sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Prefeitura inscreve para Projeto Famílias Acolhedoras


Proporcionar melhores condições a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que estão temporariamente afastados de sua família de origem por medida de proteção, é o objetivo do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O projeto existe há um ano e está com inscrições abertas para famílias que estejam interessadas em participar, sendo famílias acolhedoras.
Segundo Maria de Jesus Alencar, coordenadora do projeto na Sedes, o serviço atende crianças e adolescentes com idade de 0 a 18 anos e tem o intuito de colocá-las de volta ao seio familiar. “Essa é uma nova modalidade de acolhimento que está inserida na Política Nacional de Assistência Social para evitar que crianças e adolescentes sejam, desnecessariamente, colocados em abrigos, proporcionando a eles um cuidado especial dentro de um ambiente familiar”, explicou.
A coordenadora frisou que a maior dificuldade é conseguir agregar famílias interessadas em participar do projeto, porque muitos confundem o serviço como uma possibilidade de adoção. “Um dos requisitos pré-estabelecidos é justamente não ter cadastro de adoção do Juizado da Infância e da Juventude”, ressaltou. Ela também disse que existe uma equipe especializada de psicólogo e assistente social para trabalhar diretamente com a família de origem e a família acolhedora, para que não aconteçam vínculos e também para que o trabalho evolua de maneira satisfatória para todos os envolvidos.
Como acontece – O acolhimento familiar acontece de forma temporária, podendo durar de seis meses a dois anos, de acordo com decisão judicial, até a reintegração total da criança à família de origem ou o seu encaminhamento para uma família substituta.
De acordo com Maria de Jesus, cada família acolhedora pode receber uma criança ou adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupos de irmãos, quando acontecerá uma avaliação técnica para verificar o caso. “A decisão fica a critério da equipe técnica do serviço e também da disponibilidade da família em acolher”, disse.
A família acolhedora deve ter a responsabilidade de administrar as atividades cotidianas e rotineiras da criança ou adolescente. Uma equipe de psicólogos e assistentes sociais é responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento e desenvolvimento do trabalho.
Inscrições – As inscrições podem ser realizadas na sede da Sedes, localizada no Parque Sólon de Lucena, 216, Centro (ao lado do restaurante popular), no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.
São requisitos mínimos para se tornar uma família acolhedora:
  • Ter espírito solidário, afeto, segurança e compromisso;
  • Ter idade mínima de 21 anos;
  • Ser residente no município de João Pessoa;
  • Não possuir antecedentes criminais;
  • Não apresentar problemas psiquiátricos ou dependência de substâncias psicoativas;
  • Não estar inscrito em cadastro de adoção do Juizado da Infância e Juventude;
  • Ter a concordância de todos os membros da família;
  • Disponibilidade real em participar das ações do serviço e em oferecer proteção e amor à criança e ao adolescente.

Fonte: ASCOM/PMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário