quinta-feira, 14 de novembro de 2013

SEPPM inicia inscrições para a pedalada pelo fim da violência contra a mulher


A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) promove no dia 24 deste mês, na Ciclofaixa de Lazer, a Pedalada “Violência contra a Mulher – Juntos virando esta página”, como uma atividade do mês de mobilização pelo enfrentamento à violência contra a mulher. As inscrições já estão abertas por meio do link http://bit.ly/formulario-mulher e as primeiras 150 pessoas inscritas receberão uma camiseta da mobilização.

A concentração da pedalada do mês de enfrentamento à violência contra a mulher acontecerá no Parque Solon de Lucena, a partir das 7h. A saída dos ciclistas, em direção ao Busto de Tamandaré, está prevista para 8h. No local de concentração, equipes da SEPPM e Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra farão distribuição de material informativo sobre os serviços de atendimento e apoio para mulheres vítimas de violência.

“Será uma oportunidade de aproveitarmos um momento de lazer dos pessoenses e ao mesmo tempo chamarmos atenção para o mês de mobilização de enfrentamento à violência contra a mulher. Vamos também lembrar que a segunda-feira após a pedalada será o dia 25 de novembro, o início dos 16 dias de luta pelo fim das agressões, estupros, assassinatos e outros tantos tipos de violência que ameaçam a integridade e vida de mulheres em todo o mundo”, disse a secretária da SEPPM, Socorro Borges.

As ações de mobilização da SEPPM acontecem até o dia 30, com oficinas, capacitações, atividades nas comunidades, além dos lançamentos do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres e Fundo Municipal dos Direitos da Mulher. A última atividade será realizada com o Sabadinho Bom “Violência contra a mulher – Juntos virando esta página”.


Fonte: ASCOM/PMJP

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Evento contra o racismo e a intolerância religiosa é aberto em João Pessoa


O Novembro Negro, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), foi aberto oficialmente na noite desta quinta-feira (31), no Auditório da Ordem dos Advogados da Paraíba, Seccional Paraíba (OAB/PB), no Centro. O evento gratuito e aberto ao público segue com programação até 27 de novembro.

Com o tema ‘Desconstruindo o Racismo e a Intolerância Religiosa’, o evento é organizado pela Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania (CMPC/LGBT) e Igualdade Racial, em parceria com as Secretarias e órgãos municipais, movimentos sociais negros, além da Empresa de Correios e Telégrafos.

Em seu pronunciamento, durante a solenidade de abertura, a coordenadora do CMPC/ LGBT, Socorro Pimentel, esclareceu que o combate à intolerância é uma tarefa de todos que buscam uma sociedade justa e igualitária. “Novembro Negro é um projeto que resgata historicamente todo o processo de exclusão que os povos negros sofreram desde a sua vinda como escravo. Uma forma de desconstruir socialmente esse impacto que causa as pessoas negras com relação ao racismo. Um olhar diferenciado de uma cultura de paz de vivencia harmoniosa entre os povos pelas suas diferenças étnicas e religiosas”, pontuou.

Abertura - Com a participação de representantes dos poderes Executivo e Judiciário, de entidades e movimentos sociais, além de pais e mães de santo, o evento discutiu as relações étnico-raciais, e o preconceito da sociedade civil contra religiões do tipo matriz afro.

Para a mãe de santo Mércia Oxum, a sociedade precisa respeitar quem não pertence a uma religião comum. “Somos vistos com maus olhos, muitas vezes pelo traje ou pelo terreiro que frequentamos. Queremos andar de cabeça erguida, sem preocupação com chacotas”, desabafou.

“Novembro já é um mês importante para população negra no Brasil. Aqui na Paraíba nós comemoramos há algum tempo, mas este ano vai ser  especial, já que teremos o apoio da gestão municipal dando visibilidade a celebração desta data, que deve servir como conscientização”, falou  o integrante do Fórum Paraibano de Promoção a Igualdade Racial, Dalmo Oliveira.

Consciência Negra – O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

Programação – O Novembro Negro inclui várias atividades, com oficinas de identidade negra e cultura afro brasileira, que incluem aulas de dança e cultura. Também estão inseridos no evento cursos sobre saúde e direitos sexuais, um seminário de difusão das religiões de matriz africana e um congresso de mulheres capoeiristas.

Durante a campanha serão criados o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e o Comitê Técnico Municipal de Saúde da População Negra.

Quem quiser participar pode entrar em contato com a Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, que fica no 1º andar do Paço Municipal, Centro. Outros contatos pelo telefone (83) 3222-8853 e e-mail: coordlgbtracial@joaopessoa.pb.gov.br.

Confira a programação do evento:

Terça-feira (5/11) 
Cidadania no Quilombo 
Local: Quilombo de Paratibe
Bairro de Valentina Figueiredo
Horário: 14h às 18h
Serviços: Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Empreendedorismo.

Dias 6 e 7/11
Novembro Negro com Sustentabilidade e Economia Criativa

Quarta (6) – Minicurso de Empreendedorismo
Oficina de estética facial e maquiagem
Horário: 8h30 às 11h30
14h às 17h3
Local: Casarão 34

Quinta (7) - Oficina de Tranças e Torsos
Horário: 14h ás 17h30
Local: Casarão 34

Dias 12,13 e 14
Semana da Consciência Negra – Parceria com a Empresa de Correios e Telégrafos

Terça (12) – Abertura Exposição Quilombola
Horário: 14h

Quarta (13) – Mostra de Vídeos e Palestras
Horário: 14h ás 17h
- Oficina de Máscaras em papel machê
Horário: 8h30 ás 17h

Quinta (14) – Cultura Afro; Coral de vozes Nagô; Oficina de Máscaras em Papel Machê e Ageum – Culinária Sagrada
Horário 14h às 17h
Local: Auditório dos Correios na Br 230- Cristo Redentor

Sábado (16)
Cultura Negra na Praça
Atrações Culturais
Local: Busto de Tamandaré
Horário: 18h30

Quarta (20)
Sessão Especial na Câmara dos Vereadores alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra.
Local: Câmara dos Vereadores de João Pessoa
Horário: 15h

Dias 21 e 22/11/2013
Feira da Cultura Negra
Artesanato, Culinária, prestação de serviços e Atrações Culturais.
Local: Ponto de Cem Réis
Horário: 9h ás 18h

Sexta (22) – Abertura do 3º Festival Internacional de Capoeira (Grupo Axé Capoeira)
Local: Feirinha de Tambaú
Hora: 19h30 – Grande Roda Aberta

Domingo (24)
Entrega da Estátua de Yemanjá pela PMJP – Caminhada em louvor
Local: Sesc – Cabo Branco em direção à Praça de Yemanjá
Horário: 15h
Show Cultural – Local Busto de Tamandaré – Praia de Tambaú
19h

Quarta (27)
Seminário – Programa Empreendedorismo Afro-Brasileiro
Local: Av. Duque de Caxias, 352 – Centro ( antiga sede clube cabo branco Funjope
Horário: 14h ás 17h
Participação: Vera Lúcia Ferreira Gomes – Assessora de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República

Dias 26 a 1°/12
XIII Encontro Nordestino de Capoeira Angola Palmares
Local: Casa Pequeno Davi – bairro do Róger
Organização Mestre Dário e Professora Malú
Contato: (83) 8800.3035 ou 9627.8830



Fonte: ASCOM/PMJP

Mais de 58% dos servidores públicos de João Pessoa são temporários


Em menos de um ano a prefeitura de João Pessoa contratou quase mil novos servidores temporários. De acordo com dados do sistema Sagres, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), os chamados contratados por excepcional interesse público representam 58,87% do total de funcionários da administração municipal. O quantitativo da categoria já chega a 11.842 contra 8.271 efetivos.

O levantamento do G1 foi feito com base em dados do Sagres referentes a agosto, mês do último balancete divulgado. Os números mostram que as duas categorias de servidores somam 20.113 trabalhadores (exclui-se desse dado inativos, comissionados e eletivos, que somam 1.332 trabalhadores). Com um cálculo relacionando os dois grupos, os temporários figuram como um grupo 43,17% maior em relação ao total de efetivos.

No final da gestão do ex-prefeito Luciano Agra (PEN), em dezembro de 2012, a prefeitura da capital paraibana tinha 10.894 funcionários contratados por excepcional interesse público. Nos seus  três primeiros meses de mandato o prefeito Luciano Cartaxo (PT) conseguiu reduzir o quantitativo, mas em abril o número voltou a entrar na casa dos 10 mil (especificamente 10.388) e, de lá em diante, foi aumentando.

Apesar de representarem a maior fatia do total de servidores, os temporários geram bem menos despesas para a administração municipal de João Pessoa, por terem menos direitos trabalhistas. De acordo com o Sagres, em agosto a prefeitura pagou à categoria R$ 11,8 milhões, enquanto os efetivos receberam praticamente o dobro desse total, R$ 22,1 milhões.

Vale destacar que os 11.842 temporários são apenas da administração direta da prefeitura da capital. Se forem acrescentados a esse número os órgãos da administração indireta - como Funjope, Instituto Cândida Vargas, Instituto de Previdência do Município, Emlur e outros - esse grupo ganha mais 4.580 servidores, passando assim dos 16 mil.

O secretário de Administração da Prefeitura de João Pessoa, Roberto Wagner, explicou que o Executivo tem a intenção de substituir os temporários por efetivos, mas, ressaltou que isso não pode ser feito de  forma repentina. “Essa preocupação é um trabalho constante. Agora não se pode parar a máquina pública, tem que haver um planejamento”, ressaltou.

Wagner disse que a prefeitura vem convocando aprovados em concursos realizados na gestão anterior e que pode realizar novas seleções. O projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2014, que está tramitando na Câmara Municipal prevê recursos para realização de concursos para o magistério, técnico administrativo, Guarda Municipal, saúde, tecnologia da informação, auditor de contas públicas, bibliotecário e também para o Instituto de Previdência do Município (IPM).

Para 2013, ainda está pendente a realização de um concurso com 1.300 vagas para a Secretaria de Educação. A seleção foi prometida pelo prefeito Luciano Cartaxo durante a sua posse, no dia 1º de janeiro. Em agosto o edital da prova vazou na internet. Na época, a então organizadora, Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), assumiu o erro e em seguida a prefeitura anunciou que trocaria a empresa.

De acordo com Roberto Wagner, a nova organizadora já foi contratada e o edital está sendo elaborado. “Em breve o prefeito Luciano Cartaxo vai anunciar a abertura das inscrições e os detalhes do concurso”, disse, garantindo que isso vai acontecer ainda este ano. O secretário não quis adiantar o nome da empresa que vai organizar a prova.


Fonte: G1PB

Seminário reúne 500 jovens para debater violência infantojuvenil

Créditos: Bruno Spada

Autonomia, realização, superação. Incentivar esses fatores é o objetivo na reunião de 500 jovens vítimas de violência sexual, em Brasília, para trocar suas experiências no 4º Seminário Nacional ViraVida, entre 31 de outubro e 2 de novembro. No primeiro dia, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinou o decreto que adota o projeto ViraVida como um programa oficial de políticas públicas do governo distrital, tornando-se piloto para atingir também outros estados.

Com o tema “Poder Jovem – Inovar e Transformar”, o evento pretende mostrar como educação e capacitação profissional podem transformar a vida e resgatar a cidadania dos jovens vítimas de violência. “Esse é um resgaste de vida, não só de autoestima. Esses jovens têm talento, inteligência, precisam apenas de oportunidade para mostrar capacidades”, conta o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, ao Promenino. “Eles não vem para o seminário apenas para ouvir palestras sobre experiências, mas sim também mostrar o seu poder”.

Cerca de três mil crianças de escolas públicas do Distrito Federal, além de representantes de instituições públicas, privadas e ONGs, poderão participar das oficinas, palestras e debates sobre questões ligadas à juventude até sábado, relacionando cuidados com a saúde, sexualidade, redes sociais, emprego e empreendedorismo, no seminário.

“Esses jovens mostram diariamente sua autonomia. Temos um jovem que participa do projeto que se tornou professor em mecatrônica, por exemplo. Por isso a troca de experiências como pilar para mostrar que há caminhos de superação”, ressalta Meneguelli.

Durante o seminário, os participantes do projeto escreverão a Carta da Juventude ViraVida, manifesto que expõe os desejos dos participantes por uma sociedade mais justa, democrática e sustentável. O documento será entregue à presidenta Dilma Rousseff.

ViraVida
O 4º Seminário Nacional ViraVida faz parte do projeto ViraVida, criado em 2008, pelo Conselho Nacional do Sesi (Serviço Social da Indústria), que atende jovens com idade entre 16 e 21 anos, de baixa renda e com histórico de violência sexual. Durante um ano, o projeto prepara os beneficiados para o mercado de trabalho, oferecendo cursos técnicos profissionalizantes e educação básica, além de atendimento psicossocial, médico e odontológico. Atualmente, o programa está presente em 23 cidades, de 19 estados brasileiros e já atendeu mais de 3,7 mil jovens.


Fonte: Portal Pró-Menino