terça-feira, 7 de junho de 2011

Cinzas do vulcão chileno chegam ao Brasil



As nuvens do vulcão Puyehue, que entrou em erupção no final de semana no Chile, chegaram ao espaço aéreo brasileiro nesta terça-feira (7), perto da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Segundo o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), a camada de fumaça está concentrada na faixa de 5.200 a 7.600 m.
O Centro acompanha a evolução da nuvem por meio de informações trocadas com o Volcanic Ash Advisory Centres da Argentina, instituto responsável, segundo acordos internacionais, pelo monitoramento da situação nessa região do planeta. Com isso, é possível coordenar “não apenas a mudança de destinos das aeronaves, que rumariam para aeroportos sob impacto da nuvem, mas também os desvios necessários que os voos não atravessem a área de risco.”
Em nota, o Centro afirmou que recebe informações “a cada três horas ou sempre que houver alguma mudança significativa”. A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que está monitorando a situação do espaço aéreo. Mesmo com a aproximação dos resíduos do vulcão, as companhias aéreas, que já tinham retomado alguns voos nesta tarde, mantêm a previsão de decolagem para esta noite.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário