segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Inscrições em cursos para servidores estão abertas até fevereiro



Os servidores que ainda não se matricularam nos cursos de qualificação profissional oferecidos gratuitamente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) ainda podem aproveitar a oportunidade. O Centro de Treinamento Miguel Arraes (Cetre) oferece cursos nas áreas de gestão, inclusão digital e idiomas. A estimativa do Cetre é qualificar 850 servidores neste primeiro semestre.

As aulas terão início do dia 6 de fevereiro e serão realizadas nos três turnos. Estão sendo oferecidos os cursos: Atendimento Eficaz; Gerenciamento de Crises; Como se relacionar de forma positiva; Desenvolvimento Gerencial e de Lideranças; Aprendendo a redigir documentos oficiais; Como atender ao Cidadão/Cliente; e A importância da Qualidade no Atendimento ao Público.

Além destes, há também os cursos de inglês e espanhol básico e intermediário e os cursos de inclusão digital: Informática Básica e Excel Básico e Intermediário. A programação completa e as fichas de inscrição estão disponíveis na página da Secretaria de Administração (Sead) no site da PMJP (http://www.joaopessoa.pb.gov.br/).

“É muito importante que os servidores aproveitem a oportunidade que a prefeitura oferece para eles se qualificarem, adquirirem novas habilidades e melhorarem no desempenho das funções na gestão municipal. São diversos cursos oferecidos com foco na administração pública. Nosso objetivo é promover ações que visem a melhoria do desempenho dos servidores nas suas áreas de atuação”, declarou a secretária de Administração, Laura Farias.

Para se matricular, o servidor deve preencher a ficha de inscrição disponível no portal da PMJP e se dirigir ao Cetre, localizado na Avenida Piauí, 330, no Bairro dos Estados, com a assinatura do chefe imediato, que o liberará das atividades laborais no período e horário do curso.


Programação fevereiro a junho

CURSOS

C.H
VAGAS

PÉRIODO

HORÁRIO
Atendimento Eficaz
30
30
06/02 a 02/03/ 2º, 4º e 6º
Manhã – 08h30 as 11h30
Aprendendo a Redigir
Documentos Oficiais
30
30
06/02 a 09/03 2º, 4º e 6º
Manhã – 08h30 as 11h30
Como se relacionar de forma positiva
30
30
06/02 a 02/03 2º, 4º e 6º
Tarde – 14h00 as 17h00
Desenvolvimento Gerencial e de Lideranças
30
30
06/02 a 14/03 2º e 4º
Noite – 18h00 as 21h00
Inglês Básico
(incluindo conversação)
40
30
06/02 a 09/03 2º, 4º e 6º
Tarde – 14h00 as 17h00
Gerenciamento de Crises
30
30
05 a 26/03
 2º, 4º e 6º
Manhã – 08h30 as 11h30
Como atender ao Cliente/Cidadão
30
30
05 a 26/03
 2º, 4º e 5º
Tarde – 14h00 as 17h00
Inglês Intermediário
 (incluindo conversação)
30
30
19/03 a 11/04 2º, 4º e 6º
Tarde – 14h00 as 17h00
Espanhol Básico
(incluindo conversação)
40
30
09/04 a 07/05 2º, 4º e 6º
Tarde -14h00 as 17h00
A importância da Qualidade no Atendimento ao Público
30
30
07/05 a 06/06 2º e 4º
Noite – 18h00 as 21h00
Espanhol Intermediário
(incluindo conversação)
30
30
28/05 a 25/06 2º, 4º e 6º
Tarde -14h00 as 17h00































Fonte: ASCOM/PMJP

Jovem baleado por coronel da PM é músico de orquestra na Paraíba

Um dos jovens baleados no domingo (29) em João Pessoa por um coronel reformado da Polícia Militar é músico da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Com base no depoimento  de parentes dos feridos, a Polícia Civil acredita que João Victor de Oliveira Figueiredo e Fagner Mendes Cardoso, ambos de 20 anos, tenham sido confundidos com assaltantes. A Delegacia de Homicídios, responsável pelas investigações, também apura se o coronel reformado estava embriagado quando disparou os tiros.

Na manhã desta segunda-feira (30), o maestro Luiz Carlos Durier lamentou o ocorrido. Ele, que é regente titular e diretor artísticos da Orquestra Jovem, informou que ficou muito assustado quando recebeu a notícia sobre o percussionista por parte de outros integrantes da sinfônica por meio de redes sociais.

Conforme a assessoria de imprensa do Hospital de Emergência e Trauma da capital, João Victor e Fagner passaram por exames e continuam internados apresentando estado de saúde regular.

"Não posso dizer com certeza o que aconteceu, mas Victor é uma pessoa muito decente e seria triste se ele realmente tiver sido confundido com um assaltante. Desde que ele entrou na orquestra, foi evoluindo a cada semestre. É uma pessoa de índole excelente. Não faz o menor sentido o que aconteceu", comentou o maestro.

No domingo, a equipe de plantão da Delegacia de Homicídios de João Pessoa divulgou que o coronel se apresentou espontaneamente, prestou depoimento e foi liberado. Ele teria informado que teve a casa assaltada no período da tarde e disparou contra os suspeitos, que seriam os dois rapazes. Apesar disto, os familiares das vítimas disseram que Victor e Fagner são inocentes e que teriam sido confundidos quando passavam pela rua. O policial militar pode responder pelo crime de tentativa de homicídio.



Fonte: G1

Prefeito anuncia novas mudanças no secretariado pelo Twitter

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, continuou o anúncio de mudanças no secretariado de sua gestão na manhã desta segunda-feira (30) pelo microblog Twitter. Ele fez algumas modificações sobre o que foi divulgado no último sábado (28). As mudanças ocorrem nas pastas de Governo e Articulação Política (Segap), Administração (Sead), Transparência Pública (Setransp), Instituto de Previdência do Município (IPM), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Meio Ambiente (Semam).

A ex-secretária de Administração, Laura Farias, vai retornar à superintendência da Emlur, cargo que ocupou antes da Sead e da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans). Em seu lugar assume Rosa Gondim, que desde 2005 atua como diretora administrativa da Sead, como já havia sido divulgado no último sábado. O procurador-geral do município, Vandalberto Carvalho, não vai mais acumular o cargo na Emlur.

O secretário adjunto da Segap, Ronaldo Barbosa, assume a titularidade da pasta, no lugar de Dunga Júnior, que vai para a chefia de Gabinete do prefeito. Já o secretário da Setransp, Alexandre Urquiza, vai acumular o cargo de superintendente do IPM. Conforme já dito por Luciano Agra, no último sábado, o adjunto do IPM será Francisco dos Santos, doutor em Sociologia e mestre em Pedagogia Religiosa.

Outra mudança será na secretaria adjunta da Semam, que ficará com Wellintânia Freitas dos Anjos, geógrafa e mestranda em Engenharia Urbana, que já trabalhava na secretaria como chefe de gabinete da pasta.

O prefeito afirmou que Lucius Fabiani vai permanecer à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano para concluir os projetos traçados para este ano. Ele também anunciou que Rômulo Gondim e Coriolano Coutinho ainda serão aproveitados no Governo Municipal.

Conforme já divulgado por Luciano Agra, no final de semana, Aldo Prestes, ex-secretário de Finanças, assume a titularidade da Secretaria de Planejamento e, em seu lugar, fica Antônio Davino, que era adjunto da pasta. Como secretário adjunto nas Finanças, assume o engenheiro Bernardino Bandeira Filho. Na Secretaria de Esportes e Juventude, assume interinamente, o ex-secretário adjunto, Thiago Pacheco.



Fonte: ASCOM/PMJP

Cidade de Patos também já tem cracolândia e internações crescem 600% na PB


João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa têm hoje pelo menos 25 áreas que concentram o tráfico e o consumo de drogas. Uma delas, localizada na parte baixa do Varadouro, na Capital, já é denominada a ‘Cracolândia paraibana'.

O avanço da criminalidade no município se reflete em estatísticas: somente no complexo psiquiátrico particular Casa de Saúde São Pedro, que atende pelo SUS e tem o maior número de leitos no Estado, houve um aumento de 600% no número de internações de usuários de drogas, em 10 anos (de 2001 a 2011).

Cerca de 80% dos internos por drogas ilícitas que chegam a esse local são dependentes de crack. A chamada "pedra da morte" rende aos traficantes até 500% em lucros, segundo a Delegacia de Repressão a Entorpecentes de João Pessoa.

Por outro lado, as políticas públicas ainda caminham a passos lentos e oferecem poucas alternativas à população do Estado, onde existe circulação de crack em 81% das cidades pesquisadas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Porém, para Marcelo Ribeiro de Araújo, especialista em dependência química e pesquisador principal do Instituto Nacional de Políticas Públicas do Álcool e Drogas (INPAD), de nada valerão investimentos em saúde, se não houver um combate ao tráfico de drogas no campo da segurança pública.

"Ambas as perspectivas devem atuar de maneira integrada. O trafico sempre existiu e sempre vai existir. O que deve ser feito é dificultar mais a vida dos traficantes, que está muito fácil, mas também oferecer opções de tratamento aos usuários, com acompanhamento médico e oportunidades de inserção social. Caso contrário, só eles que vão sair prejudicados, porque, com menos oferta, as drogas vão ficar cada vez mais caras, e os dependentes vão fazer tudo para consegui-la", disse.

Nesse sentido, segundo Marcelo Ribeiro, as ações devem ser contínuas para barrar a epidemia do crack. Primeiro, devem começar pela infraestrutura dos locais, como limpeza e iluminação. Depois, menciona ele, deve haver a presença ostensiva da polícia, para que determinados locais não se transformem no que chamou de "terra de ninguém", a exemplo da Cracolândia paulistana, desmontada no começo deste mês, local onde se concentrava o tráfico naquela cidade. Por fim, apontou que é necessário que haja estrutura para atender à demanda, antes de realizar esse tipo de operações.

"Da maneira como as coisas foram feitas aqui, em São Paulo, na invasão à Cracolândia, pouco aconteceu. Os usuários simplesmente se dispersaram. A estimativa era de que havia de 400 a 600 moradores fixos naquele local, fora a população flutuante, que elevava esse número para dois mil, diariamente. Mas, para se ter uma ideia, só se internaram, salvo engano, 60 pessoas. Uma ação que atingiu 10% da população fixa e menos de 5% da geral, isso não foi nada", resumiu.

Pesquisa: 81% das cidades têm crack

Pelo menos 81% dos municípios da Paraíba têm registros de crack. Foi o que revelou um estudo divulgado, em novembro passado, pelo Observatório do Crack, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A pesquisa mostra que, entre 164 cidades paraibanas pesquisadas, 133 possuíam circulação da droga. Cabedelo, Itabaiana, Pilar, Ingá, Santa Luzia, Patos, Sousa e Itaporanga estão entre os que apresentam alto nível de consumo do entorpecente. Já João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Soledade, Picuí, Uiraúna e Cajazeiras estão no nível considerado médio.

O que as estatísticas policiais mostram, no entanto, é que as drogas já existem em todos os municípios. Apesar do domínio da droga em cidades de todas as regiões do Estado, não há atendimento especializado para toda a Paraíba. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), existem 71 Centros de Assistência Psicossocial (CAPS), sendo apenas oito com foco em álcool e drogas, nas cidades de Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, Patos, Piancó, Sapé e Sousa, e somente outros dois com capacidade de internação e atendimento 24h, ambos localizados em João Pessoa.

Destes, só um (situado no bairro da Torre) tem autorização para receber pacientes de todo o Estado. Entretanto, sua capacidade máxima é de apenas 14 leitos, sendo 12 para homens e dois para mulheres. Na Capital, aliás, é onde está o Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, que possui uma ala com 16 leitos para dependentes químicos.


Patos tem cracolândia ‘Brega'

Em Patos, no Sertão do Estado, os bairros São Sebastião e Jatobá são apontados pela Polícia Civil como as áreas que concentram o maior número de incidências de casos de apreensão e tráfico de drogas. O delegado de entorpecentes, Hugo Pereira Lucena, informou que o local conhecido como ‘Brega', situado entre os bairros Jardim Queiroz e Centro da cidade, funciona como a ‘cracolândia' da cidade. O Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) do município fez o registro de 254 usuários nos últimos seis meses, sendo 185 homens e 69 mulheres. Segundo a direção do local, a maioria das pessoas atendidas são usuárias de crack.

No último dia 16 de janeiro, a polícia realizou uma ação onde foram apreendidos seis quilos de droga, sendo cinco quilos somente de pasta-base para a confecção de crack. O caso foi registrado no dia 16 de janeiro e todo o material estava com duas adolescentes. "Aqui é rota de tráfico, a droga vem de Estados fronteiriços e da própria Paraíba, já que a cidade é cortada pela BR-230, que liga as cidades do Sertão até a Capital. Na cidade, o tráfico está concentrado na periferia", informou o delegado Hugo Pereira Lucena.

O Conselho Tutelar da cidade informou que o atendimento direcionado a crianças e adolescentes envolvidas com drogas, especialmente o crack, também vem aumentando. "Os focos são sempre as periferias. Bairros do ‘Mutirão' e Alto da Tubiba registram a maioria dos casos. Chegamos a ter aqui crianças de 12 anos e já dependente do crack, que chegava a roubar para sustentar o vício", informou a conselheira Janaína Soares da Costa.


Fonte: Tássio Ponce de Leon com Catingueira Online

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PMJP amplia número de Escolas em Tempo Integral e traça metas para 2012



A equipe pedagógica da Rede Municipal de Ensino esteve reunida durante toda quinta-feira (26) na Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes, para discutir metas de trabalho para o ano letivo de 2012 e avaliação do ano de 2011. Os temas em discussão foram o aumento de escolas Tempo Integral que passará de cinco para 13 escolas, mudanças no “Escola Nota 10” para que sejam estipuladas novas metas para dinamizar o processo e incentivar as escolas a progredirem ainda mais, além da implantação do Nota 10 para os Centros de Referência em Educação Infantil (Creis).

A secretária de educação e Cultura, Ariane Sá, anunciou ainda o lançamento de um novo projeto intitulado ‘Memória e Identidade’ onde todas as escolas e Creis irão construir o próprio hino e bandeira. “Essa é uma hora de reflexão de toda a equipe em que todos os setores estão reunidos. Não é só a parte pedagógica, é também o administrativo e financeiro, como o setor de transporte e almoxarifado. Com isso podemos ter a dimensão exata da educação no município de João Pessoa. E o novo projeto “Memória e Identidade vai resgatar um pouco da história que leva o nome das nossas escolas”, explicou a Ariane Sá.


Participaram profissionais lotados no gabinete da secretaria, Departamento de Gerência Curricular (DGC), Centro de Capacitação dos Profissionais em Educação (Cecapro), Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), assessoria de comunicação, além de coordenadores de programas e projetos como Mais Educação, Escola Aberta, Ciranda Curricular, Segundo Tempo, Estação Cabo Branco, coordenação de Levantamento da Situação Escolar (LSE), Engenharia e o setor de Alimentação.

“Essa reunião nos ajuda a melhorar cada vez mais o setor. Traçar novas metas e desafios para esse ano em busca de melhorias, indicação, ações e atividades educativas”, disse coordenadora do Núcleo de Tecnologia Municipal, Elma Dantas.

A segunda reunião está marcada para a próxima semana na Estação Cabo Branco para elaborar um quadro de encaminhamento das novas diretrizes.


Fonte: ASCOM/PMJP

Bombeiros encontram nono corpo nos escombros de prédios que desabaram



Equipes do Corpo de Bombeiros que trabalham no local onde três prédios desabaram no centro do Rio de Janeiro, na noite de quarta-feira (25), localizaram o nono corpo, ainda não identificado, em meio aos escombros, por volta de 12h50 desta sexta-feira (27).

Com esse resgate, ao menos 25 pessoas ainda continuam desaparecidas, segundo estimativa da prefeitura. Parentes e amigos chegam a todo momento em busca de informações. 

O coronel Ronaldo Alcântara, que é sub-comandante do Corpo de Bombeiros, informou no início da tarde que as equipes de resgate que trabalham, em meio aos 20% de escombros restantes dos três prédios, já chegaram ao ponto onde estariam concentradas o maior número de vítimas. Segundo ele, as buscas estão focadas na área onde ficava um curso, no qual estariam 11 pessoas.

Como ainda há focos de incêndio nos escombros e a fumaça é muito intensa, os cães farejadores e os sensores de calor não estão sendo usados nesta sexta. Os sensores de som também não são utilizados, pois o barulho também é forte, o que comprometeria a operação. As buscas acontecem apenas com máquinas e homens.

Dinheiro em cofre
O desabamento esconde um tesouro que as autoridades ainda não sabem como retirar de debaixo dos escombros. A agência do banco Itaú, de número 0607, tem entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões guardados dentro do cofre.

Em nota oficial, o banco diz que os clientes afetados serão atendidos em outras 11 agências que funcionam na região, mas deixa transparecer a preocupação da instituição ao afirmar que “equipes do banco estão no local desde a noite de ontem para acompanhar e contribuir com o trabalho (...) e adotar as providências cabíveis e necessárias”.

De acordo com uma fonte do banco ouvida pelo R7, o receio é que a quantidade de dinheiro chame a atenção da população, criando problemas de segurança.

- Estamos em contato com os bombeiros, a Defesa Civil e outras autoridades que isolam a área. A primeira providência é localizar as vítimas, mas estamos monitorando o cofre.

Segundo o Banco Central, os correntistas da agência não terão qualquer prejuízo com a destruição da agência. Pelas regras da autoridade monetária, assim que o dinheiro for resgatado, o banco poderá fazer a troca das notas danificadas por outras novas.

A tragédia
Três prédios de aproximadamente 18, 10 e 4 andares desabaram pouco depois das 20h de quarta-feira (25), na avenida Treze de Maio, região da Cinelândia, centro do Rio de Janeiro. Houve pânico e correria. Seis pessoas tiveram ferimentos leves. Mais de 20 ficaram soterradas. Um posto de informações para familiares de vítimas foi montado na Câmara dos Vereadores.

As causas da tragédia estão sendo investigadas. O prefeito Eduardo Paes, assim como alguns especialistas, minimizou a possibilidade de explosão. De acordo com avaliações preliminares de técnicos que trabalham no local, as causas teriam ligação com problemas estruturais.

A Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro, a CEG, informou que não fornecia gás para nenhum dos três prédios que desabaram e que não há registro de pedido de vistoria para esses edifícios.

Segundo a CEG, o fornecimento de gás para as ruas localizadas no entorno dos edifícios que caíram permanece interrompido por medida de segurança, conforme solicitação da Defesa Civil e da Prefeitura do Rio.

Desde as 6h de quinta-feira (26), estão interditados os seguintes trechos: avenida Treze de Maio e avenida Almirante Barroso entre a avenida Rio Branco e a rua Senador Dantas. Esta última está com mão invertida entre a avenida Almirante Barroso e a rua Evaristo da Veiga. Veículos procedentes da Cruz Vermelha e da avenida República do Chile devem seguir pela rua Senador Dantas.

Equipes de diferentes órgãos, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Comlurb etc, trabalham na remoção dos escombros. O entulho é levado para um galpão e passará por perícia. A expectativa é de que a remoção total termine em dois meses.


Fonte: R7

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Coperve divulga lista de aprovados no vestibular 2012 da UFPB

Conforme previsto no calendário da Comissão Permanente de Vestibular (Coperve), a lista de aprovados no Processo Seletivo Seriado (PSS) 2012 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi divulgado nesta quarta-feira (25).

No entanto, a lista completa dos classificados divulgada pelo órgão e distribuída com a imprensa veio incompleta. Segundo o presidente da Comissão, a falha aconteceu devido a um problema no Núcleo de Informática da UFPB, que já está trabalhando para solucionar o caso.

A equipe do G1 Paraíba compilou os nomes divulgados em cada uma das listas divididas por letras. Para acessá-la clique aqui.

Por hora, a única forma confiável, segundo João Lins, é a consulta feita buscando pela primeira letra do nome do candidato que está disponível no site da Coperve.

Mais de 42,5 mil pessoas se inscreveram no PSS-2012 para concorrer às 6.240 vagas oferecidas pela Universidade Federal da Paraíba. As provas foram aplicadas em duas etapas. A primeira ocorreu nos dias 20 e 21 de novembro de 2011, e a segunda em 18 e 1 9 do mês seguinte.

Os aprovados devem providenciar a documentação necessária para fazer o cadastramento obrigatório da instituição, que ocorrerá entre os dias 31 de janeiro e 8 de fevereiro. “Quem perder esse prazo, ainda terá uma segunda chance nos dias 9 e 10 de fevereiro, quando será feito o cadastramento dos retardatários. Agora, quem perder esses dois prazos, perderá o direito à vaga conquistada no PSS-2012”, alertou o presidente da Coperve, João Lins.

Os candidatos aprovados devem comparecer ao local de cadastramento, portando a Ficha de Cadastro Individual preenchida, além do original e a cópia autenticada dos seguintes documentos:

carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou de casamento, comprovante de votação na eleição de 2010 para maiores de 18 anos, prova de quitação com o Serviço Militar para os brasileiros do sexo masculino maiores de 18 anos, certificado de conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente ou diploma de curso de graduação em curso superior no caso de candidato classificado pela concorrência geral, certificados de conclusão e históricos escolares do Ensino Fundamental e Médio no caso de candidato classificado na modalidade de reserva de vagas e laudo médico no caso de candidato classificado em vaga reservada a pessoa com deficiência.

De acordo com a Coperve, foram eliminados do PSS 6.346 mil candidatos, por falta, ter tirado zero ou estar portando celular no dia da prova. Já 6.199 candidatos se classificaram e 91 vagas ficaram como remanescentes.

A segunda lista com novos candidatos classificados ou remanejados de período será conhecida no dia 17 de fevereiro. Os aprovados nessa listagem deverão realizar o cadastramento nos dias 22, 23 e 24. Já as inscrições para reopção de curso ocorrerão entre os dias 23 e 26 de fevereiro.

Fonte: G1

Agricultores e professores organizam protesto contra Ricardo no Sertão

Nem tudo será festa durante a visita do governador Ricardo Coutinho (PSB), ao Alto Sertão do Estado, nessa quinta-feira (26), onde cumprirá vasta programação que vai desde às comemorações de aniversário do teatro ICA em Cajazeiras até a inauguração da PB-400, trecho que Liga São José de Piranhas a Bonito de Santa Fé.

O portal Radar Sertanejo divulgou, que centenas de agricultores irão protestar em um dos trechos da rodovia para pedir ao governador a reforma da PB que liga São José de Piranhas ao estado do Ceará. O trecho está quase acabado o que vem provocando acidentes e facilitando constantes assaltos.

Ao mesmo tempo professores e pais de alunos de várias cidades da região também prometem protestar contra o fechamento de várias escolas estaduais.

A visita do governador Ricardo Coutinho está marcada para essa quinta-feira, dia 26.


Fonte: WSCOM Online

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Mesmo após câncer, 40% dos fumantes continuam a usar o cigarro

Um estudo mostrou que 40% fumantes que descobriram ter câncer nos pulmões e no colo do reto continuam a fumar. A pesquisa foi divulgada no site da revista médica "Cancer", da Sociedade Americana de Câncer.

O trabalho foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores o Hospital Geral de Massachusetts e a Faculdade de Medicina da Universidade Harvard, em Boston.

Os pesquisadores mediram o quanto fumavam 5.338 durante a época em que receberam o diagnóstico de câncer e cinco meses depois da notícia. No começo, 39% dos pacientes com câncer de pulmão e 14% com tumores no colo do reto faziam uso do cigarro.

Mesmo depois de tomarem conhecimento da doença, 14% dos participantes da pesquisa com câncer de pulmão prosseguiram fumando. Entre as pessoas com tumor no colo do reto, o hábito permaneceu para 9%. Os dados mostram que, após o diagnóstico, os portadores de câncer de pulmão estão mais dispostos a largar o vicio na comparação com os de colo do reto.

O uso prolongado do cigarro após o diagnóstico de câncer pode diminuir a resposta ao tratamento e elevar o risco de morte dos pacientes. Para o grupo, a importância da pesquisa está na possiblidade de identificação de perfis de pacientes com câncer mais ou menos propensos a largar o vício.


Fonte: G1

Conselho da Criança e do Adolescente inscreve projetos para concorrer a recursos do Fundesc

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) está inscrevendo projetos voltados às questões da criança e do adolescente nas diversas áreas de atuação, para serem selecionados e executados em 2012 com recursos oriundos do Fundo Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fundesc). As inscrições serão encerradas no dia 10 de fevereiro próximo.

A presidente do Cedca, Sônia Maria Carvalho de Souza, informou que poderão se inscrever entidades governamentais e não governamentais que sejam cadastradas no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente há pelo menos dois anos. Os interessados devem se dirigir à sede do Cedca, localizada na Praça Dom Adauto, 58, Centro, João Pessoa, no horário das 8h às 11h e das 13h às 17h. Encerrado o prazo de inscrição, o conselho fará a seleção conclusiva em até 30 dias, quando serão publicados os melhores projetos.

De acordo com o edital – publicado no Diário Oficial do dia 23 de dezembro passado –, os projetos deverão contemplar as áreas de Trabalho Infantil, Exploração Sexual, Violência Doméstica, Medidas sócio-educativas, Convivência familiar e comunitária, Drogadição, Gestão da Política – específica ao Sistema de Garantia de Direitos ou outros temas relacionados à violação de direitos, desde que priorizados pelas últimas Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os projetos devem ser encaminhados em quatro vias e em CD.

Os projetos serão divididos em grupos de acordo com os valores de referência: com valores totais de até R$ 15 mil, variando entre R$ 15 mil e R$ 100 mil e entre R$ 100 mil e R$ 250 mil. Cada entidade poderá apresentar apenas um projeto por grupo. As entidades que já foram contempladas com os recursos do Fundesc para a execução de seus projetos deverão apresentar certidão de que estão em dia com as suas contas, expedida pela gestora do fundo.



Fonte: SECOM/GOVPB

Inscrições do Fies começam nesta quarta, dia 25


 
As inscrições para o programa de Financiamento Estudantil (Fies) começam nesta quarta-feira (25). O primeiro passo é acessar o site http://sisfiesportal.mec.gov.br/, informar os dados pessoais (CPF, data de nascimento, e-mail) e cadastrar uma senha de acesso ao sistema. O candidato deve acessar o SisFIES e fazer a sua inscrição (informando dados pessoais, seu curso, instituição, além das informações sobre o financiamento solicitado). Ele receberá a confirmação da inscrição por e-mail.


Segundo passo

Concluída a sua inscrição no Fies, o candidato terá até 10 dias para validação das informações prestadas no ato da inscrição (documentação comprobatória), junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompnhamento (CPSA), no Unipê.


Terceiro passo

No terceiro passo, após a validação das informações, o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do Fies (escolhido no ato da inscrição) em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.


Crédito do Fies no Unipê será ampliado em 166%

O vice-reitor do Unipê, professor Paulo Padilha, informou que o crédito do programa de Financiamento Estudantil (Fies) será ampliado em 166%, passando de R$ 750 mil para cerca de R$ 2 milhões.

“Dessa forma, passaremos a atender um número maior de estudantes, ou seja, uma média de 600. Atualmente, temos 200 alunos beneficiados pelo Fies. Além disso, temos o programa de bolsas de estudo, que dará, neste semestre, 3.200 bolsas de 50% e 25%, de acordo com a renda. Ao todo, temos uma média de 4.400 alunos que estudam pelo Fies, ProUni ou pelas bolsas de Filantropia do Unipê, o que representa cerca de 50% dos nossos alunos”, afirmou Paulo Padilha.


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA O FIES
A documentação necessária para o Processo de Financiamento pelo FIES são as seguintes:
• Identificação do estudante e demais pessoas pertencentes ao seu grupo familiar:- Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública das Unidades da Federação;
- Carteira Nacional de Habilitação, novo modelo, desde que esteja dentro do prazo de validade;
- Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha fé pública reconhecida por Decreto;
- Identidade Militar, expedida pelas Forças Armadas ou forças auxiliares para seus membros ou dependentes;
- Registro Nacional de Estrangeiros – RNE, quando for o caso;
- Passaporte emitido no Brasil;
- CTPS – Carteira do Trabalho e Previdência Social;

• Comprovante de Residência:
- Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel).
- Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel.
- Declaração do proprietário do imóvel confirmando a residência, com firma reconhecida em cartório, acompanhada de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel.
- Declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF.
- Demonstrativo ou comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS ou da Receita Federal do Brasil – RFB.
- Contracheque emitido por órgão público.
- Boleto bancário de mensalidade escolar, de mensalidade de plano de saúde, de condomínio ou de financiamento habitacional.
- Fatura de cartão de crédito.
- Extrato ou demonstrativo bancário de outras contas, corrente ou poupança.
- Extrato ou demonstrativo bancário de empréstimo ou aplicação financeira.
- Extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.
- Guia ou carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU ou do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA

• Comprovante de Rendimento
1. PARA ASSALARIADOS:
- Três últimos contracheques, em se tratando de renda fixa.
- Seis últimos contracheques, em se tratando de pagamento de comissão.
- Seis últimos contracheques, em se tratando de pagamento de hora extra.
- Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição.
- CTPS registrada e atualizada.
- Extrato da conta vinculada do trabalhador no FGTS referente aos seis últimos meses.
- Extratos bancários dos últimos três meses.

2. PARA PRODUTORES RURAIS:

- Declaração de IRPF e recibo de entrega à Receita Federal do Brasil, com notificação de restituição;
- Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica – IRPJ;
- Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso;
- Extratos bancários dos últimos três meses da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas;
- Notas fiscais de vendas dos últimos seis meses.

3. PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS:

- Três últimos recibos de aposentadoria ou pensão;
- Extratos bancários dos últimos três meses;
- Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita;
- Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição;
- Extrato de pagamento dos últimos três meses emitido pela Internet no endereço eletrônico.

4. PARA AUTÔNOMOS, PROFISSIONAIS LIBERAIS E SÓCIOS E DIRIGENTES DE EMPRESA:- Três últimos contracheques mensais;
- Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição;
- Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica – IRPJ;
- Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso;
- Extratos bancários dos últimos três meses, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas, se for o caso;

PARA LOCADORES E ARREDAMENTO DE BENS IMÓVEIS E MÓVEIS:

- Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição.
- Extratos bancários dos últimos três meses.
-Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimentos.


Tabela referente aos valores de mensalidade/semestralidade dos Cursos:

CURSOS
Valor da Mensalidade sem desconto
Valor da Mensalidade com desconto
* Valor da Semestralidade sem desconto
* Valor da Semestralidade com desconto
Administração
720,00
648,00
4.320,00
3.888,00
Contábeis
720,00
648,00
4.320,00
3.888,00
Direito
720,00
648,00
4.320,00
3.888,00
Ed.física
720,00
648,00
4.320,00
3.888,00
Psicologia
720,00
648,00
4.320,00
3.888,00
Computação
799,00
719,10
4.794,00
4.314,60
Fisioterapia
945,00
850,50
5.670,00
5.103,00
Fonoaudiologia
590,00
531,00
3.540,00
3.186,00
Arquitetura
764,00
687,60
4.584,00
4.125,60
Enfermagem
667,00
600,30
4.002,00
3.601,80
Odontologia
1.604,00
1.443,60
9.624,00
8.661,60
Sistemas para internet
387,00
348,30
2.322,00
2.089,80
Gestão de T.I.
387,00
348,30
2.322,00
2.089,80


* Nos campos para prenchimento de informações sobre Curso/Financiamento, informar : O valor da semestalidade atual (com e sem o desconto), de acordo com o seu curso.


Tabela com percentual de comprometimento de renda e de financiamento
Comprometimento
Percentual do financiamento
De 20% a 39,99%
50%
De 40% a 59,99%
50% a 75%
De 60% a 100%
50% a 100%

* Comprometimento de renda, refere-se a relação entre o valor a ser desembolsado para pagamento do curso e o percentual (%) da renda familiar que irá ser comprometido. Este resultado, definirá o percentual de financiamento que será liberado.


Importante!


1. Os prazos para validação da documentação na CPSA e para comparecimento na instituição bancária começam a contar a partir da conclusão da inscrição no SisFIES e da validação da inscrição na CPSA, respectivamente e não serão interrompidos nos finais de semana ou feriados. O não cumprimento da etapa de validação, significa perder todo o processo;

2. Após a abertura, as inscrições só serão encerradas após a utlização de todo crédito disponibilizado pela IE. Ou seja, à medida em que as inscrições forem sendo validadas, os recursos referentes a cada contrato, serão subtraídos do montante disponível.
 
 
Fonte: Portal UNIPÊ

Servidores da PMJP recebem salário de janeiro nos dias 30 e 31

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) efetua o pagamento dos salários dos servidores referente ao mês de janeiro na próxima segunda (30) e terça-feira (31). A tabela de pagamento dos funcionários públicos da Capital foi divulgada nesta terça (24) pela secretária de Administração, Laura Farias.

De acordo com o calendário, os servidores aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município (IPM) recebem na segunda-feira (30). Já os servidores das demais secretarias e órgãos recebem na terça-feira (31). O pagamento será realizado nas agências do Banco do Brasil.

“Iniciamos um novo ano novamente cumprindo o que já se tornou comum na gestão da Prefeitura de João Pessoa. Sempre pagamos os salários de todos os servidores dentro do mês trabalhado e continuamos honrando com este compromisso que só vem a beneficiar todos que fazem parte do Governo Municipal”, declarou a secretária.


Fonte: ASCOM/PMJP

Defensor recomenda não assinar cartão de crédito para evitar clonagem


Com notícias frequentes de pessoas vítimas de clonagem de cartão de crédito e a recente prisão de dois jovens na Paraíba, flagrados esbanjando dinheiro com cartões falsos, é necessário que o consumidor fique alerta para evitar cair nesse tipo de golpe.

A primeira dica do defensor público Manfredo Rosenstock é que o dono do cartão não assine no verso. “Se você assina no seu cartão de crédito e você perde, aquela pessoa que pegar o seu cartão com certeza vai imitar a sua assinatura. Então é preferível não assinar atrás”, recomendou.

Para o defensor, atenção também é muito importante. Ele sugere que, ao utilizar o cartão, o consumidor fique atento à pessoa que vai passar a compra. “Para a clonagem do cartão basta ele pegar o número do seu cartão de crédito, anotar em algum lugar, e pegar o número da tarja de segurança que fica atrás. E aí ele pode comprar pela internet, fazer as compras que bem quiser e entender e o consumidor do cartão só vai descobrir que seu cartão foi clonado quando chegar a conta”, explicou.

Caso o cliente do banco tenha o seu cartão clonado, a primeira coisa a se fazer deve ser ligar para a operadora e cancelar o cartão. Depois, é necessário procurar uma delegacia para fazer um boletim de ocorrência. Se a devolução do dinheiro demorar mais de 30 dias para acontecer, a pessoa prejudicada deve procurar um órgão de defesa do consumidor.

“E pode também através da defensoria publica procurar o juizado especial para que seus direitos sejam ressarcidos”, acrescentou Rosenstock.


Fonte: G1

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Ação contra obesidade infantil atingirá 50 mil escolas


Tema foi escolhido para a primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá em mais 2.200 municípios de 5 a 9 de março
O Ministério da Saúde intensificará ações de promoção à saúde, prevenção e controle da obesidade em escolas públicas do país. A iniciativa vai envolver 11 milhões de alunos com idade entre 5 a 19 anos, e faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá em março nos municípios (ver quantidade por estado no fim do texto) que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE).
A medida foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff durante o programa de rádio Café com a Presidenta desta segunda-feira (23). Neste ano, mais de 50 mil escolas em 2.500 municípios brasileiros se comprometeram a implementar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas.
O tema de trabalho prioritário em 2012 será Prevenção da obesidade na infância e na adolescência. “Queremos, nessa semana, envolver também os pais para debater um problema que já afeta 1/5 da população infantil. Reduzindo a obesidade infantil, nós vamos prevenir outras doenças que podem ocorrer no futuro, como a hipertensão e a diabetes”.
Obesidade - Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. O índice de jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009. No Programa Café com a Presidenta, Dilma Rousseff ressaltou a importância do envolvimento de todos na ação.
Saúde nas escolas - As ações do Programa Saúde na Escola são desenvolvidas por equipes de Saúde da Família ligadas à Unidade de Saúde Básica (UBS), que se deslocarão até a escola para examinar as crianças e desenvolver práticas educativas de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde. “A manutenção do peso adequado desde a infância é um dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta”, explica a coordenadora do Programa Saúde da Família, Raquel Turci. Neste ano também serão programadas visitas da comunidade às Unidades Básicas de Saúde, ação prevista dentro da estratégia Saúde Mais Perto de Você.
Investimento - O Ministério da Saúde autorizou em dezembro de 2011 o repasse de R$ 108 milhões referente aos 2.271 municípios que aderiram ao PSE no ano passado, sendo que R$ 65,7 serão destinados aos municípios que fazem parte do Mapa da Miséria. Outros 229 municípios aderiram ao programa neste ano e novos recursos serão repassados a partir de fevereiro. Os valores serão liberados em duas etapas: na primeira, o município receberá no início de 2012 os 70% do valor acertado para implementar as ações. Os 30% restantes serão pagos em dezembro de 2012, após prestação de contas das ações em desenvolvimento.
O Programa Saúde na Escola é desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e Educação, desde 2007, com o objetivo de prevenir e promover a saúde dos educandos de 5 a 19 anos. A iniciativa foi integrada ao Programa Brasil sem Miséria, lançado pela Presidência da República em 2011.

Número de municípios que aderiram ao Programa Saúde na Escola:

UF
UF
Nº municípios
DISTRITO FEDERAL
DF
1
GOIÁS
GO
99
MATO GROSSO DO SUL
MS
32
MATO GROSSO
MT
63
TOTAL CENTRO-OESTE
195
ALAGOAS
AL
92
BAHIA
BA
218
CEARÁ
CE
149
MARANHÃO
MA
185
PARAÍBA
PB
181
PERNAMBUCO
PE
103
PIAUÍ
PI
131
RIO GRANDE DO NORTE
RN
149
SERGIPE
SE
58
TOTAL NORDESTE
1266
ACRE
AC
14
AMAZONAS
AM
25
AMAPÁ
AP
2
PARA
PA
40
RONDONIA
RO
1
RORAÍMA
RR
2
TOCANTINS
TO
99
TOTAL NORTE
183
ESPIRITO SANTO
ES
24
RIO DE JANEIRO
RJ
39
SÃO PAULO
SP
44
MINAS GERAIS
MG
305
TOTAL SUDESTE
412
PARANÁ
PR
80
RIO GRANDE DO SUL
RS
58
SANTA CATARINA
SC
77
TOTAL SUL
215
TOTAL GERAL
2271




Fonte: http://www.agorams.com.br/jornal/