domingo, 27 de novembro de 2011

Governo do Estado capacita técnicos dos 92 Creas da Paraíba

Cerca de 500 profissionais dos 92 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) da Paraíba iniciarão, nesta segunda-feira (28), a formação “Desafios de Gestão Transversal na Implementação do Sistema Único da Assistência Social (Suas) nos Creas”. A capacitação, promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH),  terá duração de 16h e acontecerá até o dia 1º de dezembro no auditório da Associação dos Plantadores de Cana (Asplan), na rua Rodrigues de Aquino, em João Pessoa.

A qualificação constará de palestras que serão proferidas por técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Para contemplar todos os profissionais, o treinamento será feito para duas turmas. A primeira assistirá as aulas nos dias 28 e 29 e a outra nos dias 30 e 1º de dezembro.

Os Centros de Referência Especializados da Assistência Social são espaços nos quais a população que for vítima de qualquer tipo de violência pode ser atendida e acompanhada por técnicos na área jurídica, psicológica e da assistência social. Dos 92 que existem na Paraíba, 20 são estaduais e os demais são municipalizados.

Programação – No dia 28, pela manhã, haverá a palestra “Gestão Transversal na Implementação do SUAS” e à tarde “Orientações técnicas sobre a tipificação dos serviços socioassistenciais frente à proteção social de média complexidade” e “Metodologia de trabalho com população em situação de rua e adolescentes em conflito com a lei”.

Dia 29, serão criados os grupos de trabalho divididos em quatro tipos: Metodologia de trabalho sobre Violência Sexual, Metodologia de trabalho sobre Violência conta a Mulher e LGBT, Metodologia de trabalho com Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência e a Discussão sobre os instrumentais técnicos utilizados nos CREAS. O mesmo conteúdo será ministrado nos dias 30 e 1º de dezembro.


Fonte: SECOM-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário