segunda-feira, 25 de março de 2013

PMJP promove seminário sobre violência contra a mulher

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM), realiza, nesta segunda (25) e terça-feira (26), o “I Seminário Municipal de Saúde da Mulher: Direito, Gênero e Violência – Perspectiva e Desafios da Política de Saúde da Mulher em João Pessoa” e o “IV Seminário: Violência e Estimulo à Cultura de Paz”. O evento acontece no Hotel Netuanah, praia de Cabo Branco, das 8h às 17h.

A técnica responsável por acidentes e violências da SMS, Niviane Ribeiro, destacou que a violência tem sido objeto de análise de políticas públicas no campo da saúde pela magnitude das mortes e internações e também pelos impactos gerados na sociedade, em especial nas famílias. “No seminário, abordaremos os desafios e perspectivas nacionais e locais relacionados à violência contra a mulher e falaremos sobre as redes de atenção à mulher em situação de violência”, disse.

A integrante da Área da Saúde da Mulher da SMS e uma das organizadoras do evento, Izabel Duarte, enfatizou que, além de provocar importantes repercussões econômicas para a área de saúde pública, a violência se apresenta nas mais diversas configurações e pode ser caracterizada como violência contra a mulher, a criança, o idoso, violência sexual, violência psicológica/moral, física, verbal, dentre outras.

Segundo ela, no local haverá profissionais habilitados para orientar sobre os serviços da rede relacionados a esses tipos de violência. “Contaremos com a participação de profissionais de saúde, educação, comitê de prevenção e controle de acidentes e violências, organizações não governamentais e outras entidades que serão alertadas sobre a crescente incidência da violência no município de João Pessoa”, disse. Izabel acrescentou ainda que o evento também será oportuno ao lançamento do cartaz “Até 72 Horas”.

Serviços de Referências – Delegacia, Centros de Referência, Disque 100, Ceav, Creas, Programa de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (Pamvvs), Instituto Cândida Vargas, Conselhos Tutelares, Gemol, Policia Militar-190, Defensoria Pública, Curadoria do Cidadão, Hospital de Trauma, Hospital Frei Damião, Promotoria de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

Programação
Data: 25 e 26 março de 2013
Local: Hotel Netuanah, Cabo Branco

Segunda-feira, 25
7h30 às 8h30 – Credenciamento
Mesa de abertura com o prefeito Luciano Cartaxo, o secretário de Saúde Lindemberg Medeiros, a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres Socorro Borges, a representante do Ministério da Saúde, Eneida Anjos Paiva, e a representante da Rede Feminista.
10h – Conferência de abertura
“Desafios e perspectiva nacional acerca da violência contra a mulher”, com um representante do Ministério da Saúde.
11h às 14h – Debate, almoço e apresentação cultural.
14h30 às 16h – Mesa Redonda
“Violência na perspectiva jurídica”, com Rita de Cássia Andrade, juíza de Direito; Valberto Lira, promotor de Justiça e Defesa da Pessoa com Deficiência e do Idoso; e Katiele Marques, advogada.
16h às 17h – Debate e coffee break

Terça-feira, 26
8h às 8h30 – Vídeo e mesa redonda
“Redes de atenção à mulher em situação de violência”, com Liliane de Oliveira (CRM), Beth Alcoforado (ICV) e Elinaide Alves (Sendh).
10h às 12h – Lançamento e debate
Cartaz “72 Horas”, de Valmont Toscano
14h – Oficina
“Violência contra a mulher” (para os profissionais da Atenção Básica), com enfoque no conceito de violência, tipos, rede de assistência e notificação.
17h – Encerramento


Fonte: ASCOM/PMJP

domingo, 17 de março de 2013

Cursos oferecidos pelo Cetre ainda têm vagas para servidores

Os cursos do Centro de Treinamento Miguel Arraes (Cetre) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) iniciam suas aulas na próxima segunda-feira (18), mas ainda há oportunidades para quem quer aproveitar das primeiras turmas para se qualificar. Cinco cursos ainda estão com vagas disponíveis: Comunicação Eficaz; Gestão de Materiais; Direito Civil Aplicado ao Município, Contabilidade Pública e Excel Básico.

O Programa de Qualificação para Servidores 2013 foi lançado na última quarta-feira (13) pelo prefeito Luciano Cartaxo e a procura pelos cursos têm sido grande, segundo Lílian Rocha Coelho, diretora de Recursos Humanos da Secretaria de Administração (Sead), pasta responsável pela realização dos cursos. “Desde o lançamento, estamos recebendo muitas fichas de inscrição”, afirmou. As vagas disponíveis são referentes aos cursos dos meses de março/abril.

No entanto, a diretora do Cetre, Alice Soares, comentou que os cursos que ainda não preencheram suas vagas continuam recebendo as fichas de inscrição. “Tivemos uma boa procura pelos cursos, mas nossa meta é preencher todas as vagas e qualificar o máximo de servidores possível. Os cursos são gratuitos e é uma grande oportunidade para que o funcionário adquira novas habilidades e exerçam melhor suas funções”, disse.

Os cursos oferecidos pela PMJP podem ser realizados por todos os servidores efetivos, comissionados, prestadores de serviço e estagiários. Eles fazem parte da política de valorização e têm o objetivo de melhorar a qualificação e oferecer mais instrumentos para a boa realização dos serviços prestados à população, além de permitir o crescimento profissional e intelectual.

No portal da PMJP na internet (www.joaopessoa.pb.gov.br), ao clicar na seção de serviços/servidor, os interessados têm acesso à lista de cursos com horário de realização das aulas, carga horária, tempo de duração e ementa com o conteúdo programático do curso.

Para efetivar a matrícula, os servidores devem se dirigir ao Cetre, que fica localizado na Avenida Piauí, no Bairro dos Estados, encaminhados pelo chefe imediato, através de correspondência oficial ao Cetre, constando nome, matrícula e telefone, além de cópia do RG. Lá, o servidor preencherá a Ficha de Inscrição com todos os dados. As matrículas não podem ser feitas por telefone. Maiores informações através dos telefones: 3214-7960 / 7925, ou através do e-mail: sead_cetre@joaopessoa.pb.gov.br.

Programação

Informática Básica
18/03 a 10/04, as segundas, quartas e sextas, das 8h30 às 11h30;

Excel Básico
19/03 à 18/04, as terças e quintas, das 8h30 às 11h30;

Comunicação Eficaz
18/03 à 10/04, as segundas, quartas e sextas, das 8h30 às 11h30;

Contabilidade Pública para Municípios
18/03 à 10/04, as segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h;

Elaboração e Gestão de Projetos Públicos
18/03 à 10/04, as segundas, quartas e sextas, das 18h às 21h;

Gestão de Materiais no Município
19/03 à 18/04, as terças e quintas, das 18h às 21h;

Direito Civil Aplicado ao Município
25/03 à 24/04, as segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h;

Secretariado da Administração Pública
25/03 à 24/04, as segundas, quartas e sextas, das 18h às 21h;


Fonte: ASCOM/PMJP

sábado, 16 de março de 2013

Homem é quase linchado por ter violentado menino de três anos


O ex-presidiário Damião Correia de Assis, 46 anos, casado, quase foi linchado pelos moradores da comunidade do Timbó, em João Pessoa, depois de ser acusado de ter violentado um menino de três anos, na manhã deste sábado (16).

A família do garoto disse que ele teria ‘sumido’ por algum tempo e quando começaram a procurar por ele, Damião, que estava trancado em casa com o garoto, o colocou para fora.

Em casa, a criança reclamou que estaria com dores e ardência na região do bumbum. Suspeitando do que poderia ter acontecido, a família levou a criança para o Instituto Médico Legal, onde foi comprovado que ele sofreu violência sexual.

Ao voltarem para casa e comunicarem aos vizinhos o que tinha acontecido, os moradores da comunidade resolveram fazer justiça com as própria mãos e linchar o ex-presidiário e acabou sendo socorrido pela Polícia Militar e levado para o Hospital de Ortotrauma (Trauminha), em Magabeira. Logo depois do atendimento, Damião foi levado para a 9ª Delegacia Distrital, onde está detido.

Já a criança foi levada para o Hospital de Emergência e Trauma, onde continua internada. 


Fonte: portalcorreio

sexta-feira, 8 de março de 2013

Escola de Combate ao Trabalho Infantil abre inscrições para educadores da rede pública

Criado em 2012, por uma parceria entre a Fundação Telefônica e o Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor  Ceats, da Fundação Instituto de Administração FIA, o curso A Escola no Combate ao Trabalho Infantil  ECTI está com inscrições abertas, a partir do dia 04 de março, para a capacitação virtual de educadores da rede pública de todo o país.

Baseado no curso ECA na Escola, projeto que teve aproximadamente 11 mil profissionais certificados, o ECTI passou por uma reavaliação. Atualmente, tem como meta esclarecer questões relacionadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente  ECA, direcionado para ações de combate ao trabalho infantil nas escolas. “O conteúdo do curso continua abordando a questão dos direitos da criança e do adolescente, mas com foco voltado para o trabalho infantil”, explica do coordenador do ECTI, Propercio Rezende.

Intermediado por profissionais da área de educação, especializados no ECA, o ECTI pretende abordar o tema do trabalho infantil no Brasil e fortalecer a cultura de respeito aos direitos humanos entre alunos e professores. O curso também visa contribuir para a efetivação da Lei 11.525, que, desde 2007, prevê a inserção de temas relacionados ao Estatuto no ensino fundamental.

Uma das diretrizes do curso é mudar a percepção sobre o trabalho na infância.  “Existe em nossa sociedade uma aceitação do trabalho infantil, uma cultura de que o trabalho é um benefício para a criança”, afirma Rezende. Os educadores participantes serão capacitados para produzir materiais sobre o tema em diversas plataformas.

Após realizar a capacitação no ano de 2012, a professora da escola EMEIF Frei Lauro Schwarte, Francimary Martins Timbo, reavaliou o seu ponto de vista sobre o trabalho infantil e, por meio de atividades, influenciou a atitude dos alunos. “Antes, eles viam o trabalho como solução e, hoje, veem como um problema”, diz. As discussões foram além das salas de aulas e envolveram até as famílias. “Hoje, eles me avisam quando alguém está trabalhando, com a certeza de que isso não pode acontecer”, completa.

Até 6.500 vagas serão disponibilizadas, os educadores das regiões Norte e Nordeste serão priorizados na seleção. A plataforma do curso à distância poderá ser utilizada a partir do dia 21 de março. As primeiras aulas começam no dia 2 de abril. As inscrições podem ser feitas pelo site Promenino.


Fonte: ViaBlog com informações do Promenino.

Assassinatos de mulheres diminuem 26% na Paraíba, diz Segurança


No Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Segurança da Paraíba divulgou dados que mostram uma queda no número de assassinatos com vítimas do sexo feminino no estado. De acordo com o levantamento, nos dois primeiros meses de 2013, foram registrados 20 assassinatos de mulheres. No mesmo período do ano passado, foram 27. Os dados representam uma queda de 26%.

Para o secretário de Segurança da Paraíba, Claúdio Lima, muitas mortes são causadas pelo envolvimento da mulher com a criminalidade. “Temos uma grande preocupação com esses crimes que são motivados não só pelos casos de proximidade, a chamada violência doméstica, mas também pelo envolvimento crescente das mulheres com o tráfico de drogas”, explicou.

No combate à violência doméstica, o secretário disse que a polícia está frequentemente articulando ações com as Secretarias da Mulher e do Desenvolvimento Humano para que seja feito um trabalho preventivo e de mediação de conflitos.

Punição
Em 2012, uma portaria da Secretaria de Segurança da Paraíba determinou que nos casos de ameaça ou qualquer crime cometido contra a mulher, ainda que sem a apresentação de testemunhas, o suposto agressor deve ser intimado e o caso levado à esfera judicial.


Fonte: G1

quarta-feira, 6 de março de 2013

PMJP lança programação com início das cirurgias reparadoras para mulheres vítimas de violência


A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lança, nesta quinta-feira (7) a programação do Mês de Afirmação da Cidadania das Mulheres com a implantação do serviço de cirurgia reparadora para mulheres vítimas de violência. O evento ocorre no Hospital Municipal Santa Isabel, às 9h, e vai contar com a presença do prefeito Luciano Cartaxo.

O encaminhamento das cirurgias reparadoras será dado pelo Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra. O local oferece acolhimento, orientação psicossocial e jurídica, além de dar o encaminhamento necessário às mulheres que se encontram em situação de risco ou foram vítimas de agressões.

O Hospital Santa Isabel será incluído na rede de assistência à mulher vítima de violência de gênero para prestar assistência com uma equipe multidisciplinar, composta por quatro cirurgiões plásticos, dois cirurgiões gerais, dois ginecologistas e dois fisioterapeutas, além de enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos.

Mês da Mulher – A programação do Mês de Afirmação da Cidadania das Mulheres tem palestras, estação de serviços de saúde, caminhada, passeio ciclístico, oficinas e seminários, entre outras atividades.

Na sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a partir das 19h, na Praça Rio Branco, acontecerá o show “Elas – Encontro de Gerações”, com a participação da cantora e compositora paraibana Cátia de França e as bandas Absurdos e Toque de Saia.


Fonte: ASCOM/PMJP