terça-feira, 16 de agosto de 2011

Funcionário bonzinho ganha menos, sugere estudo


Uma pesquisa divulgada na última edição do Jornal da Personalidade e da Psicologia Social sugere que os funcionários bonzinhos ganham salário menor que os trabalhadores considerados mais sérios – ou mais bravos.

O estudo Os homens – e as moças – bonzinhos realmente terminam em último? Os efeitos conjuntos do Sexo e Agradabilidade nos Salários foi realizado por conduzida em conjunto por três pesquisadores, das Universidades de Notre Dame, de Cornell e de Western Ontario.

Os autores concluíram que a bondade, ligada ao conceito de afabilidade, parece não ser sinônimo de ganhos maiores. A pesquisa foi publicada nesta terça-feira (16) pelo site da rede americana CNN.

Há pontos positivos para o funcionário bondoso que é bem quisto pelos colegas de trabalho no escritório, mas ser agradável está negativamente relacionado à renda e aos prêmios. De acordo com os pesquisados, isso quer dizer que os caras legais ganham menos.

Os homens, aponta a pesquisa, são mais afetados por esse tipo de comportamento. Os bonzinhos, ao contrário do outro tipo de trabalhador, “tomam uma pancada por ser muito agradável” e sofrem uma grande decepção ao receber o contracheque. Já a as mulheres parecem estar menos suscetíveis a ter os mesmos benefícios dos homens por serem desagradável.

A descoberta ecoou por todo o mundo. Farhana Qaosar, que trabalha em Sydney, na Austrália, afirma que “você tem que ser implacável no mundo corporativo”.

- Se você tem uma postura frágil ou se atrever a mostrar isso, as pessoas vão querer levar vantagem sobre você. É assim que é. Você não sobe na carreira porque sabe mais, mas porque você pode se adaptar melhor.
A pesquisa também fez sentido para Matt DeFaveri, que mora e trabalha no Estado de Cleveland, nos Estados Unidos.

- Uma empresa repleta de pessoas com as mesmas ideias teria dificuldade para estabelecer ou manter qualquer tipo de hierarquia. Alguém tem que se diferenciar do pacote e ser ‘desagradável’ é um meio para conseguir isso. Eu não acho justo associar ser desagradável com mesquinharia.


Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário