sexta-feira, 15 de junho de 2012

Mobilização marca Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa em João Pessoa





Atividades culturais, panfletagem e dicas de primeiros socorros marcaram o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa em João Pessoa, no Parque Solon de Lucena, nesta sexta-feira (15). No ano passado na Paraíba, foram registrados 871 casos de violência contra a pessoa idosa nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas). Desse total, 500 são de negligência.

"É alarmante o número de denúncias contra negligência. Sem falar que muitos casos ainda ficam omissos, porque muitos idosos têm medo de denunciar e outros não sabem que estão sendo vítimas de violência”, alertou a coordenadora da Política Estadual da Pessoa Idosa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Gabrielle Tayanne Vasconcelos.

A atividade foi organizada pelo Governo do Estado, por meio da Sedh, Prefeitura de João Pessoa e Ministério Público, com o objetivo de alertar a população contra este tipo de violência. 


evento contou com a participação de integrantes dos Centros Sociais Urbanos – CSUs, Centro de Convivência do Idoso, Centro de Atividades de Lazer para Aposentados e Pensionistas Padre Juarez Benício (Cejube), Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Clube da Melhor Idade, Instituto de Previdência de João Pessoa, representantes de organizações da sociedade civil, usuários, aposentados e pensionistas.

Prevenção – Na tentativa de orientar a população paraibana contra os casos de violência, a Sedh visita os municípios paraibanos alertando sobre os direitos da pessoa idosa.

Em todo o Estado existem 80 Conselhos Municipais do Idoso. Uma das metas da Sedh é conscientizar os demais municípios paraibanos a implantar os conselhos municipais que ajudam na conscientização contra os casos de violência. Os membros dos conselhos municipais estão sendo capacitados pela Sedh para propiciar um melhor atendimento às vítimas.

Mobilização no Estado – Uma carta aberta foi redigida pelos idosos com reivindicações que discutem políticas públicas de proteção para ser entregue ao governador Ricardo Coutinho.

Durante toda a semana foram realizadas, em João Pessoa, oficinas de combate à violência nos Centros Sociais Urbanos e grupos da terceira idade. Nos Creas regionais e municipais serão realizadas palestras e mobilizações.

A programação será encerrada no dia 22 de junho, com a comemoração do 3º aniversário da Delegacia do Idoso.

Denúncias – As denúncias de violência podem ser feitas nos Creas, nos Conselhos Municipais da Pessoa Idosa, no Conselho Estadual da Pessoa Idosa e ainda na Delegacia Especializada do Idoso localizada na Epitácio Pessoa, em João Pessoa.

Delegacia Especializada do Idoso

3218.6665

Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Idoso

3218.4202

Conselhos Municipais do Idoso – Ministério Público

2107.6112

Direitos Humanos

Disque 100




Fonte: PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário