quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Prefeitura incentiva adoção de cães e gatos no Centro de Zoonoses


Nesta quinta-feira (4), comemora-se o Dia Mundial dos Animais e o Dia Nacional de Adoção de Animais. Para não deixar a data passar em branco, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de suas redes sociais, vai estimular a adoção de animais recolhidos pelo Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses. Durante todo o dia, serão oferecidas informações e postadas fotos de animais que vivem lá e estão na fila de adoção.
Em 2012, mais de 700 animais já foram adotados no local, que realiza trimestralmente campanhas entre a população. Os bichos podem ser adotados por qualquer pessoa com idade a partir 18 anos, desde que apresente a carteira de identidade. Em média, chegam cerca de 290 cães e 350 gatos por mês, trazidos por moradores de João Pessoa. Os bichinhos são recolhidos pelo Centro e ficam à espera de um novo lar.
Entretanto, embora forneça cães e gatos para adoção, o Centro não realiza o tratamento de animais doentes. De acordo com Felipe Sobral, um dos médicos integrantes dos quadros do Centro, muita gente procura o lugar quando está com um animal doente em casa e não tem dinheiro para pagar um veterinário. “Não fazemos atendimento clínico veterinário, pois nosso foco de atuação está relacionado ao cuidado com as doenças zoonóticas, em especial as antropozoonóticas”, explicou.


O Centro – Há 14 anos, o Centro de Zoonoses é atuante no combate a doenças zoonóticas e nas atividades de origem ambiental. Além da captura e da vacinação animal, o setor cuida das zoonoses de forma ampla. Segundo Sobral, os cuidados vão desde a qualidade da água que consumimos, passando pelo acompanhamento das doenças vetoriais (como dengue e esquistossomose), setor de entomologia, doenças sinantrópicas e diagnóstico laboratorial, até chegar ao combate à leishmaniose e à raiva.

Fonte: ASCOM/PMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário