O respeito e a não violência contra a pessoa idosa serão pontos de discussão durante a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada nesta segunda (25) e terça-feira (26) no auditório do Hotel Ouro Branco, em Tambaú. O evento começa a partir das 8h e terá como tema central “O Protagonismo e o Empoderamento: Por um País de Todas as Idades”.
A Conferência é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de João Pessoa, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Capital. Marta Moura, secretária da Sedes, destaca que o evento será um espaço de decisões e encaminhamentos para o fortalecimento da luta pelos direitos da pessoa idosa. “O próprio tema já remete a grande importância do evento, quando aponta para um país de todas as idades, onde define uma posição direcionando a perspectiva geracional. A conferência traz uma reflexão sobre o Brasil que queremos em respeito à pessoa idosa, pois todos querem envelhecer com saúde, previdência e lazer”, ressalta.
Eixos temáticos – A construção das propostas da Conferência será subdividida em quatro eixos temáticos para discussão e encaminhamentos através dos Grupos de Trabalho (GTs). O primeiro irá tratar da saúde e previdência, o segundo dará ênfase à assistência social, convivência familiar e comunitária, o terceiro discutirá o financiamento, o quarto o enfrentamento à violência e a mobilização e, por fim, o quinto sobre a Educação Intergeracional.
Com relação aos eixos, a secretária afirma que todos atentam para uma perspectiva de reflexão acoplada ao direito, apresentando como direção os princípios básicos da política pública da pessoa idosa. “O mais importante é que a Conferência está sendo construída de forma paritária, com a participação da sociedade civil e o governo. Todos juntos trabalhando para o seu sucesso. Será um momento não só de reflexão, mas de integração”, disse Marta Moura.
Irene Delgado, presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de João Pessoa, destaca que o evento será um espaço de discussão para o empoderamento da pessoa idosa. “A pessoa idosa tem que conhecer os seus direitos. Ela precisa se tornar protagonista da sua história, pois ao ser protagonista, ela se empodera, consegue falar mais, denunciar mais, tem consciência da sua situação”, afirma.
Negligência – De acordo com o último censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), João Pessoa tem 75.940 idosos, o equivalente a 10,8% da sua população. A Prefeitura Municipal (PMJP) acompanha noventa e dois grupos de convivência, em torno de 6 mil pessoas, em vários serviços e programas sociais.
Irene reconhece que a política pública tem garantido direitos e tem contribuído para o avanço de mais respeito por parte da coletividade. “Esse respeito ainda é muito insipiente diante da falta de compromisso e sensibilidade, sobretudo da família com a pessoa idosa. São ainda muitos os casos de negligência por parte de familiares, que são denunciados e confirmados pelos órgãos de proteção. Ela ocorre de forma sutil dentro da própria casa. É preciso que as pessoas que têm conhecimento disso, se coloquem no lugar da vítima e denunciem. A maior arma contra a violência ainda é a denúncia”, destaca.
Serviços – Todas as unidades da Prefeitura Municipal de João Pessoa atualmente, seja na área de assistência social ou saúde, oferecem serviços destinados a atender a pessoa idosa. Na Sedes, por exemplo, existem treze Centros de Referência da Assistência Social (Cras); quatro Centros Especializados da Assistência Social (Creas), todos preparados para atender pessoas da terceira idade, além dos 92 grupos de convivência.
O governo municipal ainda disponibiliza o Clube da Pessoa Idosa e dois Centros de Práticas Integrativas, localizados nos Bancários e no Valentina Figueiredo. A cidade de João Pessoa também tem a Delegacia e a Curadoria do idoso.
Confira a programação do evento:
Segunda-feira (25)
8h – Acolhimento (Banda Intergeracional Arco Íris e Peti) e credenciamento
9h30 – Mesa de Abertura
10h – Apresentação Cultural: Grupo Fénix e Companhia de Dança Helena Holanda
10h30 – Palestra de abertura -Tema: Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades (ministrante: Marta Moura – Assistente Social e secretária Municipal de Desenvolvimento Social;
11h – Almoço
13h – Retorno aos trabalhos
1ª Mesa – Leitura e aprovação do regimento interno da III Conferência Municipal do Idoso. Presidente da mesa: Irene Delgado de Araújo
14h – Trabalhos em Grupos: Construção das propostas por eixos temáticos
Eixo I – Saúde e Previdência. Facilitador (a): Raquel Alvarenga (INSS-PB)
Eixo II – Assistência Social: Convivência Familiar e Comunitária. Facilitador (a): Maria Cabral (Sesc)
Eixo III – Financiamento. Facilitador (a): Roberto Pereira Rodrigues (Sedes)
Eixo IV – Enfrentamento à Violência e Mobilização. Facilitador (a): Sônia Maria de Paula Maia (Ministério Público)
Eixo V – Educação Intergeracional. Facilitador (a): Flávia Luiza Costa do Rêgo (NIETI-UFPB)
16h – Coffee Break
17h – Encerramento
Terça-feira (26)
8h – Finalização dos trabalhos em grupos por eixos temáticos;
10h – Apresentação e aprovação das propostas em plenária (auditório);
11h30 – Almoço
13h – Apresentação e aprovação das propostas em Plenária (auditório)
15h – Eleição dos Delegados para Conferência Estadual da Pessoa Idosa
16h – Apresentação dos candidatos escolhidos
17h – Encerramento.
Fonte: ASCOM/PMJP
Nenhum comentário:
Postar um comentário