quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

SMS promove debate sobre sexualidade e DST/Aids nas escolas

Dando continuidade as atividades alusivas ao Dia Mundial de combate a AIDS, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta quinta-feira (11), o Seminário de Sensibilização sobre Sexualidade, DST/AIDS e Hepatites Virais no Ambiente Escolar: um olhar para prevenção e promoção à saúde. O evento acontece das 8h às 17h, no auditório da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), na Rua Rui Barbosa, 38, na Torre.
Segundo a consultora de prevenção da seção DST/Aids e Hepatites Virais, Roberta Cabral, o seminário é voltado para profissionais da saúde, educação e assistência social. “O objetivo é sensibilizar sobre a política de DST/Aids e conhecer sobre os trabalhos realizados junto ao Programa Saúde na Escola”, informou.
A consultora destaca ainda a importância em discutir sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis no ambiente escolar. “O número de casos tem aumentado entre jovens, por isso, precisamos chegar onde eles estão para levar essa informação de prevenção. Vamos capacitar os professores para discutir essa temática, independente da disciplina, para alcançar o público jovem”, ressaltou Roberta.
Durante o evento serão realizadas mesas redondas para discussão da temática e apresentação das experiências de trabalho nos Distritos Sanitários da Secretaria Municipal de Saúde.
Dialogo – Ainda de acordo com Roberta Cabral, é preciso quebrar a barreira que alguns pais ou profissionais tem em falar sobre sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis.
“Hoje há mais abertura na discussão do tema, mas ainda encontramos resistência em algumas famílias e com alguns profissionais. Por isso também temos que preparar os pais e responsáveis, para que eles tenham consciência de que seus filhos estão recebendo essas informações nas escolas e que é preciso dar continuidade a essa conversa no ambiente familiar”, destacou.
Saúde na Escola - O programa acontece em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e realiza ações de avaliação nutricional, triagem visual (aplicação do teste de snellen), sondagem para o teste do olhinho, cuidados e orientações em saúde bucal e atividades educativas sobre três temas que despertam muitas discussões: segurança alimentar e nutricional, promoção da cultura de paz e álcool e drogas, nas escolas públicas de João Pessoa.
Programação:

HORÁRIOATIVIDADE 
8hCREDENCIAMENTO
8h30mABERTURA: Apresentação Cultural (15min)
9h15m – 9h30mMesa de Abertura SMS, SEDEC, Seção Municipal DST/AIDS, Secretaria das Mulheres, Representante PSE Estado, Protagonismo Juvenil.
9h30mMesa Redonda: Coordenação Mª Clarice R. Pires de Sá
  

9h30m – 10h30m
Roberto Maia: Tema centralProtagonismo juvenil
Representante do PSE
Fórum ONG/AIDS
Conselho Tutelar
 
11h – 12hDebate
12h – 14hALMOÇO
13h40mAPRESENTAÇÃO – Acolhida
14h – 16h30m1ª Experiência de Trabalho com a temáticaDistrito Sanitário I: (20min)

2ª Experiência de Trabalho com a temática
Distrito Sanitário II: (20 min)

3ª Experiência de Trabalho com a temática
Distrito Sanitário III: (20 min)

4ª Experiência de Trabalho com a temática
Distrito Sanitário IV: (20 min)

5ª Experiência de Trabalho com a temática
Distrito Sanitário V: (20 min)

  



17hCOFFEE BREAK
17h – 17h30mEncerramento e entrega de Certificado

Fonte: ASCOM/PMJP