domingo, 21 de agosto de 2011

Professor da rede municipal de João Pessoa ganha prêmio nacional


O professor da Escola Municipal Ministro José Américo de Almeida, Edson Thó Rodrigues, foi premiado nacionalmente pela Fundação Victor Civita, com o projeto “Espelhos e Caleidoscópios: investigações matemáticas sobre simetrias”, que rendeu o Prêmio Professor Nota 10. O educador ficou entre os dez escolhidos pela comissão julgadora. Mais de três mil candidatos participaram da seleção.

Como reconhecimento ao trabalho desenvolvido em sala de aula com alunos do 9º ano, uma equipe da TV Cultura de Minas Gerais estará em João Pessoa para gravação de um vídeo documentário, mostrando o passo a passo do projeto. As filmagens acontecem nesta segunda (22) e terça-feira (23), na Escola Ministro José Américo de Almeida, situada à Rua Cel. Augusto F. Maia, s/n, no José Américo. A gravação será nos turnos manhã e tarde.

Edson Thó explica que a ideia do projeto é trabalhar as transformações geométricas utilizando espelhos e caleidoscópios, envolvendo os alunos em investigações matemáticas.

“Durante 15 anos em sala de aula percebi que os alunos sempre mostraram dificuldades na construção de conceitos geométricos, e para minimizar possíveis deficiências, criei uma sequência de atividades explorando a geometria com cerca de 50 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II”. A iniciativa deu certo. “A aceitação de trabalhar a geometria plana com o uso de espelho foi bastante positiva, o que me fez acreditar que esse projeto contribuiu para uma aprendizagem significativa e que motivou para concorrer ao prêmio”, enfatizou Edson.

Os ganhadores irão receber troféu, prêmio de 15 mil reais em dinheiro, participação em seminário de educação com renomados pesquisadores internacionais, divulgação dos trabalhos na revista e no site Nova Escola, visibilidade nos meios de comunicação de todo o País e visita a São Paulo com roteiro  cultural na cidade.

Premiação – A solenidade de reconhecimento e premiação aos educadores vencedores será no dia 17 de outubro, em São Paulo, com transmissão pela TV Cultura para 14 estados brasileiros. Na noite da cerimônia, entre os 10 Professores Nota 10, um é eleito Educador do Ano, que vai ganhar, além dos outros prêmios, um curso de pós-graduação.


Educador Nota 10 – Criado em 1998 para identificar e valorizar professores que adotam boas práticas em sala de aula de todo o Brasil, o Victor Civita Educador Nota 10 é hoje o mais importante prêmio da Educação brasileira. É a premiação recordista em número de inscrições de toda América Latina, ultrapassando a marca de 40 mil participantes em sua história.


Fundação Victor Civita – Com a missão de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica brasileira, a Fundação valoriza os bons educadores e dissemina para todo o Brasil a profissionalização da carreira docente, destacando aqueles profissionais que investem em seu aperfeiçoamento, que são estudiosos das didáticas específicas e que obtêm bons resultados na aprendizagem de seus alunos.


 
Para mais informações, entrar em contato com o professor Edson Thó pelo telefone (83) 8819.2424.


Nenhum comentário:

Postar um comentário