segunda-feira, 25 de maio de 2015

Dia Nacional de Adoção é lembrado com atividades realizada no Ponto de Cem Réis

No Dia Nacional de Adoção (25), termina a série de eventos promovidos pela Comissão Estadual de Adoção (Ceja), órgão subordinado à Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça da Paraíba junto ao Grupo de Estudos e Apoio à Adoção(GEAD). No Ponto de Cem Réis, no centro da cidade, foi colocado um stand com painel educativo exposto durante o dia todo, com o objetivo de informar à população sobre o tema em questão.
De acordo com a educadora e presidente do GEAD, Lenilde Cordeiro, o Grupo é formado por profissionais em psicologia e assistência social que tem interesse na causa e voluntariamente trabalham para seu funcionamento.
“Trabalhamos sempre em parceria com o Poder Judiciário, através da Ceja. Também contamos com a colaboração de pais adotivos e pretendentes à adoção, que chegam em busca de orientação e fazem cursos oferecidos pelo GEAD. Na última semana, fizemos uma série de atividades para dar voz a essas crianças e lembrarmos à sociedade que existem crianças esperando uma família para ser chamado de filho(a)”, declarou a presidente.
A mãe adotiva, Valéria Passos, disse ter se sentido seduzida há oito anos, quando conheceu sua filha de um ano e meio em um abrigo que não detectou a deficiência auditiva dela. Após nove meses brigando na Justiça para obter sua guarda, decidiu participar de grupos de apoio à adoção para compartilhar um pouco de sua experiência. “Eu é que me sinto adotada por minha filha”, declarou.
Valéria Passos falou de sua experiência, na caminho da adoção.“Conheci o GEAD através do Encontro Nacional de Grupos de Apoio à Adoção. Ele é a segunda casa pra quem tem interesse e dúvida em adotar, porque muitos querem a criança ideal, mas as que estão nas Casas de Acolhimento são as crianças reais. E a realidade é bem diferente de tudo aquilo que imaginamos. Nós somos voluntários lá e estamos sempre dispostos a atender quem nos procura”, revelou.
Pela manhã foi lançado, na Escola Cidade Viva, o IX Concurso de Desenho e Redação com o tema “ Adoção: gerado pra mim”, para alunos do 6º ao 9º ano de escolas públicas e privadas de João Pessoa e Região Metropolitana.
A secretária administrativa da Ceano e a premiação deve ocorrer em dezembro. “O objetivo desse concurso é esclarecer, divulgar e incentivar o tema da adoção para que as crianças sejam educadas desde cedo a acabar com o preconceito. Estamos buscando parceiros para o patrocínio da premiação. Até o ano passado, os primeiros lugares de cada série receberam notebooks. Vamos tentar manter esses prêmios”, revelou.
Fonte: http://www.tjpb.jus.br/ Jullyane Baltar (estagiária)

Nenhum comentário:

Postar um comentário