segunda-feira, 30 de maio de 2011

‘Dia Mundial sem Tabaco’ é lembrado com atividades da PMJP



Nos últimos quatro anos, quase 50% dos usuários acompanhados pelos Centros de Tratamento para Fumantes implantados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abandonaram o cigarro. Este resultado positivo, além de outras ações realizadas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), serão destaques durante as comemorações do ‘Dia Mundial sem Tabaco’, na próxima terça-feira (31).

Para lembrar a data, serão colocados estandes no Shopping Tambiá e Agência do Banco do Brasil da Avenida Epitácio Pessoa, onde serão realizadas atividades educativas e testes de fagerstrom, respirômetro e monoxímetro. O mesmo vai ocorrer no Hospital de Unimed, no bairro da Torre. O serviço será ofertado gratuitamente a população das 10 às 15h.

Segundo Priscila Mara Anjos Nunes, responsável pelo setor de Doenças e Agravos não Transmissíveis da SMS, é importante mostrar à população que é possível superar o vício do cigarro. “Num evento como esse, temos que sensibilizar a população sobre os males do tabagismo, bem como elaborar estratégias para desestimular o consumo do cigarro”, enfatizou Priscila.

No dia do evento, haverá também a divulgação das ações e propósitos do tratado internacional da ‘Convenção-Quatro sobre Controle do Uso do tabaco, adotada pelos países membros da Organização Mundial de Saúde’. Essa discussão engloba a eliminação da exposição à fumaça do tabaco; a regulamentação das embalagens dos produtos, incluindo mensagens sobre os riscos do tabagismo; apoio aos fumantes para deixarem de fumar; aumento de preços e impostos; proibição da propaganda e as ações promocionais que estimulam os jovens a fumar e apoio aos fumicultores no plantio de outros produtos.

Estrutura - O município de João Pessoa conta hoje com cinco Centros de Tratamento para o Fumante, que funcionam no Cais Jaguaribe, Cais Cristo, UBS de Mandacaru, Cais Mangabeira e Caps-AD David Capistrano.

A Secretaria de Saúde, desde o ano de 2006, aderiu ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer (INCA). O programa visa estimular e apoiar pessoas fumantes no processo de cessação do fumo e na adoção de outros hábitos saudáveis de vida, através de uma equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, entre outros.

Durante os anos de 2006 a 2010, 1.145 pessoas se inscreveram no programa oferecido pela Prefeitura da Capital. Destes, 558 deixaram o fumo, o que representa um total de 48,73% dos usuários.

Como participar – A pessoa interessada em ingressar no programa deve se dirigir a um dos centros de tratamento e realizar sua inscrição. O processo terapêutico se dá de forma grupal (em média 15 pessoas) e tem duração de três meses. Nesse período, é realiza a abordagem cognitiva comportamental, que funciona como um suporte psicológico, e auxílio medicamentoso, como adesivo, goma de mascar e pastilhas de nicotina e comprimidos.

O evento do ‘Dia Mundial sem Tabaco’ em João Pessoa é uma promoção da SMS em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Associação Médica Paraibana e entidades da rede privada de saúde, a exemplo da Unimed, Cassi, Afrafep, Funasa e Geap.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário