quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PMJP apresenta Plano de Atuação Social do Projovem Adolescente

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), vai realizar nesta quinta e sexta-feira (17 e 18), a apresentação do Plano de Atuação Social desenvolvido pelos jovens do Programa Projovem Adolescente da cidade. O evento começa às 14h na sede da Associação dos filhos de Itaporanga (Asfita), localizado no no retão de Manaíra.

Durante os dois dias, 400 jovens vão expor o resultado de um plano social que fora elaborado e executado no período de três meses no bairro em que moram. O Programa Projovem Adolescente é executado pela Sedes, através dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

O coordenador do Programa em João Pessoa, Lázaro Joaquim de Souza, explicou que o Plano de Atuação Social, consiste na elaboração de um projeto de intervenção, proposto e desenvolvido pelos jovens em suas comunidades. O que se busca na realidade é a participação dos jovens, direcionada à realização de uma ação para o bem comum, ou seja, ele visualiza uma deficiência naquela área, elabora o plano e o executa de forma coletiva sob a coordenação de um orientador social.

A expectativa com a elaboração do Plano de Atuação Social, segundo Anna Clara Nunes, assessora do PJA, é de que os jovens se sintam parte integrante de uma engrenagem social, que como jovens, atuam em seu território, se envolvendo e se comprometendo com os problemas e desafios que afetam a qualidade de vida de sua comunidade, comprometendo-os em seu contexto mais amplo e em suas particularidades locais e desvendando a teia de relações sociais, institucionais e políticas em que se inserem.

Exposição – A apresentação do Plano será expositiva e por meio de atividades culturais, encenação de peças teatrais e danças. Os jovens tiveram três meses para elaborar e por em ação o plano social, com o acompanhamento dos orientadores sociais. O trabalho conta com a parceria de escolas e órgãos públicos da comunidade, a exemplo dos PSF’s, Emlur, CREI’s, Bemfam e Alcóolicos Anônimos –AA.

Atualmente o Projovem Adolescente conta com 700 jovens, distribuídos em 10 bairros da cidade: Mangabeira, Cristo Redentor, Rangel, Valentina de Figueiredo, Gramame, São José, Mandacaru, Cruz das Armas e Alto do Mateus. Segundo Lázaro, o Programa trabalha com três propostas em dois ciclos durante dois anos.

As propostas iniciais consistem na convivência familiar e comunitária; atividades de esporte, lazer e cultura e formação para o mundo do trabalho. O Ciclo I, trabalha a formação cidadã e com oficinas de esporte, cultura e lazer. O Ciclo II é a elaboração do Plano de Atuação Social e formação para o mundo do trabalho, com a realização de oficinas de profissionalização.

Participarão do evento o secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira, a diretora da Assistência Social, Maria Aparecida Rodrigues de Melo, equipes de assessores, equipe técnica e os adolescentes participantes do programa.

Programação
Dia 17/11 – às 14 horas
Apresentação dos planos dos jovens do turno da tarde

Dia 18/11 – 8h30
Apresentação dos trabalhos dos jovens do turno da manhã.


Fonte: ASCOM/PMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário