quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Comitê de Enfrentamento às Drogas vai mapear serviços e unidades terapêuticas existentes no estado

O Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas (Coeed) do Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) vai formular estratégias para a definição de um plano de ações preventivas e, principalmente, na busca de tratamento adequado aos dependentes químicos, principalmente do crack. Para isso, as Secretarias da Saúde do Estado e das principais cidades paraibanas vão ser contactadas para a concretização de futuras parcerias.

“Para isso, precisamos ouvir as Secretarias da Saúde para fazermos um mapeamento dos serviços colocados à disposição da população nessa área”, explica a promotora de Justiça Adriana Amorim, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Saúde (Caop da Saúde) e integrante do Comitê de Enfrentamento às Drogas, que se reuniu na tarde desta quarta-feira (26), para definir um cronograma de atividades.

O Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas foi instituído pelo MPPB em junho deste ano e é presidido pelo procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, e, além de Adriana Amorim, é compostos pelos promotores de Justiça Valberto Lira, Fabiana Lobo e Soraya Escorel, que coordenam, respectivamente, os Centros de Apoio Operacional (Caop) da Educação, da Criança e Adolescente e do Cidadão.

Na reunião desta quarta-feira, os promotores também decidiram que, além de ouvir as Secretarias da Saúde, será feito um levantamento de todas as unidades terapêuticas existentes no estado. A próxima reunião do Comitê, com a presença de representantes das Secretarias da Saúde, está marcada para o próximo dia 2 de outubro, às 14h, no Caop da Saúde, em João Pessoa. A reunião desta quarta-feira foi realizada no Caop da Criança e Adolescente.

“As estratégias que pretendemos traçar serão levadas para o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho”, adianta Adriana Amorim, que foi escolhida pelos demais promotores como coordenadora do Coeed.

A constituição dos comitês estaduais em todos os Ministérios Públicos faz parte da estratégia definida pelo Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), aprovada pelo Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG). A criação leva em conta ainda a necessidade de promover ações, acompanhar projetos e fomentar a implementação de políticas públicas estaduais e municipais destinadas ao tratamento, à prevenção e ao combate ao uso e ao tráfico de substâncias psicoativas.




Fonte: Portal MPPB
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário