O município de Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa, foi destaque no ranking nacional das cidades brasileiras que mais criaram vagas em agosto. Ela ficou em 10º lugar nacional, com a geração de 2.824 empregos.
O levantamento foi feito pelo site R7 com base nos dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), divulgado nesta quarta-feira (14).
A cidade de São Paulo encabeça o ranking das que mais criaram vagas em agosto e as capitais dominam a lista, mas municípios do interior da Paraíba e de Pernambuco também se destacaram.
A capital paulista registrou um saldo de 22 mil empregos no mês passado – mais que o dobro da segunda colocada. A cidade do Rio de Janeiro criou 9.924 postos de trabalho em agosto. Curitiba ficou com a medalha de bronze, já que as empresas da capital paranaense criaram pouco mais de 5.000 vagas no mesmo mês.
Apesar do predomínio de capitais nas primeiras colocações, algumas cidades dos Estados da Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná aparecem entre as 20 primeiras colocadas. A cidade de Santa Rita, no interior da Paraíba, aparece na 10ª colocação, com a geração de 2.824 empregos.
Pernambuco também fez bonito na criação de postos de trabalho em agosto: além de Recife, outras três cidades figuram entre as 20 primeiras colocadas e geraram, cada uma, mais de 2.000 empregos. É o caso de Goiana, que registrou um saldo positivo de 2.763 vagas e ficou na 12º lugar. Petrolina aparece na 15ª posição, com a geração de 2.253 postos, e Timbaúba ficou em 16º lugar, com 2.119 empregos gerados.
Entre as cidades paulistas, merecem destaque Campinas, que ficou 13ª posição ao gerar 2.678 vagas, e Santos - 19º lugar com 1.715 novos postos de trabalho em agosto. Macaé representou bem o Rio de Janeiro, ao surgir na 18ª posição no ranking de empregos (1.745). Por fim, a paranaense Londrina completou a lista das 20 cidades que mais geraram vagas no mês passado (1.653).
Apesar da crise financeira mundial, o Brasil criou 190.446 empregos com carteira assinada em agosto, de acordo com dados do Caged. O número é o mais baixo já visto para meses de agosto desde 2007 e o resultado é 36,3% inferior ao recorde registrado no ano passado, quando foram criadas 299.415 novas vagas.
Veja ranking clicando aqui.
Fonte: Portal Correio Felipe Silveira, com R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário