segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Vestibular é um mal da educação brasileira, diz Haddad

Em palestra na FGV (Fundação Getúlio Vargas), em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, o ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu mais uma vez nesta segunda-feira (10) a reforma do ensino médio com o fim do vestibular. Para Haddad, a ampliação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) substituiria o processo seletivo.

- O ensino médio é usado como pedágio para chegar à faculdade e não deve ser. O vestibular é um mal da educação brasileira e não deu certo em nenhum país do mundo.

Segundo Haddad, o Brasil não dedicou o século 20 para a educação. Ele disse ainda que o aumento da carga horária gera um segundo turno e aumenta o contato do professor com o aluno.

- O primeiro turno seria para aprofundar mais o conteúdo, deixar mais enxuto. Já o segundo seria para formação mais cultural e digital. O Chile fez isso com sucesso na década de 90. O objetivo é o aluno sair mais preparado do ensino médio.

O ministro disse que já tem esse projeto piloto da reforma do ensino médio em 600 escolas.

Em relação ao Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico), que foi aprovado na câmara, Haddad aguarda tramitação no senado. Ele ressaltou que a aprovação na câmara se deu com a colaboração da oposição. De acordo com o ministro, em sua gestão, ele conseguiu aprovar duas emendas constitucionais e 50 projetos de lei com apoio da oposição.

Investimento na educação
Fernando Haddad disse que o investimento para a educação em 2012 com base no PIB (Produto Interno Bruto) deve sair nas próximas semanas e que congresso vai aprovar entre 7% e 10%. Hoje é de 5%.

- Não vai ser menor do que 7% e nem maior do que 10%. E isso já um passo grande para o Brasil. A estimativa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico é de que a média dos países seja de 5%, mas a maioria deles tem um PIB maior e uma dívida com a educação menor. Por isso precisamos aumentar o investimento.



Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário