terça-feira, 31 de maio de 2011

PMJP inicia atividades da Semana do Meio Ambiente nesta quarta-feira



O Ano Internacional das Florestas é o tema da Semana do Meio Ambiente de 2011, realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), no período de 1º a cinco de junho, com diversas ações que terão como foco sustentabilidade e preservação. Entre as atividades estão o lançamento da Cartilha da Arborização, campanha da Fogueira Comunitária, plantio de mudas da Mata Atlântica, caminhada ecológica e passeio ciclístico.

Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e, ainda, garantindo, de forma direta, a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. Em pé, as florestas são capazes de movimentar cerca de R$ 327 bilhões todos os anos, mas as atividades que se baseiam na derrubada das matas ainda são bastante comuns em todo o mundo.

Para sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação das florestas para a garantia da vida no planeta, a Organização das Nações Unidas (Onu) declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas. A ideia é promover, durante os próximos 12 meses, ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos, entre eles, a perda da biodiversidade, o agravamento das mudanças climáticas, o incentivo às atividades econômicas ilegais, como a caça de animais, o estímulo a assentamentos clandestinos e a ameaça à própria vida humana.

Semana do Meio Ambiente 2011 – A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa elaborou uma programação com diversas atividades, incluindo o lançamento da Cartilha da Arborização, a campanha da Fogueira Comunitária, mostra de filmes ambientais, plantio de mudas da Mata Atlântica, práticas integrativas como tai chi chuan, massagem express, palestras, feira de troca, caminhada ecológica e passeio ciclístico. As ações, que começam nesta quarta-feira (1º) envolvem todos os funcionários da Semam e ainda entidades parceiras como a Escola Viva Olho do Tempo, Associação de Moradores do Bairro São José, Casa Pequeno Davi e Movimento SOS Rio Cuiá.

Feira do Escambo – As pessoas podem levar roupas, calçados, bolsas e outros objetos em bom estado de conservação para trocar na Feira do Escambo, que será realizada no sábado (4), no Busto de Tamandaré, em Tambaú, a partir das 15h30.

Passeio Ciclístico – No domingo (5), as atividades serão encerradas com o Passeio Ciclístico da Semana do Meio Ambiente, aberto à população. A concentração será a partir das 15h30, no antigo Sesc Cabo Branco, de onde o passeio segue em direção ao Largo da Gameleira, em Tambaú.

Oficinas de Práticas Ecoalternativas – No Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), serão realizadas oficinas de Práticas Ecoalternativas, como a construção de teto verde, mini-estação meteorológica, plantas da fauna brasileira, forno solar e geotinta. Os interessados podem se inscrever pelo telefone 3218-9841, com limite de vagas para 25 participantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário