quarta-feira, 4 de julho de 2012

Caop da Educação implantará projeto em escola de JP




A equipe do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Educação visitou, nesta quinta-feira, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Rangel, em João Pessoa, para discutir a implantação do projeto “Na escola, com respeito” que visa coibir atos de indisciplina e infracionais no ambiente escolar.

Segundo informações do Caop da Educação, cerca de 45 professores participaram da discussão. A escola foi selecionada para participar do projeto por ter registrado na Promotoria da Educação da Capital reclamações de indisciplina de alunos. Durante o encontro foi proposta a parceria entre o Caop e a escola e os docentes foram orientados quanto às fases do projeto.

Foi solicitada à escola a revisão do regimento escolar que tem mais de 10 anos bem como do projeto político-pedagógico. Após a revisão, o Caop vai realizar no estabelecimento de ensino oficinas sobre práticas restaurativas. Outras escolas da Capital também serão contempladas.

Projeto

De acordo com informações do Caop da Educação, o projeto “Na escola, com respeito” tem como objetivo levar cada unidade de ensino à elaboração de Projetos Políticos-Pedagógicos e Regimentos Escolares, bem como orientar a comunidade escolar através de palestras em audiências públicas sobre como proceder diante dos casos de indisciplina e de violência escolar.

Dentro do projeto, será promovida uma oficina pedagógica para prestar orientações aos professores, técnicos e gestores de escolas sobre práticas restaurativas, visando a resolução de conflitos e a prevenção da violência escolar.

Outra ação do projeto é a expedição de Recomendação pelo promotor de Justiça aos gestores de escola, versando sobre a indisciplina e a violência escolar, conforme modelo fornecido pelo Caop da Educação e a requisição pelo Promotor de Justiça de cópia do Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar, a cada escola de sua área de atuação, como forma de promover a elaboração ou reelaboração desses documentos, com o devido acréscimo ou revisão de cláusulas sobre indisciplina e infração escolar.

Também estão previstos eventos regionais entre a Promotoria e as escolas para socialização das experiências exitosas no desenvolvimento do projeto.


Fonte: MPPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário