quarta-feira, 25 de maio de 2011

Número de brasileiros assalariados cresce apenas 4,6% em 2009

A quantidade de brasileiros assalariados aumentou apenas 4,6% em 2009, na comparação com o ano de 2007, de acordo com as informações divulgadas nesta quarta-feira (25) na pesquisa Estatística do Cadastro Central de Empresas realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Considerando apenas as empresas, o pessoal ocupado assalariado passou de 27 milhões para 28,2 milhões, um aumento de 1,2 milhão de novos empregos. Em comparação com os anos anteriores, 2009 representou uma redução no ritmo de crescimento no pessoal assalariado. Em 2007, o acréscimo havia sido de 9,1% (mais 2,1 milhões de pessoas) e em 2008 de 6,5% (mais 1,6 milhão).

São Paulo manteve-se na liderança em pessoal assalariado, seguido de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Contudo, o Paraná ultrapassou o Rio Grande do Sul no número de pessoas assalariadas em empresas passando a ocupar a quarta colocação, enquanto o Rio Grande do Sul caiu para a quinta colocação.

Segundo Denise Guichard Freire, gerente da pesquisa do IBGE, o Rio Grande do Sul foi severamente afetado pela crise, o que rebaixou a sua colocação no ranking geral.

- Os Estados que dependem de mercado exportador sentiram com a crise de outubro de 2008. O Rio Grande do Sul, por exemplo, é um grande produtor e exportador de vestuários e calçados e ficou com dificuldades de manter o seu ritmo sem as compras externas. O Estado só não sofreu mais por que conseguiu vender alguma coisa para o mercado interno, que se fortaleceu durante a crise.

Na análise das regiões brasileiros, em 2009, em comparação com o ano anterior, a região Sudeste foi a que apresentou o maior incremento no pessoal assalariado, com 548,1 mil novos empregos nas unidades locais das empresas, do total de 1,2 milhão de novos empregos nas empresas no ano.

A região Nordeste ficou na segunda colocação, com 341,4 mil novos empregos, e a região Sul, na terceira, com mais 186,1 mil pessoas assalariadas. As regiões Centro-Oeste e Norte apresentaram incrementos de 97,2 mil e 67 mil, respectivamente.

Fonte: http://noticias.r7.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário