sábado, 1 de dezembro de 2012

Secretaria da Educação da Paraíba divulga calendário de matrículas


As matrículas automáticas para os alunos veteranos das 806 escolas estaduais da Paraíba começarão na segunda-feira (3). De acordo com a Secretaria Estadual da Educação (SEE), as matrículas para os alunos veteranos só serão efetivadas com o preenchimento do cadastro pelos pais ou responsáveis, no caso dos estudantes menores de idade. As matrículas automáticas para os veteranos acontecerão durante todo o mês de dezembro, ainda de acordo com a (SEE).


As matrículas para os alunos novatos terão início no dia 2 de janeiro de 2013 e terminarão no dia 31, podendo continuar durante todo o ano, caso o aluno seja transferido de escola, segundo a SEE. Estão sendo oferecidas 100 mil vagas na rede estadual, em um total de 460 mil para 2013.
Gerências Regionais
A SEE informa que que as Gerências Regionais de Educação deverão organizar postos de informação sobre as vagas de cada escola e utilizar estratégias de divulgação, como campanhas, visitas às famílias, cartazes e anúncios no meio de comunicação.

De acordo com a gerente executiva de Acompanhamento a Gestão Escolar, Antonieta Nóbrega, o ano letivo de 2013 será iniciado nas escolas da rede estadual no dia 7 de fevereiro para os cursos diurnos e noturnos.
“As escolas que, eventualmente, ficarem impedidas de iniciar o ano letivo na data estabelecida, deverão elaborar calendário especial, a ser submetido à apreciação e à aprovação da Gerência Regional de Educação e, na sequência, enviado à Gerência Executiva de Acompanhamento da Gestão Escolar”, ressaltou.
Escolas indígenas
Segundo a gerente executiva de Gestão Escolar, as escolas indígenas, respeitadas as suas especificidades, deverão apresentar calendário próprio à Gerência Operacional de Integração Escola Comunidade (Goiesc/SEE), até 10 dias antes do início das aulas.

Antonieta Nóbrega  explica que o calendário escolar terá 204 dias letivos para o turno diurno e 209 dias para o turno noturno, divididos em quatro períodos bimestrais incluindo o primeiro segmento (Ensino Fundamental I) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para o segundo segmento (Ensino Fundamental II) e Ensino Médio da EJA, serão 104 dias letivos, divididos em dois períodos bimestrais.
“A escola deverá cumprir o mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver. Enquanto a escola não completar os dias letivos e a carga horária mínima exigida por lei, e os professores a carga horária dos seus respectivos componentes curriculares, não se dará por encerrado o ano letivo”, reforçou a gerente.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário