segunda-feira, 20 de junho de 2011

Piloto de helicóptero que caiu na Bahia estava sem registro para voar há seis anos




O empresário Marcelo Mattoso de Almeida, de 48 anos, que pilotava o helicóptero que caiu na noite da última sexta (17) em Porto Seguro, na Bahia, com sete pessoas a bordo, estava sem licença para voar há seis anos, de acordo com o site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Cinco pessoas morreram no acidente e duas continuam desaparecidas.

A aeronave decolou às 18h41min e tinha previsão de voar por 10 minutos até pousar na Fazenda Jacumã, seu destino final. Durante o voo, o piloto não fez contato com o controle de tráfego aéreo local para informar qualquer anormalidade. A Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que contribuíram para o acidente aeronáutico.

A consulta do número de matrícula de Almeida no site da agência aponta vários problemas no cadastro do empresário. A licença médica de Almeida estaria vencida desde agosto de 2006. Pelas normas da aviação, pilotos com mais de 40 anos devem realizar exames todos os anos; com menos de 40, uma vez a cada dois anos. Para pilotar um Esquilo - modelo de helicóptero do acidente - Almeida deveria ter habilitação AS 350 ou 355, o que não consta da sua licença.

O empresário seria habilitado para conduzir quatro tipos diferentes de helicópteros, mas todas as licenças estariam vencidas há pelo menos cinco anos. Segundo o site, ele também não teria outra habilitação importante, a de IFR (regras de voos por instrumento, na sigla em inglês), que permite a realização de voos noturnos.

Vítimas

Horas depois de a polícia confirmar, na manhã desta segunda (20), que o quinto corpo resgatado no mar de Trancoso é da estudante Mariana Noleto, de 20 anos, o governador do Rio, Sérgio Cabral, divulgou uma nota lamentando a morte da namorada de um de seus filhos.

Em nota, o governador afirmou que Mariana fez parte de sua família durante sete anos e contagiou a todos "com a sua leveza e alegria". Cabral prestou sentimentos à família da jovem e também às famílias dos demais passageiros do helicóptero. O governador pediu licença do cargo até o dia 26.

O enterro da estudante está previsto para 17h desta segunda. Ela será velada na capela 2 do Cemitério São João Baptista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, de acordo com informações do cemitério.

Além de Mariana, foram confirmadas, até o momento, as mortes de Fernanda Kfuri (ex-mulher do cantor da banda Biquini Cavadão, Bruno Gouveia); seu filho, Gabriel, 2 anos; Luca Kfuri de Magalhães Lins, 3 anos; e a babá Norma Batista de Assunção. Estão desaparecidos o empresário Marcelo Matoso de Almeida e Jordana Kfuri, mulher do empreiteiro Fernando Cavendish.

Nenhum comentário:

Postar um comentário