segunda-feira, 25 de março de 2013

PMJP promove seminário sobre violência contra a mulher

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM), realiza, nesta segunda (25) e terça-feira (26), o “I Seminário Municipal de Saúde da Mulher: Direito, Gênero e Violência – Perspectiva e Desafios da Política de Saúde da Mulher em João Pessoa” e o “IV Seminário: Violência e Estimulo à Cultura de Paz”. O evento acontece no Hotel Netuanah, praia de Cabo Branco, das 8h às 17h.

A técnica responsável por acidentes e violências da SMS, Niviane Ribeiro, destacou que a violência tem sido objeto de análise de políticas públicas no campo da saúde pela magnitude das mortes e internações e também pelos impactos gerados na sociedade, em especial nas famílias. “No seminário, abordaremos os desafios e perspectivas nacionais e locais relacionados à violência contra a mulher e falaremos sobre as redes de atenção à mulher em situação de violência”, disse.

A integrante da Área da Saúde da Mulher da SMS e uma das organizadoras do evento, Izabel Duarte, enfatizou que, além de provocar importantes repercussões econômicas para a área de saúde pública, a violência se apresenta nas mais diversas configurações e pode ser caracterizada como violência contra a mulher, a criança, o idoso, violência sexual, violência psicológica/moral, física, verbal, dentre outras.

Segundo ela, no local haverá profissionais habilitados para orientar sobre os serviços da rede relacionados a esses tipos de violência. “Contaremos com a participação de profissionais de saúde, educação, comitê de prevenção e controle de acidentes e violências, organizações não governamentais e outras entidades que serão alertadas sobre a crescente incidência da violência no município de João Pessoa”, disse. Izabel acrescentou ainda que o evento também será oportuno ao lançamento do cartaz “Até 72 Horas”.

Serviços de Referências – Delegacia, Centros de Referência, Disque 100, Ceav, Creas, Programa de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (Pamvvs), Instituto Cândida Vargas, Conselhos Tutelares, Gemol, Policia Militar-190, Defensoria Pública, Curadoria do Cidadão, Hospital de Trauma, Hospital Frei Damião, Promotoria de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

Programação
Data: 25 e 26 março de 2013
Local: Hotel Netuanah, Cabo Branco

Segunda-feira, 25
7h30 às 8h30 – Credenciamento
Mesa de abertura com o prefeito Luciano Cartaxo, o secretário de Saúde Lindemberg Medeiros, a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres Socorro Borges, a representante do Ministério da Saúde, Eneida Anjos Paiva, e a representante da Rede Feminista.
10h – Conferência de abertura
“Desafios e perspectiva nacional acerca da violência contra a mulher”, com um representante do Ministério da Saúde.
11h às 14h – Debate, almoço e apresentação cultural.
14h30 às 16h – Mesa Redonda
“Violência na perspectiva jurídica”, com Rita de Cássia Andrade, juíza de Direito; Valberto Lira, promotor de Justiça e Defesa da Pessoa com Deficiência e do Idoso; e Katiele Marques, advogada.
16h às 17h – Debate e coffee break

Terça-feira, 26
8h às 8h30 – Vídeo e mesa redonda
“Redes de atenção à mulher em situação de violência”, com Liliane de Oliveira (CRM), Beth Alcoforado (ICV) e Elinaide Alves (Sendh).
10h às 12h – Lançamento e debate
Cartaz “72 Horas”, de Valmont Toscano
14h – Oficina
“Violência contra a mulher” (para os profissionais da Atenção Básica), com enfoque no conceito de violência, tipos, rede de assistência e notificação.
17h – Encerramento


Fonte: ASCOM/PMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário