Cerca de 500 profissionais dos 92 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) da Paraíba iniciarão, nesta segunda-feira (28), a formação “Desafios de Gestão Transversal na Implementação do Sistema Único da Assistência Social (Suas) nos Creas”. A capacitação, promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH), terá duração de 16h e acontecerá até o dia 1º de dezembro no auditório da Associação dos Plantadores de Cana (Asplan), na rua Rodrigues de Aquino, em João Pessoa.
A qualificação constará de palestras que serão proferidas por técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Para contemplar todos os profissionais, o treinamento será feito para duas turmas. A primeira assistirá as aulas nos dias 28 e 29 e a outra nos dias 30 e 1º de dezembro.
Os Centros de Referência Especializados da Assistência Social são espaços nos quais a população que for vítima de qualquer tipo de violência pode ser atendida e acompanhada por técnicos na área jurídica, psicológica e da assistência social. Dos 92 que existem na Paraíba, 20 são estaduais e os demais são municipalizados.
Programação – No dia 28, pela manhã, haverá a palestra “Gestão Transversal na Implementação do SUAS” e à tarde “Orientações técnicas sobre a tipificação dos serviços socioassistenciais frente à proteção social de média complexidade” e “Metodologia de trabalho com população em situação de rua e adolescentes em conflito com a lei”.
Dia 29, serão criados os grupos de trabalho divididos em quatro tipos: Metodologia de trabalho sobre Violência Sexual, Metodologia de trabalho sobre Violência conta a Mulher e LGBT, Metodologia de trabalho com Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência e a Discussão sobre os instrumentais técnicos utilizados nos CREAS. O mesmo conteúdo será ministrado nos dias 30 e 1º de dezembro.
Fonte: SECOM-PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário