quarta-feira, 22 de junho de 2011

Al Qaeda promove fuga em massa de prisioneiros no sul do Iêmen

            


Ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid Al-Moualem disse, nesta quarta-feira, que as mortes de alguns membros das forças de segurança indicam que o grupo militante Al Qaeda pode estar por trás da violência no país.


– Não posso esconder o fato de que algumas das práticas que vimos nos assassinatos de pessoal de segurança dão a indicação de que esses atos foram promovidos pela Al Qaeda – disse ele a repórteres em Damasco.

Fuga em massa

No Sul do Iêmen, onde cresce o conflito entre governo e manifestantes contra o regime, dezenas de militantes da Al Qaeda fugiram de uma prisão nesta quarta-feira após um ataque contra o complexo, disseram autoridades de segurança. Países ocidentais e a vizinha Arábia Saudita temem que a al Qaeda esteja se aproveitando da instabilidade no Iêmenpara conquistar um ponto de apoio no empobrecido país e lançar ataques na região. Um soldado foi morto e dois ficaram feridos quando militantes abriram fogo contra a prisão Al-Munawara, na cidade portuária de Al-Mukalla, no sul do país.


– Os militantes abriram fogo contra os portões da prisão e trocaram tiros com os guardas, ferindo dois e matando um. Todos os prisioneiros eram iemenitas e a maioria foi detida depois de retornar do Iraque, onde lutaram com outros militantes – disse uma autoridade da segurança, acrescentando que 62 prisioneiros haviam fugido.


Opositores do presidente Ali Abdullah Saleh o acusaram de permitir que os militantes islâmicos atacassem Zinjibar, a capital da província de Abyan, no sul do Iêmen, no mês passado, para promover a ideia de que apenas ele poderia impedir uma tomada de poder islâmica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário