segunda-feira, 11 de junho de 2012

Veja como registrar seu BO online na Paraíba

Nos últimos 12 meses, 6,3 mil pessoas conseguiram registrar Boletins de Ocorrência (BOs) sem precisar sair de casa, na Paraíba.

Os usuários foram beneficiados com a Delegacia Online, que completou um ano de funcionamento na semana passada. O serviço proporciona a comodidade de conseguir um BO pela internet, em casos de pequenos furtos ou de extravio de documentos.

Cada vez mais procurada, a ferramenta disponibilizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), cresce em número de acessos mensalmente.

Com cerca de 500 atendimentos por mês, a delegacia atendeu, de junho a dezembro de 2011, 3.274 pessoas e apenas nos primeiros cinco meses deste ano quase chegou ao mesmo número, emitindo 3.081 boletins de ocorrência.

Para registrar o BO, basta acessar o endereço (www.delegaciaonline.pb.gov.br) ou o link localizado no canto esquerdo da página inicial do Governo do Estado (www.paraiba.pb.gov.br).

A vítima deve preencher um formulário e aguardar o retorno da equipe de policiais que, considerando as informações como verdadeiras, envia ao solicitante o número de protocolo com o qual ele poderá imprimir o boletim.

“É preciso que se enfatize que fornecer informações falsas à polícia é crime”, lembra a titular da delegacia, Ranielle Vasconcelos.

"Além de facilitar a vida do cidadão, nos 12 meses de funcionamento, o registro de BO através da internet ajudou a desafogar as delegacias, que puderam se dedicar aos casos de crimes violentos", destaca Ranielle.

Ela afirma que a Delegacia Online tem como um dos principais atrativos o fato de funcionar de maneira ininterrupta, ou seja, 24 horas por dia, sete dias por semana. “O usuário pode fazer seu pedido a qualquer hora, mas os policiais fazem a avaliação em horário comercial, de segunda a sexta-feira”, esclarece a delegada.

Apesar de ser um serviço oferecido pela Internet, a delegada lembra que o usuário deve preencher o formulário com uma linguagem formal, sem abreviações.

“Nós estamos encontrando dificuldades porque algumas pessoas preenchem a solicitação com uma linguagem informal, usada na internet e o programa para a emissão do BO não permite edição. O solicitante tem que saber que está preenchendo um documento oficial”, informa.

Em caso de dúvidas sobre o funcionamento da delegacia, pode-se enviar um e-mail para o endereço (delegaciaonline@ssp.pb.gov.br) ou ligar, em horário comercial, para o telefone 8801-6129.

“Todos os e-mails são lidos e respondidos. Estamos recebendo muitos questionamentos sobre a abrangência dos serviços oferecidos, agradecimentos e elogios”, diz Ranielle.

A delegada recomenda que a população leve para locais com grande aglomeração de pessoas o mínimo de objetos pessoais e documentos, para evitar extravio ou furto.

“Sempre que temos grandes eventos como shows, Ano Novo, o número de ocorrências multiplica. Existem pessoas que nessas ocasiões levam certidões de casamento e nascimento, vários cartões de crédito, documentos como título de eleitor e CPF, o que é desnecessário”, alerta Ranielle.


Fonte:  Catingueira Online com JPOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário