quarta-feira, 10 de julho de 2013

23 ANOS DO ECA: PROGRAMAÇÃO INTERMUNICIPAL




Atividades

Quando?

Onde?

ECA na Praça


JOÃO PESSOA - 18 de julho (quinta)
DIA TODO

Ponto Cem Reis

SANTA RITA – 11 julho
Manhã
Praça Getúlio Vargas.


CABEDELO -12 de julho
Tarde – 14h

Praça Getúlio Vargas



BAYEUX - 18 de julho
Dia todo – 08 às 16h

Em frente a Prefeito


MARI –(A confirmar)




CRUZ DO ESPIRITO SANTO (não haverá)




SAPÉ (A definir)

Audiência com prefeitos e secretários/as em cada município para monitoramento da Carta compromisso 22 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
J. Pessoa (17 de julho) ÀS 10:00h

Santa Rita - (A confirmar)

Bayeux – início de agosto (data a definir)

Cabedelo – início de Agosto (data a definir)

Cruz do Espírito Santo (A definir)

Mari (A definir)

Sapé (A definir)

Auditório do MP – próximo a Praça dos Três Poderes.
- Agendar e organizar



Seminário ECA nas escolas

05 de julho de 8:00 às 12:00 hrs.



Auditório da Reitoria da UFPB


Fórum-debate sobre a não redução da maioridade penal
04 de julho - 18h30
Auditório 411 do CCHLA
Reunião do Ministério Público (CAOP) com Gestores Municipais de Educação – Todos os municípios envolvidos -
08/07/13 às 14:30hrs
Auditório do Ministério Público (vizinho ao Hotel JR)
Fórum temático da Rede Crer Ser Cristo Rangel – Não à redução da maioridade penal
09 de julho
08 às 12h

Auditório Pioneiros da UEPB
Local: Antigo Colégio José Lins do Rego
Ato Público pela Paz (articulando a semana missionária da arquidiocese da Paraíba, no contexto da jornada mundial da juventude, os 20 anos de chacina da Candelária e os 23 anos do ECA)
19/07/13 das 15:00 às 17:00 hrs
Adro da Basílica Nossa Senhora das Neves


Fonte: REMAR - 3222-8910 | remarjp@gmail.com

Cigarro mata 6 milhões de pessoas no mundo por ano, diz OMS


Um relatório lançado nesta quarta-feira (10) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que cerca de 6 milhões de pessoas morrem no mundo por ano devido ao uso do cigarro.

O documento, chamado "Epidemia Global do Tabaco 2013", ressalta tendências sobre o uso da substância e avanços com relação ao seu combate pelo planeta.

Se o ritmo atual continuar, o número de mortes por cigarro deve subir para 8 milhões de pessoas por ano em 2030, afirmou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, à Rádio ONU - instituição à qual a Organização Mundial da Saúde é ligada.

O Brasil é citado no relatório como um dos países que mais adotaram medidas para combater o uso do cigarro, ao lado de Panamá, Irã e Turquia. Cerca de 15% da população adulta brasileira consome tabaco, ainda de acordo com a OMS.

São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Fortaleza estão entre as 100 cidades do mundo que atingiram os maiores níveis de sucesso para controlar o uso do fumo, aponta o relatório.

Na comparação dos países, 24 adotaram leis que proíbem completamente o uso do tabaco e de derivados. Outros 100 têm leis que impedem ou restringem o fumo de alguma forma, aponta a Rádio ONU. Já 67 entre os pesquisados no relatório não adotam qualquer proibição ao cigarro ou restrições à publicidade que incentiva seu uso.



Fonte: G1

segunda-feira, 1 de julho de 2013

UFPB oferece vagas para mestrado e doutorado em Educação

Pós-Graduação em Educação oferece 26 vagas para doutorado e 59 para mestrado no Campus de João Pessoa; as inscrições ocorrerão de 18 a 23 de julho
 
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebe no período de 18 a 23 de julho, inscrições para a seleção dos cursos de mestrado e doutorado em Educação com área de concentração em Educação. São oferecidas 26 vagas para o doutorado e 59 para o mestrado, em cinco linhas de pesquisa: Educação popular; História da Educação; Processos de ensino-aprendizagem; Políticas Educacionais; e Estudos culturais da educação.
 
Podem se inscrever para o curso de Mestrado em Educação os graduados em curso superior de Pedagogia ou em outras licenciaturas e graduados em outras áreas de conhecimento, exigindo-se, neste último caso, no mínimo dois anos de experiência comprovada no campo da Educação.
 
Ainda poderão concorrer ao processo seletivo de Mestrado em Educação os concluintes da graduação, desde que apresente documento comprobatório de conclusão de curso até a matrícula prévia do programa.
 
Para o Doutorado, além de mestres em Educação, mestres em outras áreas afins (ciências humanas e/ou ciências sociais) e de outras áreas de conhecimento, será exigido nestes dois últimos casos, no mínimo três anos de experiência comprovada e, para todos os candidatos, no mínimo uma publicação acadêmica na área de Educação.
 
As inscrições para o Processo Seletivo 2014 do Programa de Pós-Graduação em Educação serão realizadas online através do endereço eletrônico http://www.ufpb.br/pos/ppge das 8h do dia 18 de julho até às 23h59 do dia 23.
 
De acordo com o edital de seleção nº 5, serão exigidos para efeito de inscrição os seguintes documentos: cédula de identidade; passaporte; certificado de reservista; carteira de trabalho e previdência social; carteira nacional de habilitação com foto; carteiras funcionais do Ministério Público ou expedidas por órgão público, que por lei federal tenham validade como identidade. Cada candidato terá direito a uma inscrição.
 
O processo de Seleção de candidatos para os cursos de Mestrado e Doutorado terá três etapas classificatórias: prova escrita sobre questões relacionadas à respectiva Linha de Pesquisa, informada pelo candidato no ato da inscrição; análise de projeto de pesquisa e defesa do projeto de pesquisa, todas eliminatórias, e análise de Currículo Lattes 10, classificatória.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00 através da Guia de Recolhimento da União (GRU) que deverá ser recolhida nas agências do Banco do Brasil. Informações sobre isenção de taxa podem ser obtidas no endereço eletrônico http://www.ufpb.br/pos/ppge.
 
O Programa de Pós-Graduação em Educação divulgará no dia 26 de julho, no endereço eletrônico http://www.ufpb.br/pos/ppge  e no mural do PPGE, os locais das provas escritas que serão aplicadas no dia 3 de agosto, das 14h30 às 18h30.
 
Informações mais detalhadas sobre os cursos de mestrado e doutorado do PPGE podem ser obtidas no endereço eletrônico http://www.ufpb.br/pos/ppge; ou através do telefone: (83) 3216-7460.


Fonte:Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo