terça-feira, 30 de outubro de 2012

Escola Olívio Ribeiro Campos realiza Mostra Cultural de Conhecimento

‘Eu e meu Corpo’, é o tema central da XVI Mostra Cultural de Conhecimento da Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, no bairro dos Bancários. O evento será realizado nesta quarta-feira (31), das 8h às 12h, das 14h às 17h, e das 18h às 21h. O subtema "drogas lícitas e ilícitas" que será abordado no evento, é desenvolvido na escola em consonância com o Projeto Elos, executado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria da Educação e Cultura, entre outras parcerias.

A expectativa é que aproximadamente 800 estudantes, do Ensino  Fundamental I e II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participem do momento, além de toda a comunidade escolar.

“O intuito é incentivar o alunado na busca e troca de conhecimento. Uma forma também de atrair a família para junto da escola. Será um dia muito especial devido à estrutura preparada há cerca de um mês pelo coletivo escolar”, contou a diretora adjunta da unidade, Maurícia Sousa.

Dentro da temática central, serão abordados questões sobre higiene bucal e corporal, alimentação saudável, atividades físicas, água e saúde, drogas licitas e ilícitas, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids.

Programação - Durante todo o evento haverá um rodízio de atividades em sala de aula. Cada turma ficou responsável por um subtema, e vai transmitir os conhecimentos adquiridos e repassar para os colegas, na forma de cartazes, jograis, poesia e painéis.

Serão realizadas ainda apresentações do grupo teatral do Mais Educação, do canil do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e do grupo Batinculata, da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur). Também haverá uma tenda da Polícia Militar.

Projeto Elos - A iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) tem como objetivo fortalecer e valorizar as práticas e princípios nos valores éticos que resgatam a integração do ser e suas relações interpessoais e sociais. O trabalho aborda as temáticas droga e violência, visando uma cultura de paz, numa perspectiva da educação inclusiva e a política de redução de danos.


Fonte: ASCOM/PMJP

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Luciano Cartaxo anuncia primeiros investimentos para João Pessoa

 
 

O prefeito eleito em João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), comentou, após a vitória anunciada na noite de domingo (28), suas primeiras ações de governo. O primeiro prefeito eleito pelo Partido dos Trabalhadores na capital paraibana garantiu investimentos nas áreas de saúde, geração de emprego e educação como suas primeiras medidas a serem tomadas no governo.

Luciano Cartaxo foi eleito prefeito de João Pessoa superando o candidato Cícero Lucena (PSDB). Cartaxo obteve 68,13% dos votos válidos, somando 246.581 votos, enquanto Cícero atingiu a marca de 31,87%, referentes aos 115.369 votos recebidos no 2° turno. Veja apuração completa em João Pessoa.

Em seu discurso como prefeito eleito de João Pessoa, Luciano Cartaxo afirmou que irá fazer concurso público para a área da saúde, investir em programas de geração de empregos e na escola em tempo integral. “Tem muita coisa para ser feita, mas não tem um fato imediato a ser feito no primeiro dia de governo. Lógico que vamos fazer investimentos muito fortes em algumas áreas. Por exemplo, a colocação de médicos nos PSFs de João Pessoa, através de concurso público. É um proposta que nós debatemos muito com a cidade de João Pessoa”, comentou.
 
Dar seguimento ao trabalho feito pelo atual prefeito, Luciano Agra (sem partido), foi outra política de governo anunciada por Cartaxo na coletiva. Ações da atual gestão, como o Empreender-JP e a escola em tempo integral devem ser estimuladas por Luciano Cartaxo. “O banco cidadão também, é algo que a gente vai iniciar uma política de geração de emprego e renda. Levando os avanços do Empreender-JP. Nós vamos fazer um investimento forte também na escola em tempo integral, na área da educação. Dando sequência ao prefeito (Luciano Agra), que fez 13 (escolas), nós queremos ampliar neste sentido”, explicou Luciano Cartaxo.

Após coletiva, candidato vencedor seguiu em carro aberto para a praia de Tambaú (Foto: Daniel Peixoto/G1)
Luciano Cartaxo comemorou vitória na praia de Tambaú
(Foto: Daniel Peixoto/G1)
 
Além de garantir investimentos, o novo prefeito informou que as demais intervenções ao assumir o governo devem ser do ponto de vista administrativo.


Fonte: G1

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Veja o que abre e o que fecha no feriadão em João Pessoa

Segunda-feira (15), dia do Comerciário, o comércio é fechado.

Trens
Na sexta-feira (12), o funcionamento dos trens foi especial, de acordo com a assessoria da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O primeiro trem saiu de João Pessoa às 6h34 para Cabedelo e às 6h48 para Santa Rita. O encerramento da operação comercial aconteceu às 14h. No sábado (13), o funcionamento foi normal, das 4h25 às 14h. No domingo (14), os trens não funcionaram. Segunda-feira (15), o funcionamento é normal, das 4h25 às 19h41, de acordo com a assessoria.

Shoppings

Na sexta-feira (12), o Mag Shopping teve funcionamento normal. As lojas abriram às 10h e fecharam às 22h. A praça da alimentação funcionou das 10h às 24h. Já o cinema funcionou das 13h às 22h.
No sábado (13) e domingo (14) as lojas funcionaram normalmente. Segunda-feira (15) as lojas são fechadas em virtude do dia do Comerciário. Já a praça da alimentação abre às 12h e fecha às 22h. O cinema funciona normalmente todos os dias.

O Manaíra Shopping abriu normalmente na sexta-feira (12) das 10h às 22h, segundo Simone Assis, gerente de marketing. Segunda-feira (15), o shopping fecha, com exceção de bancos, casas lotéricas e pague-fácil. O cinema e jogos funcionam normalmente, das 12h às 22h.

O Shopping Tambiá na sexta-feira (12) teve funcionamento normal. As lojas abriram às 9h e fecharam às 20h. A praça da alimentação abriu das 9h às 21h. Segunda-feira (15), as lojas não funcionaram, exceto praça da alimentação, playtoy e cinema. Sábado e domingo o funcionamento foi normal.

O Shopping Sul teve o seguinte esquema de funcionamento - sexta-feira (12): as lojas abriram às 13h e fecharam às 20h, com funcionamento igual ao domingo. Na segunda-feira (15), o Shopping Sul é fechado.

O Boulevard Shopping em Campina Grande funcionou na sexta-feira (12) das 11h às 22h. A praça da alimentação das 14h às 20h; lojas-satélite, das 11h às 21h; lojas-âncora, das 9h às 22h. O cinema funcionou normalmente.

Bancos
Segundo a Superintendência do Banco do Brasil na Paraíba, os bancos fecharam - sexta-feira (12) e abrem na segunda-feira (15). A Superintendência lembra que serviços como terminais de autoatendimento funcionam normalmente.

Repartições municipais  e estaduais
As repartições estarão fechadas no feriado e não terão expediente no feriado.

Fonte: G1

quinta-feira, 11 de outubro de 2012


TRT condena acusado de manter casa de prostituição em Cabo Branco



Casa no Cabo Branco utilizada por Adriano para promover prostituição (Crédito: Web)
O Tribunal Regional do Trabalho condenou engenheiro acusado de explorar sexualmente crianças e adolescentes. A condenação foi no importe de R$100 mil e deverá ser revertida em favor do Fundo da Infância e da Adolescência de Bayeux.
Esse tipo de exploração é considerada uma das piores formas de trabalho infantil pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), e a Procuradoria da Paraíba foi uma das pioneiras neste tipo de atuação.
O tribunal reformou inteiramente a sentença de primeiro grau que inocentava o acusado e acolheu a alegação e provas do MPT de que o engenheiro recrutava adolescentes pobres da cidade de Bayeux para serem prostituídas pelo próprio réu por turistas.
O MPT contou a com a ajuda do Ministério Público do Estado, através da firme atuação da promotora Renata , a qual, juntamenta com a polícia apreendeu equipamentos na casa do réu onde constava registro de pornografia infanto-juvenil em mídia magnética.
“De fato, o ato do réu não só lesionou os princípios inerentes à dignidade da pessoa humana, como também violou diversos valores sociais, na medida em que a prática atingiu também a vida familiar, a vida comunitária e a sociedade como um todo”, sentenciou a juíza relatora do acórdão Margarida Alves da Araújo Silva.
Segundo ainda as palavras da relatora, “a inobservância dos direitos da criança e do adolescente e de sua condição peculiar de pessoa em processo de desenvolvimento, não traduz, tão somente, violação a direito individual dos atingidos pela deprimente exploração sexual a que muitas vezes são forçados a exercer, mas a direito de toda a coletividade, interessada na evolução social, que se faz, antes de mais nada, por meio da garantia do desenvolvimento das potencialidades dos mais jovens”.
Como o processo corre em segredo de justiça, não é possível expor o nome do condenado, das adolescentes exploradas e detalhes específicos do ocorrido.
Entenda o caso
Através da imprensa, o MPT instaurou inquérito civil para, paralelamente ao processo criminal, investigar a acusação de exploração sexual no bairro de Cabo Branco. Com base nas provas colhidas no inquérito policial e no processo criminal, foi proposta ação civil pública na justiça do Trabalho por danos coletivos à infância.
Duas sentenças foram anuladas e a última reformada, para se então, chegar ao veredito do TRT. A condenação do engenheiro foi decida com unanimidade do voto dos desembargadores e juízes convocados na sessão plenária. “Esse foi o caso mais difícil que nos chegou à mão. Isto porque a justiça comum nos sonegou provas. Três sentenças sucessivas da Vara do Trabalho inocentavam o réu, o que nos demandou uma dedicação singular para que o direito de crianças e adolescentes restasse de fato reparado”, comentou Varandas, subscritor da ação.

Fonte: WSCOM

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Governo da PB divulga edital e abre inscrições para cerca de 2 mil vagas

O Governo da Paraíba abre nesta quarta-feira (10) as inscrições do concurso público que vai disponibilizar cerca de 2 mil vagas de professor da Educação Básica 3. O edital com as regras da seleção foi publicado na edição desta terça-feira (9) e está disponibilizado no site da organizadora do concurso, por onde também deverão ser feitas as inscrições. O concurso havia sido anunciado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) na semana passada.

O concurso de provas objetivas e títulos será realizado sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). As inscrições começam na quarta-feira e poderão ser feitas até o dia 08 de novembro. Os interessados devem pagar uma taxa de R$ 70.

As provas objetivas serão aplicadas nas cidades de João Pessoa, Campina GrandePatos,Sousa e Cajazeiras no dia 9 de dezembro. No dia 3 de dezembro será publicado o edital de convocação para as provas informando os locais e horários.


Segundo o edital, 5% das vagas totais serão oferecidas a pessoas com deficiência. Para escolas estaduais na cidade de João Pessoa o concurso está ofertando 302 vagas e para as escolas de Campina Grande são oferecidas 157 vagas.


Na semana passada, o governador também anunciou concursos para 3.079 vagas de nível médio e superior, que serão preenchidas na Secretaria de Educação, na  Companhia de Processamento de Dados (Codata) e para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Mas, os editais ainda não foram divulgados.
As vagas que terão abertas inscrições na quarta-feira estão distribuídas nas seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa – 348
Matemática – 400
Arte – 20
História – 216
Geografia – 244
Biologia – 186
Química – 178
Física – 178
Educação Física – 60


Fonte: G1com ASCOM/GOVPB

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Rais revela redução do trabalho infantil



Dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2011 apontam redução de 58% nas autorizações judiciais de trabalho, concedidas para crianças ou adolescentes, em comparação a 2010. A Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) acompanha essas autorizações para verificar a real situação de trabalho.

No total, foram concedidas 3.134 autorizações no ano de 2011. Em 2010, constatou-se a liberação de 7.421 casos. A diferença foi de 4.287 autorizações. Estados como Ceará, Alagoas, Sergipe e Piauí, além do Distrito Federal, apresentaram uma redução de mais de 70%. Já Roraima não registrou nenhuma autorização judicial no ano passado.

“Ainda que os resultados tenham tido melhoras significativas, o Ministério do Trabalho e Emprego continuará agindo, segundo as suas atribuições, na intenção de combater o trabalho infantil, e seguirá investigando todas as empresas que declaram manter uma criança ou um adolescente em situação de trabalho sob a tutela de um alvará judicial”, afirma o chefe da Divisão de Fiscalização do Trabalho Infantil, Luiz Henrique Ramos Lopes.

Ação Fiscal - Durante as operações fiscais foi observado que muitas empresas inseriram os dados na Rais de forma errada. Quando isso ocorria, o auditor fiscal do trabalho autuava as empresas pela informação incorreta e, em seguida, o empregador enviava uma declaração retificadora, contendo as informações corretas.

Em outros casos as crianças ou adolescentes foram encontrados pelos auditores fiscais em uma atividade proibida para menores de 18 anos e os empregadores informaram que eles estavam autorizados a trabalhar, sendo que, de fato, não havia nenhum tipo de alvará judicial. Nesses casos, os auditores realizaram o afastamento imediato do menor e autuaram o empregador por manter trabalhador com idade inferior à permitida no ambiente de trabalho. Existiram ainda alguns casos em que a autorização judicial estava em vigor e os auditores realizaram o trabalho de sensibilização junto ao Poder Judiciário com a finalidade de revogar o alvará.

Outro resultado expressivo é no aspecto da idade, principalmente na faixa etária de 10 a 13 anos, em que não há nenhuma previsão legal de trabalho. Para esta faixa etária, os resultados evidenciaram uma redução de 622 casos em 2010 para 181 no ano de 2011.

Legislação - A partir dos 14 anos, a Constituição Federal prevê o trabalho como aprendiz e aos 16 anos já se permite o contrato normal de trabalho em atividades que não sejam perigosas e insalubres e que não aconteçam em horário noturno.


Fonte: Portal Pró-Menino com Assessoria de Comunicação Social - MTE

Corregedoria do Detran vai investigar denuncias do programa Habilitação Social



Site do Detran confirma que beneficiados fizeram provas em apenas dois dias (Crédito: WSCOM)
O corregedor do Detran da Paraíba, delegado da Polícia Civil, Walber Virgolino, informou ao Portal WSCOM que vai apurar as denuncias que envolve o programa Habilitação Social. O senador Cícero Lucena (PSDB) e o presidente da Sindicato das Autoescolas da Paraíba Claudionor Fernandes, denunciaram que os beneficiados do programa tiveram apenas 30 minutos de aulas antes de fazerem o teste de direção.
De acordo com Walber, já na próxima segunda-feira, 8, ele dará inicio a uma rigorosa investigação para identificar se realmente houve algum tipo de irregularidade no programa. Ele disse que ainda não teve tempo para fazer nenhuma analise das denuncias, mas vai agir com rigor a partir da próxima semana.
Site do Detran confirma irregularidade
Outro candidato que fez provas em dois dias seguidos (Crédito: WSCOM)
De acordo com a consulta feita com os CPF’s dos beneficiados selecionados, que está disponível no site habilitacaosocial.pb.gov.br, no próprio site do Detran, fica constatado que muitos dos alunos realmente não tiveram tempo hábil para fazer as aulas práticas. Pelo menos dois dos beneficiários fizeram o teste teórico no dia 27/09 (quinta-feira) e fizeram teste pratico de direção no dia seguinte, 28/09 (sexta-feira), ou seja, num intervalo menor que 24 horas.

De acordo com uma funcionária de uma autoescola ouvida pela reportagem, somente após o teste teórico é que o candidato passa a fazer as aulas praticas, no mínimo 20 horas/aula, para só depois está habilitado a fazer o teste prático.

Ouvido pela reportagem, o superintendente do Detran, o delegado da Polícia Federal, Rodrigo Carvalho, confirmou que a metodologia usada para a Habilitação Social é a mesma para todos os cidadão que tiram a CNH, eles só fariam as aulas praticas depois de fazer o teste teórico. Nos casos verificados pelo WSCOM, os testes teóricos foram feitos num dia e a prova de direção no outro, ou seja, os beneficiados tiveram menos de 24 horas para fazerem as 20 horas/aula.

Fonte: WSCOM

Pesquisa revela principais violações de direitos contra crianças e adolescentes em 8 cidades da PB

Exploração sexual, negligência e maus tratos, uso de álcool e outras drogas e evasão escolar são as principais violações de direitos que atingem o público infanto-juvenil em oito municípios da Paraíba, de acordo com os dados parciais de uma pesquisa que vem sendo realizada pelo Ministério Público da Paraíba, através do Centro de Apoio às Promotorias da Criança e do Adolescente (Caop da Criança).

A pesquisa abrange as 40 cidades em que os promotores de Justiça aderiram ao projeto “Prioridade Absoluta”, que integra o planejamento estratégico do Ministério Público paraibano. O projeto visa mapear a rede de proteção à criança e ao adolescente para promover e fortalecer as políticas públicas voltadas a esse público
O levantamento dos dados foi feito nos conselhos tutelares, Centros de Referência em Assistência Social (Cras/Creas), instituições de acolhimento de crianças e serviços públicos de educação e saúde. As fiscalizações foram concluídas nas 40 cidades em agosto deste ano e, atualmente, a equipe do Caop está fazendo a análise dos dados levantados.

Até agora, já foram feitos oito diagnósticos (o que representa 20% da amostra da pesquisa), referentes aos municípios de Pombal, Cajazeirinhas, São Bentinho, São Domingos de Pombal, Lagoa, Monteiro, Camalaú e Zabelê.

Os dados apontam que 30% das violações de direitos sofridas por crianças e adolescentes são referentes à exploração sexual (nos oito municípios, foram registrados 297 atendimentos). A segunda violação mais incidente é a negligência e maus tratos, com 104 atendimentos (que representam 11%); o uso de drogas representa 9% (86 atendimentos); a evasão escolar 8,7%; habitação precária 6%; atos infracionais praticados por adolescentes 5% e o abuso sexual, 3%.
Os principais agressores são os próprios familiares das crianças, mas a pesquisa também aponta o Estado como agente de violação de direitos a partir do momento em que o poder público não é capaz de oferecer políticas públicas de proteção à infância e à adolescência eficazes.

Os diagnósticos sobre os 40 municípios serão encaminhados às promotorias de Justiça para que sejam tomadas as medidas necessárias ao enfrentamento e ao combate dos problemas. Dentre as recomendações que poderão constar no documento estão a celebração de termos de ajustamento de conduta (TAC) com o poder público para criação do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, para a construção de creches, para a estruturação dos conselhos tutelares, etc, além do ajuizamento de ações civis públicas, por exemplo.

Quanto menor a criança, maior a violação

O diagnóstico preliminar sobre as violações de direitos feito pelo MPPB confirma a tendência nacional apontada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de que as crianças e os adolescentes são os mais afetados com a expropriação e a violação de direitos.

Segundo a promotora de Justiça da Criança e coordenadora do projeto, Soraya Escorel. o cenário é ainda pior em relação às crianças menores de seis anos de idade, pois esse público é o mais atingido pela pobreza. “Notadamente, o direito proclamado não é o mesmo que o direito efetivamente garantido e, como já atesta o IBGE, quanto menor a criança, maior é a negação de direitos”, lamentou.

As sete violações de direitos mais incidentes são:
1. Exploração Sexual: 297 atendimentos - 30,7%
2. Negligência e maus tratos: 104 atendimentos– 10,8%
3. Uso de álcool e outras drogas: 86 atendimentos – 8,9%
4. Evasão escolar: 84 atendimentos – 8,7%
5. Habitação Precária: 59 atendimentos – 6%
6. Ato infracional cometido por adolescente: 49 atendimentos – 5%
7. Abuso Sexual: 32 atendimentos – 3,3%

Municípios que compõem a pesquisa
Pombal
Cajazeirinhas
São Bentinho
São Domingos de Pombal
Lagoa
João Pessoa
Itabaiana
Juripiranga
Mogeiro
Salgado São Félix
Campina Grande
Monteiro
Camalaú
São João do Tigre
São Sebastião do Umbuzeiro
Zabelê
Esperança
Areial
São Sebastião de Lagoa de Roça
Montadas
Sumé
Amparo
Congo
Guarabira
Cuitegi
Pilõezinhos
Picuí
Baraúna
Frei Martinho
Nova Palmeira
Pedra Lavrada
Sapé
Alagoinha
Mulungu
Jacaraú
Curral de Cima
Lagoa de Dentro
Pedro Régis
Alagoa Grande
Juarez Távora



Fonte: Portal MPPB

Prefeitura incentiva adoção de cães e gatos no Centro de Zoonoses


Nesta quinta-feira (4), comemora-se o Dia Mundial dos Animais e o Dia Nacional de Adoção de Animais. Para não deixar a data passar em branco, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de suas redes sociais, vai estimular a adoção de animais recolhidos pelo Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses. Durante todo o dia, serão oferecidas informações e postadas fotos de animais que vivem lá e estão na fila de adoção.
Em 2012, mais de 700 animais já foram adotados no local, que realiza trimestralmente campanhas entre a população. Os bichos podem ser adotados por qualquer pessoa com idade a partir 18 anos, desde que apresente a carteira de identidade. Em média, chegam cerca de 290 cães e 350 gatos por mês, trazidos por moradores de João Pessoa. Os bichinhos são recolhidos pelo Centro e ficam à espera de um novo lar.
Entretanto, embora forneça cães e gatos para adoção, o Centro não realiza o tratamento de animais doentes. De acordo com Felipe Sobral, um dos médicos integrantes dos quadros do Centro, muita gente procura o lugar quando está com um animal doente em casa e não tem dinheiro para pagar um veterinário. “Não fazemos atendimento clínico veterinário, pois nosso foco de atuação está relacionado ao cuidado com as doenças zoonóticas, em especial as antropozoonóticas”, explicou.


O Centro – Há 14 anos, o Centro de Zoonoses é atuante no combate a doenças zoonóticas e nas atividades de origem ambiental. Além da captura e da vacinação animal, o setor cuida das zoonoses de forma ampla. Segundo Sobral, os cuidados vão desde a qualidade da água que consumimos, passando pelo acompanhamento das doenças vetoriais (como dengue e esquistossomose), setor de entomologia, doenças sinantrópicas e diagnóstico laboratorial, até chegar ao combate à leishmaniose e à raiva.

Fonte: ASCOM/PMJP

Governo anuncia concurso para níveis médio e superior


O governador Ricardo Coutinho anunciou, nesta terça-feira (2), a abertura de concurso público contemplando 5.379 vagas para as áreas de Educação, Detran e Codata. As vagas são destinadas ao preenchimento de cargos de níveis médio e superior. Durante a solenidade, realizada no Palácio da Redenção, o governador também assinou uma Medida Provisória que será encaminhada para o legislativo estadual criando 3.180 cargos de nível médio.
Ricardo Coutinho afirmou que o concurso é uma conquista para consolidar o processo de modernização do Estado. Ele ainda afirmou que este será o primeiro concurso para técnicos administrativos de nível médio realizado na Paraíba.  “Esse é o esforço do Estado para modernizar os serviços, o que é uma tarefa muito difícil, pela condição financeira e a necessidade de controlar a receita com a folha de pessoal”, explicou.
O governador afirmou que, com a realização deste concurso, a administração chegará a mais de 9 mil convocações, o que demonstra uma mudança focada na revitalização das carreiras no Estado e na oportunidade de ingresso no serviço público de maneira justa e impessoal.
Educação e Detran – Serão 2 mil vagas para professores na Secretaria de Estado da Educação e outras 3.180 de nível médio para a contratação de pessoal de apoio.  O Departamento de Trânsito do Estado da Paraíba (Detran-PB) oferecerá mais 108 vagas, sendo 10 para  Analista de sistema, 60 para agente de trânsito, 30 para agente de vistoria e 8 para  advogados.
Codata - A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) oferecerá mais 91 vagas, sendo 55 para analista de informática, 14 para assistente de informática, 3 para auxiliar de informática, 4 para técnico de administração e finanças e 10 para auxiliar de administração e finanças.
De acordo com o presidente da Codata, George Henriques, o último concurso realizado para a companhia aconteceu há 14 anos. “Esse é o primeiro concurso realizado para a área administrativa na história da Codata. Esta ação será muito importante para o desenvolvimento e crescimento dos nossos serviços como empresa de TI “, disse o gestor.
A secretária de Estado da Administração, Livânia Farias, informou que ainda no mês de outubro o Estado vai divulgar o edital do concurso para preenchimento de 2 mil vagas na Educação e, em seguida, divulgará os editais para as demais vagas na administração direta e indireta.
“Essa é mais uma demonstração de compromisso com o servidor e com a melhoria dos serviços públicos e que refletirá em uma máquina administrativa mais ágil e moderna”, acentuou Livânia.
A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, explicou que as vagas para professor do ensino médio vão complementar o primeiro concurso, que aconteceu no primeiro semestre deste ano, quando foram convocados 1.123 professores que estão em sala de aula. “Esta determinação do governador em fazer concursos públicos demonstra o esforço para a valorização do magistério e a melhoria da qualidade de ensino”, destacou.
MP reconhece avanços – Para o Procurador Geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro Filho, o Governo do Estado dá um exemplo importante de organização e investimento em uma nova cultura de ingresso de servidores na administração como preconiza a Lei.
O procurador ressaltou ainda que a realização de concursos vai resultar na contratação de quase 10 mil concursados. “Essa mudança de realidade significa uma conquista do Estado, do Ministério Público e da população que terá a oportunidade de ingressar no serviço público de forma legal e impessoal”, finalizou.

Distribuição das 5.379 vagas

Secretaria da Educação:
2.000  Professor
3.180  Nível médio
Codata:
55 Analista de informática
14 Assistente de informática
05 Auxiliar de informática
03 Téc. adm/finanças
04 Ass. administração/finanças
10 Auxiliar de administração e finanças
Detran:
10 Analista de sistema
60 Agente de trânsito
30 Agente de vistoria
08 Advogado

Fonte: ASCOM/GOVPB