segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Capes aprova novos cursos de pós-graduação da UFPB

Capes aprova novos cursos de pós-graduação da UFPB

Para a aprovação de mais 7 cursos da UFPB, foram consideradas a qualificação e experiência do corpo docente, a infraestrutura física e os compromissos da Universidade quanto ao apoio prioritário ao curso. Atualmente encontram-se em funcionamento na Universidade 49 cursos de mestrado, 26 de doutorado, totalizando 75.  Física é o mais bem conceituado da instituição.

Quatro novos cursos de mestrado e mais três de doutorado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.

Foram aprovados os doutorados de Administração, Modelos de Decisão e Saúde, com nota 4. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, no Campus de João Pessoa - obteve nota 5, nos níveis de Mestrado e Doutorado. Também foram aprovados os mestrados em Ciência Animal (Campus de Areia), Ciências Agrárias - Agroecologia - no Campus de Bananeiras; e os de Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas, e Psicologia, no Campus I - aprovados com notas 3 e 4, respectivamente.

As propostas dos cursos de Psicologia Social e Ciência Animal foram aprovadas durante a 131ª Reunião do Conselho Técnico Científico (CTC) da Capes, ocorrida no período de 12 a 16 deste mês, em Brasília. Ao todo, foram aprovadas sete propostas da UFPB.

Os cursos aprovados da UFPB foram avaliados por cerca de 700 consultores de 45 áreas do conhecimento. Eles verificaram se as propostas enviadas pelas instituições de ensino, por meio do Aplicativo para Propostas de Cursos Novos, atendiam ao padrão de qualidade.

Para a aprovação dos 7 cursos da UFPB, foram consideradas a qualificação  e experiência do corpo docente, a infraestrutura física e os compromissos da Universidade quanto ao apoio prioritário ao curso.

Segundo Newton Costa, Coordenador Geral da Pós-Graduação, a UFPB dispõe de cursos de pós-graduação em João Pessoa, Areia, Bananeiras e no Campus do Litoral Norte, que compreende os municípios de Mamanguape e Rio Tinto, com os mestrados em Ecologia e Antropologia que foram criados recentemente.

“Atualmente encontram-se em funcionamento na UFPB 49 cursos de mestrado, 26 de doutorado - totalizando 75.  O Programa de  Pós-graduação em Física é o mais bem conceituado,  tem conceito 6 pela Capes”, relatou o Coordenador da Pós-Graduação, Newton Costa.

Informações e esclarecimentos a respeito da aprovação desses 7 cursos pela Capes no endereço eletrônico http://www.prpg.ufpb.br/portal/ ou no telefone (83) 3216-7217.


Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário