quinta-feira, 26 de maio de 2011

Conheça o oxi, a droga que assusta o Brasil




O oxi é considerado uma variação do crack. Além do efeito ainda mais devastador à saúde, uma das principais diferenças entre os dois é que, para se obter o crack, durante o preparo são utilizados amoníaco e bicarbonato de sódio. No oxi são usados querosene e cal virgem, substâncias extremamente tóxicas e que podem levar à morte rapidamente, mas que tornam a droga quatro ou cinco vezes mais barata.

Um levantamento promovido pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod) com 92 pacientes em tratamento de dependência química na unidade apontou que 12% relataram já ter tido contato com a droga. Mas a maioria dos entrevistados, 65%, nunca ouviu falar do oxi, o que pode indicar que já o tenham usado sem saber. Na pesquisa, nenhum dos pacientes manifestou interesse pela droga. Do total de entrevistados, 22% disseram achar que oxi é pior do que crack e outros 22% classificaram a droga como "devastadora".

A diretora do Cratod, Marta Jezierski, afirma que um dos maiores problemas relacionados ao entorpecente é justamente o fato dele ser relativamente desconhecido. "Após notarem que os usuários encontram-se sob o efeito de drogas, os traficantes começam a vender oxi como se fosse crack, já que ele é mais barato. O que notamos é que a maioria das pessoas não busca o consumo deste entorpecente, mas acaba o fazendo sem saber".

Nenhum comentário:

Postar um comentário