sábado, 11 de junho de 2011

Brasil é exemplo para outros países na luta contra o trabalho infantil, diz organização internacional



Relatório da OIT (Organização Internacional do Trabalho) divulgado nesta sexta-feira (10) cita o Brasil como um “exemplo” a ser seguido por outros países no combate ao trabalho infantil perigoso. De acordo com dados do Ministério do Trabalho brasileiro, até o início de junho deste ano, foram afastadas do trabalho 3.716 crianças e adolescentes – em 2010, foram 5.620 resgates.

Para a organização internacional – que estima haver cerca de 115 milhões de crianças e adolescentes exercendo atividades perigosas no mundo –, a razão do sucesso brasileiro está no envolvimento de diferentes ministérios e órgãos em torno desta causa em comum. Só para se ter uma ideia, no Brasil, 33 entidades participaram da elaboração do atual plano nacional de enfrentamento.

- Tanto o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) quanto o Bolsa Família se sustentam em uma ampla junção de comissões coordenadas, nas quais participam representantes das áreas da educação, bem estar social e trabalho, assim como outras organizações e sociedade civil.

A OIT elogia ainda o fato de o programa Bolsa Família exigir dos beneficiários uma frequência escolar mínima de seus filhos – o que contribui para afastar as crianças de ambientes de riscos. Ainda de acordo com a entidade internacional, o Brasil acertou ao treinar à distância trabalhadores de postos de saúde para “reconhecer e registrar enfermidades e lesões relacionadas ao trabalho de pessoas menores de 18 anos”. Segundo a OIT, em 2011, o modelo de treinamento foi exportado para países da região, como a Bolívia, o Equador e o Paraguai.

O estudo da OIT é divulgado anualmente para marcar o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, lembrado no próximo domingo (12), com dados de seis setores econômicos: agropecuária, pesca, trabalho doméstico, mineração, trabalho infantil urbano e em serviços. Atualmente, o Peti atende mais de 817 mil crianças cadastradas com caracterização de trabalho infantil. A meta do Brasil é eliminar as piores formas existentes de trabalho infantil até 2020, de acordo com o governo.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário