quinta-feira, 23 de junho de 2011

Clima junino toma conta de municípios paraibanos de hoje até domingo


Durante todo o mês de junho a Paraíba se transforma em um dos maiores arraiais juninos do país. A festa, que movimenta todos os seus 223 municípios, recebe turistas de todos os lugares do Brasil. Do litoral ao Sertão, os dias de São João e São Pedro apresentam uma programação diversificada.


Fogueira, quadrilha, fogos de artifício, doces, salgados e celebrações religiosas fazem parte do cenário desta tradicional do Nordeste. As atrações musicais variam desde grupos regionais e forró pé-de-serra, até atrações nacionais como Gilberto Gil, Dominguinhos, Alceu Valença, Elba Ramalho, Trio Nordestino, Flávio José, Genival Lacerda e Sirano e Sirino.


Além das diversas manifestações populares, como quadrilhas e brincadeiras, as comidas típicas são mais uma atração. Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são produzidos com este alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca e bolo de milho são alguns exemplos.

Quem tem fôlego e quer acompanhar a maratona do forró durante os festejos juninos, pode conferir abaixo a programação abaixo do arrasta-pé nas principais cidades paraibanas.


Na Capital – As comemorações têm início nesta quinta-feira (23) e se estendem até o dia 29. Nesse período, 50 atrações como Gilberto Gil, Pinto do Acordeom, Alceu Valença, Trio Nordestino, Os Três do Xamêgo, Genival Lacerda e João Lacerda, Flávio José, Clã Brasil e diversos trios de forró farão shows no Ponto de Cem Réis (Centro), com início previsto para as 19h.


Campina Grande – No ‘Maior São João do Mundo’ a programação teve início no último dia 3 de junho e se estende até o dia 3 de julho, sempre no Parque do Povo. No palco principal já se apresentaram Antonio Barros e Cecéu, Sirano e Sirino, Aviões do Forró, Nando Cordel. No total são 500 shows e atrações musicas. Os festejos juninos em Campina Grande transcendem e enfeitiçam os turistas que têm a disposição trens ornamentados seguindo para o Distrito de Galante, com trios tocando o verdadeiro forró pé-de-serra, durante o percurso de pouco mais de 30 minutos. As saídas são sempre nos finais de semana.


Brejo Paraibano – Nas cidades de Bananeiras, Areia e Solânea, localizadas no Brejo, os hotéis lotados em todos os finais de semana do mês de junho e nas duas primeiras semanas de julho.


Bananeiras – Na cidade de Bananeiras, na festa de São João vai valorizar a tradição do forró pé de serra, com Trio Origens do Forró, Os 3 do Nordeste, Luiz Bento e banda e Jorge de Altinho, que vão abrir a festa no dia 23 de junho.


Boqueirão – A festa em Boqueirão começa no dia 23 e termina no dia 28 de junho, na Praça do Forró vão se apresentar cerca de 20 atrações, entre elas Sussa de Monteiro, Karkara, Afrodite, Luan Forró Estilizado, trios e grupos de forró pé-de-serra. Há também a exposição “São João – Tradição e Religião”, cavalgadas, corrida de fogueiras, entre outras tradições.


Cariri e Sertão – Seguindo rumo ao Cariri, no município de Monteiro, ou tomando a direção do Sertão, as cidades de Santa Luzia (263 km), Patos (316 km), Itaporanga e Cajazeiras também têm alguns dos melhores festejos juninos do Nordeste.


Patos – “O Melhor São João da Capital do Sertão” foi aberto na terça-feira (21) e termina no dia 28 de junho. Vão passar pelo Terreiro do Forró: Pinto do Acordeom, Cavaleiros do Forró, Saia Rodada, Solteirões do Forró, Nando Cordel, Eliane, Santana, Forro da Xêta, entre outros.



Fonte: Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário