O segundo turno da eleição presidencial peruana, que tem como candidatos o esquerdista Ollanta Humala e a direitista Keiko Fujimori começou neste domingo às 8 horas no horário local (10 horas em Brasília). Quase 20 milhões de peruanos estão registrados para votar e escolher o sucessor do presidente Alan García. Os locais de votação fecharão as portas às 16 horas (18 horas de Brasília).
Desde a semana passada as pesquisas apontam um empate técnico entre os dois candidatos, o que faz desta eleição a mais acirrada da história do Peru, segundo analistas. Magdalena Chu, principal autoridade da Justiça Eleitoral peruana, afirmou que os resultados oficiais começarão a ser divulgados a partir das 20 horas (22 horas em Brasília). Mais de 100 mil locais de votação estão em funcionamento no país.
Antes de se abrirem as urnas, Humala fez seu jogging diário, posou para fotos e aproveitou para declarar que o Peru precisa se lembrar do passado de violência e abuso dos direitos humanos na votação deste domingo. O ex-oficial do exército enfrenta a filha do ex-presidente Alberto Fujimori, condenado por violação de direitos. "Nós temos que nos lembrar do passado quando chegar o momento de votar", disse.
*Com APF e Reuters
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário