quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Prefeito entrega reforma de escola e notebooks do ‘Professor Plugado’

Os alunos da Escola Cônego Matias Freire, localizada no bairro da Torre, contam com a nova estrutura para freqüentar as aulas. Na manhã desta quarta-feira (10), o prefeito Luciano Agra entregou a obra de ampliação e reforma da unidade educacional, além de contemplar os professores que participam do ‘Programa Professor Plugado´ com seis notebooks. O evento faz parte do calendário de ações e serviços em comemoração aos 426 anos de João Pessoa.


“A educação é decisiva para continuarmos a ser um país em desenvolvimento. E em João Pessoa não é diferente. Estamos fazendo sempre o melhor, pois é nossa obrigação e não um presente. A nossa meta é construir mais escolas, além de ampliar e reformar todas até dezembro de 2012”, disse Lucino Agra em seu discurso.

A secretária de Educação e Cultura (Sedec) do município, Ariane Sá, lembrou que a Escola Cônego Matias Freire obteve pontuação máxima nos critérios de avaliação do Programa Escola Nota 10. “Esse momento é importante porque estamos numa fase em que reestruturamos as escolas. Estamos tratando agora do reordenamento para a adequação de algumas escolas que serão transformadas em escolas integrais. Começamos hoje também a entrega dos notebooks do Programa Professor Plugado”, ressaltou Ariane.


Obras – A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) investiu cerca de R$ 230.000,00 na obra de reforma e ampliação da unidade. Para melhor atender os alunos e funcionários foi construída uma nova guarita; feito o retelhamento da escola; substituída à parte hidráulica e elétrica; além de construída uma área coberta destinada ao recreio, atividades artísticas, culturais e aulas de Educação Física.

A obra contemplou também a construção de duas novas salas, sendo uma para guardar os instrumentos da banda marcial e outra para armazenar o material usado nas aulas de Educação Física. As portas dos banheiros e da secretaria foram alargadas para atender aos portadores de necessidades especiais.


A diretora da escola disse que a obra é importante porque melhora ainda mais a qualidade do ensino. “Somos a ‘Escola nota 10’ do ano de 2010 e queremos continuar assim esse ano. Essas melhorias vêm contribuir de forma positiva para mantermos o nosso padrão de ensino”, ressaltou Maria Wagner.

A Escola Matias Freire tem oito salas de aula e 502 alunos, onde 101 estão matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma parceria da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

‘Professor Plugado’ – A Prefeitura de João Pessoa também entregou cinco notebooks para os professores, gestores e especialistas que concluíram o Proinfo I (Curso de Introdução à Educação Digital), com 40 horas/aula. A solenidade aconteceu durante a entrega da reforma e ampliação da Escola Matias Freire, localizada no bairro da Torre.

A professora de geografia Edmar do Nascimento, que leciona na Escola Cantalice Leite Magalhães, no bairro das Indústrias, foi uma das servidoras do município a receber o notebook do programa Professor Plugado nesta quarta-feira (10).

“O notebook é muito importante, porque vai ajudar em todos os sentidos nas aulas. O equipamento vai facilitar no trabalho dos professores, que devem se conectar com o mundo”, afirmou a professora Edmar.

Entregas continuam – A partir da próxima semana os 173 notebooks restantes serão entregues na própria Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de acordo com a relação alfabética. Para conferir a relação do nome e o dia clique aqui.

Os encontros presenciais aconteceram nos laboratórios das escolas municipais e cada curso foi ministrado por formadoras do Núcleo de Tecnologia Municipal – NTM/João Pessoa e por formadores da Fundação José Américo.

O projeto Professor Plugado tem o objetivo de capacitar educadores lotados em atividade pedagógica na Sedec para a utilização pedagógica de recursos tecnológicos, em especial o computador, por meio da formação continuada em Tecnologias na Educação oferecida pelo Ministério da Educação.

Proinfo I – O Curso de Introdução à Educação Digital é destinado a professores e gestores escolares que não têm o domínio no manejo de computadores/internet e tem como objetivo possibilitar a utilização de recursos tecnológicos, tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs).

Em 2010, a PMJP entregou 1.630 notebooks para professores, especialistas e gestores de cargo efetivo da rede municipal de ensino, adquiridos com recursos próprios do Município. O investimento foi de R$ 3.145.900,00.


Nenhum comentário:

Postar um comentário