segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Semam recebe 20 chamadas diárias sobre poluição ambiental

A Divisão de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) recebe, todos os dias, pelo Disque Denúncia, 20 telefonemas com informações sobre as mais variadas formas de poluição ambiental. Nos fins de semana, esse número triplica, chegando a 70 por dia.

As denúncias feitas pela população são sobre queimadas, poluição sonora, desmatamento, deposição de resíduos sólidos da construção civil em Área de Preservação Permanente (APP), entre outras.

De janeiro ao início deste mês, a Divisão de Fiscalização da Semam registrou 10.514 denúncias de poluição ambiental – entre outras que não são de competência da secretaria –, o que representa uma redução em relação ao total do ano passado, quando foram registradas 11.951.

Do total de denúncias registradas este ano, 7.486 correspondem à poluição sonora, seguidas de poluição atmosférica (1.543), lançamento de águas servidas e esgoto estourado nas ruas (1.055), criação de animais sem as condições de higiene e segurança adequadas (211 denúncias) e poda ou corte de árvores (124).

Poluição sonora – As principais fontes de poluição sonora são equipamentos de som instalados em carros particulares, parados em áreas residenciais ou perto de hospitais. Geralmente, caracterizam poluição sonora de natureza grave, entre 15 a 40 decibéis acima do limite permitido pela legislação.

Para o chefe da Divisão de Fiscalização da Semam, Allison Cavalcanti, a redução das denúncias de poluição ambiental pode representar uma pequena mudança no comportamento da população.  “As pessoas compreendem que não se trata apenas de uma ação de fiscalização, mas sim de uma parceria, pois todos estão em busca do mesmo propósito, que é garantir a saúde e a qualidade de vida da população”, disse.

Disque Denúncia – Para acionar o Disque Denúncia, o cidadão precisa indicar o local onde está ocorrendo a ação, com ponto de referência, tipo de fonte poluidora, identificação do denunciante e número de telefone para contato. Todas as informações são sigilosas e, caso prefira, o denunciante não precisa se identificar.

O Disque Denúncia (3218-9208 / 0800 281 9208) funciona das 7h às 22h, de segunda a quinta-feira, e das 7h às 2h, nas sextas-feiras, sábados e domingos. As denúncias também podem ser feitas para o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, pelo telefone 3218-7222.



Fonte: ASCOM/PMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário