terça-feira, 15 de novembro de 2011

Bope apreende 29 fuzis na Rocinha no terceiro dia de ocupação


Policiais militares do Bope (Batalhão de Operações Especiais) apreenderam na manhã desta terça-feira (15) um total de 29 fuzis no 3º dia de varredura na Rocinha, ocupada pelas forças de segurança desde a madrugada de domingo (13).

Dezenove fuzis foram encontrados em uma casa na rua 2, onde também havia duas pistolas. Mais cedo, na localidade conhecida como Roupa Suja, os PMs encontraram 10 fuzis. Nos dois casos, as armas foram localizadas após denúncias de moradores. Também havia muita munição. Segundo a PM, a laje era usada como um ponto estratégico de fuga para os traficantes. Com isso, sobe para 71 o número total de fuzis recuperados na Rocinha e no Vidigal desde o início da ocupação.

Segundo o último balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública na noite de segunda-feira (14), desde o início da ocupação, oito pessoas foram presas.

Além dos fuzis, foram apreendidos ainda duas bazucas AT4 com granadas, 32 pistolas, uma submetralhadora, três espingardas, uma carabina, 20 rojões, 53 granadas e 61 bombas artesanais, além de aproximadamente 20,5 mil munições de diversos calibres.

Ainda de acordo com o balanço, os policiais apreenderam oito lunetas, 338 carregadores diversos, três machados, um facão, uma faca, uma pistola desmontada. 

Quase 400 kg de drogas
Em relação às drogas apreendidas, a secretaria informa que os agentes encontraram 120 kg de maconha, 60 kg de pasta base de cocaína, 135 kg de cocaína, 135 pedras de crack, 38 comprimidos de ecstasy, além de material para refino de cocaína e 30 kg de pó químico branco que aguarda por perícia.

A polícia apreendeu ainda 124 motos, dois carros, cerca de cem cartões para clonagem, 62 máquinas caça-níqueis, 25 radiotransmissores, uma réplica de pistola, equipamentos eletrônicos, cerca de 150 camisas da Polícia Civil, diversas roupas ninjas. Os policiais fecharam três centrais clandestinas de TV a cabo e a Rocbuster, uma locadora de DVDs piratas que tinha mais de 10 mil mídias falsificadas.

Assista ao vídeo:
Varredura na comunidade:

Até a inauguração da nova UPP na comunidade, que ainda não tem data oficial definida, o Bope fará uma extensa varredura à procura de drogas, armas e de criminosos que estejam escondidos na comunidade, que sofreu por quase 40 anos sob o domínio do tráfego de drogas.

De acordo com o sargento Marco Antonio Gripe, porta-voz do Bope, nesta segunda-feira os policiais checam informações que já haviam sido mapeadas pelo Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança do Estado, e também enviadas por bilhetes pela população.

- Após a retomada, sem o disparo de nenhum tiro, a noite foi tranquila. Vamos continuar aqui até a chegada da UPP fazendo o nosso trabalho. A colaboração da população é essencial. Eles são parte fundamental nesse processo de paz na comunidade e eles já entenderam isso.


Caminhão motos
Caminhão carregado de motos apreendidas durante a ocupação
da polícia nas favelas da Rocinha e Vidigal



Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário