domingo, 18 de agosto de 2013

Trabalhadores em educação de JP terão curso preparatório para concurso

O Sindicato dos trabalhadores em educação de João Pessoa, oferecerá gratuitamente aos prestadores de serviço, dentre eles profesores e pessoal de apoio administrativo, curso preparatório com vistas ao concurso a ser realizado pela Prefeitura Municipal, para preenchimento de 1.300 vagas, cujo edital deve ser lançado em breve e promete ser dos mais concorridos.

Segundo o presidente do Sintem, Daniel de Assis, as inscrições poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira 26 na sede da entidade, quando os interessados deverão preencher uma ficha e apresentar cópias xerográficas do RG e contra-cheque. As aulas de disciplinas como Didática, Legislação e Português serão ministradas aos sábados, até a semana que anteceder a aplicação das provas.

"Nosso objetivo é proporcionar àqueles que são absorvidos pela rotina de trabalho, atualização de conhecimentos que lhes dê condições de igualdade na disputa por uma vaga com os demais candidatos", afirmou, destacando o elevado índice de aprovação alcançado pelos alunos que participaram do último curso realizado. 

No concurso deste ano, além das mil vagas a serem oferecidas aos professores, outras 100 serão dedicadas àqueles que compõem o corpo técnico especializado das escolas e mais 200 aos trabalhadores que atuam na administração e secretaria das escolas, além dos que constituem o quadro pedagógico das unidades.


A sede balneária do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de João Pessoa, localizada na praia do Seixas, deverá ganhar em breve mais apartamentos, destinados inclusive, a portadores de necessidades especiais. "Dispomos de espaço físico e estamos garantido os recursos materiais para execução das obras, dentre elas, de acessibilidade, independente de escadas, às novas unidades", afirmou o presidente da entidade, Daniel de Assis.

Segundo ele, além dessas reformas física e estrutural, outras novidades devem ser anunciadas para os associados, com a implementação de hidroginástica e outras atividades laborais, desenvolvidas nas duas amplas piscinas existentes na sede e direcionadas, sobretudo aos aposentados, acompanhadas por um educador físico.


Fonte: ASCOM/PMJP

domingo, 11 de agosto de 2013

Ouvidoria da SMS realiza evento sobre discriminação racial, assédio moral e orientação sexual

Na próxima segunda-feira (12), a Ouvidoria Setorial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza o 1º Encontro sobre Discriminação Racial, Assédio Moral e Respeito à Livre Orientação Sexual. O evento acontece no auditório da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), na SMS, a partir das 14h.

O objetivo do evento, segundo a chefe da Ouvidoria, Alcilene Figueiredo, é construir uma reflexão sobre a humanização e a qualidade da política de cuidados nos serviços de saúde. “O atendimento do ouvidor deve ser neutro, sem interferência de suas crenças e valores pessoais. Por isso decidimos realizar esse encontro, que servirá como uma ação preventiva”, disse.

A palestra sobre assédio moral será proferida pela consultora jurídica da SMS, Luanna Pereira da Nóbrega. Sobre discriminação racial, falará Dandara Correia, coordenadora da Área Técnica de Saúde da População Negra da secretaria. Por fim, o tema referente ao respeito à livre orientação sexual será tratado pela coordenadora de Cidadania LGBT e Igualdade Racial da PMJP, Socorro Pimentel.

Participarão do encontro todos os diretores da rede básica, hospitalar e de especialidades da rede municipal de saúde, como também ouvidores dos cinco Distritos Sanitários, dos três Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), dos quatro hospitais e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Diretoria de Regulação e da Gerência de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (Gemaf).




Fonte: ASCOM/PMJP


sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Estação promove oficinas de dança, contação de histórias e percussão

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, promove neste sábado (10), às 11h, uma oficina de danças populares, e às 14h, outra de contação de histórias. Já no próximo domingo (11), tem aula de percussão pela manhã e novamente de danças populares à tarde. As oficinas, gratuitas, serão realizadas na Sala de Práticas Educacionais, que fica ao lado do estacionamento, e abertas à participação do público maior de cinco anos de idade.

A abordagem é estritamente prática – mesmo porque, com aulas apenas aos finais de semana, é difícil se aprofundar no estudo teórico das expressões artísticas propostas. “O aluno chega e, mesmo sendo inexperiente, vai direto para o instrumento”, informa o violonista instrutor Michel Soares. “O objetivo é desmistificar este contato inicial. A evolução dos alunos é percebida em pouquíssimo tempo”, explica.

“Trabalhamos com três instrumentos durante as oficinas: zabumba, pandeiro e o próprio corpo. O aprendizado se dá pelo ouvido, voz, mãos no corpo e, por último, o instrumento. Os ritmos são samba, xote, xaxado, baião e até o hip hop, o funk e o drum’n’bass”, enumera Ely Porto, que estará no domingo.

“É preciso destacar que, para não quebrar o ritmo da aula, chegar na hora é importante”, alerta. E cita os benefícios da música para a saúde, principalmente em idade tão tenra: “Melhora a concentração, a coordenação motora e a defesa do organismo. A musicoterapia reforça a parte física, mental e espiritual do indivíduo.Traz equilíbrio”, arremata.

Ely Porto - Ator, percussionista, compositor, arte-educador e redutor de danos. Formado em Educação Musical pela Universidade Federal da Paraíba. Autor e Coordenador do Projeto Tamborete (o primeiro grupo de zabumbas do Brasil).

Amanda Sarmento – Graduanda do curso de Ecologia, ministrante de oficinas de danças populares e artesanato (voltado para bijuterias) do Programa Ciranda Curricular (2009), também é dançarina e percussionista do grupo de Danças Populares Imburana da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e artesã profissional. Desde 2011 exerce suas atividades na Estação Cabo Branco como ministrante de oficinas de dança, artesanato e Educação Ambiental.

José Carlos: Ator, integrante do Grupo Kairós, ministra oficinas de contação de histórias na Estação Cabo Branco.


Serviço:

Oficinas artístico-pedagógicas


Danças populares

Data: sábado (10)
Hora: 11h às 14h

Contação de histórias
Data: sábado (10)
Hora: 14h às 17h

Percussão
Data: domingo (11)
Hora: 11h às 14h



Danças populares
Data: domingo (11)
Hora: 14h às 17h



Local: Sala de Práticas da Estação Cabo Branco
Informações: 3214-8303/8270

Entrada gratuita


Fonte: ASCOM/PMJP