A rejeição à criação de mais dois Estados no território do Pará já se concretizava no início da noite deste domingo, com quase 80 por cento dos votos apurados no plebiscito que consultou a população paraense sobre a criação dos Estados de Tapajós, no oeste do atual Pará, e Carajás, no sul e no sudeste.
Com 78,31 por cento dos votos do eleitorado já apurados, por volta das 20h (horário de Brasília), 69,09 por cento dos eleitores se posicionaram contra a criação de Carajás, e 30,91 por cento a favor. Com relação a Tapajós, o "não" estava em 68,51 por cento, com 31,49 por cento dos votos a favor.
No plebiscito, os eleitores tiveram que opinar em relação à criação de cada Estado, em separado - dizendo "sim" ou "não" a Tapajós e a Carajás. Caso a criação dos dois Estados se concretizasse, o Pará remanescente ficaria com 17 por cento do território atual e 64 por cento da população.
Com 75,58 por cento das seções apuradas, o comparecimento registrado até agora foi de 74,67 do eleitorado - cerca de 4,8 milhões de paraenses aptos a votar. O voto foi obrigatório para os eleitores alfabetizados, maiores de 18 anos e menores de 70 anos, e facultativo para aqueles de 16 a 18 anos, maiores de 70 anos e analfabetos.
Pelo site de divulgação de resultados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (divulga.tse.gov.br/) é possível acompanhar a apuração dos votos em tempo real.
Na sexta-feira, foi divulgada uma pesquisa do instituto Datafolha sobre a intenção de voto para o plebiscito. Nela, o índice de rejeição ao desmembramento do Pará em três Estados cresceu, sendo que 65 por cento dos paraenses eram contrários à criação de Carajás e 64 por cento eram contra Tapajós.
Na pesquisa anterior, estes valores eram de 62 por cento e 61 por cento dos paraenses, respectivamente. A margem de erro era de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário