De forma inovadora, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP)
vai avaliar, por meio de uma prova, o nível de conhecimento dos alunos
da rede municipal de ensino. A estimativa é que 8 mil estudantes do 5º e
9º ano façam o exame, aplicado na próxima segunda (17) e terça-feira
(18) em todas as escolas do Ensino Fundamental.
Os testes seguem os mesmos parâmetros da ‘Prova Brasil’. A intenção é
oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que
permita diagnosticar, avaliar e melhorar a qualidade do ensino oferecido
às crianças. “A gestão está tendo a preocupação de saber se o alunado
está aprendendo os conteúdos próprios de cada série. A partir das
informações obtidas pela avaliação, os docentes terão condições de
verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir,
positivamente, no processo de aprendizagem”, disse o secretário de
Educação, Luiz Sousa Júnior.
A prova é composta por 44 questões, sendo 22 de língua portuguesa e
22 de matemática para o 5º ano, e por 52 questões, sendo 26 de língua
portuguesa e 26 de matemática para o 9º ano. Após este processo, o
professor da Universidade Federal da Paraíba, Aléssio Almeida, fará um
tratamento estatístico para estimação dos parâmetros e da proficiência
dos estudantes com base no modelo da Teoria da Reposta ao Item (TRI),
seguindo padrões internacionais.
Orientação – Durante essa semana, os gestores das
escolas municipais se reuniram com o professor Aléssio, que passou
orientações sobre a estrutura de formatação do Caderno de Provas e sobre
o processo metodológico envolvido no processo de correção e análise dos
resultados. O encontro ocorreu no auditório do Centro Administrativo
Municipal (CAM), em Água Fria.
Na oportunidade, os diretores fizeram uma avaliação do semestre para
diagnosticar os problemas pedagógicos de cada unidade. “A partir dos
depoimentos colhidos iremos fazer um acompanhamento do segundo semestre e
projetar uma segunda avaliação no final do ano”, explicou Gilberto
Cruz, diretor de Gestão Curricular da Sedec.
Prova Brasil – O exame é aplicado a cada dois anos
para alunos do 5º e 9º ano do fundamental. O resultado é um dos valores
usados para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb), criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada
rede de ensino. Nesta edição, as provas acontecem em novembro.
TRI – A Teoria da Resposta ao Item representa um
conjunto de modelos matemáticos que relacionam traços latentes de um
individuo com a sua probabilidade de responder um dado item, sendo uma
abordagem metodológica presente na psicometria.
Na área educacional, a TRI é amplamente utilizada para elaboração e
correção de testes padronizados, servindo, dentre tantos aspectos, para
estimar o nível de proficiência/habilidade dos alunos. De forma geral, o
modelo logístico de 3 parâmetros (discriminação, dificuldade e acerto
casual) unidimensional é a modelagem geralmente utilizada para
aplicações em educação.
Fonte: ASCOM/PMJP
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