terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Setur promove ação de combate à exploração sexual com o apoio do MPT


A Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur) promoveu, nesta terça-feira (19), junto aos hotéis e pousadas da orla da cidade, uma ação de conscientização e combate à exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes. A campanha tem o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e objetiva sensibilizar os gerentes, funcionários e proprietários dos estabelecimentos comerciais a coibir ações que promovam a exploração sexual.

Os técnicos da Setur visitaram os locais e distribuíram materiais informativos que deverão ser expostos no rol de entrada dos estabelecimentos. Na ocasião, também foi entregue o ‘Código de conduta do turismo contra a exploração sexual de crianças e adolescentes na Paraíba’.

Segundo o chefe da Divisão de Infraestrutura e Serviços de Apoio ao Turista da Setur, Petrus Farias Regadas, esta é uma ação fundamental para promover a educação e prevenir a exploração sexual. “Não basta coibir, temos que conscientizar as pessoas de que esta atividade é crime e deve ser penalizada, não acobertada ou tratada com banalidade. Nossa intenção, no geral, é educar o cidadão para que ele seja também um fiscalizador”, destacou.

Ainda de acordo com Petrus Farias, este é o início da campanha que terá caráter contínuo. “As ações educativas, preventivas e fiscalizadoras não serão interrompidas. Além disso, pretendemos estender nosso trabalho aos bairros, não apenas na orla, onde as denúncias de abusos são mais constantes”, sinalizou.

A Setur vai fechar parcerias com outros órgãos da instância municipal, a exemplo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), que disponibilizará câmeras em locais estratégicos da orla para coibir possíveis práticas ilegais.

Denuncie – Exploração sexual e tráfico de crianças e adolescente são crimes previstos pela Lei Federal nº. 11.577/2007. As denúncias podem ser feitas por meio dos telefones:

100 – Nacional

190 – Centro Integrado de Operações Policiais

3213.9017 – Delegacia Geral da Polícia

2107.6110 – Curadoria da Infância e Juventude (João Pessoa)

3221.2166 – Curadoria da Infância e Juventude (Campina Grande)

3422.1446 – Curadoria da Infância e Juventude (Patos)

3612.3127 – Procuradoria Regional do Trabalho (João Pessoa)

3321.4080 – Procuradoria Regional do Trabalho (Campina Grande)

3421.2055 – Procuradoria Regional do Trabalho (Patos)


Fonte: ASCOM/PMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário