sábado, 11 de maio de 2013

Dia das mães

O primeiro Dia das Mães no Brasil aconteceu há muitos anos? Foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, em 12 de maio de 1918. Depois, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado. Até hoje continuamos comemorando este dia tão especial em todo segundo domingo do mês de maio.

Mas a história desse dia tem origens e datas diferentes. As mães são homenageadas desde os tempos mais antigos. Na Grécia, os povos faziam uma comemoração à mãe dos deuses, Reia, com ofertas, presentes e homenagens.

Na Idade Média, os trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia para visitar suas mães, que os ingleses chamavam de “mothering day”. Nos Estados Unidos, após o falecimento da mãe de Anna M. Jarvis, algumas de suas amigas fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso que, em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data. A partir de então outros países aderiram a data.

Independente da origem, com certeza é um momento importante para celebrar aquela que nos deu a luz. Mãe também pode ser aquela que cria um ente querido como se fosse sua geradora, com cuidado, carinho e proteção. Ela merece todo o nosso respeito e dedicação, não apenas no Dia das Mães, mas todos os dias.



Fonte:  Portal turminha.mpf

Nenhum comentário:

Postar um comentário