domingo, 29 de maio de 2011

José Lins do Rego é homenageado pela TV UFPB


Estamos experimentando uma redescoberta do valor literário do escritor José Lins do Rego. A avaliação é do poeta, crítico literário e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Hildeberto Barbosa Filho. Ele participa do programa Fórum Ideias que a TV UFPB exibe nesta segunda-feira (30) em homenagem a José Lins, que na próxima semana faria 109 anos se estivesse vivo.

Hildeberto Barbosa lembrou durante o Programa que a obra do escritor paraibano tem uma perspectiva moderna e vem ganhando novas leituras a partir da valorização da produção ensaística que José Lins também investiu, sobretudo no campo esportivo.
Apresentado pelo sociólogo e também poeta Marcus Alves, o Fórum Ideias na homenagem a José Lins trata de temas como a relação entre o regionalismo e o modernismo, a linguagem e o estilo do autor de Fogo Morto e Menino de Engenho, que já ganhou a 100ª edição.

Durante o Fórum Ideias, Hilderbeto Barbosa lembrou que muitas vezes José Lins do Rego teve sua obra questionada ou mesmo “diminuída” em função de preconceitos regionais. Ele destacou, entre outras, coisas que o critério regional não deveria compor o quadro do julgamento estético literário. No Fórum foi debatida também a forte presença de uma “gramática imagética” nas obras de José Lins que já inspirou uma linha de filmes tanto no campo da ficção, como na área de documentários.

O Programa Fórum Ideias é exibido nas segundas, quartas e sextas-feiras, às 19h, e nas terças e quintas-feiras, às 12h30, no Canal 22 da Net

Fonte: http://www.wscom.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário