoso, que é quando o cérebro escolhe ver apenas por um dos olhos, deixando o outro esquecido. “A criança pode ter os dois olhos bons quando examinados individualmente. Com o exame, pode-se evitar que, na idade adulta, a pessoa tenha baixa visão de um dos olhos, caso bastante comum (4% da população mundial têm o problema)”, explanou.

A oftalmologista Denise Freire Medeiros citou que a falta de óculos no período escolar das é uma das principais causas de reprovação. Ela indica que a consulta com especialista deve ser marcada mesmo se a criança não apresentar queixas. “Algumas crianças vão para a escola, não conseguem enxergar de longe, tem problemas de aprendizado, não se socializam, e acabam reprovando apenas por que não foi detectado”, afirmou.

Doenças de cada fase da vida
Em todas as idades, as pessoas podem desenvolver diversos problemas de visão, como vícios de refração e erros na captação de luz que impendem de enxergar com nitidez. Os mais comuns são miopia (dificuldade de ver objetos de longe), hipermetropia (problema de ver objetos de perto), astigmatismo (visão com distorções e foco irregular), e a presbiopia, mais conhecida por “vista cansada” (dificuldade para enxergar tanto de perto como de longe). Estes defeitos podem ser corrigidos com uso de óculos.

Entretanto, o oftalmologista Osvaldo Travassos Medeiros explanou que há doenças que acometem as pessoas em determinadas fases da vida. Nos primeiros anos de vida, uma criança pode apresentar doenças congênitas como glaucoma e catarata, assim como desenvolver outras patologias, como retinopatia da prematuridade (crescimento desorganizado dos vasos sanguineos que suprem a retina, podendo descolá-la e ocasionar perda da visão) e retinoblastoma (tumor ocular que atinge a retina), todas detectadas no teste do olhinho.

Na infância, os defeitos óticos mais comuns são como miopia, hipermetropia, astigmatismo, todos tratáveis com uso de óculos, e estrabismo, que em casos mais graves, é tratado com cirurgia.

Na adolescência, Osvaldo explicou que, fora os defeitos óticos e conjuntivites, é muito comum ocorrer traumas oculares. Ele alerta que o jovem precisa ter muito cuidado quando for praticar esportes, para não ter pancadas nos olhos, que podem causar hemorragias, descolamento de retina e até mesmo grandes transtornos de fundo de olho, podendo chegar até a cegueira, apesar de raro.

“Hoje, é muito raro uma pessoa perder a visão porque os tratamentos estão mais avançados, a ciência evoluiu muito”, amenizou. Nesta fase, também pode aparecer o ceratocone: distúrbio que altera a curvatura da córnea e é considerada rara, que tem como fator de risco a hereditariedade. 

Na fase adulta, quando as pessoas começam a trabalhar, também começam a aparecer problemas de refração devido ao mau uso da visão. Osvaldo indica que o ambiente de trabalho deve ser bastante iluminado, o monitor do computador deve estar de 45 a 50 cm de distancia dos olhos, e a posição deve estar um pouco abaixo da linha do horizonte, nunca acima dos olhos, com limite de 30º acima. Também é importante evitar ler de pertinho para não forçar a musculatura dos olhos.

A partir dos 40 anos, o olho já é considerado velho e começam a surgir diferentes doenças, assim como problemas de refração. Aos 40 anos, o ser humano precisa distanciar um pouco a leitura para maior nitidez, isso é chamado de presbiopia, ou vista cansada, que é quando o olho não está mais conseguindo fazer uma focalização de perto, exigindo um complemento de óculos. Depois dos 40 anos que também aparecem a catarata e o glaucoma, ambas tratáveis.

Além da catarata e glaucoma, a degeneração de mácula é também uma patologia que acomete os idosos, afetando a parte do fundo de olho responsável pelos detalhes, surgindo geralmente em pacientes acima dos 70 anos. “Por causa da longevidade, muitas patologias da visão estão surgindo, pois antigamente as pessoas morriam mais cedo. Assim, as pesquisas vêm mostrando que algumas doenças no fundo do olho são inerentes à idade”, afirmou, Osvaldo.

Osvaldo explicou que algumas doenças, como diabetes e hipertensão arterial, podem desenvolver doenças nos olhos, como a retinopatia diabética, ocasionando o descolamento da retina. Uma ocorrência, considerada grave, que pode acometer idosos e pessoas com hipertensão arterial é a trombose venosa do olho, um acidente vascular que, se não tratado na fase inicial, pode levar à intensa baixa visual.

Para uma boa saúde ocular, Osvaldo indica a ingestão de vitaminas, sais minerais, alimentação balanceada e bem conduzida, enfim, manter hábitos de vida saudáveis. É importante um cuidado geral da saúde, praticando exercícios e condizente à idade.  

A catarata atinge toda a população idosa
A catarata é uma doença oftalmológica que atinge toda a população idosa, com maior ou menor intensidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a principal causa de cegueira no mundo é a catarata, representando 51% do total de casos. Segundo o IBGE, a Paraíba tinha, no último Censo em 2010, 926.162 pessoas acima dos 40 anos, idade em que começa a surgir a patologia. Em estado avançado, o tratamento é cirúrgico, oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A médica oftalmologista Denise Freire Medeiros explicou que a catarata é uma doença decorrente do envelhecimento do cristalino, que é uma lente natural localizada por trás da íris, a parte colorida do olho. Quando nascemos, o cristalino é transparente, que, ao decorrer dos anos, vai perdendo esta característica e fica endurecida. Segundo ela, a catarata é mais comum em pessoas acima dos 40 anos e que toda a população idosa desenvolverá a doença, mudando apenas a intensidade e a idade quando surgirá. 

“Catarata é a diminuição da transparência do cristalino, onde a causa mais freqüente é o envelhecimento. Como costumo brincar com meus pacientes, a catarata é igual a cabelo branco, chega para todo mundo. O que muda é quando ela aparece, em alguns pode vir mais cedo e em outros mais tarde; e também a intensidade, outros mais discretos, outros mais intensos”, explanou.

Não existe tratamento preventivo da catarata, entretanto Denise informou que uma dieta balanceada e hábitos de vida saudáveis podem retardar o seu surgimento. “Não existe tratamento clínico para evitar, é como o envelhecimento, que não há como evitar. Assim, a alimentação equilibrada, manter hábitos saudáveis e praticar exercícios físicos regularmente ajudam a prevenir a doença, mas não evitá-la”, afirmou.

A exposição ao sol também pode ser prejudicial à saúde dos olhos, aumentando as chances do aparecimento de uma catarata precoce. Denise exemplificou que, em localidades com grande incidência solar, a frequência da doença é maior do que em localidades com menor incidência.     

Tratamento da catarata é apenas cirúrgico
O tratamento da catarata é apenas por cirurgia, procedimento que substitui o cristalino por uma lente específica. Anteriormente, era feita uma grande incisão no olho para chegar ao cristalino, retirá-lo, e trocá-lo pela lente. Denise explicou que o procedimento usado hoje é uma pequena incisão por onde o equipamento quebra e suga o cristalino. Pelo mesmo local, o equipamento injeta a lente. A cirurgia com esta técnica dura em média 10 minutos, se o cristalino não estiver solidificado, ou seja, não esteja em estado avançado.

 “A lente entra dobrada e, ao entrar, um gel específico faz com que ela se abra e a gente a reposiciona. É usado apenas um colírio anestésico e o paciente não precisa usar o tampão e já sai enxergando. Passamos só um protetor transparente para ser usado na hora de dormir, para o paciente não coçar o olho”, relatou.
Existem vários tipos de lente que podem ser usadas no procedimento. Denise disse que, dependendo do perfil e necessidades do paciente, pode ser usada uma lente que oferece a correção do grau do paciente, ou seja, já vem com a medida do grau do paciente. “Não retira a necessidade de utilizar os óculos, mas corrige bastante”, disse.

Porém, Denise garante que a cirurgia com qualquer lente recupera totalmente a visão do paciente, com exceção daqueles que têm outros problemas visuais. “A recuperação visual é 100%, desde que o paciente não tenha outros problemas. Um diabético, por exemplo, por causa da doença, pode ter outras causas para a baixa visual. A recuperação da visão requer a saúde do olho como um todo”, ressaltou.

O oftalmologista Osvaldo Travassos de Medeiros expôs que depois dos 55 anos, as pessoas têm pelo menos o início da doença e nesta fase muitas optam por não fazer cirurgia porque mantém a visão funcional, com uso de óculos, indo para cirurgia apenas quando a visão é comprometida. “Se a pessoa precisa ter mais visão e exigência visual, a catarata mesmo no começo é operada. Porém, o mais comum é as pessoas ficarem mais motivadas à cirurgia quando a catarata estiver prejudicando a visão”, afirmou.     

Glaucoma
Além da catarata, o glaucoma é uma doença oftalmológica comum na Paraíba. A Organização Mundial de Saúde (OMS) relatou que a segunda maior causa de cegueira no mundo é o glaucoma, com 8% dos casos registrados. O oftalmologista Osvaldo Travassos de Medeiros alertou que a população acima dos 40 anos deve ficar atenta e se consultar regularmente com especialista, pois o glaucoma é uma doença assintomática e, quando o paciente sente alguma coisa, o quadro é grave, podendo levar à cegueira.   

O glaucoma é uma degeneração dos nervos óticos, ou seja, a morte das células destes nervos, causada pelo aumento da pressão intraocular, mas também por falta de oxigenação no local, causada pela má circulação sanguínea ou alterações vasculares que diminuem a quantidade de sangue que chega aos nervos. Osvaldo explicou que a doença tem caráter hereditário. “Pais com glaucoma têm grandes chances dos filhos terem a doença. Quando encontro a doença em um paciente, alerto aos familiares para também fazerem o exame”, informou.   

No início da doença, o tratamento é feito com colírios específicos. Quando não funciona, o oftalmologista usa um laser, que facilita o escoamento do humor aquoso e controla a pressão ocular, que resolve na maioria dos casos. Em última instância, caso nenhum dos procedimentos anteriores resolva o problema, é que o paciente passa por cirurgia.   

Quando o quadro da doença é grave, a pessoa sente fortes dores no olho, que fica avermelhado. Também vai perdendo a visão periférica e, se não tratado, pode vir a perder toda a visão. “O que foi perdido no glaucoma, continua perdido. Nestes casos, o tratamento é para estacionar a perda de visão”, explanou.

“Fui dormir vendo e acordei cega”

A bibliotecária Ana Lúcia Leite perdeu a visão aos 20 anos de idade, sem nenhuma explicação. Ela relatou que um dia acordou sem enxergar e os médicos disseram que o caso dela pode estar relacionado a um forte trauma na cabeça. “Deslocou tudo do meu olho e os especialistas disseram que isso só ocorre quando a pessoa sofre uma forte pancada na cabeça, como em acidentes de carro, mas eu não sofri nada, nem dor de cabeça tinha. Com 20 anos fui dormir vendo e acordei cega”, lembrou.

Ana Lúcia relatou que, no começo, entrou em depressão profunda e passou dois meses de cama, sobrevivendo à base de soro. Graças ao apoio da família, principalmente de sua mãe, ela conseguiu superar o desafio. A mãe a acompanhou, vindo morar em João Pessoa, para que ela tivesse uma vida diferente “Tive que reaprender a viver. Precisei aprender tudo novamente: andar, ler, escrever”, lembrou.

Ela contou que também recebeu grande apoio no Instituto dos Cegos, apesar de ter sido relutante em procurar ajuda. “Quando a gente chega ao instituto, chegamos revoltados com a vida, com Deus, com tudo. Chegamos culpando todo mundo, precisando de muito apoio, principalmente de psicólogos, e tive tudo isso no instituto, do porteiro aos professores, todos me ajudaram e me apoiaram”, contou.

Além de perder a visão, Ana Lúcia disse que perdeu muitos dos amigos da época, que se afastaram dela por não compreenderem o seu problema. “Não perdemos apenas a visão, mas perdemos os amigos, o namorado. A maioria dos amigos se afasta, quando te vê, ficam com pena. Muitos dos meus amigos da época se afastaram, não porque não gostavam mais de mim, mas porque eles não sabiam como se comportar. Na época eles me viam e ficavam chorando, e eu já estava chorando, e isso atrapalhava. Eles eram companheiros de lamentação”, relatou.

Para Ana, ficar cega deu outra oportunidade de vida. Antes, ela não gostava de estudar e, após o problema, se dedicou mais aos estudos e hoje tem várias especializações e pretende ingressar num mestrado. Ela disse que se apaixonou pelo Braille e que teve grande facilidade de aprender o alfabeto dos cegos. Ela também conheceu o seu marido na Associação dos Cegos, quando trabalhava lá, e estão casados há 16 anos. “Foi amor a primeira voz”, brinca. Eles têm um filho de 12 anos que enxerga normalmente.

Para Ana, perder a visão depois de certa idade é difícil, principalmente para lidar com atividades do dia a dia, pois o medo de obstáculos é maior. Ela destaca que, ao perder a visão, ela passou a “enxergar” o mundo com outros olhos, prestando atenção a detalhes que, anteriormente, passariam despercebidos, como os cheiros específicos de cada local. 

“Meu esposo, por exemplo, perdeu a visão com seis meses e ele conta: ‘como posso ter falta de uma coisa que não conheço?’. Ele anda e vai para todo lugar e não tem o medo que tenho dos obstáculos. Ele andava de bicicleta e desde pequeno era normal ver o mundo com as mãos. Comigo não, eu aprendi algumas coisas só depois de cega, como os cheiros dos lugares. Hoje só pelo cheiro eu sei que estou na Lagoa. Quando a gente enxerga não prestamos atenção em certos detalhes”, explicou.

Ana ressalta a importância do teste do olhinho e do acompanhamento médico para evitar que as crianças percam a visão. “É bem mais fácil se cuidar cedo. Não sei se no meu caso, se eu morasse na Capital e tivesse tido acompanhamento médico, poderia ter sido evitado”, disse.

A professora Elizete de Araújo Pereira perdeu a visão aos seis meses de idade e acredita que sua cegueira pode ter sido causada por alguma infecção ou doença, como ela morava no interior e não tinha acesso às unidades de saúde, não tem a certeza da causa. Apesar de ter perdido a visão muito cedo, ela conta que teve uma infância normal, como de qualquer outra criança que cresce no sítio, com muito contato com a natureza. “Sempre fui curiosa e nunca deixei de fazer nada por causa da minha condição. Como eu não via, aprendi e conheci as coisas tocando”.

Ela começou a estudar aos 11 anos, quando chegou ao Instituto dos Cegos. Nos anos 70, começou a dar aula e hoje é professora de técnicas de Braille e Soroban, método que ensina matemática aos cegos. “Acredito que a pessoa quando perde a visão muito cedo tem mais problemas de aprendizado, porque ela não teve as experiências que uma pessoa que vê teve. Eu não sei o que é escuro, claro, ou as cores. Quem vê aprende duas vezes, já quem não vê aprende com o toque, com os sons”, disse.

Já Juarez Manoel da Silva nasceu com visibilidade muito baixa e enxerga apenas sombras e vultos. Ele contou que, em sua família, dos 11 filhos, sete nasceram com deficiência visual. Como Elizete, ele cresceu no sítio e sempre foi tratado como uma pessoa “normal”, a única diferença foi que ele não teve a chance de estudar mais cedo. “Vim estudar no Instituto aos 15 anos e meu irmão aos 12. Outros irmãos nem puderam estudar, por serem mais velhos”.

Ele acredita que a pessoa que perde a visão mais tarde tem mais dificuldade em se adaptar. “Tem também a questão da aceitação. É muito difícil a sociedade aceitar o cego. O mercado de trabalho é muito escasso, as empresas privadas não dão abertura. O que nos ajudam são os concursos públicos”, disse.

 NÚMEROS DA PARAÍBA

IBGE Censo 2010

População residente - Tipo de deficiência permanente - Deficiência visual - não consegue de modo algum     8.649            Pessoas

População residente - Tipo de deficiência permanente - Deficiência visual - grande dificuldade             142.371            Pessoas

População residente - Tipo de deficiência permanente - Deficiência visual - alguma dificuldade            671.793            Pessoas

Doenças de cada fase da vida
  • Crianças:
Catarata Congênita – É o cristalino opaco, limitando a captação de luz pelos olhos, diminuindo a visão. É decorrente de infecções (rubéola, toxoplasmose, sífilis, entre outras), hereditariedade ou má formação. A principal característica são as pupilas esbranquiçadas.

Glaucoma Congênito – Má formação no sistema de drenagem do humor aquoso. Os principais sintomas são lacrimejamento, dificuldade em tolerar claridade, perda de brilho da região da íris e aumento do volume do globo ocular.

Retinopatia da Prematuridade – Crescimento desorganizado dos vasos sanguíneos que suprem a retina. Quanto mais prematuro e menor peso, maior é a possibilidade de o bebê apresentá-la.
Retinoblastoma – Tumor ocular que atinge a retina. As crianças com até 2 anos e meio são as mais acometidas pela doença.
  • Adolescência
Ceratocone – Distúrbio que altera a curvatura da córnea, deixando-a pontiaguda. É raro e tem a hereditariedade como fator de risco.
  • Adultos e Idosos
Catarata – Opacificação do cristalino e atinge toda a população a partir dos 40 anos. Principais sintomas são a visão embaçada e diminuição visual.

Glaucoma – Degeneração do nervo ótico causada pela pressão alta intraocular. Inicialmente é assintomática, detectada apenas em exames oftalmológicos. Em quadro grave, os sintomas são dor forte nos olhos, vermelhidão e pouca visão periférica.

Degeneração Macular Relacionada à Idade – Acomete pessoas acima dos 70 anos e afeta a região central da retina, a mácula, no fundo de olho, responsável pela visão dos detalhes. Os sintomas são manchas no campo de visão.

Retinopatia Diabética – Causada pela diabetes, os vasos sanguíneos do olho são afetados por hemorragias ou proliferação dos neovasos, que geram o descolamento da retina.



Fonte: Jornal Corrreio