quarta-feira, 14 de novembro de 2012

PMJP disponibiliza serviço especializado para tratamento do diabetes

O dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. Neste ano, o tema proposto pela Federação Internacional é “Proteja nosso Futuro”, com foco nas crianças e nos jovens portadores da doença tipo 1, que é considerada autoimune.
De acordo com Clecia Kelly Oliveira, técnica da área temática de hipertensão arterial e diabetes, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a última pesquisa do Ministério da Saúde apontou que cerca de 37 mil habitantes de João Pessoa têm a doença, o que corresponde, em média, a 5% da população.
Segundo ela, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atende a 22.824 diabéticos, que são acompanhados diariamente pelas equipes de saúde da família.
Rede Municipal de Saúde – Na Capital, os pacientes são acompanhados nas Unidades de Saúde da Família (USFs), no Centro de Atenção Integral à Saúde e no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso. Este acompanhamento é realizado por uma equipe de multiprofissionais, com médicos (endocrinologistas, nutricionistas e  angiologistas), enfermeiros, técnico de enfermagens, agentes comunitários de saúde (ACS) e odontólogos.
Para os casos que necessitam de atendimento hospitalar, os serviços de referência são o Complexo Hospitalar de Mangabeira e o Hospital São Vicente de Paula. Já os medicamentos são fornecidos sem custo aos pacientes, nas farmácias das USFs, nas Farmácias Populares e nas Farmácias da Rede conveniada ‘Aqui tem farmácia popular’.
Para mais informações sobre o serviço, o usuário pode ligar para a área técnica de hipertensão e diabetes da SMS, no telefone 3214-7971, ou ainda procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua casa.
Sintomas da doença – O diabetes pode ser do tipo 1 ou 2. O diagnóstico é feito por meio de exames. Para cada caso, o médico prescreverá o tipo de tratamento mais adequado, seja por medicamentos ou insulinas, associando a atividades físicas regulares e a uma alimentação saudável.
É importante o diagnóstico precoce para iniciar o tratamento e evitar complicações futuras. Podem ser sintomas do diabetes: urinar excessivamente (mesmo durante a noite), sede excessiva, aumento do apetite, perda de peso, cansaço, vista embaçada ou turvação visual, dores de cabeça, dificuldade de concentração, tontura, fraqueza, tremores e infecções freqüentes (sendo mais comum na pele). Em obesos, a perda de peso ocorre mesmo quando a pessoa come de maneira excessiva.
 
Fonte: ASCOM/PMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário