quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Seminário de Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Megaeventos


A Rede de Proteção Infantojuvenil está com inscrições abertas para o ‘I Seminário Estadual de Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Megaeventos’. O seminário acontecerá no dia 7 de março, a partir das 8h, no auditório do Sesi, em João Pessoa.

O objetivo do evento é fortalecer o sistema de atendimento e proteção às crianças e adolescentes das violações provenientes de grandes eventos como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, o São João e e às Olimpíadas Esportivas de 2016. As inscrições poderão ser efetuadas no Portal Criança.PB, com o download e preenchimento de ficha de inscrição e envio para o email: criancapb@gmail.com. As vagas são limitadas. Acesse!

A programação deverá começar às 8h com apresentação cultural. Os palestrantes da manhã serão Angélica Goulart, da Secretaria Nacional de Promoção de Direitos da Criança e do Adolescente, órgão da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e Casimira Benge, coordenadora do Programa Crescer Sem Violência, do Unicef. Ainda pela manhã estão previstas as palestras do juiz Mariavaldo Dantas de Araújo, Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, e de uma adolescente representante da Rede Nacional de Jovens Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA), de Pernambuco.

Pela tarde, estão previstas palestras da Comissão Pró Copa do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de João Pessoa e de Campina Grande, do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Eduardo Varandas, do coordenador do FEPETI/PB, Dimas Gomes da Silva, e da coordenadora do Portal Criança.PB, Janaína Araújo. Por último, haverá um debate sobre estratégias de enfrentamento, terminando nas realizações de propostas e encaminhamentos.

O ‘I Seminário Estadual de Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Megaeventos’ é uma realização da Rede de Proteção Infantojuvenil com apoio do Fórum Estadual de Proteção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (FEPETI/PB), Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes da Paraíba (Remar), Ministério Público do Trabalho (MPT-PB), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano (SEDH), do Portal Criança.PB, da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Recreação (Sejer), do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente do Ministério Público da Paraíba (Caop-MPPB), Tribunal de Justiça, Unicef, Sesi, Agência de Publicidade MayDay.



Fonte: Rede Margaridas Pró-Criança e Adolescente da Paraíba - remarjp@gmail.com / Fonte: Portal Criança.PB

Conselho tutelar aponta negligência da família de menino violentado na PB

O menino de 8 anos abusado sexualmente na cidade de Remígio, no Agreste paraibano está sendo acompanhado por psicólogos do Conselho Tutelar da cidade. "Existem indícios de que a criança era negligenciada pela familia", disse Roseluce de Sousa, a presidente do Conselho Tutelar do município nesta quarta-feira (27).

“Realmente foi registrada negligência familiar, uma vez que os pais não tinham total controle e observação do filho”, afirmou a conselheira.

O caso do abuso foi denunciado à polícia na terça-feira (26), depois que a mãe da vítima viu um vídeo da violência que estava circulando entre adolescentes da cidade através de celulares. O menino foi ouvido pela polícia e apontou onze pessoas como autores do abuso que, segundo ele, acontece há dois anos.

Roseluce explicou que o Conselho Tutelar já vem acompanhando a criança desde que ela tinha 4 anos. “Encontramos problemas de estrutura familiar, já que era uma família bem humilde. Foi o conselho, por exemplo, que o matriculou em uma escola e investigava se ele estava sendo bem alimentado. Mas nunca foi notificado nenhum tipo de abuso sexual”, disse.

Sobre a possibilidade de perder a guarda do filho, Roseluce disse que o conselho faz o acompanhamento dos casos críticos e, se necessário, passa informações para o juizado de menores para a perda da guarda da criança por parte dos familiares.

“No momento estamos mais focados no acompanhamento psicológico da criança. O assunto da perda de guarda ainda não foi trabalhado. Nós não temos o poder de tirar a guarda, fazemos só os requisitos e os relatórios e entregamos ao juizado, que fica encarregado de tomar uma decisão”.


Fonte: G1

Prefeitura prorroga prazo para pagamento do IPTU e TCR com 15% de desconto

O prazo para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Resíduos (TCR) com desconto de 15% foi ampliado até o dia 8 de março. Todos os carnês já foram enviados às residências pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Mais de 33 mil pessoas já efetuaram os pagamentos em cota única e outras três mil optaram pelo parcelamento dos tributos. O total arrecadado até então é de R$ 7,8 milhões.

Segundo o secretário da Receita Municipal (Serem), Fábio Guerra, a prorrogação do prazo aconteceu para beneficiar a população. “Fizemos uma reunião e percebemos que muitas categorias ainda não teriam recebido os seus salários na data de vencimento estipulada anteriormente, portanto, resolvemos ampliar este prazo”, afirmou.

Os demais vencimentos também foram modificados. Para os contribuintes que optaram pelo parcelamento do IPTU em até 10 meses, a primeira parcela deverá ser paga até o dia 8 de março. As demais foram prorrogadas para o quinto dia útil de cada mês. Aqueles que preferirem pagar o valor total do imposto, sem desconto, a data limite foi modificada para 5 de abril.

O secretário Fábio Guerra informou que, com a mudança, os carnês recebidos em casa podem ser utilizados para o pagamento efetuado nas agências do Banco do Brasil, nos demais casos, deve-se retirar a 2ª via dos boletos, por meio do portal PMJP (http://www.joaopessoa.pb.gov.br), nos postos de atendimento da Serem, no Centro Administrativo Municipal (CAM), nas Casas da Cidadania, ou nas Subprefeituras de Tambaú e Mangabeira.

Calendário de pagamento
08/03 – vencimento da cota única com desconto de 15% e da 1ª parcela
05/04 – vencimento da cota única sem desconto e da 2ª parcela
08/05 – vencimento da 3ª parcela
07/06 – vencimento da 4ª parcela
05/07 – vencimento da 5ª parcela
07/08 – vencimento da 6ª parcela
06/09 – vencimento da 7ª parcela
07/10 – vencimento da 8ª parcela
07/11 – vencimento da 9ª parcela
06/12 – vencimento da 10ª parcela


Fonte: ASCOM/PMJP

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Criança de 8 anos é forçada a participar de orgia com 11 pessoas no Agreste



“Repugnante”. Esse foi o termo usado pelo delegado de Polícia Civil, Lamartine Lacerda, para descrever as imagens gravadas em vídeo que mostram uma criança de 8 anos participando de um orgia com outros adolescentes e um jovem, na cidade de Remígio ( localizada no Agreste paraibano a 157 km de João Pessoa ). Um maior e dois menores foram detidos, na tarde desta terça-feira (26). Oito adolescentes estão sendo investigados na participação do crime.

O delegado informou que a mãe da criança denunciou o crime à Polícia Civil após constatar que um vídeo estava sendo compartilhado na cidade, onde seu filho aparece fazendo sexo oral com um rapaz. “As imagens são repugnantes. O menino fazendo sexo oral em um rapaz e sendo ditas palavras de baixo calão”, narrou o delegado.

Ainda de acordo com Lacerda, a criança revelou durante depoimento, que ela estava sendo forçada a praticar sexo com os adolescentes já há algum tempo. O último ato teria ocorrido na semana do Carnaval, às margens de um açude.

“O depoimento do garoto é muito contundente. Ele tem um poder de discernimento e não entra em contradição. O menino disse que estava sendo abusado há cerca de dois anos e não tinha denunciado por ter medo de ser morto. Um dos envolvidos é primo da vítima. Os outros são vizinhos e amigos do garoto. A criança disse que na semana do Carnaval fez sexo com os rapazes”, comentou Lamartine Lacerda, revelando que um dos adolescentes detidos confessou participação na orgia.

O delegado adiantou que a vítima será encaminhada para exames. Os adolescentes envolvidos no crime poderão responder à medida socioeducativa e o maior ser preso por pedofilia.


Fonte: Portal Correio

Delegacia Móvel alerta mulheres sobre violência doméstica

Em alusão ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a Delegacia Móvel da Polícia Civil da Paraíba vai realizar, entre dias 4 e 12 do próximo mês, uma campanha contra a violência doméstica nos bairros da Capital. 

O evento tem o objetivo de divulgar a rede de proteção disponibilizada pelo Governo do Estado e reprimir a violência de gênero. "Se alguma vítima nos procurar, durante o evento, receberemos a denúncia e tomaremos todas as providências cabíveis", avisa a titular da Delegacia da Mulher de João Pessoa, Maísa Félix.

Na Paraíba, a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar oferece mais de 20 tipos de serviços, entre eles, nove delegacias especializadas, centros de referência, o Núcleo de Atendimento na Defensoria Pública, Promotoria da Mulher no Ministério Público, Juizado Especial de atendimento às Mulheres em João Pessoa, Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, entre outros.

A campanha será realizada em conjunto com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Ministério Público Estadual e outros órgãos de defesa das mulheres. Os trabalhos incluem panfletagem no Parque Solon de Lucena (Lagoa) no dia 8 de março. Antes, no dia 6, será realizado um acolhimento às vítimas de violência na Sede da Delegacia da Mulher de João Pessoa. "Convidamos 50 mulheres para participar de atividades de diversão e orientação, mostrando o valor de cada uma delas e reafirmando a necessidade de denunciar", disse a delegada. Maísa lembrou ainda que a campanha também é voltada aos homens. "Vamos lembrar que estamos atentos e que violência doméstica é crime", disse.

Em 2012, para reforçar o combate a esse tipo de crime, o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds), Cláudio Lima, assinou as portarias 53 e 54 que determinam, respectivamente, o preenchimento de um formulário com informações sobre as vítimas que procurarem as delegacias e o recebimento de denúncias de crimes cometido contra a mulher, mesmo sem a apresentação de testemunhas. "Registrando os crimes de ameaça, independente da apresentação de testemunhas, tomamos medidas preventivas e evitamos a progressão desse delito para outros crimes como a lesão corporal ou o homicídio", explicou o secretário.

Confira onde ficam as Delegacias da Mulher na Paraíba

Delegacia da Mulher de João Pessoa (funciona 24 horas e nos finais de semana e feriados atende os municípios de Bayeux, Santa Rita e Cabedelo): Avenida Pedro II, nº 853, Centro, João Pessoa. Fone: (83) 3218-5317.

Delegacia da Mulher de Cabedelo: R. Ernesto Vital, 34, Monte Castelo. Fone: (83) 3228-3707

Delegacia da Mulher de Bayeux: R. Engenheiro de Carvalho, Centro. Fone: (83) 3232-3339

Delegacia da Mulher de Santa Rita: Loteamento Jardim Mauritânia S/N Fone: (83) 3289-8738

Delegacia da Mulher de Campina Grande: R. Raimundo Nonato de Araújo, S/N, Catolé Fone: (83) 3310-9300/9303

Delegacia da Mulher de Guarabira: R. Manoel Francisco do Nascimento, nº 157, Nordeste II. Fone: (83) 3271-2986

Delegacia da Mulher de Patos: Rua Bossuet Wanderley, nº 337, Centro. Fone: (83) 3423-2237

Delegacia da Mulher de Cajazeiras: R. Romualdo Rolim, nº 636, Centro Fone: (83) 3531-7022

Delegacia da Mulher de Sousa: R. Sadyr Fernandes de Aragão S/N, Gato Preto. Fone: (83) 3531-2948



Fonte: catingueira Online com SECOM/PB

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Unipê abre inscrições no dia 26 para 483 vagas para comunidade em 14 modalidades esportivas

Estarão abertas a partir do dia 26 deste mês as inscrições para 483 vagas gratuitas em 14 modalidades esportivas, oferecidas pelo o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) para o público em geral.

As inscrições para as atividades físicas oferecidas pelo Unipê passarão a ser online, realizadas no Portal da Instituição (www.unipe.br). Os professores lembram que as vagas são limitadas e os interessados deverão providenciar os exames exigidos: hemograma, glicemia (teste de diabetes), aslo (antiestreptolisina O), eletrocardiograma e raio X de tórax (PA + perfil).

As primeiras turmas devem começar em março. As atividades físicas serão realizadas no Complexo Desportivo do Unipê, que inclui a moderna academia do curso de Educação Física, o Ginásio Poliesportivo e a piscina, no campus universitário, às margens da BR-230 (Km 22), no bairro de Água Fria, na Capital.

Como escolher a modalidade e se inscrever

Cada modalidade tem dias e horários definidos. Os candidatos que desejam se inscrever podem acessar o Portal www.unipe.br, escolher a sua modalidade e realizar a inscrição, que também é gratuita. A lista com as modalidades oferecidas, número de vagas, dias e horários também estará disponível no Portal da Instituição.

Segundo o professor Marcos Filho, após a confirmação da inscrição pela Internet, o candidato deve imprimir a ficha de inscrição e comparecer ao Ginásio Poliesportivo do Unipê (levando os exames), em até 20 dias, para não perder a vaga.

O professor Ramon Montenegro, responsável pelo Laboratório de Avaliação Física do Unipê, explicou que, para confirmar a inscrição, o candidato deverá ainda agendar a sua avaliação física na Recepção da Extensão, no Ginásio Poliesportivo da instituição, de segunda a sexta, das 13h às 17h e das 18h às 22h. E, no dia da avaliação, apresentar os exames solicitados (hemograma, glicemia, aslo, eletro e raio X de tórax).

Toda pessoa que vai iniciar uma atividade física precisa se submeter a esses exames, que é o mínimo exigido para ter segurança. É um erro grave iniciar uma atividade física sem pedir os exames, que devem ser renovados a cada seis meses, alertou o professor Ramon Montenegro, mestre em Ciências da Saúde.

Cadastro da reserva

O professor José Ricardo Nunes observou que, à medida que as turmas forem sendo preenchidas, também será feito um cadastro de reserva online, em caso de desistência ou o candidato não estar em condições físicas de praticar a atividade.

Unipê abre turma especial de musculação para idosos

O Unipê também abrirá uma turma especial de musculação para idosos. Serão oferecidas 20 vagas para pessoas acima de 60 anos, nas segundas, quartas e sextas, das 7h às 8h.

O objetivo da avaliação física é proporcionar uma maior segurança na prescrição individual de cada pessoa que faz alguma atividade física. A pessoa tem que ser encaminhada por um médico. Nossos alunos da graduação regem os projetos e colocam em prática o que aprendem em sala de aula”, ressaltou o professor Marcos Filho, supervisor da Musculação e mestre em Ciência do Movimento Humano. Nessa modalidade, serão abertas 160 vagas.

Academia informatizada no campus: pioneira no NE

O Unipê tem a 1ª Academia de Ginástica informatizada dentro de uma universidade do Nordeste. “A nova Academia de Ginástica do Unipê é totalmente informatizada. Haverá uma catraca eletrônica e, ao entrar, o usuário colocará a sua digital no aparelho e aparecerá em um tablet toda a sequência de exercícios que ele precisa fazer e sua ficha completa, explicou o professor Ricardo Nunes, coordenador adjunto do curso de Educação Física do Unipê.

Sistema da academia será interligado com Hospital São Vicente

Segundo o professor Ricardo Nunes, a academia terá o Sistema Qualyfitt, que será interligado com o São Vicente de Paulo, o hospital-escola do Unipê, na Capital. Dessa forma, o personal trainer da academia terá informações on line sobre os tipos de atividades físicas prescritas pelos médicos para os pacientes acompanhados por alunos da instituição.

O Unipê é a única universidade da Paraíba a implantar esse sistema”, acrescentou o professor Ramon Montenegro.

Exames necessários

1- Hemograma;

2- Glicemia;

3- ASLO (Antiestreptolisina O);

4- ECG (Eletrocardiograma);

5- Raio X de Tórax (PA + Perfil).

MODALIDADES

1-Ginástica Aeróbica

2-Sppining

3-Dança de Salão

4-Hidroginástica

5-Natação infantil e adulto

6-Handebol (feminino adulto)

7-Futsal

8-Judô (iniciação)

9-Jiu Jitsu

10-Taekondo

11-Badminton

12-Basquete

13-Vôlei

14-Musculação

Fonte: Portal Correio

Setur promove ação de combate à exploração sexual com o apoio do MPT


A Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur) promoveu, nesta terça-feira (19), junto aos hotéis e pousadas da orla da cidade, uma ação de conscientização e combate à exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. A campanha tem o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e objetiva sensibilizar os gerentes, funcionários e proprietários dos estabelecimentos comerciais a coibir ações que promovam a exploração sexual.

Os técnicos da Setur visitaram os locais e distribuíram materiais informativos que deverão ser expostos no rol de entrada dos estabelecimentos. Na ocasião, também foi entregue o ‘Código de conduta do turismo contra a exploração sexual de crianças e adolescentes na Paraíba’.

Segundo o chefe da Divisão de Infraestrutura e Serviços de Apoio ao Turista da Setur, Petrus Farias Regadas, esta é uma ação fundamental para promover a educação e prevenir a exploração sexual. “Não basta coibir, temos que conscientizar as pessoas de que esta atividade é crime e deve ser penalizada, não acobertada ou tratada com banalidade. Nossa intenção, no geral, é educar o cidadão para que ele seja também um fiscalizador”, destacou.

Ainda de acordo com Petrus Farias, este é o início da campanha que terá caráter contínuo. “As ações educativas, preventivas e fiscalizadoras não serão interrompidas. Além disso, pretendemos estender nosso trabalho aos bairros, não apenas na orla, onde as denúncias de abusos são mais constantes”, sinalizou.

A Setur vai fechar parcerias com outros órgãos da instância municipal, a exemplo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), que disponibilizará câmeras em locais estratégicos da orla para coibir possíveis práticas ilegais.

Denuncie – Exploração sexual e tráfico de crianças e adolescente são crimes previstos pela Lei Federal nº. 11.577/2007. As denúncias podem ser feitas por meio dos telefones:

100 – Nacional

190 – Centro Integrado de Operações Policiais

3213.9017 – Delegacia Geral da Polícia

2107.6110 – Curadoria da Infância e Juventude (João Pessoa)

3221.2166 – Curadoria da Infância e Juventude (Campina Grande)

3422.1446 – Curadoria da Infância e Juventude (Patos)

3612.3127 – Procuradoria Regional do Trabalho (João Pessoa)

3321.4080 – Procuradoria Regional do Trabalho (Campina Grande)

3421.2055 – Procuradoria Regional do Trabalho (Patos)


Fonte: ASCOM/PMJP

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Prêmio Neide Castanha recebe inscrições

Promovido pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes tem como objetivo homenagear personalidades e instituições que se destacaram na defesa dos direitos da infância e da adolescência, em especial os direitos sexuais.

Para concorrer, é preciso inscrever-se, até o dia 5 de abril de 2013, por meio de formulário disponível no edital. A solenidade de premiação acontecerá na semana do dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e fará parte das atividades programadas para celebrar a data.

A iniciativa, já em sua terceira edição, é uma homenagem a Neide Castanha, defensora dos direitos humanos cuja atuação fez dela referência, no Brasil e no mundo, para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. 

Castanha participou ativamente do processo de construção do Estatuto da Criança e do Adolescente e da criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Além disso, cumpriu importante papel na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito – CPMI que investigou redes de exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, fundou o Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes – Cecria e foi secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes
Inscrições:
Até 5 de abril de 2013.
Edital:
Clique para acessar.


Fonte: Viablog com informações do site do Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Em três dias, PRF registra na Paraíba 47 acidentes com quatro mortes

Nos três primeiros dias da Operação Carnaval a Polícia Rodoviária Federal registrou 47 acidentes com 40 pessoas feridas e quatro mortes nas rodovias que passam pela Paraíba. Em um dos acidentes, 12 pessoas ficaram feridas e três morreram na BR-230  em Campina Grande.

Segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira (11) pela PRF, o excesso de velocidade e a imprudência foram fatores preponderantes para a ocorrência dos acidentes registrados.

A Operação Carnaval começou à zero hora da sexta-feira (8) e vai até a meia-noite da Quarta-feira de Cinzas (13). Nos primeiros dias da ação, os agentes da PRF fiscalizaram 2.151 veículos, emitiram 492 multas e recolherem 35 carteiras de habilitação.
Lei seca
Aproximadamente 700 motoristas assopraram o bafômetro, 42 foram reprovados e impedidos de seguir viagem dirigindo e destes, 18 foram presos no momento da fiscalização, pelo crime de trânsito.

Excesso de velocidade
Os agentes da PRF que operaram os radares fotográficos durante estes três dias flagraram mais de 2 mil veículos em excesso de velocidade. Na manhã da sexta-feira (8) um Honda Civic foi flagrado transitando a 183km/h e foi multado em R$ 574.

Restrição de veículos de carga
Para aumentar a fluidez do trânsito nas rodovias de pista simples, o tráfego de caminhões bitrem, veículos com dimensões excedentes e caminhões cegonha será restrito durante o feriado. Nos dias e horários de maior movimento, esses veículos não poderão transitar, independentemente de estarem carregados e possuírem Autorização Especial de Trânsito (AET).

O motorista que descumprir a determinação será multado pela PRF. A infração é média, gera multa de R$ 85,13 e quatro pontos na CNH. Além disso, o condutor será obrigado a permanecer com o veículo estacionado até o final do horário de restrição.

Dicas da PRF para um carnaval tranquilo
Mantenha uma distância segura do veículo que vai à frente.
Não force ultrapassagens, nem ultrapasse em faixa contínua, pontes e curvas.
Cuidado com pedestres, especialmente em áreas urbanas.
Dirija em velocidade compatível com o volume de tráfego e o local.
Revise seu veículo antes de iniciar sua viagem.
Não se esqueça da sua CNH e do CRLV pois são documentos de porte obrigatório.


Fonte: G1

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Concurso do INSS: salário inicial chega a R$ 5,9 mil

Fevereiro começa com ótima notícia para concurseiros de todo o país. Foi publicada no Diário Oficial da União autorização do Ministério do Planejamento para realização de novo concurso com 500 vagas para analista do Seguro Social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cargo que exige o nível superior. Os vencimentos iniciais são de R$5.911, sendo R$742,02 de salário-base, R$1.187,23 de Gratificação de Atividade Executiva, R$3.608,80 de Gratificação de Desempenho de Atividades do Seguro Social e R$373 de auxílio-alimentação.

No último concurso da carreira, em 2008, sob organização do Cespe/UnB, além das vagas para graduados em qualquer área, houve oportunidades para arquitetos, arquivologistas, biblioteconomistas, advogados, engenheiros, jornalistas, entre outras áreas. Os candidatos foram submetidos a uma prova objetiva com 150 questões de disciplinas como Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social e Conhecimentos Específicos. A validade da seleção encerrou em 2012.

Segundo a portaria, o prazo limite para a publicação do edital de abertura do novo concurso é de seis meses, a contar de 1º de fevereiro - ou seja, até 1º de agosto deste ano.

PORTARIA Nº-17


A MINISTRA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, no uso de suas atribuições e tendo em vistaa delegação de competência prevista no art. 10 do Decreto nº 6.944, de 21 de agosto de 2009, resolve: Art. 1º Autorizar a realização de concurso público destinado ao provimento de quinhentos (500) cargos de Analista do Seguro Social do Quadro de Pessoal do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. Art. 2º O provimento dos cargos no quantitativo previsto no art. 1º dependerá de prévia autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e está condicionado: I - à existência de vagas na data da nomeação; e II - à declaração do respectivo ordenador de despesa, quando do provimento dos referidos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a  Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados. Art. 3º A responsabilidade pela realização do concurso público será do Presidente do INSS, a quem caberá baixar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outro ato administrativo. Art. 4º O prazo para publicação do edital de abertura do concurso públicoserá de até seis meses, contado a partir da publicação desta Portaria. Art. 5º A realização do concurso público deverá observar o disposto no Decreto nº 6.944, de 21 de agosto de 2009. Art.6º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
 
 
Fonte: Portal Correio

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Centro de Línguas do Estado está com inscrições abertas

As aulas do Centro de Línguas do Estado começam na próxima segunda-feira (4) e as matrículas estarão abertas até o preenchimento das vagas disponibilizadas para cada turma. Os interessados em estudar Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Português (para redação e revisão gramatical) podem comparecer ao Centro, localizado na Rua Prefeito José Leite, n°115, bairro Miramar, em João Pessoa, que funciona ininterruptamente das 7h às 21h.

Para a matrícula, são necessários duas fotos 3x4; apresentação de RG e CPF; e o pagamento de R$ 120,00. O diretor do Centro, Agripino Elias Gomes, esclarece que o pagamento vale para todos (seja aluno oriundo ou não da rede pública) e é realizado apenas no ato da matricula, não havendo cobrança de mensalidade durante o semestre.


O Centro de Línguas está vinculado à Secretaria de Estado da Educação, foi fundado em 1973 e possui capacidade para 3.500 alunos. De acordo com o diretor, as matrículas são realizadas semestralmente e os cursos são divididos por períodos. O curso tem carga horária de 3h por semana, somando 45h/aula por período.


Fonte: Portal Correio